Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Senar/SC oferece 30 treinamentos voltados à pecuária

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), intensificou os treinamentos voltados ao setor pecuário neste mês de fevereiro. São mais de 30 capacitações, oferecendo gratuitamente cerca de 480 vagas aos produtores rurais catarinenses.
Entre os destaques estão os treinamentos em inseminação artificial em bovinos, que acontecem nos municípios de Bocaina do Sul e Xanxerê, e controle da qualidade do leite como serviço prioritário para atender solicitação das agroindústrias processadoras de leite do Estado.
O coordenador de Pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini, destaca que para atender a demanda foi promovido no mês de janeiro um curso de reciclagem e aprimoramento de 21 técnicos de empresas prestadoras de serviços à entidade. “Trabalhamos especialmente na área da pecuária de leite, com ênfase aos estudos da cadeia mercadológica e manipulação, conservação e higienização de equipamentos de ordenha”.
Em Bocaina do Sul, o treinamento em Inseminação Artificial em Bovinos ocorre entre os dias 6 e 10 de fevereiro e 27 de fevereiro a 2 de março. Em Xanxerê, entre os dias 6 e 10 de fevereiro.
O Projeto Leite – qualidade do leite, operação e manutenção de ordenhadeiras, ensilagem, casqueamento em bovinos, implantação e manejo de pastagens, manejo de gado leiteiro e controle de qualidade no transporte do leite - atenderá neste mês produtores nos municípios de Abelardo Luz (9 e 10, 14 e 15), Calmon (29), Campo Belo do Sul (16 e 17), Curitibanos (28), Fraiburgo (9 e 10), São João do Oeste (23 e 24, 28 e 29), Lacerdópolis (23 e 24), Nova Ibiaçá (16 e 17), Bandeirante (27 e 28), Xavantina (14 e 15) e Xanxerê (28 e 29). Na primeira semana de fevereiro, o Senar/SC também treinou produtores nessas áreas em Campos Novos, Fraiburgo, Lacerdópolis, Pinhalzinho, Romelândia e Paial.
As atividades foram ministradas pelo responsável técnico do Laboratório de controle da qualidade do leite de Curitiba e técnico da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa do Estado do Paraná, José Augusto Horst, e o técnico do I Cepa, Francisco Carlos Heiden.
“As novas exigências para a produção de leite estabelecem níveis de qualidade para comercialização e, para isso, os produtores devem se preparar ainda mais para atender essas regras. O papel do Senar/SC é auxiliar nesse processo”, avalia Santini.
Mensalmente, o Senar/SC capacita em média 5.000 produtores em todas as regiões do Estado, através dos treinamentos em Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). A área de FPR aborda temas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços e pecuária. As atividades de Promoção Social capacitam sobre alimentação e nutrição, artesanato, educação e organização comunitária.
Outras informações podem ser obtidas no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333 0322. Os produtores também podem procurar o Sindicato Rural do seu município.


Postado por Matheus,
Horário: 02:11,
Data: 11/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: