Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Movimento lojista estimula concorrência bancária

As reduções das taxas de juros bancárias, motivadas pelos bancos públicos, têm contribuído para um novo cenário no comércio nacional e incentivado a discussão da necessidade de implementação efetiva desta medida. Para defender esta bandeira a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) integra o movimento nacional liderado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Os lojistas defendem que a concorrência bancária é a única forma para que a redução das taxas aconteça e que se tenham juros menores na economia. De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, as orientações aos empresários são de reavaliar os custos dos empréstimos que possuem, verificar se o mercado oferece índices menores, liquidar financiamentos antigos que possuem indicadores mais elevados e se enquadrar nas novas medidas.
Essa iniciativa gera oportunidades para que consumidores e empresários busquem renegociar as dívidas com taxas reduzidas. Também proporciona espaço para que as instituições públicas e privadas continuem o movimento pelas baixas dos spreads bancários.

CAMPANHA

Para incentivar os consumidores a regularizar eventuais débitos no comércio, a CDL Chapecó, através do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), promove a campanha “Reabilite seu crédito – fique no verde!”. “Observamos que a maior parte das dívidas registradas é de pequenos valores que acabam impedindo o consumidor de aproveitar as condições que o comércio oferece”, explica o dirigente lojista.
A proposta da entidade é conscientizar os lojistas sobre a necessidade de facilitar as condições para o cliente inadimplente. “Havendo um pequeno esforço de cada parte é possível bons negócios”, afirma Badalotti.
O consumidor com dívidas vencidas em qualquer período, independente do valor, deve procurar o estabelecimento comercial para firmar acordo. Em caso de dúvida sobre quais as lojas que efetuaram o registro no SPC, o cliente pode procurar a CDL Chapecó e fazer consulta gratuita do CPF. As vantagens para o consumidor são de ter o nome limpo, crédito, facilidade para comprar em todas as lojas, acesso aos financiamentos, além de aproveitar as promoções e parcelar as compras.


Postado por Matheus,
Horário: 20:18,
Data: 26/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Bombeiros de Chapecó durante a 3ª feira

Foram atendidas 07 ocorrências, sendo: 01 acidente de trânsito, 01 queda de nível e 05 casos clínicos.
Às 08h29min na Rua Nilo Peçanha, bairro Alvorada, atendido Dorico Matte, 86 anos, vítima de queda da própria altura em residência. Apresentava fratura fechada de fêmur. Após avaliação e imobilização foi conduzido ao PS do HR.
Às 11h01min na Rua Ivo Lauro Sander, bairro Presidente Médice, atendido Nelson Antonio Demiliano, 53 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Após avaliação, efetuada Reanimação Cardiopulmonar e uso do desfibrilador. Foi conduzido ao PS do HR, onde a equipe médica constatou o óbito.
Às 13h08min na Rua Sonia Zani, bairro São Pedro, atendido Zaire Tedesco Carraro, 74 anos, acamado em residência. Na chegada do bombeiro ao local, a vítima não apresentava sinais vitais.
Às 13h30min na Rua Fernando Machado, Centro, atendida Juliana Martins, 23 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas. Não apresentava ferimentos aparentes. Foi avaliada e liberada no local.


Postado por Matheus,
Horário: 20:07,
Data: 26/06/12,
Fonte: COBOM.

Verdão trabalhou na Arena nesta terça-feira

A equipe da Chapecoense realizou trabalhos nesta terça-feira, dia 26, visando o início do Campeonato Brasileiro da Série C, que ainda não foi oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os atletas fizeram dois turnos. Pela manhã, às 09 horas, trabalhos técnicos e táticos no Campo do Trevo, sob o comando do treinador Itamar Sculle. Já pela tarde, treinamento físico.


Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 26/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Medidas simples e eficazes de segurança nos condomínios

A frequente onda de roubos e assaltos em residências e prédios preocupa a população de Chapecó. Medidas de prevenção a exemplo de instalação de equipamentos de segurança como cerca elétrica, câmeras, sensores de movimento, travas e grades podem inibir a ação dos criminosos. Porém, é preciso que os moradores estabeleçam atitudes de proteção, alerta o Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste). 
“Para manter a segurança cada detalhe faz a diferença, uma vez que o fluxo de pessoas e veículos é intenso nos prédios. A solução é redobrar a atenção e conscientizar para que todos sejam responsáveis pela prevenção de situações de risco”, complementa o presidente do Secovi/Oeste, Altir Paludo.
De acordo com especialistas em segurança de condomínios, a proteção do prédio está baseada em três fatores: mão de obra treinada, equipamentos e o condômino. Na falha de alguns desses elementos, há oportunidades para criminosos agirem.
Mudanças de hábitos de todos os condôminos podem garantir a segurança. Situações do cotidiano podem provocar riscos desnecessários a exemplo de deixar a porta sem trancar, permanecer em horários impróprios do lado de fora da portaria, deixar veículos abertos, com objetos pessoais dentro e o alarme desligado. Os moradores devem obter informação de antecedentes de empregados domésticos, informar ao zelador sobre grandes períodos de afastamento e proibir acesso de estranhos durante a ausência da família.
Os moradores também devem respeitar as normas pré-estabelecidas de segurança. Nos condomínios onde existe a figura do porteiro, é importante que o profissional não abra o portão da garagem apenas para identificar o carro, sem verificar quem está no interior do veículo e não deixe a portaria vazia, sem a cobertura de um substituto. Outra orientação é de construir as guaritas recuadas do portão, em posição que permita a visão completa da frente do edifício. Além disso, incluir um banheiro nessa estrutura para evitar eventuais saídas.
Paludo ressalta também a importância da portaria controlar os portões de acesso de pedestres e de veículos. “O que complementará a medida de prevenção é a utilização de interfone para a comunicação entre os apartamentos e o profissional”, complementa.
Outra orientação é que o porteiro deve manter o portão fechado ao atender visitantes até que a entrada da pessoa seja autorizada pelo morador. Neste sentido, os prestadores de serviços deverão ser previamente identificados antes de entrar no edifício. Quanto aos moradores, devem observar se há estranhos nas imediações, evitar entrar no prédio com visitantes de outros apartamentos que aguardam no portão e de autorizar a liberação antecipada de uma visita que ainda não chegou.
Também é recomendado que os síndicos façam o cadastro de todos os moradores e dos veículos existentes no condomínio. “São pequenas atitudes que fazem a diferença e garantem a segurança de todos”, finaliza Paludo.


Postado por Matheus,
Horário: 19:36,
Data: 26/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nesta quarta-feira: Curso legislação societária, partilha e sucessão das cotas sociais

Discutir o entendimento dos tribunais sobre o direito do cônjuge, companheira e dos herdeiros em relação às cotas sociais da empresa, além de apresentar os riscos para a empresa e formas de resolver e prevenir a ocorrência com alterações pontuais no contrato social. Esses são os objetivos da capacitação “legislação societária, partilha e sucessão das cotas sociais”, oferecida pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó, nesta quarta-feira (27), no Hotel Mogano Business, das 8h30 às 17h30.
A atividade é realizada através do Projeto Educação Continuada (PEC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons/SC).
O curso, voltado aos profissionais e estudantes de Contabilidade, Direito e demais interessados, abordará a legislação do casamento, união estável, sucessão, meação, partilha, herança, contrato social, desconsideração da personalidade jurídica e jurisprudência. Além disso, analisará a família contemporânea, cotas sociais como patrimônio a ser partilhado, investigação e apuração do patrimônio empresarial por terceiro; determinação de pagamento de pensão ou participação nos lucros pela empresa a ex-cônjuge e herdeiros e decisões judiciais sobre o caso, entre outros aspectos.
A capacitação será ministrada pelo advogado e psicopedagogo Douglas Phillips Freitas. É diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) - Seção de Santa Catarina, professor de Direito de Família em cursos de graduação e pós-graduação. É professor da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS e, ainda, autor de diversos livros pela Editora Forense, Voxlegem, OAB, Conceito, entre outras.
Outras Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (49) 3324-3817 ou 3323-5646.


Postado por Matheus,
Horário: 19:21,
Data: 26/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Moção de Marcio destaca título de futsal da Chapecoense

Por unanimidade dos vereadores foi aprovada Moção de Congratulações e Cumprimentos, de autoria do Vereador Márcio Sander, dirigida ao Presidente da Associação Chapecoense de Futsal, Diógenes Lang, e, por extensão, a todos os atletas, dirigentes e colaboradores da modalidade. É em razão da conquista da Copa Santa Catarina de Futsal no último dia 23, evento que reúne grandes equipes do Estado.
Márcio destaca que esse time de futsal teve inicio em 2009 ligado à Chapecoense e em abril de 2011 com a criação da Associação, tendo conquistado diversos títulos em pouco espaço de tempo. “As conquistas elevam o nome de Chapecó e mostram que aqui o esporte é levado a sério e por pessoas competentes”, observou.
A Associação Chapecoense de Futsal já tem os títulos da Copa Santa Catarina;  Regional do JASC; 3º lugar no Torneio Brejeiros da Madrugada; 3º lugar na fase estadual dos JASC; Vice-campeã da Copa RICTV Record; Vice-campeã Copa Santa Catarina; Vice-campeã Estadual dos JASC e Vice-campeã da Primeira Divisão.


Postado por Matheus,
Horário: 19:15,
Data: 26/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Prefeitura discute inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Estiveram reunidos na segunda-feira, dia 25, membros da Secretaria Municipal de Educação e da Cooperativa Alternativa da Agricultura Familiar para discutir novas leis que tratam a respeito da inclusão de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar da rede municipal.
No encontro, os participantes foram orientados sobre os procedimentos gerais para o fornecimento dos alimentos, regulamentado através da chamada pública 001/12. De acordo com a Secretária de Educação Sueli Suttili, é de extrema importância à parceria que há com os agricultores. “Nosso intuito é que a qualidade da alimentação escolar melhore ainda mais com esta inclusão através do incremento da merenda. Além disso, a nova prática irá estimular a produção e o fortalecimento da agricultura local”, ressalta.


Postado por Matheus,
Horário: 18:40,
Data: 26/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Sessão de Negócios integra programação da Feira Metalmecânica

A programação da Feira Metalmecânica, Corte e Conformação, programada para o período de 10 a 13 de julho, no Parque de Exposições Tancredo Neves, terá mais um atrativo para os expositores e visitantes interessados na realização de negócios. O Sebrae organizará a Sessão de Negócios.
Com a iniciativa, além das novidades em produtos, serviços e tecnologias, a comissão organizadora possibilitará mais uma oportunidade de contato para a comercialização do que for exposto. Essa novidade será concretizada no segundo dia do evento, 11 de julho, quarta-feira, com a realização da Sessão de Negócios a partir das 14h. Serão 81 empresas presentes para apresentar o que têm de melhor para outras marcas, de maneira a interagir com todos os participantes.
As reuniões comerciais serão moderadas por técnicos do Sebrae. Conforme a coordenadora da entidade, Carolini Scheffer, essa é uma ferramenta que foi concebida para promover novas oportunidades de negócios, através de eventos ágeis e dinâmicos entre todas as empresas participantes. Ela destaca que “a Sessão de Negócios tem a capacidade de geração de novos negócios otimizada, visto que irá potencializar o conhecimento por parte da comunidade empresarial de diversos produtos e serviços existentes, mas que são desconhecidos das empresas”. 
Outra ação do Sebrae, como apoiador da Feira Metalmecânica, é a organização de missões empresariais. O coordenador da Regional Oeste, Enio Alberto Parmeggiani, indica que serão realizadas missões com a participação de empresários de cidades da região para visitar o evento.

Como funciona

Para coordenar a participação de representantes de empresas ofertantes de produtos e serviços, a Sessão de Negócios terá um mediador geral e mediadores de mesa. Os representantes das empresas poderão fazer uma objetiva apresentação de seus produtos e serviços e a distribuição de cartões e materiais promocionais.
Essa sistemática é adotada para permitir que os expositores apresentem para potenciais clientes, seus produtos, serviços e eventuais necessidades. Outros benefícios referem-se à prospecção de novos clientes e fornecedores, ao início de parceria com empresas para fortalecer o setor e às oportunidades de negócios que podem ser concretizadas, na própria feira ou após.


Postado por Matheus,
Horário: 17:53,
Data: 26/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Polícia Federal de Chapecó prende dois indivíduos com 82 quilos de maconha

Na segunda feira, dia 25, à noite, a Polícia Federal de Chapecó prendeu J. R. S., 27 anos, residente em Foz do Iguaçu/PR e M. A. S., 46 anos, de Caxias do Sul/RS, na posse de 82 quilos de maconha.
Em trabalho de rotina na BR 282, nas proximidades de Pinhalzinho, os policiais federais se depararam com dois veículos parados na contramão da rodovia, um Monza, com problemas mecânicos e conduzido por JBS e um Fiat Uno por M. A. S.
Perceberam que os ocupantes transportavam caixas de um automóvel para o outro e pararam para oferecer ajuda. Os indivíduos aceitaram, dizendo que eram muambas do Paraguai.
Os PFs observaram mais atentamente e suspeitaram que a carga fosse maconha. Depois de se identificarem, abriram. No interior encontraram a referida quantidade de droga.
J. B. S. e M. A. S. foram presos em flagrante e encaminhados para o presídio de Chapecó, onde permanecerão à disposição da justiça. Nos depoimentos se mantiveram calados.
Eles responderão por tráfico de drogas, previsto nos artigos 33 e 40 da lei 11.343/06, cujas penas somam de 05 a 15 anos de prisão, podendo ser aumentadas de um sexto a dois terços.


Postado por Matheus,
Horário: 17:39,
Data: 26/06/12,
Fonte: Setor de Comunicação Social da Polícia Federal de Chapecó.

Prefeitura e Unoesc formam primeira turma da UMIC

Os 97 estudantes da primeira turma da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC) concluíram o curso de extensão em uma cerimônia emocionante no último sábado (23), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
O evento foi presidido pelo Diretor Geral da Unoesc Chapecó e paraninfo da turma, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi. A Primeira Dama do município, Presidente de Honra da Fundação de Ação Social (FASC) e também patronesse, Neyla Caramori, ressaltou que a UMIC é uma oportunidade de unir conhecimento e qualidade de vida, proporcionando um envelhecimento saudável.

UMIC
        
O curso é uma iniciativa da Prefeitura, através da FASC, em parceria com Universidade do Oeste de Santa Catarina. A primeira turma participou de 240 horas de atividades em disciplinas variadas como Relacionamento Familiar entre Gerações, Saúde e Qualidade de Vida, Direitos e Deveres do Cidadão, História do Oeste de Santa Catarina, Religiões do Mundo, Noções Básicas de Política, Artes, Turismo e Informática.
As inscrições para as novas turmas estão abertas até o início do mês de julho e podem ser feitas na FASC, Cidade do Idoso ou em um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para se inscrever é necessário saber ler e escrever e residir na cidade. As aulas iniciam no dia 1º de agosto.


Postado por Matheus,
Horário: 15:36,
Data: 26/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Sicom homenageará os comerciantes com palestra

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e a Universidade Coorporativa do Comércio (Unisicom) organizam um evento para homenagear o comerciante pela passagem do seu dia, que transcorre em 16 de julho. Para marcar a data, será realizada a palestra "Tendências do Varejo". A iniciativa está programada para o dia 12 de julho, às 19h30, no auditório do Lang Palace Hotel, com o renomado palestrante Mauricio Morgado.
Graduado em Administração de Empresas com doutorado e mestrado na área, é autor do livro “Varejo – Administração de Empresas Comerciais”. É professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e está ligado ao Centro de Excelência em Varejo (GVcev). Atua nas áreas de consultoria, internet e treinamento em marketing, vendas e varejo. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP.
A promoção é das lojas que participam do Programa Multi Centro Chapecó. O ingresso pode ser adquirido no Sicom, pelo telefone 3319-4600 ou pelo endereço sicom@sicom.com.br. O custo é de R$ 20,00.


Postado por Matheus,
Horário: 14:40,
Data: 26/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Prefeitura entrega kits do Programa AABB Comunidade

Na última semana foi realizada a entrega de kits aos alunos participantes do Projeto Interação AABB Comunidade que estudam na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, no Bairro São Pedro.
Na cerimônia, cerca de 150 estudantes receberam um kit contendo uma mochila, agasalho, camiseta, tênis, toalhas de banho e rosto e produtos de higiene pessoal. Também vão receber atendimento médico e odontológico. Além disso, foram apresentados dois números pelos integrantes do projeto.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Sueli Suttili, “pensar numa sociedade desenvolvida é investir na família. O compromisso com a infância e adolescência íntegra e feliz é responsabilidade dos pais, do Poder Público, de todos nós”, disse.

AABB Comunidade

O Programa é desenvolvido há 18 anos em Chapecó, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e atende 500 crianças e adolescentes. O programa consiste em uma proposta de valorização da cultura do estudante e da comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde, higiene, esporte e linguagens artísticas.


Postado por Matheus,
Horário: 14:16,
Data: 26/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.