Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Reajuste voltou a ser debatido

No fim de outubro, o Legislativo de Chapecó indagou o Ministério Público sobre a transparência das empresas fornecedoras do serviço de transporte público e da administração municipal ao autorizar o reajuste às passagens. Segundo as denúncias feitas por usuários e, também, manifestos nas ruas e redes sociais, o aumento de R$ 0,20 não foi claro, já que não se sabe os reais motivos.
A partir destes questionamentos, o MP, através do promotor Max Zuffo, instaurou um inquérito para investigar se o direito do consumidor está sendo garantido. “O direito à informação é previsto no Código do Consumidor e na Lei de Mobilidade Urbana”, explica.
A prefeitura, por meio de sua Assessoria de Imprensa, declarou que está dentro do prazo estabelecido para passar os documentos requisitados. Porém, existe mais uma tramitação.
O Ministério também está verificando a possibilidade de haver cobrança abusiva. “Este processo é mais complexo porque demanda uma perícia técnica que vai ser realizada pelos servidores em Florianópolis”, finaliza.


Postado por Matheus,
Horário: 21:48,
Data: 07/11/12.

Iluminação natalina será ativada no dia 25 de novembro

Américo do Nascimento Júnior, prefeito de Chapecó em exercício, anunciou nesta quarta-feira, dia 07, a data de abertura dos festejos natalinos de 2012. Às 20h30min de domingo, 25 de novembro, na Praça Coronel Bertaso, a largada com a ativação das luzes será dada.
A decoração deste ano ficará concentrada na Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Uruguai e São Pedro, ornamentada com pinheiros em vez de anjos. A iluminação ainda incluirá o Museu Antônio Selistre de Campos e a rótula na interseção com a Marechal Floriano Peixoto.
Já a Praça continuará explorando, como temática, os aspectos das estações do ano. Em 2011, foram as quatro. Neste, serão as “cinco”, com o objetivo de provocar a reflexão sobre o desequilíbrio ambiental, no momento em que fica mais difícil distinguir quando cada uma começa ou termina.
Também haverá uma programação coordenada pelo Município e entidades parceiras. Conforme a Diretora Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas, o calendário oficial das apresentações será divulgado nos próximos dias. Ivonei Barbiero, do Sicom/Projeto Multicentro, destacou o compromisso dos estabelecimentos com as ações de revitalização do ambiente externo, identidade visual, iluminação, ornamentação. O diretor executivo da CDL, Valdemir Manoel da Silva, reafirmou o mantimento da Casa do Papai Noel, além de uma novidade: o Trem do Papai, circulando pela cidade.
De acordo com a coordenadora da decoração natalina, Cássia Lajus, a iluminação contará com cerca de um milhão de microlâmpadas, entre centenas de outros materiais como fibras, isopor, fitas e pingentes. Duas oficinas e uma equipe de oito pessoas lideram o trabalho. Os investimentos totalizam, aproximadamente, R$ 500 mil.


Postado por Matheus,
Horário: 20:52,
Data: 07/11/12.

Polícia procura foragido da Penitenciária

Desde a segunda-feira, dia 05, encontra-se foragido da Penitenciária Agrícola de Chapecó, Cristiano Telam, 26 anos. Ele é acusado pelos crimes de homicídio doloso, roubo, ameaça, porte ilegal de arma de fogo, entre outros. Sua pena tinha iniciado em 04 de maio de 2011. Quem tiver alguma informação pode entrar em contato com o 190.


Postado por Matheus,
Horário: 20:14,
Data: 07/11/12.

Prisão de homem por embriaguez ao volante

Uma guarnição da Polícia Militar estava em rondas na Rua Dom Jaime Câmara, no Bairro Alvorada, quando um veículo “deu um cavalo de pau”. O condutor, ao perceber o que tinha feito, tentou fugir, porém acabou sendo acompanhado e abordado. O automóvel era um Celta, com placas IPF 0424 de Chapecó. O motorista, Dyeison Junior Paliano, 20 anos, apresentava indícios de embriaguez, fato confirmado pelo teste de bafômetro (0,61 MG/l). O homem foi preso em flagrante e encaminhado a 2ª DP para as providências cabíveis. O carro foi recolhido ao pátio de apreensões.


Postado por Matheus,
Horário: 19:54,
Data: 07/11/12.

Suspeita de receptação

Na tarde de terça-feira, dia 06, a Polícia Militar, em rondas no Santo Antônio, deparou-se com dois adolescentes de 15 e 17 anos, que ao perceberem a aproximação, desfizeram-se de um rádio MP3 automotivo da marca Buster. Eles alegaram ter comprado por 20 reais de um homem com alcunha de “CANELA”. Assim, os indivíduos foram apreendidos e, junto com o objeto recuperado, encaminhados a 2ª DP para os procedimentos cabíveis.


Postado por Matheus,
Horário: 19:17,
Data: 07/11/12,
Fonte: PM de Chapecó.

Detenção de homem por desobediência

Na manhã desta quarta-feira, dia 07, uma guarnição da Polícia Militar, em rondas, flagrou um condutor dirigindo e falando ao celular ao mesmo tempo. Foi prestada a devida orientação, no entanto, o sujeito não queria se identificar e fornecer os seus documentos e do veículo, dizendo que era trabalhador e não precisava ser abordado. Além disso, declarou que era amigo de políticos influentes na cidade. Diante da recusa, os policiais deram voz de prisão pelo crime de desobediência. O homem, de 46 anos, foi autuado pelas infrações de trânsito e encaminhado a Delegacia para as providências. O automóvel foi removido ao pátio de apreensões.
A PM atende, em média, 20 acidentes por dia em Chapecó, sendo que estes, em sua maioria, ocorrem por falta de atenção ou imprudência.


Postado por Matheus,
Horário: 19:03,
Data: 07/11/12.

Vítima de queda

Atendido na manhã desta quarta-feira, dia 07, na Avenida Nereu Ramos, J. T., 16 anos, vítima de queda em prática esportiva. Referia-se a dores no joelho esquerdo. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao Hospital Regional do Oeste.


Postado por Matheus,
Horário: 18:19,
Data: 07/11/12.