Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Muito prestígio, mas negócios vão demorar

“Essa é mais uma etapa de nossa caminhada de abertura de mercados para a carne suína, mas, por enquanto, não representará venda de grandes volumes”. Assim reagiu o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila, à abertura do mercado norte-americano para a carne suína de Santa Catarina, anunciada nesta semana pelo Ministério da Agricultura.
O mercado da proteína é integrado e o comportamento do consumo de carnes – bovina, suína, aves, peixe – é influenciado pelo posicionamento das demais.
O presidente da ACAV acredita que novos mercados estão muito próximos de Santa Catarina, dentre os quais Europa, Japão e Coréia do Sul. “Por ora, muito prestígio e poucos negócios, mas estamos no rumo certo”.
O moderado otimismo do dirigente é compartilhado pelos empresários do setor, pois o país norte-americano é o segundo maior produtor mundial de suínos e um dos maiores exportadores.
“Não temos expectativas de vendas de grandes volumes, mas é mais um aval para a qualidade de nossa carne e para o status sanitário Catarinense”, acrescenta Ávila. Lembra que Santa Catarina é o único Estado reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação – “uma conquista dos criadores, das indústrias e do governo”, enfatiza.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos reconheceu a equivalência do serviço brasileiro de inspeção de carne suína e autorizou a habilitação de frigoríficos de Santa Catarina para exportação de carne suína para o país. Seis plantas serão credenciadas.
O primeiro produto autorizado para venda é carne suína cozida e processada: são cortes específicos de suínos submetidos a um processo térmico, entre os quais destaca-se o famoso “bacon”, muito consumido naquele mercado.


Postado por Matheus,
Horário: 00:47,
Data: 12/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

CDA 2012: Você percebe que o agricultor cultiva a vida?

A agricultura é a única atividade econômica que depende da vida plena para render dividendos, e graças a esta peculiaridade é geradora de vida no planeta. Você percebe isso? O agricultor cultiva a vida do planeta toda vez que cuida do solo, através de sistemas de plantio direto, cultivo mínimo e do uso racional de fertilizantes agrícolas através da agricultura de precisão, por exemplo; toda vez que utiliza cisternas para coletar a água da chuva para o consumo das atividades; toda vez que preserva as fontes e nascentes de água nas propriedades agrícolas; sempre que planta para a produção de Biodiesel (energia renovável). Também cultiva a vida toda vez que o produtor rural aproveita o dejeto de suínos para a geração de Biogás, que é uma energia renovável, ou faz reflorestamento, entre outras práticas conservacionistas.
O agricultor cultiva a vida das pessoas, toda vez que utiliza técnicas de sanidade animal na hora de produzir o leite, no manejo correto de higienização dos equipamentos de ordenha, no controle biológico de ervas daninhas ou outras técnicas que preservem a saúde das pessoas, por meio do alimento saudável. O agricultor cultiva a vida das plantas, do homem e do planeta, porque planta na terra a semente que germina, vira frutos e mata a fome da humanidade.
Muito bem! Mostrar ao conjunto da sociedade o valor escondido atrás de cada pensamento, de cada ação da classe agricultora. Essa é a motivação central do Campo Demonstrativo Alfa - CDA 2012, o 17º, desenvolvido em Chapecó de 06 a 09 de fevereiro e em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte de SC, de 29 de fevereiro a 02 de março. Em Linha Tomazelli, a abertura oficial será dia 06/02, às 9h. Os 10 mil convidados entre os dois encontros, serão pulverizados com palestras e orientações sobre a evolução do setor agropecuário, que é responsável por aproximadamente 40% do PIB brasileiro e garantidor de que nossa balança comercial com outros países fique positiva. “Lamentavelmente, muita gente não dá o devido valor à classe agrícola, em boa parte por desconhecer sua realidade, suas dificuldades, o potencial e as inovações de quem produz alimentos”, reflete Romeo Bet, presidente da Cooperalfa. Os principais apoios ao CDA 2012, são por conta do SENAR, SESCOOP e SICOOB/Maxicrédito-SC.
Seguindo o tema do CDA, o ex-Ministro da Agricultura e professor da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, vai falar para 500 convidados especiais incluindo associados e lideranças urbanas e agrícolas, às 19h do dia 06 de fevereiro (segunda-feira), no Centro de Eventos da AARA, em Linha Monte Alegre, Chapecó. O palestrante estará à disposição para Coletiva de Imprensa no término de sua apresentação, às 20h, no próprio local, quando será servido jantar. Para Cládis Jorge Furlanetto, vice-presidente da Cooperalfa, um nome de indiscutível conhecimento e envergadura como é de Roberto Rodrigues, endossa muito bem o mote-mestre do CDA 2012, qual seja, “Cultivo a Vida. Você percebe?”


Postado por Matheus,
Horário: 23:56,
Data: 11/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Cooperativa Agroindustrial Alfa.

Senar/SC investirá na inclusão digital das famílias rurais neste ano

Implantado em 2010 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o programa Inclusão Digital Rural vem preparando jovens e famílias rurais para entrarem no mundo virtual e, assim, ficarem informados e atualizados sobre tudo o que acontece no agronegócio.
No primeiro ano, o Senar/SC atendeu mais de 5 mil produtores rurais e, em 2011, o programa capacitou 6.218 participantes. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, a meta para 2012 é superar esses resultados, contribuindo ainda mais para o fortalecimento do campo.
O objetivo do programa é oportunizar o acesso da população rural às tecnologias de informação e à comunicação da informática, visando estimular a eficiência na propriedade rural e a melhoria na qualidade de vida das famílias que vivem no campo.
“O programa proporciona a inclusão digital rural através de treinamentos, além de integrar o homem do campo com o mundo das informações por meio do acesso ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br) e incrementar formas de aprendizagem, utilizando a informática como ferramenta de gestão na área rural”, enfatiza Zanluchi. Além disso, “transmite aos produtores e trabalhadores do campo a importância das tecnologias digitais como novas ferramentas de acesso à informação na sociedade moderna e para melhorar a gestão dos negócios e adquirir novos conhecimentos”, complementa.
O curso está dividido em módulos e aborda os seguintes temas: Programa de Inclusão Digital Rural; Introdução à informática; Como utilizar o computador e seus periféricos; Introdução aos aplicativos BrOffice - Editor de Texto e Planilha Eletrônica e Internet e navegação na web.
Em Santa Catarina, mais de 290 municípios já receberam a capacitação, pois, além de ser realizado em salas cedidas por Sindicatos ou entidades, um kit móvel do Senar/SC percorre todas as regiões do Estado, com uma estrutura montada com 10 notebooks e funciona como sala de aula. “A iniciativa foi implantada no mês de setembro de 2011, mas os resultados são visíveis, pois atende especialmente os municípios que muitas vezes não tem estrutura para receber os participantes. O diferencial do kit móvel é que ele pode, inclusive, atender os produtores no interior das comunidades”.
Em 2012, a meta é repetir o sucesso do trabalho realizado no ano passado, quando foram atendidas 671 turmas, com 6.218 pessoas e 10.736 horas/aula. “O Senar/SC acredita que todos os participantes que conseguem utilizar as ferramentas na gestão da propriedade, para buscar informações sobre as novidades do setor agropecuário ou até mesmo para usar a internet e pesquisar a previsão do tempo, conseguem planejar melhor o trabalho na propriedade. É preciso saber usar as inovações tecnológicas a seu favor para agregar valor ao trabalho e aos negócios”, avalia o superintendente.
Qualquer interessado pode participar do programa. Basta ter idade superior a 16 anos e estar ligado ao meio rural. Para ter acesso, os produtores devem procurar os Sindicatos rurais de suas cidades ou buscar informações no site do Senar/SC (www.senar.com.br).


Postado por Matheus,
Horário: 23:28,
Data: 11/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Inicia nova etapa da Operação “Tapa Buracos”

Uma nova etapa da Operação “Tapa Buracos” teve início nesta quarta-feira (11) em Chapecó. Os trabalhos iniciaram pelo bairro Cristo Rei, na rua Benedito Novo e vão prosseguir para outras localidades do município. A intenção do Poder Público é melhorar as condições de trafegabilidade das ruas, aumentando a segurança dos motoristas e moradores. 
A nova fase da Operação vai recuperar cerca de 25 mil metros quadrados de asfalto. A empresa vencedora da licitação tem prazo de 12 meses para executar os serviços em todas as vias comprometidas da cidade. O mapeamento dos locais a serem recuperados já foi realizado, mas novas ruas podem ser incluídas no cronograma de acordo com a necessidade. O investimento total vai chegar a R$ 1.090,000,00.
De acordo com o Prefeito em Exercício, Américo do Nascimento Junior, que acompanhou o início dos trabalhos, “com as novas pavimentações sendo autorizadas e com o investimento na manutenção dos locais já asfaltados, será promovida uma verdadeira revitalização na malha viária de Chapecó, proporcionando mais segurança e condições de trafegabilidade para pedestres e motoristas”, destaca.



Postado por Matheus,
Horário: 23:07,
Data: 11/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Onde está a fiscalização?


No final da quarta feira, dia 04, a jovem Graciela Dal´Acgua, de 23 anos, foi vítima de um terrível acidente no porto Goio-Ên. Segundo testemunhas, o namorado e condutor do jet-sky , em que Graciela estava de carona, não tinha habilitação para pilotar transportes náuticos e pela falta de experiência, cortou a frente de uma lancha, ocasionando este grave acidente. 
Não é a primeira vez que infrações deste gênero ocorrem. Cabe as entidades responsáveis tomarem frente, fiscalizando o cumprimento das leis para o tráfego náutico. Dessa forma os banhistas terão mais segurança ao frequentarem o local.


Postado por Felipe Bortolanza,
Horário: 18:00,
Data: 11/01/12.

Fica a pergunta


Postado por Matheus,
Horário: 15:55,
Data: 11/01/12.