Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Palestra aborda prevenção e tratamento da AIDS


O dia Mundial de Luta contra a AIDS foi marcado por palestra e entrega de material informativo e preservativos, na última semana, na Unimed Chapecó. A ação foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e contou com a participação de 77 colaboradores. A apresentação foi feita pela enfermeira do Hospital Dia, Edeltraud Hepp Alba, que reforçou a importância da prevenção, falou sobre preconceito, apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição, além de lembrar o histórico da doença e a evolução no tratamento. 
O Hospital Dia, inaugurado em 2003, trabalha para ampliar a conscientização, o acesso ao diagnóstico e ao tratamento ao HIV/DST e AIDS através de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Os exames e o acompanhamento são gratuitos.
Ao abordar o histórico da doença, Edeltraud lembrou que Chapecó registrou o primeiro caso de AIDS em agosto de 1984. Em 2010, segundo a enfermeira, foram registrados 29 novos casos no município e até o dia 30 de novembro deste ano, esse número subiu para 43, o que representa aumento de 32,5%.
Ao abordar a importância do tratamento, a enfermeira comentou que muitas pessoas procuram o local, realizam exames, mas por medo não voltam para buscar o resultado. Outras interrompem o tratamento por conta própria por considerarem que não precisam mais. A aids não tem cura, mas o tratamento correto evita o avanço da doença e proporciona uma boa qualidade de vida.
Edeltraud também falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Hospital Dia como o “Adolescente multiplicador” que trabalha a prevenção com os adolescentes nas escolas e o projeto destinado ao presídio feminino, entre outros.
Para finalizar, um alerta. “O HIV não discrimina ninguém. Portanto, a camisinha continua sendo a forma mais segura de evitar o contato com o vírus”, disse Edeltraud. 

NÚMEROS

Com apenas 14% da população total do país, o sul do Brasil concentra 23% dos casos de Aids. O número faz parte do Boletim Epidemiológico DST Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde no fim de novembro. Na estatística por Estado, o Rio Grande do Sul é o que mais registra casos de Aids: são 27,7 por 100 mil habitantes. O segundo do ranking é Roraima (26/100mil), seguido por Santa Catarina (23,5/100mil).

EXAME

O exame é gratuito, confidencial e pode ser feito nos Centros de Saúde de Chapecó. No local, profissionais podem esclarecer dúvidas a respeito da doença e, se o exame for positivo, é fundamental que o parceiro seja comunicado e orientado para fazer o teste.


Postado por Matheus,
Horário: 00:20,
Data: 07/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeito José Caramori recebe documento de lideranças do Alto da Serra

     O prefeito José Caramori recebeu em audiência, nesta terça-feira, dia 06, duas lideranças do Distrito de Alto da Serra: Francisco Sedoski, coordenador do Conselho da Comunidade, e Jucemir Zanferrari, membro do conselho comunitário. Durante o encontro, o prefeito recebeu ofício contendo reivindicações dos moradores do Distrito, para as quais já determinou e encaminhou providências.


Postado por Matheus,
Horário: 00:01,
Data: 07/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Curso de Jornalismo promove nesta sexta-feira o I Feedback

         O curso de Jornalismo da Unochapecó promove, em comemoração aos 13 anos de existência e as recentes conquistas da profissão, o I Feedback. Será realizado nesta sexta-feira, 9 de dezembro, na sede social da Asser/Unochapecó, às 19h, com a participação de acadêmicos, professores e técnicos-administrativos. 
      Quinto melhor curso de Jornalismo do país, segundo o ranking do Enade 2009, trabalhos acadêmicos reconhecidos em congressos nacionais e a oportunidade de sediar, juntamente com o curso de Publicidade e Propaganda, o Congresso de Ciências da Comunicação 2012 (Intercom Sul) estão entre as conquistas deste ano. Assim, a atividade desta sexta-feira tem como objetivo dividir as vitórias com acadêmicos e professores.        
      A coordenadora do curso, professora Mariangela Torrescasana, destaca que os resultados de hoje são o reflexo do trabalho desempenhado por todos há 13 anos. “Respeitabilidade e credibilidade não se ganha, se conquista. Uma conquista que o curso de Jornalismo da Unochapecó comemora hoje, fruto de uma luta diária por informação de qualidade”, afirma. Durante, o I Feedback do Curso de Jornalismo da Unochapecó serão concretizadas homenagens e haverá mostra de fotografias e produtos midiáticos produzidos pelos alunos do curso. 
          Além de todas as conquistas institucionais, os profissionais e futuros profissionais do Jornalismo comemoram, ainda, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Jornalistas, em primeiro turno no Senado Federal. A proposta prevê a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão no Brasil, medida que foi derrubada em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal. A PEC ainda precisa passar pela segunda votação no Senado para, somente então, se aprovada, seguir para a Câmara dos Deputados.

                          
Postado por Matheus,
Horário: 23:34,
Data: 06/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Simec tem nova diretoria e presidente destaca importância da indústria metalmecânica

     A nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), para o mandato 2012/2013, tomou posse em evento que reuniu autoridades, lideranças e empresários do setor. Como novo presidente da entidade representativa do segmento eletro-metalmecânico assumiu o empresário Dirceu Francisco Gasparin. 
      Ao transmitir o cargo, o presidente da gestão 2010/2011, Lurivam Bortoli, apresentou uma síntese das atividades realizadas no período “para atender a demanda dos associados e fortalecer o setor na comunidade”. Também agradeceu o apoio recebido e disse que a cidadania não está na subjetividade e em conceitos e sim na prática de gestos e atitudes direcionadas para o bem comum. Acrescentou que “a coragem deve ser baliza-dora das decisões e que a busca do consenso nos fortalece e dá amplitude às reivindicações”.
       O novo presidente destacou o papel que o Simec cumpre ao representar um importante segmento da economia e integrar os empresários, juntamente com outras entidades congêneres. Também assinalou o papel que os empresários tem na sociedade, as ações que desenvolvem, os encargos pelos quais respondem e a contribuição que dão ao desenvolvimento. Outro aspecto que salientou foi a importância do trabalho dos diretores, assessores e colaboradores do Simec e o comprometimento do conjunto da diretoria na representação das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico.
     Em nome da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a qual o Simec é filiado, o empresário Vicenzo Mastrogiacomo falou representando o presidente Glauco Côrte. Já o governo do Estado foi representado pelo diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Gilberto Ari Tomazi.


Postado por Matheus,
Horário: 23:15,
Data: 06/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

CDL Chapecó quer fiscalização intensa para coibir comércio ilegal

     A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) solicitou, nesta semana, providências à administração municipal para a atuação de vendedores ambulantes ilegais que ocupam as avenidas do Centro e de alguns bairros.
         O secretário de defesa do cidadão, Sérgio Wallner, participou de reunião na CDL onde o presidente da entidade, Gilberto João Badalotti, cobrou uma ação mais efetiva do poder público municipal para coibir o comércio ilegal no município. “Recebemos reclamações de empresários e também de consumidores sobre a crescente presença de vendedores ambulantes. Precisamos tomar uma atitude, pois os lojistas pagam impostos, manutenção das lojas e salários dos empregados, enquanto os ambulantes ilegais não têm essas despesas e prejudicam os estabelecimentos”.
         A preocupação está voltada principalmente por causa da segurança tanto na compra de produtos com procedência e nota fiscal quanto no número de pessoas circulando no comércio. O dirigente avalia que com o horário especial de Natal, as lojas expandiram o atendimento, o número de consumidores no Centro ampliou e, com isso, é necessário preservar a segurança. “Essa ação é de interesse da comunidade, pois preservando o comércio local, há estabilidade dos postos de trabalho e desenvolvimento de Chapecó. O valor gasto na compra de produtos dos ambulantes ilegais vai para fora do município”, complementa.
      De acordo com Wallner a quantidade de vendedores ambulantes está aumentando porque Chapecó chama atenção desses profissionais, principalmente pelo número populacional e porque é um polo e oferece atrativos diferenciados. “Para romper com essa circulação e com a comercialização de móveis, cofres, redes, cintas, CD’s e chinelos que são vendidos nas calçadas intensificaremos a fiscalização e apreenderemos os materiais de contrabando ou sem procedência”, explicou o secretário.
      A ação será executada pela Guarda Municipal, fiscais de ambulantes e Agentes Municipais de Trânsito. A patrulha móvel atuará diariamente no Centro, na região da Efapi e em alguns bairros, em horários estratégicos para garantir segurança dos consumidores.


ALIMENTAÇÃO


       Os servidores da Vigilância Sanitária percorrerão os bares do Centro e visitarão os vendedores ambulantes de produtos alimentícios regularizados, como por exemplo de cachorro-quente e churros. A intenção é repassar orientações e cuidados de higiene do local e da preparação adequada do alimento para evitar contaminações.
      Para os bares a ação será voltada para coibir o abuso da utilização de mesas e cadeiras nas calçadas, comprometendo a mobilidade. “A prioridade é do pedestre e esses estabelecimentos precisam respeitar isso”, complementou o secretário.


ESTACIONAMENTO


     Wallner justificou que outra reivindicação dos lojistas, o número de vagas de estacionamento da Zona Nobre, foi readequado. Atualmente são 3.800 lugares, sendo 400 para motocicletas. “No mês de novembro Chapecó atingiu a marca da quarta maior frota do estado com 120 mil veículos. A estimativa é de que circule diariamente 35 mil no Centro”, complementou Wallner.


Postado por Matheus,
Horário: 22:37,
Data: 06/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Maurício Zolet eleito para a presidência da ACIC

     O empresário Maurício Zolet foi eleito, nesta semana, presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para o biênio 2012/2013. Zolet sucederá João Carlos Stakonski e assumirá o comando da principal entidade empresarial do grande oeste catarinense no dia 1 de janeiro, mas a posse festiva e solene está prevista para março.
       A eleição ocorreu durante reunião do Conselho Deliberativo presidido por Cláudio De Marco e  especialmente convocado para fins eleitorais.
        Conhecido pela capacidade de agregação e espírito de conciliação, o novo presidente manterá as  grandes campanhas de interesse macrorregional, como a recuperação da rodovia BR-282, a duplicação do  acesso rodoviário norte, a construção das ferrovias leste-oeste e norte-sul, a modernização do Aeroporto  Serafim Bertaso e a criação de um parque de exposições multiuso, entre outras.
         Zolet nasceu em Chapecó em 16 de janeiro de 1966, tem 45 anos, é pai de dois filhos – Débora e Eduardo. Graduou-se engenheiro agrônomo, pós-graduou-se pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial e, pela UnoChapecó, em Desenvolvimento Gerencial. É diretor da Zolet Fotografias e sócio da Zolet Imóveis.
   Atuou como engenheiro agrônomo na Cooperativa Agropecuária de Cascavel (Coopavel/PR) e na Sadia de Chapecó. Foi delegado para a região sul do Brasil da Photo Marketing Association (PMA) e diretor da Associação dos Laboratórios Fotográficos do Sul do Brasil (ALASUL).
     Teve ampla atuação na ACIC: foi diretor administrativo nas gestões 2000/2001 e 2008/2009, vice-presidente na gestão 2010/2011. Integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Chapecó e o Conselho de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

GRUPO GESTOR

         Junto com Zolet foi eleito o núcleo do grupo gestor, formado pelo vice-presidente Flávio Pasquali (Plásticos Pasquali Ltda.), diretor administrativo Gilson Vivian (Inviolável Segurança 24 horas), diretor administrativo adjunto José Antônio Tessari (Rotesma Artefatos de Cimento), diretor financeiro Cidnei Luiz Barozzi (Arcus Indústria Gráfica) e diretor financeiro adjunto Lenoir Gral (Transportes Gral Ltda). Os demais cargos da Diretoria Executiva serão nomeados pelo presidente.
       O atual presidente João Carlos Stakonski destacou o histórico de cooperação do recém-eleito e disse que Zolet fará uma grande gestão a frente da Associação Industrial e Comercial de Chapecó, dando seguimento às grandes bandeiras da instituição. Sublinhou a importância do apoio e do acompanhamento do Conselho Deliberativo e do quadro social.


Postado por Matheus,
Horário: 14:14,
Data: 06/12/11,
Fonte: MB Comunicação.