Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Investimento para moradias no campo

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) assinaram, na última segunda-feira (11), o termo de cooperação técnica que beneficiará famílias rurais catarinenses com recursos para a construção ou reforma de moradias.
Com investimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, destinado a atender a população de baixa renda, os pequenos produtores do Estado poderão ser contemplados com recursos que variam entre R$ 15 mil (reforma e ampliação) e R$ 25 mil (construção).
De acordo o gestor do projeto na Faesc, Emerson Gava, caberá à entidade capacitar os Sindicatos rurais para auxiliarem as famílias no processo. “O acordo está firmado. O próximo passo é trabalhar em conjunto com a Cohab para definirmos os critérios de seleção. Após, nosso dever será orientar quanto à documentação e cadastro para que o produtor possa acessar os benefícios”, complementa.
O presidente José Zeferino Pedrozo enfatiza que a iniciativa é mais uma ação da Faesc para garantir melhor qualidade de vida às famílias do campo. “O pequeno produtor tem acesso a outros financiamentos para cuidar da propriedade, mas nem sempre consegue ter um bom espaço para morar. Essa parceria beneficiará aqueles que sonham com uma casa melhor, mas não têm condições de construir ou até mesmo ampliar a residência. Com certeza, é uma boa notícia para os produtores catarinenses”, finaliza.
O convênio foi assinado pelo presidente José Zeferino Pedrozo e a presidente da Cohab/SC Maria Darci Mota Beck.


Postado por Matheus,
Horário: 20:59,
Data: 12/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Amistoso para a agremiação

A Diretoria da Associação Chapecoense de Futebol confirmou um amistoso para a agremiação. A partida ocorre nesta quarta-feira, dia 13, na Arena Condá, às 19 horas, contra a equipe do Concórdia. Vale destacar que o verdão ainda aguarda uma resposta da CBF para iniciar sua participação no certame nacional.


Postado por Matheus,
Horário: 20:36,
Data: 12/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Reativado comitê da gripe em Chapecó

Os casos de Gripe H1N1 estão crescendo no estado de Santa Catarina. Em Chapecó, os números ainda são considerados baixos. O último levantamento da DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – aponta 253 registros em Santa Catarina e 15 óbitos. Na cidade já foram confirmados 03 e dois pacientes ainda aguardam os resultados de exames.
Segundo Jeane Carla Morh de Oliveira, secretária de saúde de Chapecó, o comitê foi reativado como medida preventiva para evitar o aumento de casos e ainda ter um controle efetivo dos existentes. Ela explica que o objetivo, através dele, é realizar reuniões semanais e ações e estratégias de acordo com a realidade da doença. “Por enquanto a situação é tranquila em Chapecó e, com a reativação, pretendemos manter esse quadro”, explicou.
Jeane orienta para que as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe evitem os espaços fechados e a aglomeração de pessoas. “Cerca de 23 mil pessoas já foram vacinadas em Chapecó e ela ainda segue para as gestantes, doentes crônicos e pacientes com prescrição médica”, explicou. A secretária ressalta os cuidados básicos para evitar a proliferação do vírus. “Uso do álcool em gel, lavagem das mãos e ambientes arejados”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 20:26,
Data: 12/06/12,
Fonte: Relatecc.

Motociclista morre após acidente em Chapecó

Às 13h27min na Rua Afonso Pena, bairro São Cristóvão, atendido Ewerton Rodrigo Antunes de Oliveira, 26 anos, condutor de motocicleta, vítima de acidente de trânsito. Encontrava-se inconsciente, apresentando T. C. E, trauma de tórax e ferimentos na face. Realizado protocolo de imobilização em maca rígida e colar cervical e deslocado ao PS do HRO. 
Ao dar entrada, apresentou parada cardiorrespiratória, onde foi a óbito minutos depois.


Postado por Matheus,
Horário: 20:06,
Data: 12/06/12,
Fonte: COBOM.

OAB quer solução para problemas do Fórum da Comarca de Chapecó

A Subseção de Chapecó da Ordem dos Advogados, após um ano de reuniões com desembargadores, juízes, escrivães, servidores e oficiais de justiça, indicou sua conclusão sobre a morosidade no andamento dos processos no Fórum da Comarca de Chapecó. A iniciativa decorre da insatisfação dos advogados e da população e busca uma solução que dê agilidade aos processos da Justiça estadual. A falta de juízes e de servidores, que ocasiona demora excessiva nos julgamentos, é o argumento principal da entidade e serve de motivação para reivindicar, no mínimo, mais três titulares no Foro local, para que os resultados da Justiça, como serviço público essencial, tenham maior agilidade. 
Conforme a instituição, o panorama da estrutura do judiciário estadual em Chapecó exige medidas para dar maior celeridade aos julgamentos realizados especialmente pela área Cível, que trata de processos que envolvem litígios sobre contratos, cobranças e questões de família. Atualmente a estrutura do Foro local consta de 12 Varas, que são quatro cíveis, três criminais, duas da Família e Sucessão, uma da Fazenda Pública, uma da Violência Doméstica e o Juizado Especial Cível. Faltariam, atualmente, quatro juízes para que todas as Varas tivessem um responsável titular. 
A constatação da OAB, mesmo depois da instalação da Quarta Vara Cível, do Juizado Especial da Violência Doméstica e da Segunda Vara da Família, no final de 2010, é de que faltam juízes e servidores para as vagas criadas e não lotadas. No mínimo, indica a Ordem, deveria haver um para cada Vara e quatro ou cinco colaboradores. “Minimamente, precisaríamos de mais quatro titulares e dois colaboradores”, indica o advogado Ricardo Antônio Cavalli, presidente da Subseção. Atualmente faltam titulares para a Terceira Vara Cível, para a Vara da Violência Doméstica e para a Segunda Vara da Família.
Um dos argumentos da Ordem dos Advogados é que a falta de juízes em algumas Varas tem criado uma profunda insatisfação das pessoas que necessitam de medidas urgentes nos seus processos. “Faltam juízes e servidores, por isso no contexto geral a justiça não consegue dar uma resposta rápida ao cidadão”, lamenta o presidente da OAB Chapecó. 

Rotatividade de juízes

Uma situação que contribui para a demora no julgamento de processos é a rotatividade na Comarca. Levantamento da OAB mostra, por exemplo, que entre o final de 2011 e o inicio deste ano, três juízes passaram pela Terceira Vara Cível, que tem o maior número de processos acumulados na Comarca, e o que permaneceu em Chapecó por mais tempo atuou por 90 dias. Isso ocorre porque muitos vêm para a região Oeste em situação transitória, voltados à progressão na carreira, visualizando atuar no Tribunal de Justiça ou em comarcas mais próximas ao Litoral.
Diante da situação, a OAB defende a aplicação efetiva do processo de interstício, já implantado pelo Tribunal, e através do qual um juiz deve permanecer por dois anos onde for lotado. “A rotatividade e a falta de juízes e de servidores para os cartórios judiciais influi expressivamente na eficiência e rapidez na prestação da Justiça, que é um serviço público essencial ao cidadão”, afirma Cavalli.
Além de juízes e outros servidores, a Subseção defende como urgente a instalação em Chapecó da Segunda Vara da Fazenda. Essa área é considerada uma daquelas que apresenta maior repercussão social nos processos, pois atua sobre acidentes do trabalho, ações de usucapião, execuções fiscais e ações de indenização contra o Estado e municípios. Hoje essa Vara possui mais de oito mil processos e segundo o presidente da Subseção da OAB não entrou em colapso graças ao trabalho sistemático e comprometido conduzido pelo juiz Selso de Oliveira, juntamente com os colaboradores.

Cada Vara, um juiz

Mesmo diante de audiência mantida em 14 de abril com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), desembargador Claudio Barreto Dutra, não foram indicadas soluções substanciais para as necessidades da Justiça estadual em Chapecó, lamenta a OAB. Apesar dos argumentos da Subseção, o Tribunal negou a possibilidade de nomear mais juízes titulares e colaboradores, justificando com o argumento da escassez. Com 12 Varas atualmente, o Fórum de Chapecó necessita mais quatro titulares e, no mínimo, um colaborador para cada duas Varas, entende a OAB. Para Ricardo Cavalli, “onde existe uma Vara da Justiça sempre tem que ter um titular e um colaborador”. 
A OAB tem discutido a questão com o diretor do Fórum de Chapecó, juiz Ermínio Amarildo Darold, que tem buscado otimizar o trabalho com a estrutura existente e, em trabalho de apoio a demandas de interesse mútuo, vem debatendo com o Conselho Deliberativo da Subseção as razões e possíveis soluções para a morosidade dos processos. O diretor também esteve com Ricardo Cavalli na audiência com o presidente do TJSC, para expor os problemas da Comarca. Conforme o presidente da Subseção, “há o compromisso do diretor de buscar soluções, mas para ocorrer à melhora substancial as medidas dependem exclusivamente do Tribunal de Justiça”.
A OAB de Chapecó indica que continuará cobrando providências do Tribunal, ao mesmo tempo em que iniciará movimentação perante as entidades representativas da região e agentes públicos. Especialmente, tratará com os deputados estaduais, para que conheçam a realidade da prestação da Justiça na Comarca de Chapecó e, quando tramitarem projetos de lei que aumentem o número de funcionários do judiciário, atuem em favor da ampliação do quadro funcional.


Postado por Matheus,
Horário: 19:54,
Data: 12/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Inicia obra da nova feira livre do Centro

A nova feira de produtos agroecológicos do Centro está em construção. O novo local, com espaço mais amplo e infraestrutura melhorada para atender a população, fica localizada na esquina das ruas Rui Barbosa com a Clevelândia. A obra deve ficar pronta até o começo de julho e vai atender, diretamente, 28 famílias de produtores rurais e mais de 120 de forma indireta.
No pavilhão de 860 metros quadrados será comercializado um mix de diferentes produtos. “A feira livre do Centro vai crescer muito com a mudança e os maiores beneficiados serão os consumidores, que além de um melhor atendimento, também terão à disposição espaço para estacionamento”, explica o Secretário de Agricultura e Serviços Rurais, Altair Silva.
O novo espaço conta com projeto arquitetônico renovado e acessos adequados às pessoas portadoras de necessidades especiais, assim como estacionamento interno e bancas adequadas, conforme normas sanitárias, para a comercialização. Hoje, funciona na esquina da Rua Uruguai com a Avenida Nereu Ramos.
Este ano, a Administração Municipal já inaugurou as novas feiras livres dos bairros Santo Antônio e Jardim América.


Postado por Matheus,
Horário: 16:32,
Data: 12/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

PSD de Santa Catarina realizou a primeira convenção em Chapecó

À noite de domingo, dia 10, foi marcada por muita alegria. Aconteceu em Chapecó, no Salão Paroquial São Cristóvão, a 1ª Convenção do PSD de Santa Catarina. Participaram lideranças políticas, filiados aos partidos e os candidatos que concorrem no pleito municipal deste ano. 
O evento também marcou a gravação do primeiro programa eleitoral. Segundo o candidato à reeleição, José Caramori, uma disputa só é vencida depois de muito trabalho. “Darei continuidade as obras que promovem o crescimento da cidade”. Já seu companheiro de chapa, Luciano Buligon, declarou que a oposição quer frear o que está dando certo. “Queremos fazer o melhor por você”. O Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, ressaltou que continuará sendo parceiro da administração municipal. 
A coligação, que é intitulada “O Povo de Novo”, é composta pelas seguintes siglas partidárias: PSD; PMDB; PPS; PSDB; PMN; PP; DEM; PTdoB; PSL; PSB; PR; PRB; PSDC; PTB; PSC e PRP. O PTC declarou apoio, mas está com problema na documentação. Ainda há possibilidade do PV e o PDT integrarem a equipe.




Postado por Matheus,
Horário: 16:22,
Data: 12/06/12.