Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quinteto Persch sobe ao palco do Projeto Bravíssimo neste domingo

O Quinteto Persch se apresenta neste domingo (29), às 20 horas, no palco do Projeto Bravíssimo 2012, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.
Com o objetivo de difundir o acordeon por meio da música de câmara, o grupo iniciou suas atividades em 1999, no município de Porto Alegre. Em suas apresentações, demonstra a versatilidade do instrumento, bem como sua exploração com repertório erudito. O Quinteto é formado por Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Fernando Ávila e Luciano Rhoden.

O PROJETO

O Bravíssimo é uma iniciativa da Oeste Capital Eventos e do Rotary Club Chapecó Oeste. A coordenadora Luciana Lang enfatiza que o projeto visa construir um município que valoriza a cultura. “Chapecó está sendo fortalecida culturalmente, por meio de eventos e iniciativas que celebram a boa música e promovem a integração de amigos. Preparem os corações, o Bravíssimo 2012 ainda tem muitas novidades que expressam a qualidade da música”, afirma.
Em 2012, a renda arrecadada será destinada à Apae de Chapecó, entidade que atende mais de 300 educandos com deficiência intelectual, múltipla e condutas típicas.

PROGRAMAÇÃO

Em setembro, dia 30, haverá o espetáculo do Trio Madeira Brasil, de cordas. O Grupo Kervanserai de música mediterrânea fará sua apresentação no dia 28 de outubro. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana será a última atração do ano, no dia 25 de novembro.
O Projeto tem apoio da Prefeitura de Chapecó, RICTV Record e MB Comunicação. O patrocínio é da Avianca, Datelli, Gráfica Rota, Renova Marcas e Patentes, Hotel Lang Palace, Codecal Materiais de Construções, Celeiro e Santa Maria Imóveis.


Postado por Matheus,
Horário: 00:32,
Data: 28/07/12.

Solidariedade: empresariado chapecoense integra campanha nacional

Despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças de 5 a 19 anos, captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários em nível local, regional e nacional e contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infantojuvenil. Estes são os objetivos da campanha McDia Feliz que acontecerá pela primeira vez em Chapecó.
Para apresentar a iniciativa ao empresariado chapecoense, bem como fortalecer as parcerias para a execução desta ação, ocorrerá nesta terça-feira (31), às 7h30, café com várias lideranças do município no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). No evento, será detalhada a campanha que ocorre no dia 25 de agosto.
Participarão diretores da CDL Chapecó, da ACIC, do SICOM e da Unimed Chapecó, representantes da Credioeste, do Banco do Povo, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de grupos de escoteiro, voluntários, universidades, da administração municipal, do poder legislativo, sindicatos, escolas particulares, clubes de serviço e profissionais da imprensa. Também estarão presentes o gerente geral e o de marketing do Shopping Pátio, gerente do restaurante do MC Donald, o presidente da Associação de Lojistas do shopping e o gerente do Banco do Brasil.
“O McDia Feliz é a maior campanha do País em prol a crianças e adolescentes com câncer. Essa ação beneficiou dezenas de instituições de todo o Brasil que atuam para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Neste ano, a iniciativa auxiliará 76 projetos de 58 instituições em todo o território nacional”, realça do presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti ao ressaltar a importância do envolvimento do setor empresarial do município.
As empresas podem colaborar com a aquisição de tíquetes antecipados do Big Mac, venda de produtos promocionais, apadrinhamento de restaurante e divulgação da campanha. Os recursos captados são destinados aos projetos apresentados pelas instituições. Em Santa Catarina, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, ainda é o único como referência no tratamento em alta complexidade no câncer infantojuvenil, pelo Sistema Único de Saúde.

CAMPANHA

No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac, vendido separadamente ou na McOferta, além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados, é revertido para instituições de todo País.
No Brasil, a primeira campanha ocorreu em 1988 e desde então já foram revertidos R$ 130 milhões para o tratamento da doença. Os recursos viabilizaram a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.
A ação é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, que também é responsável por diversos programas e iniciativas que ajudaram a articular e mobilizar diferentes setores da sociedade.


Postado por Matheus,
Horário: 00:00,
Data: 28/07/12.

Sinduscon/Oeste completa 25 anos e comemora a consolidação do setor

O Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste) comemora 25 anos, com solenidade festiva no dia 14 de setembro, às 20 horas, no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). O evento reunirá 250 empresários do setor, autoridades e profissionais de imprensa.
Os atos consistirão de homenagem aos ex-presidentes da entidade e ao presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, pelo constante apoio. Também serão reconhecidos os empresários que administram empresas certificadas pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no habitat (PBPQ-h), nível A, e da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
O presidente Lenoir Antonio Broch ressalta que festejar a data representa reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por todas as diretorias que passaram pela entidade, além de comemorar a consolidação da construção civil no oeste, que acompanha o crescimento estadual e nacional. 
Fundado em 1987, o Sinduscon é uma das mais importantes entidades empresariais representativas da região. Com atuação em 20 municípios do oeste de Santa Catarina, congrega empresas construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços de mão de obra, proporcionando diferenciais que as destacam no mercado.
Atualmente, existem na região de abrangência da entidade aproximadamente 500 empresas que geram mais de 5.000 empregos diretos. Chapecó concentra aproximadamente 60% deste total. “Entre as empresas associadas ao Sinduscon, muitas se destacam pela qualidade na gestão e no nível de qualificação e emprego em tecnologias de ponta para a atividade, tanto nos aspectos construtivos como nos aspectos de saúde e segurança do trabalhador”, salienta Broch. 
O sindicato patronal trabalha, desde a sua fundação, para agregar novos conhecimentos e estar integrado com o setor. Entre as conquistas recentes da entidade está à escola da construção civil construída em parceria com o Senai e Fiesc, e que será inaugurada em breve.


Postado por Matheus,
Horário: 23:21,
Data: 27/07/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aumenta procura por cursos profissionalizantes

Mais de 5.000 pessoas se inscreveram para os cursos disponibilizados gratuitamente pelo Centro de Educação Profissional Chapecó (Cedup). O número surpreendeu a direção da unidade que almejava o incremento de alunos, bem como a ampliação da divulgação da qualificação técnica. Além disso, fortalece a parceria firmada, recentemente, com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que visa fomentar a inserção no mercado de trabalho dos estudantes de cursos técnicos e ampliar a agilidade nas contratações por meio da CDL Empregos.
As matrículas serão efetivadas a partir das 8 horas, nesta segunda (30) para o curso de enfermagem e na terça-feira (31) aos demais cursos. A efetivação será feita por ordem de chegada. Neste segundo semestre estão disponíveis 500 novas vagas. “As pessoas não podem perder a oportunidade de se qualificarem, pois os alunos que estão no segundo módulo estão sendo contratados”, ressalta a diretora do Cedup, Maria de Lurdes Seben.
De acordo com o diretor executivo da CDL Chapecó, Valdemir Manoel da Silva, há inúmeras vagas em aberto que são disponibilizadas pela CDL Empregos, porém faltam profissionais qualificados para atender a demanda. “Com os alunos se especializando o processo de contratação e inserção no mercado de trabalho se tornará mais ágil, o que é bom para a empresa e para o profissional”, argumenta.

CDL EMPREGOS

Segundo a coordenadora do CDL Empregos, Aline Borges Schoeninger, o sistema realiza todo o processo de seleção com base nos dados do candidato, como escolaridade e experiência, conforme o perfil exigido pela vaga. O modelo de currículo também permite cadastrar todas as informações, a exemplo de laudos e pareceres psicológicos. “Com essa pré-seleção, o processo de triagem é dinamizado e informatizado”, afirma.
O custo à empresa interessada é de R$ 30 e para o candidato é gratuito. As vagas disponíveis podem ser visualizadas no site www.cdlempregoschapeco.com.br. Mais informações pelo telefone 3319-4300 ou e-mail vagas@cdlempregoschapeco.com.br.

CEDUP

O Cedup oferece qualificação técnica em três turnos, com aulas práticas e teóricas. Os cursos oferecidos gratuitamente são: Técnico em Massoterapia (quatro módulos e duração de dois anos), Técnico em Cozinha (três módulos e duração de um ano e meio), Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (quatro módulos e duração de dois anos), Técnico em Vestuário (quatro módulos e duração de dois anos), Técnico em Transações Imobiliárias (três módulos e duração de um ano e meio) e Técnico em Enfermagem (quatro módulos e duração de dois anos).
Informações complementares sobre matrículas podem ser obtidas na sede da instituição, pelo telefone (49) 3322-0447 ou através do site www.cedupchapeco.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 20:31,
Data: 27/07/12.

Núcleo de Automecânicas da ACIC promove campanha de doação de sangue

O Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) realizou na última semana a campanha de doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, Hemosc Chapecó.
Os empresários nucleados participaram pela primeira vez da ação, mas a meta, de acordo com o coordenador do Núcleo, Neuri Onghero, é estender a ação. “O Hemocentro necessita do ato voluntário dos doadores diariamente, pois a falta nos estoques é constante”, ressaltou.
De acordo com dados do Hemosc, é grande o número de pessoas que sofrem acidentes ou estão internadas por diferentes doenças e necessitam de transfusões sanguíneas. A entidade defende que o sangue não pode ser comprado e, portanto, depende da solidariedade das pessoas.
“É importante salientar que uma doação pode beneficiar até quatro pacientes. Os empresários do Núcleo compreendem a importância e, por isso, devemos realizá-la periodicamente”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 20:14,
Data: 27/07/12.

Operação da PM

O 2º Batalhão de Polícia Militar realizou uma operação para cumprir 22 mandados de prisão em Chapecó hoje pela manhã.
A ação, que iniciou às 6h, terminou por volta das 10h. Envolveu cerca de 30 policiais militares, entre eles, guarnições de área, Rocam e PPT.
Separados em quatro grupos foram para diversos locais da cidade para prender principalmente autores de roubos e furtos. O maior número a cumprir era nos bairros São Pedro, Bom Pastor e Maria Goretti, com sete buscas. Já no Efapi e Jardim do Lago foram seis. 
Segundo o comandante do policiamento, tenente Neivo Risson, 10% dos mandados foram cumpridos. “A maior dificuldade é com os endereços. Mesmo assim, tivemos êxito, tudo que conseguimos já é lucro, como prender três homens e apreender uma arma.”


Postado por Matheus,
Horário: 20:00,
Data: 27/07/12,
Fonte: PM de Chapecó.

Oito prisões por furto em menos de 48 horas

A Polícia Militar de Chapecó (2ºBPM) prendeu oito pessoas por furto em menos de 48 horas. Foram sete homens e um adolescente capturados em seis ocorrências distintas nos dias 24 e 25.
Os resultados mostram a eficiência e o empenho das guarnições policiais militares no atendimento à comunidade, já que os crimes contra o patrimônio incomodam e afligem. No mesmo período ainda foram capturados mais três indivíduos que possuíam mandados de prisão em aberto.


Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 27/07/12.

Viagem

A Delegação da Chapecoense, após realizar o último treinamento na Arena Condá, viajou na tarde de quinta-feira, dia 26, com destino a cidade de Porto Alegre/RS. Na manhã desta sexta (27), a equipe trabalhou no Campo Suplementar do Estádio Olímpico. À tarde embarcou rumo ao Rio de Janeiro. O Verdão enfrenta o Duque de Caxias neste sábado (28), pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, às 16 horas. A partida ocorre no Estádio Marrentão.


Postado por Matheus,
Horário: 18:40,
Data: 27/07/12.

Bombeiros durante a 6ª feira

Às 11h24min atendida no bairro Seminário, Vera Lúcia Bastos, 33 anos, na oitava semana de gestação com metrorragia (sangramento vaginal). Foi avaliada e conduzida ao Hospital Regional.
Às 13h21min atendida no Colina do Sol, Vaides Barille, 52 anos, com dificuldades respiratórias. Foi avaliada e conduzida ao Hospital Regional.
E às 13h31min atendida Sônia Becker, 31 anos, vítima de acidente de trânsito. Sônia conduzia sua motocicleta na Rua Benedito Novo, quando colidiu com um automóvel. Apresentava dores na região lombar. Após avaliação foi conduzida ao Hospital Regional.


Postado por Matheus,
Horário: 18:30,
Data: 27/07/12.

Conselho das Entidades Empresariais vai ouvir candidatos a prefeito e apresentar proposições

Os dois candidatos a prefeito de Chapecó foram convidados para encontros com os integrantes do Conselho das Entidades Empresariais de Chapecó (CEC). Convite nesse sentido foi enviado nesta sexta-feira às coligações “Aliança pela Vida”, de Pedro Uczai, e “O Povo de Novo”, de José Claudio Caramori. A decisão foi tomada em reunião mensal do CEC, que congrega 16 sindicatos e entidades associativas empresariais com atuação em Chapecó e região.
Ofício assinado pelo presidente do Conselho, empresário Gilberto João Badalotti, indica que foi decidida a promoção de reuniões com os dois candidatos para ouvir suas propostas para conduzir a gestão pública do município de Chapecó no período 2013/2016. “Da mesma forma, serão apresentadas, pelos integrantes do Conselho - que são os presidentes dos 16 sindicatos e entidades filiadas -, indicações cujo posicionamento consideram importante ouvir de cada candidato, quanto a medidas que avaliam como relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município”, especifica o documento.
O Conselho Empresarial pretende ouvir José Claudio Caramori e Pedro Uczai, individualmente, nos dias 21, 22, 28 ou 29 de agosto, às 18h, em sua sede, no Condomínio Cesec. Indicadas as datas possíveis por cada coligação, será feito sorteio para definir a data de participação de cada um. 

As entidades e sindicatos

Para Gilberto Badalotti, para o Conselho das Entidades Empresariais é fundamental ouvir o que os concorrentes à Administração Municipal de Chapecó apresentam como propostas, bem como indicar medidas que as instituições filiadas consideram importantes.
Integram o CEC: Associação Comercial e Industrial (Acic); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Sindicato do Comércio (Sicom); Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi); Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sitran); Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sintroeste); Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihrbarsc); Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon); Sindicato das Indústrias Madeireiras e de Móveis (Simovale); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec); Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas (Sicec); Sindicato Rural; Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos); Sindicato da Indústria do Material Plástico e Artefatos de Borracha (Sindiplasc); Sindicato dos Contabilistas (Sindicont); e Sindicato das Indústrias de Alimentos (Sindialimentos).


Postado por Matheus,
Horário: 18:21,
Data: 27/07/12,
Fonte: Extra Comunica.