Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 9 de junho de 2012

Registro: Havan realizou evento para divulgação das listas de presentes

Aconteceu neste sábado, dia 09, na Havan localizada no Centro de Chapecó, um evento de divulgação das listas de presentes. Contou com a presença de um noivo e uma noiva, além de algumas empresas parceiras.


Postado por Matheus,
Horário: 23:32,
Data: 09/06/12.

Chapecoense Futsal enfrenta o Rio do Sul na final da Copa SC

Está definida a equipe que a Chapecoense Futsal enfrenta na final da Copa Santa Catarina. Depois de vencer o Videira, de virada por 5 a 4, o Rio do Sul garantiu a vaga.
As finais devem acontecer nos dias 16 e 23 de junho. A primeira partida será no ginásio do SESC em Chapecó, a segunda será no SESI.
As duas equipes entraram em acordo para essas datas, porém ainda esperam pela homologação oficial da Federação Catarinense.


Postado por Matheus,
Horário: 23:09,
Data: 09/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Chapecoense Futsal.

Vítima de acidente com roçadeira

Às 12h59min na Avenida Getúlio Vargas, sede do Corpo de Bombeiros Militar, bairro Passo dos Fortes, atendido Lenoir Gelson Piloneto, 51 anos, conduzido ao quartel por familiar, vítima de acidente com roçadeira. Apresentava laceração na coxa direita. Após avaliação, foi feito curativo, imobilizado e conduzido ao PS do HRO. 


Postado por Matheus,
Horário: 22:45,
Data: 09/06/12,
Fonte: COBOM.

Delegação da Unochapecó defende em Brasília medidas sobre retenção do Imposto de Renda

Cerca de 40 pessoas representando a Unochapecó embarcam à meia-noite deste domingo rumo ao Distrito Federal, onde se reunirão com outras delegações formadas pelas 14 instituições que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O objetivo é pressionar o governo federal e a bancada catarinense para que promovam ajustes à emenda proposta à Medida Provisória 559 antes que entre em votação no Congresso, prevista para terça-feira. Embora a proposta busque solucionar o impasse da suposta dívida do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), das Instituições de Ensino Comunitárias, a emenda pode agravar o problema se não receber ajustes.
Resultado de um movimento apartidário, que recebeu apoio unânime da bancada parlamentar catarinense, a Medida Provisória propõe uma solução para a suposta dívida das instituições de ensino comunitárias do país para com a Receita Federal. A proposta prevê o pagamento dessas dívidas através de bolsas de estudo nas instituições, em um prazo de 15 anos. A aparente solução criada pelo governo federal poderá gerar outro grande problema, principalmente para as instituições de Santa Catarina. Para o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, o pagamento da dívida, através de bolsas de estudo, é uma solução interessante, mas que pode prejudicar as instituições de ensino tendo em vista o valor absurdo que a dívida tomou, muito em função da aplicação de multas, juros e encargos.
Além disso, há um pequeno prazo de tempo proposto para quitá-la. “Essa suposta dívida foi gerada ao longo de mais de duas décadas, com a concordância da própria Receita Federal em boa parte do período. Por isso, não pode ser quitada em prazo menor do que 20 anos. Disponibilizar todo esse valor em bolsas de estudo se torna inviável para as instituições comunitárias, já que elas precisam captar recursos para manter a estrutura física e funcional”, afirma Odilon.
Explica o reitor que não é admissível, por exemplo, cobrar multas, juros e encargos de uma dívida que já foi paga, mesmo que para outra instância da federação (no caso o município de Chapecó). “A dívida, cobrada hoje pela Receita Federal, foi revertida integralmente nos últimos anos em obras para o município e na estrutura da própria instituição de ensino. Uma usina de gases medicinais e quatro policlínicas foram construídas com os recursos e estão atendendo a população sob a tutela da prefeitura”, afirma o professor Odilon.
Outro fator considerado injusto é a correção da suposta dívida através do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que em média gira em torno de 13% a 14% ao ano. Segundo o reitor da Unochapecó, seria uma correção absurda e impagável e poderia muito bem ser substituída pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, que possui variação menor e plausível, sendo, inclusive, o índice que orienta a correção das mensalidades dos cursos oferecidos pelas instituições.
Ainda segundo Odilon Poli, existem outras questões, como a obrigatoriedade de migração para o Sistema Nacional de Educação, proposta na emenda. “Hoje, as instituições de Ensino Superior catarinenses seguem o Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, considerado no país um exemplo bem sucedido. A migração poderia forçar a extinção do sistema catarinense”, concluiu o reitor.

O Imposto de Renda Retido da Fonte

O IRRF se refere ao imposto de renda sobre a remuneração dos funcionários que é retido na fonte pelas universidades e utilizado, segundo regulamentação, por lei municipal, para investimentos em equipamentos públicos de interesse da municipalidade e nas próprias instituições como forma de estímulo ao desenvolvimento da educação superior. Esse procedimento está previsto nos artigos 157, 158 e 242 da Constituição Federal, mas nos últimos anos passou a ser contestado por parte da Receita Federal do Brasil, que procede a questionamentos e promove a cobrança de valores, inclusive retroativamente.


Postado por Matheus,
Horário: 20:18,
Data: 09/06/12,
Fonte: Extra Comunica.