Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Espetacular

É assim que a nova atração turística do Goio-Ên pode ser definida. Projetada por uma equipe de engenheiros e acompanhada por especialistas no assunto, a tirolesa interestadual tem 1300 metros de extensão. A inauguração está programada para o próximo domingo, dia 5. Os ingressos serão comercializados no Centro Náutico FAÉ, ao valor de R$ 30 por pessoa. Uma boa opção para os aventureiros do oeste de Santa Catarina.


Postado por Matheus,
Horário: 02:08,
Data: 03/02/12.

O que é permitido na comunicação pública em ano eleitoral?

“Comunicação pública em ano de eleição: o que pode e o que não pode”. Este é o tema do Seminário de Comunicação para Prefeituras e Câmaras Municipais que será realizado no dia 24 de março, das 9 às 18 horas, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó. O evento é uma realização do Instituto Superior de Comunicação (ISCOM), Criacom Comunicação e Eventos, Innova, com apoio da AMOSC e MB Comunicação.
O seminário é voltado aos assessores de comunicação de Prefeituras e Câmaras de Vereadores, pois a comunicação no setor público está em constante transformação e, em ano de eleição, os impactos no setor aumentam.
No evento os profissionais conhecerão e debaterão as melhores práticas em gestão de comunicação em administrações públicas em ano de eleições municipais. Os assuntos serão apresentados através de vídeos, relato de casos e troca de experiências entre os participantes.
As inscrições podem ser realizadas através do site www.iscom.com.br ao valor de R$ 440,00. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito em até cinco parcelas sem juros, boleto ou transferência bancária. Mais informações pelos telefones (47) 3032-7469 ou 3032-7470.

PROGRAMAÇÃO

“O relacionamento estratégico com a mídia” será abordado pelo mestre em jornalismo Aldo Antonio Schmitz. Possui mais de 20 anos de experiência na comunicação pública e empresarial. Atendeu a Prefeitura de Jaraguá do Sul em 2004.
O consultor de comunicação e marketing, Mário Sérgio Brum, ministrará sobre “Como contratar, planejar e executar a comunicação pública em ano de eleições”. Brum é empresário, jornalista e publicitário, além de professor de MBA de Comunicação e Marketing na Gestão Pública na Universidade Anhanguera.
O publicitário, André Balaban, ministrará sobre “Os desafios da gestão da comunicação pública: assessoria de imprensa, propaganda e eventos”. Balaban é diretor executivo da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville.
Também estão previstos o case da Câmara de Vereadores de Joinville, em rádio e TV legislativa, com Sabrina Aguiar. Além dos cases de comunicação sobre “os desafios da gestão da comunicação pública”, “assessoria de imprensa diferenciada”, “a comunicação interna para engajar funcionários públicos” e “a comunicação pública nas mídias sociais”.


Postado por Matheus,
Horário: 01:26,
Data: 03/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Cadeia produtiva do leite se reúne em Chapecó no Interleite Sul

Maior evento sulbrasileiro do setor, o Interleite Sul 2012 (3o Simpósio sobre a Produção Competitiva de Leite) reunirá 1.000 profissionais do setor – produtores, industrializadores, pesquisadores etc – no período de 3 a 5 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.
“Faremos uma completa e atualizada radiografia das inovações e tendências do universo do leite com os melhores especialistas e as maiores lideranças do segmento”, resume o coordenador geral Marcelo Pereira de Carvalho. A realização é do MilkPoint e AgriPoint, em parceria com o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários.
Mais de duas dezenas de palestras de alto nível compõem a programação. Na terça-feira (3 de abril) as atividades iniciarão às 9 horas da manhã com debate sobre competitividade dos sistemas de produção do Sul do país, reunindo os executivos Hernani Alves da Silva (Castrolanda), Selvino Giesel (Coopercentral Aurora) e Wagner B. Beskow (CCGL Tecnologia).
No período da tarde, a pauta tratará das tendências para o leite no Sul do país com os seguintes enfoques: mudanças na economia e na agricultura brasileira e seus possíveis impactos na oferta de leite, com Alexandre Mendonça de Barros (MBAgro) e mudanças no perfil do produtor de leite no Brasil: possíveis cenários futuros – revisão do projeto Cenários 2020, com Paulo do Carmo Martins (Embrapa).
Na sequência, será debatido o tema “Integração (verticalização) na produção de leite faz sentido como ferramenta para o aumento da eficiência de empresas do setor leiteiro?”, com palestra de Fábio Ribas Chaddad, da Universidade de Missouri.
Às 16h30, o MilkPoint fará apresentação de pesquisa sobre ambiente institucional como fator de atração de investimentos para o setor. Na sequência, o secretário adjunto de Agricultura de Santa Catarina Airton Spies apresentará um sumário do que foi discutido durante o dia.
Na quarta-feira (4) o Interleite Sul reinicia às 8h30 com o professor Amauri Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina, sobre desafios impostos pelas doenças da reprodução. O professor Mateus Paranhos da Costa, da Unesp Jaboticabal, falará sobre conforto térmico e bem-estar animal como fatores limitantes para a produtividade de rebanhos leiteiros. Flávia Fontes, do Leite Integral/MilkPoint, prelecionará sobre como a criação da bezerra pode impactar sua vida produtiva futura.

TEMAS QUENTES

O período da tarde será ocupado com três temas: nutrição de precisão em busca de maior eficiência alimentar, com mínimo impacto ambiental (Alexandre Pedroso, Embrapa), manejo de pastagens tropicais para o Sul do país: desafios, limitações e potenciais (André Fischer Sbrissia, Udesc), e manejo de pastagens de inverno para o Sul do país na busca de maior conversão em leite (Paulo César de Faccio Carvalho, UFRGS).
A etapa final do Interleite Sul será cumprida na manhã de quinta-feira (5 de abril) a partir das 8h30min, quando o pesquisador José Luiz Moraes Vasconcelos, da Unesp Botucatu, falará sobre Novidades para o desafio de emprenhar vacas de alta produção em clima quente.
Luiz Gustavo Nussio, docente da Esalq/USP, discorrerá sobre a tomada de decisão na escolha de híbridos para silagem. Marcos Veiga dos Santos, da FMVZ/USP, abordará o estágio atual do conhecimento aplicado sobre vacinas para a mastite bovina.
A programação será entremeada com intervalos (“milk break”) e espaços empresariais para anúncio de produtos e de inovações tecnológicas para o setor lácteo.
Informações sobre o evento e as inscrições estão disponíveis no site www.interleite.com.br/sul.


Postado por Matheus,
Horário: 01:11,
Data: 03/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Ministério proíbe o uso de avermectinas em gado confinado

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) aprovou a iniciativa do Ministério da Agricultura em proibir o uso de avermectinas em gado bovino confinado.
A medida visa evitar entraves no comércio internacional e está definida na Instrução Normativa nº 48.
O Ministério da Agricultura proibiu, em todo o território nacional, o uso em bovinos de corte criados em regime de confinamento e semi-confinamento, de produtos antiparasitários que contenham em sua formulação princípios ativos da classe das avermectinas, cujo período de carência ou de retirada descrito na rotulagem seja maior do que 28 dias.
Essa proibição também se aplica ao uso em bovinos de corte criados em regime extensivo, na fase de terminação.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância dos pecuaristas atenderem a essa norma, cujo descumprimento pode acarretar problemas mercadológicos externos.
“É importante que os criadores atendam a essa proibição da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura: não podem mais ser aplicados em bovinos de corte criados em confinamentos e semi-confinamentos os produtos da classe das avermectinas”, enfatizou Pedrozo.


Postado por Matheus,
Horário: 00:53,
Data: 03/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Curso formará profissional para atuar em escritório de contabilidade

Para atender a demanda de profissionais no setor da contabilidade, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) e o Senac oferecerão o curso “Ação empresarial: práticas contábeis”, voltado a atender colaboradores das empresas associadas. A parceria foi firmada no início deste ano com o objetivo de suprir a falta de mão de obra nos escritórios contábeis. As inscrições iniciaram na quinta-feira, dia 02.
O presidente do Sindicont Chapecó, Dalvair Anghében, destaca que o curso dará noções de contabilidade, legislação, documentos fiscais, ou seja, os conhecimentos básicos para quem pretende entrar para o mundo dos contadores. “Os participantes terão aulas com professores qualificados e expertises nos assuntos, além de conhecerem os mais modernos sistemas de gestão da contabilidade”, avalia.
O dirigente enfatiza que a procura por pessoas qualificadas é grande e sobram vagas nos escritórios, mas nem sempre quem entra consegue atender às expectativas. “A contabilidade é rica em detalhes, mas, principalmente, de muitas mudanças. As leis são alteradas frequentemente, e os profissionais precisam estar preparados para essas constantes alterações”, salienta.
A coordenadora da área de gestão de negócios do Senac, Renée Bejamini, explica que o curso tem 98 horas/aula e é dividido em três etapas: Escrituração Fiscal, Escrituração Trabalhista e Escrituração Contábil.
As aulas acontecerão nos sábados pela manhã, das 8 às 12 horas e terão início no dia 25 de fevereiro, com término previsto para o dia 25 de agosto.
São ofertadas 30 vagas, uma por empresa associada ao Sindicato. Para se inscrever, os interessados devem procurar o Sindicont Chapecó (Avenida Getúlio Vargas 1403-N, sala 208 - centro), munidos de cópia de CPF, RG e comprovante de endereço. O investimento é uma entrada e mais cinco parcelas de R$ 50. “O Sindicont custeará algumas despesas para aliviar os valores e deixar mais acessível às nossas associadas”, comenta Anghében. O apoio é da New Informática.


Postado por Matheus,
Horário: 00:47,
Data: 03/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Sindicatos estabelecem novos salários para frentistas

Os trabalhadores em postos de combustíveis de Chapecó, com remuneração acima do piso, terão reajuste de 7% em seus salários. A nova Convenção Coletiva de Trabalho - CCT da categoria tratou somente da área econômica (exceção a algumas questões pontuais) definindo os novos salários normativos.
Com 45 cláusulas econômicas e sociais, a CCT foi assinada pelo presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Revendedoras de Combustíveis de Chapecó - Sitercomoc (filiado na Força Sindical Nacional e de SC) Alcides Ribeiro de Mello e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo João Carlos Stakonski. A coordenação do processo negocial foi responsabilidade do assessor sindical Euclides Badin.
As condições negociadas estabelecem todas as normas que regem obrigações de deveres entre empregados e empregadores até dezembro deste ano. Os 7% de aumento serão aplicados sobre os salários acima do normativo praticados em janeiro de 2011.

Mínimo  

A partir deste mês o salário normativo pleno dos frentistas e demais profissionais do setor passa a ser de R$ 770. O salário ingresso agora é de R$ 650. Com o adicional de periculosidade equivalente a 30% do rendimento mensal, o mínimo que um trabalhador com direito ao benefício vai ganhar é R$ 1.001. O salário ingresso, com o adicional, fica em R$ 845. Já o salário dos trabalhadores que exercem funções de faxineiro e lavador de carro, em garagens, limpeza e conservação de veículos é de R$ 693. Corresponde a 90% do normativo pleno.
Uma das cláusulas trata do ponto eletrônico com vigência prorrogada pela quinta vez e agora escalonada a partir do dia 2 de abril. Ficou acertado que as empresas poderão adotar o sistema eletrônico alternativo de controle de jornada. Devem, no entanto, seguir as condições estabelecidas em portaria do Ministério do Trabalho e Emprego. O documento determina que o sistema só pode ser adotado mediante acordo ou convenção coletiva.


Postado por Matheus,
Horário: 00:28,
Data: 03/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sitercomoc.

CDL Chapecó tem 60 novos associados em janeiro

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu na última quarta-feira (1º) a primeira edição do ano do programa “Café com Conhecimento”, na Cantina do Cesec. O evento teve o objetivo de apresentar a estrutura da entidade, bem como os serviços oferecidos, aos 60 novos empresários associados à CDL no mês de janeiro.
Segundo o diretor da CDL Chapecó, Dornéles Dávi, a entidade existe porque há lojistas. “O associativismo é a união para buscar objetivos juntos. São mais de 1.400 associados no município e 32 mil no Estado”, destacou.
No mês de janeiro de 2012 a CDL Chapecó contabilizou o ingresso de 60 novos associados. De acordo com o diretor executivo da entidade, Valdemir Manoel da Silva, no evento foram apresentadas as conquistas do associativismo; os benefícios oferecidos pela CDL Chapecó como convênios com bancos, Unimed, Creche do Comércio, Nova Turismo, Unoesc e os serviços disponibilizados a exemplo do CDL Empregos, capacitação e treinamento, suporte e assistência, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e calculadora lojista.
Os novos associados também conheceram a importância de utilizar a ferramenta SPC para concessão de crédito. “Em Santa Catarina no ano passado a inadimplência atingiu R$ 62 milhões, e as reabilitações foram de R$ 59 milhões, o que representa 94% de recuperação de contas perdidas”, exemplificou o diretor executivo da entidade.
Também estiveram presentes no evento a diretora da CDL Jovem Branca Rubas e o vice-presidente de eventos e planejamento da FCDL/SC Mauro Finco.



Postado por Matheus,
Horário: 00:17,
Data: 03/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Três marginais podem ser os responsáveis pelo assassinato de Marcelino Chiarello

Três marginais chapecoenses muito conhecidos da policia por assaltos e tráfico de drogas podem ser os responsáveis pela autoria do assassinato do Vereador Marcelino Chiarello. A informação foi passada por uma pessoa muito interessada no esclarecimento desse caso e que disse ter recebido esses nomes, dos possíveis matadores, da policia. 
Um está preso por tráfico de droga e tem as iniciais de L. C. (falta o sobrenome); outro tem apelido de "Cavalo" e o terceiro de "Cabeça".        
A prisão destes - pelo crime - não teria ocorrido porque a policia espera conhecer o(s) mandante(s). 
Escrevo isto em função da credibilidade da pessoa que passou a informação. 
Resta esperar, pois ele mesmo tinha a informação que realmente são estes. 
Outra informação importante é que os três estiveram na casa da vítima.


Postado por Matheus,
Horário: 23:47,
Data: 02/02/12,
Fonte: Celso Mantelli.

Vereador mais jovem assume vaga no legislativo chapecoense

Nesta sexta-feira, a partir das 9 horas da manhã, será realizada a posse dos vereadores que assumem vaga no legislativo de Chapecó em 2012. Um deles é Valmor Scolari Júnior, considerado o mais jovem parlamentar da cidade. Depois de três anos servindo o executivo, Valmor assume um novo desafio que é legislar e fiscalizar as ações do poder público municipal. 
Valmor Scolari tem 32 anos e formação acadêmica na área de Direito. Nas últimas eleições municipais, somou 2.592 votos como candidato a vereador. Participou dos governos de João Rodrigues e José Caramori como secretário de Serviços Urbanos pelo período de três anos. 
Pela primeira vez, assume uma vaga na Câmara de Vereadores de Chapecó e pretende apresentar indicações, requerimentos e projetos nas áreas de meio ambiente, esporte e lazer, elaborar novos programas na saúde e incentivar a classe empresarial a criar emprego e renda aos chapecoenses.
                        

Postado por Matheus,
Horário: 23:10,
Data: 02/02/12,
Fonte:  Assessoria de Imprensa / Vereador Valmor Scolari Júnior.

Prefeito recebe visita da diretoria da Mercomóveis

O Prefeito José Caramori recebeu a visita, nesta quinta-feira (02), da diretoria da Simovale/Amoesc, entidade que é responsável pela organização da Mercomóveis 2012. A feira acontece de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo Neves, na Efapi, com a previsão de 18 mil visitantes e R$ 200 milhões em negócios.
Na ocasião, o Prefeito José Caramori recebeu a programação completa da Mercomóveis. Participaram da reunião o presidente da entidade, Osni Carlos Verona, o diretor financeiro, Ilseo Rafaeli, o diretor executivo, Leonel Felipe Beckert, e a executiva/comercial, Fabiane Maria Hackmann.


Postado por Matheus,
Horário: 23:00,
Data: 02/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia realiza mais um ato pela elucidação do Caso Chiarello

O Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia convida para participar do Ato pela verdade pessoas que, assim como seus integrantes, estão engajadas na busca da elucidação do brutal assassinato do vereador chapecoense Marcelino Chiarello. “Convide seu vizinho, seu amigo ou familiar, vista sua camisa preta e venha participar”, diz o convite. O ato acontecerá na Praça Coronel Bertaso, às 18h do dia 3 de fevereiro.



Postado por Matheus,
Horário: 16:01,
Data: 02/02/12.

Chapecoense x Figueirense

O apoio do torcedor é fundamental nessa caminhada.

Postado por Matheus,
Horário: 15:15,
Data: 02/02/12.

Chapecoense

A líder Chapecoense embarca do Aeroporto Hercílio Luz rumo a Chapecó no início da tarde e tem previsão de chegada para às 13h40 no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.
O time comandado por Gilberto Pereira se reapresenta já nesta tarde e volta aos trabalhos às 16h na Arena Condá. A equipe já está visando o jogo do próximo final de semana em casa, contra a equipe do Figueirense


Postado por Matheus,
Horário: 14:49,
Data: 02/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.