Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Municípios do oeste querem maior participação no bolo tributário

Maior participação no bolo tributário nacional que, atualmente, é destinado em 60% à União federal, 25% aos Estados e apenas 15% aos municípios. Esta é a principal reivindicação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) que sediou nesta semana reunião com as entidades municipalistas do grande oeste coordenada pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
Participaram do encontro prefeitos e secretários executivos de nove associações de municípios (AMOSC, AMAI, AMEOSC, AMERIOS, AMPLASC, AMAUC, AMARP, AMMOC e AMNOROESTE) sob a coordenação do presidente da FECAM e prefeito de Siderópolis, Douglas Gleen Warmling.
O presidente da AMOSC e prefeito de Quilombo, Lenoir Bigolin, revelou que, na linha de aumento das receitas dos municípios, a microrregião defende em âmbito federal a partilha dos royalties do petróleo e pré-sal e na esfera estadual o aumento do ICMS. “O foco está em aumentar a receita dos municípios e, com isso, proporcionar melhoria da qualidade de vida da população”, complementou. 
Bigolin reclamou que os municípios têm muitos encargos, atendem diretamente a população e ficam com todos os ônus da Administração pública. Exemplifica que a seca no oeste catarinense está afetando a economia regional, e a cooperação do Governo federal foi insuficiente. Em Quilombo, a Prefeitura recebeu auxílio de apenas 38 mil reais e já gastou 114 mil reais em transporte de água às famílias e aos estabelecimentos rurais.
A reivindicação regional mais intensa é a melhoria da infraestrutura de transportes, especialmente a duplicação da rodovia federal BR-282 e a construção da ferrovia norte-sul, ligando o oeste catarinense ao Brasil central. Mas essa bandeira está sendo defendida pelas entidades empresariais de todo Estado, razão pela qual a AMOSC entende que o fortalecimento financeiro dos municípios deve ser a prioridade do movimento municipalista.
O documento com a pauta final de reivindicações será elaborado em Lages no dia 9 de abril e entregue aos Governos Estadual e Federal durante o 10º Congresso Catarinense de Municípios, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril, no CentroSul, em Florianópolis.
O presidente da FECAM antecipou que a pauta será unificada para que apenas as verdadeiras prioridades sejam definidas e concentradas em poucos pontos, evitando a dispersão de esforços.

PRIORIDADES

A prioridade federal da AMREC, AMUREL e AMESC é a implantação da Ferrovia Translitorânea entre Imbituba e Porto Alegre e a estadual é a construção da interpraias. A região da Grande Florianópolis solicita ao Governo Federal o anel viário da BR-101 e ao Governo Estadual segurança pública.
As regiões da AMVALI e AMUNESC têm como prioridade federal a duplicação da BR-280 e estadual a melhoria do sistema de fornecimento de energia da Celesc. A prioridade federal da AMMVI, AMFRI e AMAVI é a duplicação da BR-470 e a estadual é o aumento de aporto financeiro do Estado para custear a saúde pública e verba suficiente para manter os hospitais existentes, além do repasse de recursos diretamente aos consórcios intermunicipais de saúde.


Postado por Matheus,
Horário: 20:59,
Data: 29/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

EXPEN: até sábado, em Chapecó, soluções, serviços e tecnologia para todos os setores

Formato inovador, inteligente e acesso gratuito são diferenciais que tornam a EXPEN 2012 - Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia – um evento de sucesso, com a expectativa de receber mais de oito mil visitantes/compradores e com previsão de negócios estimada em 2,5 milhões de reais. A abertura oficial da feira, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), ocorreu na tarde desta quinta-feira (29), em Chapecó. As atividades prosseguem até o sábado (31), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
A solenidade contou com a presença de autoridades, apoiadores, empresários, expositores e visitantes, entre eles, o prefeito de Chapecó José Cláudio Caramori, o diretor geral da SDR de Chapecó Gilberto Ari Tomazi e o diretor operacional do Badesc Neuto de Conto.
O coordenador da EXPEN e diretor de desenvolvimento de núcleos setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, comemorou a consolidação do evento nesta segunda edição. “É a primeira feira do Sul do Brasil a tratar simultaneamente de gestão, serviços e tecnologia. Acredito que seja a única do País a oferecer tantas atrações de forma totalmente gratuita”, complementou.
Mais de 70 expositores apresentam inovações em software, hardware, sistemas de informação, ferramentas web, telefonia executiva, consultoria empresarial, gestão empresarial, financeira, de processos, de marketing e gestão de recursos humanos, recrutamento e seleção, agência de publicidade, terceirização e capacitação profissional. Também oferecem soluções referentes ao planejamento, abertura e estruturação de novas empresas, empreendedorismo, crédito, legalização, tributação, uso e aplicações de ferramentas tecnológicas, entre outros serviços fundamentais para as empresas.
“Nosso objetivo sempre foi criar um espaço para oferecer todas as soluções para possibilitar o crescimento das empresas, auxiliando o empreendedor para que ele possa melhorar seu negócio, multiplicar os resultados, minimizar custos e ser competitivo”, enfatizou o presidente da Acic, Maurício Zolet.
A Expen ocupa 750 m² de exposição, agrega 14 workhops, duas palestras destaques com Waldez Ludwig e o presidente da Vonpar Ricardo Vontobel, palestra show com a Cia do Seu Chico, sessões de negócios, futebol de robôs e soluções para todos os setores. A Expen 2012 também dará ênfase à sustentabilidade e à acessibilidade. “Junto com nossos parceiros, promoveremos ações para destino correto do lixo eletrônico e, também, preocupados com a inclusão social, disponibilizaremos tradutores de libras nas três palestras principais. São atitudes como essas que fazem a diferença e tornam a Expen ainda maior”, finalizou o coordenador.
A feira conta com patrocínio do BRDE e apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Unimed Chapecó, Badesc, Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Vonpar, Celeiro, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Senai, Sebrae/SC, Prefeitura Municipal de Chapecó e Unoesc.
No primeiro dia do evento, o professor e consultor em gestão empresarial Waldez Luiz Ludwig palestrou sobre “Criatividade e inovação”. Também ocorreu o workshop do BRDE, com o tema “As oportunidades para financiamentos de investimentos em tecnologia e inovação”. O Senai Chapecó abordou “tratamento de resíduos” com a doutora em Engenharia Ambiental Maria Aparecida de Souza. A Merlo Assessoria de Gestão Empresarial apresentou o tema “A nova ordem fiscal e a realidade econômica e financeira das empresas”. O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu o workshop “SPED para empresários”, com o diretor da New Informática João Carlos Pellegrini. A ACATE, em pareceria com o DEATEC, promoveu debate sobre “geração TEC – Empregabilidade em TI” com os palestrantes Claudia Schilichting e Jeritza Souza.

PROGRAMAÇÃO

A feira permanecerá aberta nesta sexta-feira (30) das 14 às 22 horas e no sábado (31) das 8 às 12 horas. A entrada é gratuita, mediante credenciamento através do site www.feiraexpen.com.br ou na recepção do evento.
Nesta sexta-feira (30), às 19h30, o presidente do Conselho de Administração da Vonpar Refrescos S.A e presidente da Vonpar S.A, Ricardo Vontobel, palestrará sobre o tema “De empresário para empresário para todo mundo ouvir”.
Às 14h30, na sala 01, a Unoesc traz o tema “Capacitação de profissionais para área de TI”, com o palestrante Tiago Zonta. O Badesc explicará às 16 horas, na sala 01, sobre “Recursos para investimento e inovação”, através do presidente do Banco Nelson Santiago e do diretor da GRATT Indústria de Máquinas Bernhard Joseph Gratt. O Sebrae abordará às 17h30, na sala 01, o “Projeto de Fortalecimento de Polos Setoriais de Santa Catarina: ações para o TIC Oeste”, com o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
No mesmo dia, na sala 02, às 14h30, a empresa Bean Web Soluções traz o tema “O tempo e a internet jogando a seu favor”, com o diretor do Grupo Vision e Bean Web Soluções Andriaz Leal e o diretor da Bean Web Bruno Moreira Guedes. “A propriedade intelectual como mecanismo para inovação” será abordado pela Cerumar Propriedade Intelectual, às 16 horas, com o palestrante Tiago Pisetta. Às 17h30, a MD Recursos Humanos traz o tema “Gestão de pessoas e produtividade”, com o palestrante Augusto Dotti.
Na sala 03, às 14h30, ocorre o workshop da Infogen Sistemas sobre “Processos internos – segurança para uma gestão eficaz”, com o palestrante Cristino Miguel Ferreira. Às 16 horas, a Facisc traz o tema “Redução de custos com aumento de benefícios”, com o palestrante Osvaldo Mota. Às 17h30, a Solução Telecom realiza o workshop “Clareando as ideias”, com o palestrante Pedro Ricardo Filho.
Neste sábado (31), às 10 horas, a companhia Seu Chico Teatro e Treinamento Corporativo apresentará a peça empresarial “Se sentir Bem”. Com humor e descontração serão abordados o comprometimento, saúde e segurança, família, motivação, estresse x felicidade e meio ambiente.




Postado por Matheus,
Horário: 20:43,
Data: 29/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Chapecoense participa da Superliga de MotoCross

A temporada da Superliga Brasil de Motocross teve início em Indaiatuba/SP e agora chega até a capital dos baianos. Neste fim de semana os motores vão roncar e os pilotos tentarão superar os obstáculos da pista em Salvador, na Bahia. O chapecoense defende a liderança da competição na categoria 65cc. 
O pequeno notável, como está sendo chamado, embarcou nesta quinta-feira para a capital baiana. Sempre acompanhado da família, Thui pretende garantir mais uma vitória para abrir vantagem sobre o segundo colocado. “Ele está bem focado para manter a ponta no campeonato. Venceu com boa vantagem na primeira etapa e agora é só mostrar o que vem fazendo nos treinos”, disse o pai e chefe da equipe Ademir Todeschini.
Thui entrará na pista três vezes neste sábado, dia 31. A primeira delas será na parte da manhã para os treinos livres. No início da tarde haverá o treino cronometrado e às 16h15 será dada a largada para 15 minutos de prova mais duas voltas.
Cinco categorias estarão e disputa e o calor de Salvador não assusta o jovem chapecoense de apenas 12 anos. Thui também disputará nesta temporada, defendendo o título, o campeonato catarinense, o Arena Cross e o campeonato brasileiro. Também vai estrear em competições internacionais na Europa e nos Estados Unidos.


Postado por Matheus,
Horário: 20:06,
Data: 29/03/12,
Fonte: Clássico Assessoria.

Prefeitura inaugura ginásio de esportes no Santa Luzia

Mais uma obra da educação foi inaugurada nesta quinta-feira (29). A Prefeitura de Chapecó entregou o novo ginásio de esportes da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes, no Loteamento Santa Luzia, bairro Líder. O novo espaço destinado ao ensino, esporte e lazer atenderá cerca de 500 crianças da primeira a nona série, além da comunidade.
A nova estrutura conta com 1.444,15 m2 de área construída, composta por uma quadra poliesportiva, equipamentos esportivos, banheiros, cozinha e duas salas de aula. Além disso, de acordo com a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, o local foi construído baseado nos conceitos de acessibilidade. O investimento total da Prefeitura foi de R$ 805.270,21.
A intenção do Poder Público, segundo o Prefeito José Caramori, é oferecer mais qualidade no ensino e possibilitar às crianças a oportunidade de desenvolver outras habilidades através do esporte. “Esta é mais uma obra que atende as necessidades das crianças, aliando a participação da comunidade no ambiente escolar e a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos”, destaca o Prefeito.

CEJAM

Ainda nesta quinta-feira (29), a Prefeitura inaugurou as novas instalações da EBM Paulo Freire e do Centro de Educação de Jovens e Adultos Municipal (CEJAM). A nova sede está localizada junto à Ala Sul da Arena Condá, na Rua Clevelândia. O CEJAM atende hoje cerca de mil alunos na modalidade de educação de jovens e adultos, ensino fundamental, educação à distância, cursos básicos de formação, Projeto Brasil Alfabetizado e teste de escolaridade.
A nova estrutura oferece um espaço amplo com oito salas de aula, sala de informática, biblioteca e secretaria. Além da estrutura física, o CEJAM funcionará em prédio público, reduzindo gasto com aluguel e localizando-se mais próximo ao Terminal Urbano de Passageiros, o que garante o fácil acesso à população.



Postado por Matheus,
Horário: 19:44,
Data: 29/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.