Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Quinta-feira, 8 de Março de 2012.
Publicada neste sábado no Blog Notícias de Chapecó. 


“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover
a si mesmo.”
Platão (Filósofo e Professor Grego / Aluno de Sócrates – 428 AC – 384 AC – viveu 80 anos)

P3 na HISTÓRIA
Dia 8 de Março

1796 - Casamento de Napoleão Bonaparte com a sua pri­meira mulher Josefina de Beauharnais.
1839 - Assina-se em Veracruz o tratado de paz entre a França e o México que põe fim à Guerra dos pastéis.
1857 - Operárias da indústria têxtil e de confecções, em Nova Iorque, declaram uma greve a favor da igualdade de salários e da redução da jornada de trabalho para dez horas, dando início a luta das mulheres pela igualdade de direitos.
1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea.
1959 - Lançamento da boneca Barbie.
1964 - O primeiro Ford Mustang é produzido pela Ford Motor Company.
1992 - Uma equipa britânica isola, pela primeira vez, um dos genes relacionados com a asma.
2000 - Os presidentes de Portugal e do Brasil assistem, em Lisboa, a partida da réplica da caravela quinhentista “Boa Esperança”,
2007 - Morre Gerardo Melo Mourão, jornalista e escritor brasileiro.

Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

“A IMPORTÂNCIA da LIDERANÇA nas ORGANIZAÇÕES de TRABALHO

Atualmente muito se fala em desempenho de equipes de trabalho, um dos ele­mentos mais importantes, se não o mais importante, para o alcance de uma boa performance, é a liderança.
De acordo com Lacombe (2005), etimologicamente, liderar significa conduzir. Assim, líder é aquele que conduz o grupo. Desta for­ma, liderança envolve de­sempenho, postura, relacio­namento e comunicação.
À medida que o líder in­fluencia o comportamento e atitudes dos membros de sua equipe, atua direta­mente na apresentação do motivo para a ação dos li­derados, ou seja, contribui para a motivação destes.
É importante que o pro­fissional que ocupa esta posição seja transparente em suas ações, pois tende a estimular o envolvimento dos demais colaboradores, resultando em benefícios significativos no desempe­nho destes. É imprescindí­vel instigar nos liderados a cooperação, desenvol­vimento de habilidades e comprometimento com os resultados.
Nas organizações de tra­balho, a conduta e forma de atuação do líder acarre­tam grande impacto sobre a maneira que as atividades serão realizadas e sobre o entrosamento dos colabo­radores. A evolução de um grupo de pessoas para uma equipe de trabalho gera resultados e é alcançada através da liderança. O lí­der deve apresentar postura ética, estar comprometido com os objetivos da orga­nização e ter conhecimento de sua responsabilidade en­quanto profissional respon­sável por setores, operações e colaboradores.
É necessário que este esta­beleça bom relacionamento interpessoal com sua equi­pe e colegas de trabalho, conduzindo seus liderados rumo ao alcance dos obje­tivos organizacionais, sem­pre contribuindo para um ambiente propenso ao cres­cimento e desenvolvimento. Mais do que conduzir uma equipe de indivíduos, o lí­der deve estimular a criati­vidade e inovação, praticar o feedback, e também estar aberto para recebê-lo, atu­ando por meio de estraté­gias e valores claros.
Conhecer e reconhecer o potencial de cada colabora­dor, permitindo e incitando que cada um conheça suas responsabilidades e sinta-se responsável pelo seu tra­balho, contribui para que indivíduo consiga identi­ficar e visualizar o próprio crescimento profissional e pessoal.
Portanto, para que uma organização obtenha resul­tados positivos, é necessá­rio que haja sinergia entre estratégias e objetivos pro­postos e as lideranças e suas equipes de trabalho. ‘O líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser’ (James C. Hunter)”

(Colaboração da psicóloga, pós-graduada em psicologia organizacional e do trabalho, Rafaela J. Otowicz)

MINISTRO DA DEFESA sem autoridade (1)

Olha, o episódio do manifesto dos militares da reser­va (‘Alerta à Nação – Eles que venham, por aqui não pas­sarão’), entre os quais três generais de Exército (maior patente das forças armadas), quanto às críticas de inte­grantes do gover­no que pediram a revogação da Lei da Anistia, coloca o ministro Celso Amorim (PT) numa situação complica­da. Além de tudo, os militares deixa­ram claro que não reconhecem a au­toridade do mesmo. Depois da presi­dente ter afirmado na ‘emoção’ que os que assinaram se­rão punidos, o ti­tubeante ministro passou a semana às voltas em reuni­ões com os coman­dantes militares (da ativa), não sabendo como deverão ser as punições dos até agora 235 militares (da reserva) que as­sinaram tal mani­festo.

MINISTRO DA DEFESA sem autoridade (2)

É que os coman­dantes da ativa têm divergências, já que a Lei 7524 diz que os militares da reserva podem se manifestar politica­mente e não estão sujeitos a qualquer reprimenda. Nesse puxa e empurra, temem que a lista de adeptos do ma­nifesto só cresça, o que faria com que esse tema virasse uma bola de neve. Que ‘sinuca de bico’ para o novato (na área) auxiliar palaciano. Real­mente, o ministro da Defesa parece fraco e atrapalha­do para lidar com a tropa. Não há dú­vida, o homem não é do ramo. Tirem logo ele de lá para não criar um grave problema institu­cional!

INCÊNDIOS de LIXEIRAS na praça - resposta

‘Luiz Antonio, na semana passada foram queimadas duas lixeiras e o tapete de pape­lão do sanitário masculino situado na Praça Cel Bertaso. Gostaria de destacar que todos os vândalos foram presos e encaminhados ao Distrito Policial, lá no Bairro Passo dos Fortes, onde foi lavrado Termo Circunstanciado por danos ao patrimônio público.
A escala de serviço da Guarda municipal vai das 06h45 horas até a meia-noite.
A Guarda Municipal está atuando forte na Praça Cel. Bertaso; Praça Zandavalli ali per­to do Colégio São Francisco; Praça do Bairro Santa Maria; Praça do Bairro Passo dos For­tes e Praça do Colégio Zélia Scharf.
Creio que a Guarda Municipal está no cami­nho certo e o resultado de seu emprego pode ser levantado com as diretoras de Colégios Municipais, com os Gestores dos Postos de Saúde e com a comunidade junto às praças públicas. Gostaria de aproveitar e te relatar que o vandalismo em Chapecó destoa do res­to do sul do mundo, pois a cada final de se­mana só de placas de sinalização são mais de quatro quebradas, derrubadas e jogadas no mato. Até os parquímetros estão sendo vitimas dos vândalos.
Gostaria de esclarecer que os Guardas Mu­nicipais não estavam dormindo no dia destes fatos.
Coloco-me a tua disposição para outros es­clarecimentos e gostaria de convidá-lo para conhecer a nossa Guarda Municipal que esta instalada em sede própria na Avenida Getulio Vargas perto do Posto Avenida.
Forte abraço,
SÉRGIO WALLNER
SDC’
É complicada a situação e a gente sabe do esforço da nossa Guarda Municipal, meu caro comandante Wallner!

Mais CÂMERAS de SEGURANÇA para Chapecó

Serão instaladas neste ano mais 165 câme­ras de segurança em nossa cidade. Já estão instaladas 21 há algum tempo. Além do cen­tro, diversos bairros também serão beneficia­dos com os novos equipamentos. A ‘malha de vigilância’ será respeitável. De fato, as câme­ras auxiliam e afastam os criminosos. Por­tanto, a marginalidade que se cuide, o cerco está se fechando, com a Guarda Municipal, a Polícia Militar e as necessárias câmeras de segurança!


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 01:07,
Data: 10/03/12.

Uma semana fora

A Chapecoense enfrenta o Camboriú neste domingo, no estádio municipal Roberto Garcia, às 18h30, em Camboriú. A equipe viajou ontem, sexta-feira, dia 09. 21 jogadores foram relacionados para a disputa. Na próxima segunda-feira, dia 12, o verdão embarca de avião para o Espírito Santo, onde estreia na quarta-feira pela Copa do Brasil, contra o São Mateus.


Postado por Matheus,
Horário: 00:27,
Data: 10/03/12.

Lojistas de Chapecó estão otimistas com a Páscoa

Os corredores dos supermercados estão repletos de ovos de chocolates, as vitrines começam a ganhar cores da Páscoa e as famílias já iniciaram as buscas pelos presentes. Para auxiliar nas compras a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove neste sábado (10) o “Dia D”, com o horário de atendimento dos estabelecimentos comerciais ampliado.
O presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, antecipa que os lojistas estão otimistas. “A expectativa é um incremento de 10% nas vendas de chocolate e doces e de 5% nos demais segmentos”, complementa. 
De acordo com o dirigente lojista, todos os setores do comércio têm ampliação de vendas para a Páscoa. “As famílias aproveitam a data comemorativa para se reunir, trocar presentes e fazer compras de artigos da estação que se aproxima”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:03,
Data: 10/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Estiagem

Chegou a 100 o número de municípios atingidos pela estiagem em Santa Catarina. O último município a encaminhar o decreto para a Defesa Civil do Estado foi Treze Tílias.

Veja a lista:

Abelardo Luz

Águas de Chapecó

Águas Frias

Alto Bela Vista

Anchieta

Arabutã

Arroio Trinta

Arvoredo

Bandeirante

Barra Bonita

Belmonte

Bom Jesus

Bom Jesus do Oeste

Caibi

Campo Erê

Caxambu do Sul

Celso Ramos

Chapecó

Concórdia

Cordilheira Alta

Coronel Freitas

Coronel Martins

Cunhataí

Cunha Porã

Descanso

Dionísio Cerqueira

Entre Rios

Faxinal dos Guedes

Formosa do Sul

Flor do Sertão

Galvão

Guaraciaba

Guarujá do Sul

Guatambu

Iomerê

Ipira

Iporã do Oeste

Ipuaçu

Ipumirim

Iraceminha

Irati

Irani

Itá

Itapiranga

Jaborá

Jardinópolis

Jupiá

Lajeado Grande

Lindóia do Sul

Maravilha

Marema

Modelo

Mondaí

Nova Erechim

Nova Itaberaba

Novo Horizonte

Ouro

Ouro Verde

Paial

Palma Sola

Palmitos

Paraíso

Passos Maia

Peritiba

Pinhalzinho

Pinheiro Preto

Piratuba

Planalto Alegre

Ponte Serrada

Presidente Castello Branco

Princesa

Quilombo

Riqueza

Romelândia

Saltinho

Santa Helena

Santa Terezinha do Progresso

Santiago do Sul

São Bernardino

São Carlos

São Domingos

São João do Oeste

São José do Cedro

São José do Cerrito

São Lourenço do Oeste

São Miguel da Boa Vista

São Miguel do Oeste

Saudades

Seara

Serra Alta

Sul Brasil

Tangará

Tigrinhos

Treze Tílias

Tunápolis

União do Oeste

Vargeão

Xanxerê

Xavantina

Xaxim


Postado por Matheus,
Horário: 23:50,
Data: 09/03/12,
Foto: Sirli Freitas / Agência RBS.

Dirigentes de Cultura se reúnem em Chapecó

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), através do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, promove reunião nesta segunda-feira (12), das 8h30 às 11h30, no auditório da entidade. Participarão os dirigentes municipais de cultura da microrregião.
De acordo com a coordenadora do Colegiado, Daiane Frigo, está prevista a eleição da nova diretoria, o planejamento para 2012 e oficina de elaboração de projetos culturais.
Na reunião serão transmitidas informações do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (Congesc) e do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Também haverá debate sobre a situação dos municípios que aderiram ao SNC.


Postado por Matheus,
Horário: 23:38,
Data: 09/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Professores de Chapecó vão cruzar os braços

Na próxima semana, professores de todo o país planejam uma paralisação de três dias para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério. Em Chapecó a paralisação acontece de forma separada. Os professores da rede estadual de ensino farão uma manifestação no dia 15, quinta-feira. E os funcionários municipais vão iniciar a greve no dia 14, quarta-feira. Eles vão avaliar no final do dia, se o movimento continua ou não.
A lei que instituiu uma remuneração mínima para profissionais da rede pública foi aprovada em 2008, mas ainda hoje causa polêmica. Estados e municípios alegam não ter recursos para pagar o piso, especialmente agora que o Ministério da Educação (MEC) anunciou o valor para 2012 - R$ 1.451 – com um reajuste de 22%. 
O Coordenador Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) Regional de Chapecó, Cleber Ceccon, diz que não vão aderir aos três dias porque já fizeram greve de 62 dias em 2011. “Na regional, serão 1.200 professores de 10 municípios parados. Em Chapecó são quase 800 educadores lutando por seus direitos”, explica.
Já o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (SITESPM-CHR), que realizou assembleia na noite de ontem, ficou decidida a paralisação no dia 14. Segundo a presidente, Vania Barcellos, a pouca valorização do servidor público fica visível frente aos números nacionais. De 2005 a 2012 a economia brasileira cresceu 28%; a receita da prefeitura de Chapecó subiu 64%; o salário mínimo teve reajuste de 63%; o salário médio no país apresentou crescimento de 21%; e o salário dos servidores municipais de Chapecó foi reajustado em apenas 5%.
As reivindicações incluem três itens para cobrar da administração municipal: criar os adicionais por titulação aos servidores (o magistério tem desde 1999); igualar o vencimento do agente comunitário de saúde ao do auxiliar de serviços – R$ 1.001,64; e 10% de aumento geral ou incorporar R$ 200,00 no vencimento de cada cargo.


Postado por Matheus,
Horário: 23:25,
Data: 09/03/12,
Fonte: Voz do Oeste.

Dia da Mulher é comemorado no Distrito de Marechal Bormann

No Dia Internacional da Mulher, a II Jornada Feminina foi realizada no Distrito de Marechal Bormann. O evento, promovido pela Prefeitura de Chapecó, através da Fundação de Ação Social (FASC), iniciou no dia 01/03 e segue até o dia 22. Ao todo, serão seis encontros descentralizados – nos bairros da cidade – e o Encontro Municipal das Mulheres que será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
Além das oficinas de artesanato, plantio alternativo, culinária rápida, orientações sobre saúde e serviços de beleza, as mais de 150 mulheres que participaram do evento no Bormann prestigiaram a apresentação teatral “Los Ridiculos” da Cia de La Curva, uma promoção da Prefeitura de Chapecó em parceria com o SESC.
Segundo a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, a II Jornada Feminina envolve todas as mulheres atendidas pelos serviços da assistência social, especialmente o Programa Ação Mulher. “Atualmente 1.500 mulheres são atendidas pelo Programa em 72 grupos das áreas urbana e rural de Chapecó”, explica.
Para a Primeira Dama de Chapecó e Presidente de Honra da FASC, Neyla Caramori, as mulheres devem ser valorizadas, pois são fundamentais na estrutura familiar. “Acreditamos que uma mulher fortalecida prepara melhor a família e uma família bem preparada torna a nossa cidade cada vez melhor”, destaca.

Programação

Nesta sexta-feira (09/03) o evento aconteceu no Salão Comunitário do Bairro Maria Goretti. No Salão Comunitário do Bairro Universitário a programação será no dia 13/03 (terça-feira). No dia 15/03 (quinta-feira) a Jornada vai ser no SEST/SENAT para as mulheres da região do Cristo Rei.
O Encontro Municipal (22/03) no Centro de Cultura e Eventos contará com a apresentação da peça “As Comadres” e terá ainda a escolha da Rainha do Programa Ação Mulher. A expectativa é de que mais de 1.500 mulheres participem do evento.




Postado por Matheus,
Horário: 23:06,
Data: 09/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura de Chapecó inaugura novo Ginásio de Esportes

Nos próximos dias a Administração Municipal entrega mais uma importante obra para a educação de Chapecó. O novo ginásio de esportes, edificado junto às instalações da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes, no Loteamento Santa Luzia, está em fase de conclusão. O novo espaço destinado ao ensino, esporte e lazer, será inaugurado até o final do mês de março e atenderá cerca de 500 crianças da primeira a nona série, além da comunidade. 
A nova estrutura conta com 1444,15 m2 de área construída, composta por uma quadra poliesportiva, equipamentos esportivos, banheiros, cozinha e duas salas de aula. Além disso, de acordo com a Secretária de Educação Astrit Tozzo, o local foi construído baseado nos conceitos de acessibilidade e abrigará, futuramente, as dependências da Terceira Escola Parque Cidadã do município. O investimento total da Prefeitura foi de R$ 805.270,21.
A intenção do Poder Público é oferecer mais qualidade no ensino e possibilitar às crianças a oportunidade de desenvolver outras habilidades através do esporte. “Diversos ginásios de esportes já foram entregues recentemente às comunidades e escolas em nossa cidade, como nos bairros Belvedere e Bom Pastor e na Escola Agrícola (será inaugurado no dia 17 de março). Essa é mais uma obra que atende as necessidades das crianças, aliando a participação da comunidade no ambiente escolar e a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos”, destaca o Prefeito José Caramori.


Postado por Matheus,
Horário: 22:50,
Data: 09/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura oferece cursos profissionalizantes

Diversos cursos estão sendo oferecidos de forma gratuita à população pela Prefeitura de Chapecó através da Fundação de Ação Social (FASC). Há vagas para os cursos de Auxiliar de Vendas, Azulejista, Oficial de Pedreiro, Pintor, Formação Básica Multifuncional e Auxiliar de Higienização.
Há ainda oportunidade para os jovens com idade a partir de 16 anos para o Programa Primeiros Passos que visa à qualificação para o mercado de trabalho. Também há vagas para o Programa Trabalho e Cidadania em que os participantes prestarão serviços de caráter voluntário três dias por semana e, nos outros dois dias, passarão por capacitações.
De acordo com a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, os interessados precisam ter cursado o Ensino Fundamental e devem procurar a FASC (na Rua Barão do Rio Branco, 265-E, Centro de Chapecó) ou um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para fazer a inscrição. “Além dos cursos, a Administração Municipal proporciona o encaminhamento e acompanhamento às oportunidades de trabalho. São possibilidades de qualificação e de inserção no mercado, gerando alternativa de renda às famílias”, explica.


Postado por Matheus,
Horário: 22:41,
Data: 09/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Azul anuncia voos para Chapecó e Gol define novos horários

A Azul será, já a partir deste mês, a quinta companhia aérea a operar no aeroporto de Chapecó. A empresa anunciou na quinta-feira, dia 8, um cronograma especial de voos, entre os dias 18 e 31 deste mês, com ligação entre o aeroporto de São Paulo/Viracopos e Chapecó. Conforme uma das agências de turismo de Chapecó e que atua em mais nove cidades de nove Estados brasileiros, a World, as passagens já começaram a ser comercializadas e a Azul utilizará aeronaves turboélices ATR 72.
De Chapecó a São Paulo/Viracopos, de segunda a sexta, os voos serão às 14h35 e às 16h45, no sábado às 12h05 e 14h15 e no domingo às 16h e 18h10. De São Paulo/Viracopos a Chapecó os horários, de segunda a sexta, serão às 12h e 14h05, no sábado às 9h30 e 11h35 e no domingo às 13h25 e 15h30.
Também a Gol anunciou na quinta-feira a definição de seis horários no itinerário Chapecó-Florianópolis e no sentido inverso, em decorrência da interdição parcial da pista para a operação de aviões com capacidade para mais de 72 passageiros. Para atender a ligação, a empresa definiu três voos que saem de Chapecó e outros três com saída de Florianópolis.
Com jatos Embraer 145, da subsidiária Passaredo, com capacidade para 50 lugares, a Gol tem agora três voos de Chapecó a Florianópolis, às 7h, 12h e 18h25. O voo tem duração de 55 minutos e o trajeto entre a capital e Chapecó é feito às 8h25, 13h40 e 17h.
Segundo informação da World Turismo, os novos voos da Gol devem permanecer enquanto durar a interdição parcial determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em decorrência das condições da pista do aeroporto da cidade. A NHT e a Trip continuam operando normalmente, já que atuam com aeronaves para menos de 72 passageiros, e a Avianca mantém suspensa a venda de bilhetes.



Postado por Matheus,
Horário: 22:28,
Data: 09/03/12,
Fonte: Extra Comunica.