Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto Multiparque vai reinventar Chapecó

A instalação de um novo, moderno, versátil e superequipado parque de exposições e eventos – o Chapecó Multiparque – é a nova bandeira da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
A arquiteta e especialista em desenvolvimento regional Márcia Regina Sartori Damo assumiu a nova Diretoria de Projetos Especiais da ACIC – a convite do presidente Maurício Zolet – com a missão de dar consistência a esse objetivo. A ideia surgiu na gestão do empresário João Carlos Stakonski e tornou-se prioridade da entidade.
Márcia Damo, que elaborou os estudos e formatou o projeto, acredita que o Multiparque dinamizará a economia regional. Ela não tem dúvida de que o projeto “reinventará Chapecó, criará novas oportunidades, levantará a autoestima da população e colocará a região num patamar econômico diferenciado estimulando que novos empreendimentos se instalem, diversificando a economia da região”.

Qual sua avaliação em relação à estrutura de eventos de Chapecó? Quais as potencialidades e quais as deficiências?
Márcia Damo - Chapecó possui atualmente dezenas de pequenos e médios espaços e dois grandes complexos para a realização de eventos de maior porte: o Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, conhecido como Parque da Efapi, e o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Muitos participantes e promotores de eventos queixam-se das limitações destes empreendimentos: as estruturas disponíveis estariam limitando o crescimento dos eventos, especialmente aqueles mais especializados. Prova disto é que grandes feiras setoriais – como a Mercoagro e a Mercomóveis que serão realizadas neste ano – não conseguem crescer mais em número de expositores e, como consequência, em negócios em função da indisponibilidade de espaço físico. Nas últimas três edições da Efapi, o número de expositores continua sendo o mesmo. Estamos estagnados neste setor e há muita demanda para expansão em todas as principais feiras.

Na área automobilística também temos uma estrutura insuficiente?
Márcia Damo - Além dos espaços para feiras e eventos, possuímos um autódromo com uma pista de 3.000 metros sem asfaltamento numa área de mais de 350.000m2, mas que em função de ser pista de terra, sem estrutura adequada, tem feito com que Chapecó não figure dentro das cidades sedes de grandes provas nacionais. É o caso da Stock Car e da Fórmula Truck, apenas para citar duas delas que envolvem mais de 50.000 pessoas e em apenas um final de semana prolongado. Precisamos aproveitar as oportunidades, porque temos localização privilegiada dentro do Mercosul e dos três estados do sul, possuímos o mais importante equipamento de infraestrutura de apoio a este tipo de atividade que é um aeroporto com diversas companhias aéreas operando diariamente, sem esquecer a inequívoca vocação já demonstrada para sediar grandes eventos e negócios. Além disto, nosso setor econômico desperta interesse, seja vinculado à agroindústria, ao setor moveleiro, ao metalmecânico e outros. O que falta é infraestrutura adequada para nos profissionalizarmos.

Além desses, que fatores levam a ACIC a concluir pela necessidade de um novo parque multifuncional de eventos em Chapecó?
Márcia Damo - A ACIC entende que precisa encontrar alternativas paralelas que gerem empregos e renda para Chapecó e região. O turismo de eventos de negócios poderá reinventar a região e ser uma alavanca para nosso crescimento e desenvolvimento, pois, é uma indústria limpa, democrática e envolvente. Segundo a Organização Mundial do Turismo, mais de 50 atividades participam da rede de oportunidades de negócios do trade turístico. A ACIC passou da condição de entidade reivindicatória para entidade propositiva com a participação efetiva na elaboração de um projeto técnico, o qual contempla um amplo diagnóstico do setor em Chapecó e região. A preocupação da ACIC é não perder a oportunidade que o país está vivendo em função de sediar grandes eventos esportivos, razão de o setor encontrar-se bastante aquecido constando da pauta de prioridades governamentais.

Apesar da distância das capitais e da falta de belezas naturais, Chapecó tem vocação para se tornar um grande centro de eventos? Por quê?
Márcia Damo - Hoje o turismo de negócios e eventos pode ser interiorizado, não depende de fatores climáticos ou de férias escolares, de praias ou de montanhas. Chapecó tem vocação e vem demonstrando isto ano após ano. O próprio Centro de Eventos construído causava interrogações quanto à sua efetiva utilização. Hoje, a agenda é enorme. A população chapecoense também aprecia provas de velocidade, basta ver que mesmo sem condições todos os eventos esportivos são extremamente concorridos. Acreditamos que, com o aeroporto em condições e as empresas operando, as distâncias diminuem consideravelmente. Quanto às belezas naturais nós precisamos explorar mais o que possuímos para que o turista se estimule a vir para cá e aumente seu período de permanência na cidade. Por isso, setores público e privado devem caminhar juntos. 

Qual é o conceito-chave que emoldura o projeto Chapecó Multiparque?
Márcia Damo - As palavras-chave são integração, modernidade, futuro e sustentabilidade. O parque está sendo projetado para absorver o que existe de mais contemporâneo no sentido construtivo e de implantação, para que se otimize espaços e se dê condições de uma utilização plena dos espaços por todos.

Quais as etapas já cumpridas e quais as fases previstas para a implementação do projeto?
Márcia Damo - Estamos na fase de estruturação do projeto básico, montagem de processo no sentido de acessar recursos nas esferas federal e estadual e em organismos internacionais, bem como na identificação da área mais adequada para implantação do empreendimento. Paralelamente a isso divulgaremos a proposta no sentido de sensibilizarmos pessoas e instituições para que possam se engajar ao processo.

Poderia descrever sucintamente o projeto, área, estruturas, equipamentos e demais recursos que o futuro Chapecó Multiparque oferecerá ao público e aos promotores de eventos?
Márcia Damo - A área total necessária para a execução deste empreendimento é de aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados. Nesse local, além da disponibilização de uma área para locação do condomínio tecnológico do oeste (Deatec), prevemos espaços para os seguintes equipamentos: hotel executivo, restaurantes, parque público de lazer, pista de automobilismo, kartódromo, velódromo, motovelocidade com a estrutura complementar de arquibancadas, paddock, boxes, administração, torre de controle etc. Construção de quatro pavilhões em sistema modulado, interligados, com área individual de 12.000m2 para utilização em eventos, feiras, atividades esportivas, shows, simpósios, seminários, conferências, etc. Estrutura total para shows, áreas de estar para público, área para exposição e comercialização de animais com toda estrutura necessária de apoio, heliporto, terminal de ônibus, estacionamento para ônibus, motos e carros (4500) e parque de diversões.

Qual é o montante do investimento necessário e de onde sairão esses recursos?
Márcia Damo - Os investimentos necessários dependerão do valor da área que for adquirida para darmos encaminhamento aos projetos executivos. Acredito que em torno de 40 milhões de dólares serão necessários para a concretização do Parque, que poderá ser feito em etapas e com a participação pública e privada.

Quem pode participar desse projeto – empreendedores, empresas, poder público, pessoas físicas etc.?
Márcia Damo - O modelo que propomos é a constituição de uma PPP, parceria público-privada, tanto para a execução do empreendimento como para sua gestão. O plano de negócios que está em vias de contratação pela ACIC nos apontará os melhores caminhos neste sentido.

A viabilidade econômica desse empreendimento está fulcrada na realização de feiras econômicas e, também, de eventos de natureza esportiva, cultural etc.?
Márcia Damo - O plano de negócios nos dará subsídios mais concretos neste sentido. Serão fontes de renda as feiras, os eventos realizados nas pistas de automobilismo, velódromo, kartódromo, motovelocidade, a própria locação da pista para instrutores, eventos de empresas concessionárias, renda com o estacionamento para 4500 vagas, o hotel, restaurante a ser privatizado. Precisamos pensar no que este equipamento trará de benefícios para a cidade de Chapecó e para toda região seja em termos da maior taxa de ocupação de hotéis, restaurantes, empresas de serviços de táxis, agências de viagens, empresas prestadoras de serviços nos mais diversos ramos de negócios entre outros. A dinamização econômica regional é o grande foco do projeto.

A cobrança de custos reais aos promotores de eventos, hoje acostumados com a cessão gratuita do Parque da Efapi, pode se constituir em um óbice ao novo projeto?
Márcia Damo - No primeiro momento talvez haja uma reação neste sentido, mas a profissionalização e a especialização necessárias apontam para outras soluções que sejam sustentáveis. Este setor se modernizou, os participantes estão mais exigentes e para isto é necessário investimentos. Em se mantendo a estrutura atual, além de não avançarmos no setor, não acredito que a Prefeitura manterá ainda cessão gratuita por muito tempo pelos altos custos envolvidos na manutenção especialmente do parque Tancredo Neves.


Postado por Matheus,
Horário: 22:40,
Data: 29/06/12.

Municípios da AMOSC ampliam ações de educação nutricional

“Exibir e estimular o consumo de alimentos saudáveis, que trarão melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes”. Com esse objetivo o Colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) tem incentivado, desde o início do ano, a implantação de diversas ações na microrregião, principalmente no combate e na prevenção da obesidade.
Para socializar as iniciativas desenvolvidas nos municípios, voltadas à educação nutricional e troca de experiências, as nutricionistas da região da AMOSC estiveram reunidas, nesta semana, na sede da entidade em Chapecó.
A nutricionista de Caxambu do Sul, Marina Pezzini, relatou o trabalho executado em sala de aula com alunos do quinto ao oitavo ano, por meio de jogos adequados conforme a faixa etária e de conhecimento que foram adaptados às práticas alimentares e as informações sobre nutrição. “A intenção é que os trabalhos sejam multiplicados nos municípios da microrregião, levando em consideração o contexto social, econômico e cultural de cada localidade”, complementou.
“Fazemos parte de uma geração que não se preocupou com a alimentação e a atividade física, pois a industrialização dos alimentos e a comodidade são modificações que surgiram no padrão alimentar da população brasileira na última década, portanto são recentes. Precisamos reverter esse contexto, através da orientação e acesso à informação para toda a comunidade escolar. Com essas ações, toda a população será beneficiada futuramente”, realçou a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro.
Todos os nutricionistas da microrregião estão empenhados nos programas a fim de beneficiar crianças e adolescentes, por meio da orientação da ingestão adequada de energia e nutrientes. Além de estimular a atividade física e promover alterações nos comportamentos para formar adultos saudáveis, reduzir o risco de várias doenças causadas pela obesidade.

PERFIL NUTRICIONAL

Os dados das avaliações nutricionais realizadas no mês de março também foram discutidos e tabulados. Os resultados serão expressos através de gráficos e apresentados aos secretários de educação na próxima reunião dos Colegiados de Educação e Nutrição, no mês de outubro. De acordo com a coordenadora do Colegiado, Linéia Pezzini, o objetivo é identificar a partir desse primeiro levantamento o perfil nutricional atual e acelerar as ações, principalmente para as crianças com sobrepeso. “Nosso intuito é prevenir doenças crônicas, que atualmente são apontadas como principais causas de morte na idade adulta”, explicou.


Postado por Matheus,
Horário: 22:10,
Data: 29/06/12.

Ganho para as agroindústrias

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemorou a aprovação da emenda à Medida Provisória (MPV nº 552, de 2011), suprimindo o dispositivo que vedava o aproveitamento do crédito presumido na aquisição de insumos pelas agroindústrias. A matéria de autoria do senador Paulo Bauer tramitou em regime de urgência e foi aprovada nesta semana.
A lei impedia o aproveitamento de crédito presumido de PIS/PASEP e de COFINS, em vigor desde 2004, quando o insumo agropecuário adquirido pela agroindústria fosse empregado em produtos destinados à alimentação humana ou animal, sobre cuja venda o laticínio não pagava os tributos. Ou seja, de dezembro passado até maio de 2012, “a medida causou forte impacto na indústria de laticínios e influenciou negativamente toda cadeia produtiva do leite no Estado”, assinalou o presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo.
Para reverter o prejuízo causado nesse período em que a MP foi adotada, o senador aprovou ainda, juntamente com a senadora gaúcha Ana Amélia, o Projeto de Decreto Legislativo, para que as agroindústrias pudessem reaproveitar o crédito acumulado.
Paulo Bauer comemorou o fato inédito, pois foi a primeira vez, desde a promulgação da Emenda Constitucional nº 32, de 2001, que as duas Casas do Parlamento aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo, de iniciativa de senador, para regular as relações jurídicas decorrentes de medida provisória rejeitada.
“Graças a um amplo conjunto de iniciativas, a indústria do leite continuará a utilizar o crédito presumido de PIS/PASEP e COFINS, como se a medida provisória e seus efeitos maléficos nunca tivessem existido”, destacou o senador.


Postado por Matheus,
Horário: 22:01,
Data: 29/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

SPC amplia serviços e oferece mais segurança na liberação de crédito

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) participa do 48o Seminário Estadual do SPC de Santa Catarina, nos dias 6 e 7 de julho, no Hotel Fazenda Park, em Gaspar. O evento trará desenvolvimento, capacitação, debate na busca de inovações e apresentação de novos serviços. A promoção é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), por meio do Conselho Diretor do SPC/SC.
Pela CDL Chapecó participarão o presidente Gilberto João Badalotti, o diretor executivo Valdemir Manoel da Silva, a coordenadora de SPC Elisamar Fátima de Almeida, a assessora jurídica Daiana Capeleto, as agentes comercias Andressa Berlanda e Juliana Michell e as atendentes de SPC Marilete Nunes do Rosário e Silvani Machado.
“No seminário serão abordados temas como o Cadastro Positivo, a campanha estadual de registros, o novo menu de consultas progressivas do SPC e os novos produtos que estarão disponíveis no Estado”, antecipam o diretor executivo da CDL Chapecó Valdemir Manoel da Silva e a gerente de financeiro Marli Longaretti, que recentemente participaram de reunião do comitê de gestores das principais CDLs do Estado, na sede da FCDL/SC, em Florianópolis.
Silva complementa que a campanha estadual de registro visa retirar da informalidade o máximo possível de inadimplentes. Neste sentido, o associado poderá escolher se deseja pagar carta aviso no envio ou somente na baixa do registro, sendo que na segunda opção o custo será maior.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do seminário está prevista para sexta-feira (6) às 15 horas. Na sequência ocorrerá painel jurídico. Às 18h15 serão apresentados os novos serviços do SPC e em seguida acontecerá jantar.
No sábado (7), das 8 às 12h30, os participantes acompanharão painel comercial. Às 14 horas serão entregues as premiações para os “Gestores Destaque” e na sequência terá palestra motivacional com o professor Jorge Neimann. As atividades encerram às 21h30, com jantar.


Postado por Matheus,
Horário: 21:50,
Data: 29/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Campanha do agasalho do Sindicont segue até julho

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promove até o fim do mês de julho a Campanha do Agasalho 2012. As doações são recebidas nas atividades promovidas pelo Sindicato e destinadas a uma entidade beneficente das cidades onde acontecem as ações: Chapecó, Pinhalzinho e São Lourenço do Oeste. São aceitas roupas de inverno, de verão e calçados (infantil e adulto), além de cobertores.
Em Chapecó, o Programa Viver foi o escolhido para receber as doações neste ano. A entidade atende mais de 100 crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social. O projeto iniciou em 1993. Além de garantir a esses menores o café, almoço e lanche, oferece apoio pedagógico, recreação, esporte, lazer e 12 oficinas socioeducativas e profissionalizantes. Ao completar 16 anos, os adolescentes são encaminhados ao mercado de trabalho, com o objetivo de criar oportunidades para garantir um futuro melhor.
Com os agasalhos, a entidade promove uma feira aberta à comunidade e comercializa as peças a R$ 1. O valor arrecadado é revertido em material para as oficinas e manutenção da estrutura. É também uma forma de valorizar o agasalho.
O presidente Dalvair Anghében enfatiza que a ação tem como princípio as causas de responsabilidade social defendidas pela entidade. “Todos os anos temos a preocupação de promover essas iniciativas para envolver os profissionais da contabilidade para que eles também reconheçam o seu papel no processo de inclusão e benefícios sociais”.
O dirigente lembra ainda que o Sindicato promove anualmente o Chá Beneficente e a Campanha de doação de sangue.
As doações também podem ser entregues na sede do Sindicato (Av. Getúlio Vargas, 1403N, Edifício Dom Ricardo, sala 208), centro de Chapecó. Outras informações através dos telefones (49) 3323-5646 e 3324-3817 ou e-mail cursos@sindicontcco.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 21:43,
Data: 29/06/12.

Chapecoense estreia na Série C neste sábado

Em menos de 24 horas a Chapecoense entrará em campo pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. A delegação saiu do Oeste Catarinense na tarde da quinta-feira e pernoitou em Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira a equipe realizou treinamento na cidade de Canoas, no campo da Frigosul. À tarde partiu de avião a São Paulo e de lá percorreu mais 180 km de ônibus até Araras, local da partida que acontece neste sábado, às 15h30min, frente ao Santo André. O treinador Itamar Schulle levou 18 atletas para esse compromisso.


Postado por Matheus,
Horário: 21:30,
Data: 29/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Fique Sabendo debate a evolução da telefonia

Vender um imóvel para comprar um celular? A época em que poucas pessoas no mundo tinham acesso a um telefone móvel acabou, mas não é um passado tão distante. Entretanto, hoje, no Brasil existem mais linhas de celulares que habitantes. Ou seja, são cerca de 190 milhões de brasileiros e mais de 250 milhões de telefones móveis em funcionamento.
“Desde a primeira geração de telefones analógicos até a era da convergência poucos anos se passaram, a evolução continua e nada mais nos surpreende”. Essa é a avaliação do empresário Pedro Ricardo Filho, da Solução Telecom, na primeira edição do ano do programa Fique Sabendo, realizada nesta semana, na sede da empresa em Chapecó.
O programa é uma ação do Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), realizada nas empresas dos próprios nucleados com a intenção de interagir e compartilhar experiências entre os empresários.
Para esta edição, o universo da convergência móvel esteve em debate. Você viveria sem ela?; O que você entende sobre?; Histórias e mitos e O que eu preciso saber para melhorar minha comunicação?. Essas questões foram pautadas pelo empresário, que escolheu como tema da conversa “A evolução da telefonia e o impacto em sua empresa”.
Ricardo Filho resgatou a história da telefonia, os primeiros aparelhos, o primeiro modelo com câmera digital e com acesso à internet e os recursos e dispositivos utilizados hoje no Brasil e no mundo. “Em 2005, ter um celular com câmera, mesmo de baixa qualidade, era novidade. Hoje, já existem aparelhos que servem até mesmo para controlar algumas funções em casa enquanto você está fora”, observou.
O jovem apontou as tendências do setor. “A cada dia novas tecnologias são testadas e em curto prazo não será preciso nem mesmo fios para carregar os aparelhos, o que será feito pela transmissão de ondas de calor”.
Também expôs os atrasos do Brasil perante países europeus e asiáticos com relação às novas tecnologias da informação. Enquanto que aqui a internet 3G funciona a passos lentos, o Japão testa a tecnologia 5G. “As crianças no Japão brincam com aparelhos de velocidade de transmissão de dados infinitamente superior à nossa. Para se ter uma ideia, o Brasil deve contar com a tecnologia 4G para a Copa do mundo em 2014 nas capitais e nas demais cidades em 2016. Infelizmente, não há comparação”, salientou.
O coordenador do Núcleo João André Marafon e o coordenador do programa Fique Sabendo Heber Mantovani descaram a relevância do tema proposto, pois as empresas que não evoluírem em tecnologia terão pouco espaço no mercado. “A visita agregou muito conhecimento para os nucleados, pois a tecnologia da informação está mudando a rotina dos empreendimentos e precisamos nos preparar para a onda de inovações que surge diariamente”.


Postado por Matheus,
Horário: 21:12,
Data: 29/06/12.

Divertees no Shopping Pátio Chapecó

A primeira franquia do quiosque Divertees abriu nesta sexta-feira, dia 29, no Shopping Pátio Chapecó. Atua com divertidas e originais camisetas personalizadas, t-shirts e artigos de decoração ligados a temas como música, cinema, TV e quadrinhos.
A marca foi criada no começo de 2011, em Balneário Camboriú, pelo casal de empresários Thiago Dunker e Silvia Dunka, que apostaram em uma ideia inusitada e inédita que deu certo. Eles colocaram em prática a proposta, criando em um shopping um quiosque para a venda de t-shirts originais e divertidas.
Como a loja era pequena, foram colocados no balcão dois Ipads para que os clientes pudessem escolher as camisetas, que variam entre R$ 39,00 e R$ 69,00, modelo esse hoje adotado nas demais unidades.


Postado por Matheus,
Horário: 21:03,
Data: 29/06/12.

Bombeiros de Chapecó durante a 6ª feira

Foram atendidas 14 ocorrências, sendo: 04 acidentes de trânsito, 02 incêndios; um em residência e outro em vegetação, 02 quedas de nível e 06 casos clínicos.
Às 12h12 na Rua Porto Alegre, bairro Centro, atendido Dejalme Correa, 40 anos, vítima de acidente de trânsito entre veículo de passeio e motocicleta. Era condutor da moto e apresentava fratura exposta do pé direito com amputação dos dedos. Após avaliação e imobilização foi conduzido ao PS do HR.
Às 13h18 na Rua Afonso Pena, bairro Alvorada, atendida Maria Terezinha Nicareta, 52 anos, vítima de queda de motocicleta. Apresentava ferimentos nos braços e pernas e suspeita de fratura de costela. Efetuados os procedimentos e conduzida ao PS do HR.
Às 14h01 na Rua Maria Luiza Scholze, bairro Efapi, loteamento Vila Esperança, atendido incêndio em residência de propriedade de Rosimar de Mello, 36 anos. Tinha aproximadamente 20 m² e foi, na sua totalidade, tomada pelas chamas. Foram utilizados 1.500 litros de água para o combate. 
Às 14h44 na Rua Sete de Setembro, bairro Presidente Médice, atendido D. S. 05 anos, vítima de queda de nível. Apresentava hematoma no lado direito da cabeça. Efetuada avaliação e conduzido ao Hospital Materno Infantil.
E às 15h05 na Rua Albino Sá Filho, bairro Vila Real, atendida Terezinha Martins, 65 anos, vítima de queda de escada. Apresentava fratura no braço esquerdo. Efetuados os procedimentos e conduzida ao PS do HR.


Postado por Matheus,
Horário: 20:51,
Data: 29/06/12.

Projetos para Terceira Idade são exemplos para o Estado

Os projetos desenvolvidos pela Administração Municipal, através da Fundação de Ação Social de Chapecó (FASC), destinados aos idosos foram destaque esta semana. As ações para a terceira idade estiveram em discussão em uma Audiência Pública promovida em Chapecó pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, apresentou o trabalho desenvolvido nos 69 grupos de convivência, na Cidade do Idoso, no Projeto SUPERIdade e na Universidade da Melhor Idade (UMIC). Além disso, foram abordados os programas para a proteção, como Família Acolhedora e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social para adultos.
A Primeira Dama de Chapecó e Presidente de Honra da FASC, Neyla Caramori, destacou que as atividades realizadas em Chapecó têm chamado à atenção em todo o estado. “Temos um investimento diferenciado em prol da qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos, visando um envelhecimento saudável. Aproximadamente cinco mil idosos são atendidos pelos programas da FASC”, afirmou.


Postado por Matheus,
Horário: 20:38,
Data: 29/06/12.

Palestras fazem parte do cronograma para Feira Metalmecânica

A Feira Metalmecânica, Corte e Conformação, programada para 10 a 13 de julho, no Parque de Exposições Tancredo Neves, contará com uma programação diferenciada para o aperfeiçoamento técnico. Promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), a feira apresentará palestras aos segmentos participantes.
Na programação organizada pelo Simec, está agendada para o dia 10, às 18h45, palestra sobre “Otimização no processo de usinagem”, com Alexandre Teixeira, do Senai de Chapecó. No dia 11, às 15h30, Alexandre Grando, do Instituto Federal de Santa Catarina, apresentará o tema “Usinagem a seco”. Já às 18h45, o professor Juarês de Melo Vieira, também do Instituto Federal, apresentará o tema “Tecnologia no processo de fresamento”. 
No dia 12, a programação iniciará às 15h30, com a palestra “Novas famílias de gases para o processo de solda em inox”, pelo engenheiro José Antonio Cunha, da Air Liquide. Às 18h45, o engenheiro Carmo Rodrigo Canova, Sigma Automação Industrial, tratará sobre o a Norma Regulamentadora NR 12. Para o dia 13, às 15h30, está definido o tema “Captação de água das chuvas - Potenciais e benefícios”, pelo engenheiro químico Gary Bittencourt, Consultor do Comitê de Bacias Chapecó/Irani. No mesmo dia, às 18h45, será discutido, pelo professor Ademar Tibola, da Unochapecó, o tema “Eficiência energética”.


Postado por Matheus,
Horário: 20:30,
Data: 29/06/12,
Fonte: Extra Comunica.