Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Núcleos da ACIC: Conselho define ações prioritárias

O Conselho dos Núcleos Setoriais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) esteve reunido na última semana, no auditório da entidade, para discutir assuntos que nortearão as ações das empresas nucleadas.
O diretor de Núcleos Setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, explica que o encontro buscou, entre outros aspectos, oferecer também orientações a cada Núcleo sobre iniciativas que poderão auxiliar no fortalecimento das empresas, entre elas, a participação no Prêmio MPE Brasil.
De acordo com o empresário, participar do MPE Brasil é uma oportunidade única de avaliar se a empresa utiliza um método baseado no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade. “Esta autoavaliação contribuirá para que o empreendimento tenha um desempenho melhor, com aumento da competitividade e da visibilidade no mercado”.
Realizado pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e FNQ, a premiação contempla as áreas da indústria, comércio, serviços, turismo, TI, saúde, educação, agronegócio, destaque em responsabilidade social e em inovação. O prêmio valoriza ideias e difunde valores como o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas. As MPEs inscritas recebem relatório apontando os pontos fortes e fracos e podem montar estratégias para melhorar a gestão do seu negócio.
Os regimentos internos dos Núcleos da ACIC também foram pauta do encontro. De acordo com Post, o objetivo é reformular e atualizar as diretrizes. “Outro benefício da mudança é fazer com que o regimento se adapte ao andamento atual de cada Núcleo, formalizando algumas regras que são cumpridas na prática, mas não estão oficialmente no documento”, complementa.
Outra ação organizada pela entidade através dos Núcleos será a Feira dos Núcleos Setoriais 2012. A coordenadora dos Núcleos Setoriais da ACIC, Taisa Bonassi Brassanini, explica que para esta ação foi criada uma comissão de trabalho, formada por cinco coordenadores.
A Feira, que recebe a cada ano um número maior de visitantes, segue os objetivos do Programa Empreender, contribuindo para unir empresas nucleadas e associadas à ACIC, promovendo o associativismo e o desenvolvimento dos negócios, de todos os setores envolvidos e da economia.


Postado por Matheus,
Horário: 21:49,
Data: 16/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Mithyuê deve retornar ao futsal

Considerado o novo Falcão, Mithyuê deve voltar ao futsal. O meia aceitou o desafio de trocar as quadras pelos campos em 2008, mas não conseguiu engrenar na nova carreira. O início foi promissor, com destaque no Brasileiro Sub-20. No entanto, uma grave lesão no joelho atrapalhou a sequência na equipe. De volta ao Grêmio, depois do empréstimo ao Juventude, tenta uma rescisão amigável do contrato que termina em dezembro.


Postado por Matheus,
Horário: 21:32,
Data: 16/05/12,
Fonte: Correio do Povo.

Projeto Multiparque é apresentado para dirigentes empresariais de entidades

O projeto Chapecó Multiparque foi o principal assunto da reunião mensal do Conselho das Entidades Empresariais (CEC). Os presidentes das 16 instituições e sindicatos empresariais filiados assistiram a uma apresentação feita pela arquiteta Márcia Regina Damo, com o detalhamento das propostas para a criação de um complexo para a realização de eventos.
O projeto, proposto pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), decorre do volume de eventos realizados em Chapecó e da expectativa de consolidação da cidade como polo de turismo de negócios. A arquiteta, que também é diretora de Projetos Especiais da Acic, detalhou aspectos como dados levantados para a elaboração do projeto, eventos agora realizados e equipamentos existentes.
A proposta indica a possibilidade de instalação conjunta de quatro pavilhões para exposições, com 48 mil metros quadrados, espaços para exposição e comercialização de animais, para rodeios e para leilões, autódromo e kartódromo, local para shows com capacidade para 50 mil pessoas, hotel executivo, condomínio tecnológico e parque com equipamentos de saúde e lazer. Conforme Márcia, os próximos passos devem ser de contratação de um plano de negócios e definição do modelo de gestão para o Multiparque, elaboração de projetos técnicos para captação de recursos e prospecção de local adequado, que deve ter no mínimo 1,5 milhão de metros quadrados. 

Projeto coletivo 

Para o presidente do Conselho das Entidades Empresariais, Gilberto João Badalotti, a proposta do Chapecó Multiparque, diante de sua relevância para o município e a região, deve ser assumida como um projeto coletivo por autoridades e lideranças empresariais. Argumenta que “a construção de um novo local para eventos é estratégica para o município e fundamental para a expansão das iniciativas agora realizadas, que já requerem ambiente mais propício, em tamanho e em equipamentos disponíveis”. O empresário também assinala que as entidades interessadas e o poder público necessitam integrar-se no projeto e estabelecer o que cada segmento pode contribuir.


Postado por Matheus,
Horário: 21:27,
Data: 16/05/12,
Fonte: Extra Comunica.

CMS avalia prestações de contas da Secretaria Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira (16/05) aconteceu no auditório da Prefeitura de Chapecó uma plenária do Conselho Municipal de Saúde. Foram debatidos temas como o Fórum pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil de Chapecó e a resolução nº 55, Relatório de Gestão do ano de 2011 da Secretaria de Saúde e Prestação de Contas do primeiro quadrimestre de 2012.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, Clodoaldo Jorge dos Santos, com relação à resolução nº 55 e a pauta do Fórum pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil de Chapecó, o assunto debatido foi que jovens menores de 16 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis não podem ser atendidos nos Centros de Saúde da Família. Segundo ele, alguns acabam ficando sem atendimento devido a isso, no entanto, o assunto será levado a Comissão de Normas do Conselho de Saúde, que fará as mudanças necessárias.
Já com relação à apresentação, discussão e aprovação do Relatório de Gestão de 2011, Santos destaca que foram apresentados dados e índices da Secretaria de Saúde, mostrando a efetividade das ações e serviços no município. E foi debatida a Prestação de Contas do primeiro quadrimestre de 2012 da Secretaria. Foram apresentados os valores de recursos e onde eles foram investidos. “Todos os assuntos foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros”, finalizou.



Postado por Matheus,
Horário: 21:17,
Data: 16/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Incêndio

Às 04h49min atendida na Rua Fernando Machado, loteamento Dom José Gomes, bairro Universitário, ocorrência de incêndio em residência de madeira de aproximadamente 48 m², resultando na queima total. Nela, residiam quatro pessoas. 
Foram utilizados cerca de oito mil litros de água no combate às chamas e rescaldo. Não houve vítimas.


Postado por Matheus,
Horário: 20:56,
Data: 16/05/12,
Fonte: COBOM.

Prefeitura realiza formação para profissionais da educação

Na terça-feira, dia 15, a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou três formações que envolveram aproximadamente 150 profissionais da educação. No período da manhã aconteceu a formação para professores de Matemática com o tema ‘Novas Tecnologias do Ensino de Matemática’. O objetivo era conhecer novos softwares, sites e jogos educativos disponíveis, com intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. A segunda etapa da formação acontece no dia 29/05.
No período da tarde aconteceram duas outras formações. Na Escola Básica Municipal Paulo Freire, a equipe das séries iniciais da Secretaria de Educação ministrou uma oficina de Geografia para professores de 1ª a 5ª séries, com a finalidade de trabalhar os conceitos básicos da disciplina. A oficina, que foi dividida em cinco momentos, atenderá em torno de 200 professores. Os próximos encontros acontecerão no decorrer do mês.
Aconteceu também no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes um encontro que reuniu aproximadamente 65 gestores das instituições de ensino da rede municipal que atendem a Educação Infantil. Na ocasião, os gestores foram informados sobre as próximas formações e reuniões previstas no calendário da Secretaria de Educação, bem como das informações gerais decorrentes do processo de ensino-aprendizagem e relacionadas à gestão escolar.
Nesta quinta-feira (17) acontece o encontro para Coordenadores Pedagógicos que atuam na Educação Infantil. No encontro receberão suportes pedagógicos para auxiliar os professores em sua prática pedagógica diária.
De acordo com a Secretária de Educação, Sueli Suttili, “os encontros realizados através da Secretaria Municipal de Educação têm extrema importância, pois além de aprimorar o conhecimento dos nossos professores, proporcionam momentos de reflexão, troca de experiências e desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, que refletem a educação de qualidade, marca registrada do município de Chapecó”, disse.



Postado por Matheus,
Horário: 20:47,
Data: 16/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Presidente da Fetrancesc pede “prudência” aos transportadores

Os impactos estruturais e econômicos provocados pela Lei 12.619 que regulamenta a profissão de motorista foram debatidos em Chapecó. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas reuniu empresários e assessorias jurídicas para tratar da questão e dirimir dúvidas existentes. O presidente do Sitran Valmor Zanella considerou o encontro produtivo. O debate foi aberto e passa a ser ampliado “para definir algumas situações e viabilizar a integral aplicabilidade da nova lei”, explica. 
A reunião foi coordenada pelo presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Cargas e Logística de Santa Catarina), Pedro Lopes, que voltou a destacar a importância da regulamentação. Diante de questionamentos ponderou que a lei foi criada com adesão “de todas as partes interessadas”. Lamentou apenas o veto dado a alguns artigos, principalmente o que definia a criação, por parte do Governo Federal, de pontos de apoio para motoristas a cada 200 quilômetros de rodovias. 
Lopes disse que nesta quinta-feira (17) a lei será amplamente debatida em reunião de federações a ser realizada em São Paulo. A regulamentação passa a vigorar dia 15 de junho, mas uma das propostas pede a prorrogação da vigência por um prazo de 120 dias. O presidente da federação acredita que neste período o transportador terá tempo suficiente para se adequar às novas normas. A partir do encontro paulista, em Santa Catarina, o conteúdo da legislação e suas fundamentações passarão a serem debatidos em pelo menos cinco encontros regionais. 

Dificuldades 

Empresários manifestaram preocupação com o integral cumprimento das regras estabelecidas. Pedro Lopes pediu “prudência” aos transportadores na análise para a efetiva aplicação da nova legislação. A maior dificuldade reside na execução e controle da jornada de trabalho. A partir da entrada em vigor da lei o motorista precisará descansar 30 minutos a cada quatro horas de direção, deve ter repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e uma hora para refeição. “Tudo pode ser equacionado e como é uma lei, seu conteúdo precisa ser cumprido”, enfatiza o dirigente. 
Para o presidente do Sitran os questionamentos e dúvidas “são normais, diante de grandes mudanças”. Zanella disse que a regulamentação “foi boa para todos” e crê que os impactos serão assimilados com rapidez.


Postado por Matheus,
Horário: 20:40,
Data: 16/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sitran.