Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Curso de Moda promove desfile com o tema Geração Y

Primando pela qualidade do ensino através do desenvolvimento de atividades práticas, o 5º período do curso de Design de Moda da Unochapecó, apresenta nesta sexta-feira, um desfile com as criações dos estudantes. A Coleção Primavera/Verão 2013 trará o tema “Geração Y” e apresenta na passarela 36 looks em conjunto com a beleza de 25 modelos. O evento está programado para ocorrer às 20h no Paseo Avenida, no centro de Chapecó.
Voltado para especialistas em moda, comerciantes, varejistas e o público em geral, o objetivo, segundo a coordenadora do curso, professora Rachel Quadros, é promover o desenvolvimento de um projeto de coleção com nível de criação mais avançado. “O foco é na realidade do funcionamento de uma empresa têxtil, incentivando os alunos a buscar as experiências de trabalho”. 
A professora explica ainda, que o tema definido como ponto central do discurso criativo, Geração Y, tem relação com os nativos digitais que inspiram essa coleção na busca por novos significados do seu estilo de vida. 
Participam da organização a turma do 5º período de Design Visual, orientados pelo professor Laudecir Moesh no desenvolvimento de material fotográfico das coleções e na equipe de produção em hair stylist e make up. A entrada é gratuita e conta com o apoio do Paseo Avenida, Área de Ciências Sociais Aplicadas e Heticteca Vestuário.


Postado por Matheus,
Horário: 21:49,
Data: 20/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

AMOSC orienta prefeituras sobre Lei do acesso à informação pública

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) orienta os administradores públicos municipais sobre a Lei nº 12.527 que regula o acesso à informação pública, quanto aos dados existentes e sob guarda dos órgãos públicos, que entrou em vigor em maio.
De acordo com o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, foi enviado comunicado às prefeituras da microrregião, bem como publicadas informações no jornal eletrônico de junho da entidade. “O intuito é de esclarecer os pontos importantes da lei e sugerir as providências a serem adotadas pelos municípios”, justifica.
As administrações municipais devem instituir o atendimento ao público, com a criação de serviço de prestação de informações ao cidadão. Promover a sistematização da divulgação ampla, em local de fácil acesso, com vistas à publicidade de informações de interesse coletivo ou geral produzida ou custodiada.
Cabe às prefeituras definir regras específicas, especialmente quanto ao disposto no artigo 9º e na Seção II (“Dos recursos”), do Capítulo III (“Do procedimento de acesso à informação”), podendo acrescentar o Capítulo V (“Das responsabilidades)”.
Também está previsto na Lei a promoção adequada de capacitação e treinamento dos administradores e servidores municipais; regulamentação, por decreto, do atendimento aos requisitos do dispositivo fixados, pelos sítios oficiais da rede municipal de computadores e criação de sítios na internet, inclusive com estabelecimento de canal de comunicação para os usuários. Além disso, a implantação de um arquivo público do município e a designação de autoridade de acesso à informação.
De acordo com a assessora contábil da AMOSC, Angelita de Conto, o princípio geral que norteia a Lei é de que o Estado tem o dever de garantir o direito de acesso à informação, sendo que qualquer cidadão brasileiro poderá fazer solicitação de dados aos órgãos públicos (federal, estadual e municipal), sem sequer apresentar justificativa, ampliando a interação entre Estado e sociedade.
Com as exceções previstas na Lei e das informações pessoais, todo dado produzido pelo setor público deve estar disponível à sociedade brasileira. “Também é entendido como condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público recusar-se ou retardar fornecimento de informações, ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa; entre outras situações vedadas, entendidas como improbidade administrativa”, complementa Angelita.


Postado por Matheus,
Horário: 21:36,
Data: 20/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Lojistas de Chapecó estão otimistas com a estação mais fria do ano

Aos poucos as roupas leves e os calçados abertos são substituídos por casacos pesados, botas e acessórios como mantas, toucas e luvas. O comércio quer aquecer as vendas e os clientes, se proteger na estação mais fria do ano. As vitrines das lojas apresentam as novidades e tendências da estação com looks modernos, descontraídos, ousados e elegantes. O inverno, que iniciou nesta quarta-feira (20), promete incrementar as vendas. A previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) é ampliação de 7% na comercialização dos produtos em relação ao ano passado.
Os lojistas estão otimistas, pois com as mudanças bruscas de temperatura neste período há uma busca intensa do consumidor para renovar roupas, calçados, cobertores e aquecedores, tudo para amenizar a ação do clima. “Para aproveitar o momento muitos estabelecimentos comerciais prepararam promoções para atrair o cliente. Outra tendência acentuada será ampliar os prazos de pagamento como alternativa de possibilitar ao consumidor a aquisição de novos produtos”, antecipa o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti.
As temperaturas baixas registradas em Chapecó e na região oeste de Santa Catarina favorecem o comércio, pois com o inverno mais rigoroso o consumo será maior. Outro fator positivo do setor é que Chapecó vive um momento muito favorável e cada vez mais tem se consolidado como polo comercial, atraindo também consumidores do noroeste gaúcho e sudoeste paranaense. “Os índices de vendas da região têm superado a média estadual, o que comprova o dinamismo do segmento”, complementa o dirigente lojista.
De acordo com o diretor executivo da CDL Chapecó, Valdemir Manoel da Silva, os estabelecimentos comerciais se prepararam para a estação com renovação de estoque, capacitação de vendedores e atendentes e melhorias nas vitrines e fachadas. “O inverno sempre gera boa expectativas de vendas para todos os segmentos”, complementa.


Postado por Matheus,
Horário: 21:31,
Data: 20/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Formados pela Unochapecó podem retirar monografias na biblioteca

Os estudantes formados pela Unochapecó, que entregaram monografias na versão impressa e no formato digital, podem retirá-las da biblioteca da instituição, em caso de interesse. Para tanto, podem procurar a biblioteca universitária, munidos de documento de identificação, nos próximos seis meses, pois decorrido esse prazo haverá o descarte do material impresso.
O motivo da medida, conforme a coordenadora da biblioteca, Joseana Foresti, decorre da política institucional de preservação do meio ambiente, pela qual, desde o segundo semestre de 2009, as monografias dos cursos de graduação e de pós-graduação são entregues somente em meio digital. Atualmente a biblioteca tem no acervo cerca de 1,8 mil monografias nos dois formatos. 
A coordenadora esclarece que “o acesso continuará sendo o mesmo, mas por meio de documentos no formato PDF”. Acrescenta que todas as produções acadêmicas dos estudantes, tanto da graduação como da pós-graduação, continuarão sendo recebidas, catalogadas e disponibilizadas online na base de dados.


Postado por Matheus,
Horário: 21:07,
Data: 20/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Nesta quinta-feira, em Chapecó: Encontro técnico orientará expositor da Mercomóveis 2012

Iniciando a fase de preparativos finais para uma das maiores feiras de móveis do país, a Comissão organizadora da Mercomóveis 2012 reunirá em encontro técnico de orientação e integração os expositores do evento, nesta quinta-feira (21), das 14 às 18 horas, em Chapecó, na sede das entidades promotoras: Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale).
O presidente Nivaldo Lazaron Júnior antecipa que o encontro permitirá que os 150 expositores conheçam a equipe técnica da feira, os fornecedores de serviços (terceirizados), as normas de uso dos locais da feira, as estratégias de marketing etc.
Durante o encontro os expositores poderão dar sugestões, visualizar os preparativos do evento e tomar decisões antecipadas facilitando a participação na Feira. “Quanto maior for o nível de informação sobre a Mercomóveis, maior será o engajamento dos participantes”, resume o coordenador.
Lazaron realça que essa é uma ação voltada aos expositores e equipe de marketing e de representantes de cada empresa, para reforçar o uso de ferramentas de marketing e propaganda. “Queremos que esta seja a nova melhor feira de móveis de todos os tempos e, para isso, a organização trabalha para que o maior número de lojistas, compradores e representantes do país receba os materiais e agende visitas à Mercomóveis”.
A feira de móveis está programada para o período de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.
As expectativas apontam para mais de 20 mil visitantes, com um volume de negócios estimado em R$ 200 milhões. Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de nove mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque.
Os expositores de grande, médio e pequeno porte apresentarão novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais variados estilos. “Nossa meta é atender as exigências do novo consumidor que busca produtos de qualidade, aliando conforto, requinte e aconchego”, enfatiza o presidente da Amoesc/Mercomóveis, Osni Verona.

DIFERENCIAIS

Enriquecem a Mercomóveis eventos paralelos, como a 2a Mostra de Máquinas Moveleiras, o 5o Salão Design e as rodadas de negócios.
O cuidado com o meio ambiente será outro diferencial antes, durante e após o evento. Uma das inovações está voltada para a sustentabilidade com o lançamento da ação “ecoeficiência industrial”. A iniciativa consiste em disponibilizar espaço e motivar as empresas expositoras a apresentarem os cases voltados à preservação do meio ambiente.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó, Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 21:00,
Data: 20/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Proposta de Marcio Sander autoriza município a adquirir vacinas contra Gripe A

Embora seja de responsabilidade do Governo Federal, o município está autorizado pelo Legislativo a adquirir vacina trivalente - contra a gripe H1N1, H3N2 e Vírus B - para atender os moradores de Chapecó. A proposta através de indicação é do vereador Marcio Sander e foi aprovada ontem (19) durante a Sessão Ordinária. Ele lamentou o que considera “erro crasso” do Governo Federal em reduzir a quantidade de vacinas contra a Gripe, deixando milhões de Brasileiros sem proteção.
Segundo a proposta de Marcio Sander, o Prefeito José Caramori fica autorizado, se entender necessário e possível para as finanças municipais, a adquirir até cem mil doses para imunizar os chapecoenses não contemplados no público-alvo. “O Governo Federal diminuiu de forma drástica a distribuição de vacinas contra a Gripe A e grupos que podem ser de risco pela aglomeração foram deixados de fora”, observou.
Lembra que as Universidades, rede pública estadual, municipal, particular não são atendidas pela campanha, o que resulta na insegurança da população. Para ele a Região Sul, com inverno mais rigoroso, merece atenção especial, mas foi ignorada na questão. Reclama que muitos pais têm que desembolsar em média R$ 360 para imunizar uma família de quatro pessoas. O Ministério da Saúde reduziu as doses da vacina de 90 milhões para 24 milhões neste ano. “Os casos de gripe estão aumentando graças à irresponsabilidade federal que deixou o público-alvo de fora”, criticou. O número já é o segundo maior no Estado. “Milhões sendo gastos em obras para a Copa do Mundo e a saúde do povo Brasileiro em segundo lugar”, concluiu.


Postado por Matheus,
Horário: 20:49,
Data: 20/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Documento reivindica curso de Medicina para campus de Chapecó

Representantes da Comissão Municipal para Acompanhamento da Instalação da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, Prefeitura de Chapecó e Câmara Municipal assinaram nesta terça-feira (20) um documento que será encaminhado esta semana ao Governo Federal reivindicando a implantação do curso superior de Medicina em Chapecó.
Segundo o Prefeito de Chapecó, José Caramori, o ofício será enviado para a Presidente da República Dilma Rousseff e ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante com o intuito de apresentar a estrutura e disponibilidade de Chapecó, bem como pleitear a implantação do curso no município.

Documento

O ofício destaca as potencialidades da cidade, tais como economia, turismo, eventos e negócios, aeroporto e, especialmente, a estrutura dos serviços de saúde. Atualmente, está na 2ª posição na classificação de Desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Além disso, o município possui 27 centros de saúde, dois pronto-atendimentos e quatro farmácias descentralizadas com 200 tipos de medicamentos.
O documento aponta ainda os hospitais, academias da saúde, serviços de atendimento especializado e diversos programas voltados diretamente para a área. “A existência destas ações é fundamental na matriz curricular preconizada pelo Ministério da Educação para a implantação de Cursos Superiores em Medicina”, destaca o documento.



Postado por Matheus,
Horário: 20:06,
Data: 20/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Conselho das Entidades Empresariais discute lei geral dos municípios

A reunião mensal de junho do Conselho das Entidades Empresariais de Chapecó (Ceec) teve como principal tema de pauta a implementação da Lei Geral dos Municípios Brasileiros. Para falar sobre o assunto, esteve presente o coordenador regional do Sebrae, Enio Alberto Parmegianni.
Conforme o representante do Sebrae, a principal vantagem da lei, que iniciou sua mobilização em 2009, é a possibilidade de geração de negócios para as micro e pequenas empresas (MPEs) junto ao poder público municipal, estadual e autarquias. Especificou que o objetivo é de potencializar a aplicação da lei para melhorar o ambiente de negócios para as MPEs e gerar emprego e renda.
Entre os eixos que balizam a implementação da lei, estão o uso do poder de compra, a desburocratização, o incentivo aos empreendimentos individuais e a atuação dos agentes de desenvolvimento. Para que as micro e pequenas empresas possam se beneficiar em maior escala da Lei Geral dos Municípios Brasileiros, Enio Parmegiani indicou que o Sebrae prevê, nos municípios, as etapas de diagnóstico, governança, monitoramento, elaboração de estratégias e ações. Identificando que 100% dos municípios estão regulamentados e 85% já aderiram ao processo.
Os aspectos ligados à legislação, que ainda não permitem a total execução do processo de registro também vão ser trabalhados, de acordo com Enio. “Em alguns casos, os imóveis não têm condições de acessibilidade, o que impede o registro do Empreendedor Individual (EI) e os municípios não podem conceder o alvará de funcionamento. Em outros casos os municípios estão implementando o alvará provisório”.


Postado por Matheus,
Horário: 19:48,
Data: 20/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

RICTV Record Chapecó é homenageada

No último sábado, dia 16, a Associação Anjos do Bem realizou a Feijoada do Bem, no Complexo Tabajara, em Chapecó, com animação da dupla sertaneja Beto e Julio.
A ação beneficente que é promovida há quatro anos tem parceria da Fundação de Assistência Social de Chapecó, APAE e CAAPP. Os recursos arrecadados no evento serão destinados à compra de cadeiras de rodas adaptadas e órteses.
Na ocasião, a RICTV Record Chapecó, foi homenageada como “Empresa Solidária” pela parceria e apoio prestados aos eventos até então realizados, que possibilitaram amenizar a caminhada de mais de 160 famílias Chapecoenses.


Postado por Matheus,
Horário: 14:46,
Data: 20/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / RICTV Chapecó.

Gestão de talentos é abordagem de palestra promovida pelo Simec nesta quinta

O exercício da comunicação nas empresas, a adoção de atitudes positivas no ambiente de trabalho e a gestão dos talentos individuais fazem parte das temáticas de palestra organizada para empresários e profissionais do setor eletro-metalmecânico. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec) e está programada para esta quinta-feira, 21 de junho, às 19h, no auditório do Hotel Lang Palace.
Conforme o presidente do Simec, Dirceu Francisco Gasparin, a promoção da palestra tem importância pelo que representa para o aperfeiçoamento dos empresários do setor e dos colaboradores. Além disso, faz parte das iniciativas da entidade para contribuir com o crescimento das empresas dentro das tendências do mercado.
O palestrante convidado é Juarez Gurdjieff, mestre em Organizações e Desenvolvimento, especialista em Organizações e Trabalho e consultor Organizacional em Talentos Humanos. A palestra, com o tema “Comunicação e Atitude: gestão dos talentos pessoais na profissão e na vida”, é direcionada para os empresários associados, diretores, gerentes e outros profissionais interessados.
Em sua abordagem, o ministrante falará sobre o processo de comunicação, como identificar os talentos pessoais e o anúncio de fracassos. Também fará abordagens sobre facilidades para estabelecer a boa comunicação, como reconhecer se os talentos são realmente utilizados, comunicação consciente e inconsciente, sucesso passageiro, saber ouvir e saber se relacionar.
O Simec está com as últimas inscrições abertas. O valor, para empresários e funcionários de empresas associadas à entidade, é de R$ 10,00, e para não associados o custo é de R$ 20,00. Os interessados podem se inscrever no Simec através do telefone 3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 14:33,
Data: 20/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Sicom promove capacitações para implementar a gestão

O Sicom realizará três capacitações direcionadas para os profissionais do comércio. Organizadas pela Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom), as iniciativas têm como proposta aprimorar as ações do comércio, através de ferramentas para visibilizar a gestão das empresas.
No cronograma do Sicom, está agendado para esta quarta (20) e amanhã, quinta-feira, dia 21, o curso sobre aspectos trabalhistas e previdenciários das doenças ocupacionais. Programado para ocorrer das 18h30 às 22h30, terá como ministrante Jamille Rachel Martinazzo, graduada em Direito pela Unochapecó e especialista em Direito do Trabalho pela Universidade do Contestado (UnC).
No mês de julho, nos dias 2 e 3, a capacitação “Análise Estratégica de Custos”, com Adelino Denk, mestre em Economia Industrial (UFSC – Univille) dará ênfase a uma grande necessidade do comércio varejista, quanto ao real valor do produto e como utilizar o controle como ferramenta de gestão. Já o curso “Segredos do Mundo dos Vinhos”, com o professor e sommelier Valdir Sobierai, será realizado sempre nas quintas-feiras, das 19h às 22h30, no período de 5 de julho a 9 de agosto.
Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com o Sicom, através do telefone 3319-4600, ou pelo e-mail unisicom@sicom.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 14:16,
Data: 20/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Novo presidente do Sindipostos assume em julho

A extensão de base para municípios da região é uma das prioridades do novo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Chapecó. Eleito por aclamação, o empresário do setor Sérgio Galli está assumindo a presidência do Sindipostos em substituição a João Carlos Stakonski. 
A diretoria eleita, composta por 18 integrantes, assumirá oficialmente no dia 12 de julho para cumprir mandato de 36 meses. A posse festiva ocorrerá em data ainda a ser marcada. Esta será a quarta diretoria do sindicato fundado em 2003. A entidade possui 32 associados dos 42 postos de combustíveis em atividades no município. 
O presidente eleito tem uma definida linha para marcar seu mandato: unir integralmente a categoria. “Somente com a participação de todos os empresários teremos atuação exitosa”, disse. Galli tem, entre as metas prioritárias, a ampliação da base territorial do Sindipostos, hoje restrita a Chapecó. “Não podemos admitir que um posto localizado no Oeste tenha vínculo com um sindicato fora da região”. Forte ação será executada para que “quem é daqui pertença a uma instituição daqui”. Para ele isso seria “o justo, o correto”. 
Outra medida do futuro presidente é convencer todos os postos do município a integrarem o quadro associativo do sindicato “para que possamos ter mais força e representatividade”. Ao apelar pela adesão das empresas e cooperativa ainda afastadas, justificou que o apoio unanime e ações integradas podem dar legitima sustentabilidade a execução de iniciativas “à intransigente defesa dos interesses maiores da categoria empresarial”. 

Diretoria 

Sérgio Galli administrará o sindicato tendo como vice-presidente Asilir Dallacort, segundo vice-presidente Altamir Scussiatto, secretário Rui Minozzo e tesoureiro Paulo Roberto Dal Piva. O presidente do honra é João Carlos Stakonski. Os suplentes da diretoria: Edir De Marco, Hugo Dorigoni Junior, Jonas Parizotto, Antonio Joeci Marques, Simone Volpato e Julio Cesar Galli. 
O Conselho fiscal efetivo é formado por Zamir Galli, Diomar Santa Catarina e Gilberto Machado. Na suplência estão Django Masetto, Ivaldo Müller e Jaci Piva. O presidente efetivo e o de honra também são os representantes junto à federação.


Postado por Matheus,
Horário: 13:56,
Data: 20/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sindipostos.