Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Quem merece o seu voto?

A história de Chapecó permite analisar o atual contexto político, ou seja, chegar à conclusão de qual candidato está mais bem preparado para assumir a prefeitura. De um lado temos Pedro Uczai (PT). Do outro está Zé Caramori (PSD). 
O primeiro citado já teve sua oportunidade e, para quem lembra, não foi aproveitada da melhor maneira. Quando saiu, segundo a "linguagem das ruas", deixou um incalculável atraso no desenvolvimento. Vale destacar que a opinião do Blog jamais será evidenciada, apenas estamos utilizando o pensamento de uma parte da população
Em relação ao aspecto federal, no que diz respeito a Pedro, não podemos expressar insatisfação. Diversas conquistas para a região foram proporcionadas por suas ações. Um exemplo é a vinda do Curso de Medicina para a UFFS. 
Trazendo para o nosso cotidiano, temos o representante da coligação “O Povo de Novo”. Em 2008, através da chapa formada com João Rodrigues, foi eleito vice-prefeito. Já em 2010, teve a chance de assumir o cargo mais alto na administração municipal. 
As obras que por ele foram feitas são resultados de parcerias com os Governos Estadual e Federal. E, nas demais, vemos a continuidade do trabalho que iniciou em Janeiro de 2005. Então, queixas não existem.

Para finalizar 

De acordo com a pesquisa estimulada, José tem 56,2% das intenções de voto. Já Pedro Uczai, da “Aliança pela Vida”, apresenta um percentual de 28,1%. Brancos e nulos foram 3,4% e indecisos 10,1%.



Postado por Matheus,
Horário: 22:56,
Data: 11/09/12.

Coopercentral Aurora assume operação da Bondio Alimentos

A Coopercentral Aurora – um dos maiores conglomerados agroindustriais do País – assumirá a partir de 1º de outubro as operações da indústria de aves da Bondio Alimentos, localizada na rodovia SC-283, no quilômetro 03, no município de Guatambu (SC).
O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 10, pelos diretores da cooperativa Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente) e Marcos Antonio Zordan (diretor de agropecuária).
A efetivação do negócio (arrendamento com opção de compra) surgiu após reunião, na última semana, com os dirigentes da Aurora e da Bondio, representada pelos empresários Mário Antônio Sperandio, Valdir Luís Sperandio e Maria Auxiliadora Sperandio. 
De acordo com a negociação, a partir de 1o de outubro a Coopercentral inicia as operações da unidade fabril, em sua capacidade plena. Os diretores asseguram que desta maneira será mantido o mesmo nível de emprego. Atualmente, a unidade possui aproximadamente 1.000 colaboradores e a previsão inicial é de ampliar este número para 1.400. A unidade abate 110.000 aves por dia e produz cortes congelados.
Os valores e os planos de expansão da Aurora Alimentos não foram divulgados. As atividades da Bondio abrangem toda a cadeia produtiva, desde a produção de ovos férteis, integração e processamento de carne de frango para consumo.


Postado por Matheus,
Horário: 21:41,
Data: 11/09/12.

Feirão do Imposto será neste sábado, dia 15

O Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE), vinculado à Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC, promove neste sábado (15) em postos de combustível e supermercados o Feirão do Imposto 2012. A ação possibilita informar à comunidade, de forma transparente, a carga tributária paga pelo contribuinte sobre serviços e bens de consumo.
O coordenador do evento, Jaderson Zuanazzi, diz que haverá uma dinâmica diferente dos anos anteriores. Serão 1.500 litros de combustível, em três postos da cidade, pão francês, óleo de cozinha, biscoito, sabonete, entre outros produtos, com desconto. “Iremos diretamente ao consumidor final para que possam visualizar e sentir no bolso qual é a carga tributária que pagam em alguns itens”, explica.
Zuanazzi observa que, por meio de parcerias com comerciários, alguns produtos serão vendidos tendo descontado a carga tributária. “Na verdade o imposto não deixará de ser pago. No entanto, o valor será arcado pelo próprio dono do supermercado ou do posto de combustível. Desta forma, o consumidor perceberá que teria um grande benefício”, argumenta.

LOCAIS

Os parceiros confirmados para esta edição do Feirão do Imposto são o Posto Sangalli, Via Oeste e Auto Posto Volpato, além dos Supermercados Celeiro (três lojas), Brasão (três unidades), Alberti Efapi e Mercado Da Casa (em frente ao presídio, no bairro Santa Maria).


Postado por Matheus,
Horário: 21:18,
Data: 11/09/12,
Fonte: MB Comunicação.

Mercoláctea 2012 é apresentada em Chapecó

“Sem medo de errar: Santa Catarina tem o melhor leite do Brasil e um dos melhores do mundo”, afirmou o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Zordan, durante o café da manhã de apresentação à imprensa da Mercoláctea 2012. A feira, que está na 4a edição, ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro de 2012, no Parque da Efapi, em Chapecó. Serão mais de 120 expositores, negócios da ordem de 85 milhões de reais e mais de 15 mil visitantes-compradores.
O diretor da empresa Latina, organizadora da feira, Auro Pinto, destacou a importância dos eventos para o desenvolvimento econômico de Chapecó, falou sobre a programação da Mercoláctea 2012 e anunciou, como novidade para esta edição, a presença da Miniusina Via Láctea – uma estação de processamento de leite, produzido pelos animais expostos na feira, que será transformado em queijo e distribuído para degustação dos visitantes.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Maurício Zolet, o envolvimento de todos os parceiros demonstra a importância do setor leiteiro para a economia regional. Observa que a entidade busca, permanentemente, a criação da estrutura necessária para a realização dos eventos e a atração de investimentos para todos os setores, inclusive o do leite.
Representando o presidente da Mercoláctea 2012, Odacir Zonta, o vice-presidente para assuntos estratégicos do Agronegócio da Fiesc, Mário Lanznaster, fez um resgate histórico da cadeia produtiva leiteira do oeste catarinense. Citou exemplos de países como a Nova Zelândia e Austrália, que conseguem produzir leite e derivados com baixo custo e destacou a importância do sistema cooperativo.
Paralelo à feira ocorrerá o Seminário Internacional do Leite, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Fórum Catarinense da cadeia leiteira, realizado pela Comissão Parlamentar Permanente do Leite da Câmara dos Deputados. Além disso, haverá Feira de comercialização de animais, produtos e serviços agropecuários; equipamentos, produtos e serviços da indústria Láctea e Showroom de marcas e produtos.


Postado por Matheus,
Horário: 20:55,
Data: 11/09/12.

Carro levado em assalto é recuperado pela Guarda Municipal

Por volta das 22h00 de segunda feira, dia 10, a Guarda Municipal foi informada por um morador do bairro Jardim Itália que um veículo tinha sido abandonado em frente a sua garagem e que os autores deixaram a chave na ignição. 
Ao chegar ao local, houve a confirmação, porém no sistema ainda não constava o furto. Devido às condições, a PM foi acionada. Posteriormente, o automóvel foi entregue na Delegacia, onde a proprietária estava aguardando.


Postado por Matheus,
Horário: 20:24,
Data: 11/09/12.

Bombeiros durante a 3ª feira

Foram atendidas 08 ocorrências, sendo 02 casos clínicos, 02 acidentes de trânsito, 02 quedas de motocicleta, 01 vítima de agressão física e 01 auxílio diverso.
Atendido às 07h59min na Rua Marechal Bormann, no Centro, Gean Negri, 18 anos, vítima de queda de motocicleta. Apresentava escoriações nos braços, nas pernas e na região do abdômen. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao Hospital da Unimed.
Atendido às 08h34min na Avenida General Osório, no Centro, Vanderlei Rodrigues, 32 anos, condutor de automóvel, vítima de acidente de trânsito envolvendo outro veículo. Referia-se a dores nas costas (região lombar). Após avaliação foi liberado no local.
Atendida às 11h22min na Avenida Fernando Machado, no Bairro São Cristóvão, Noini E. Triches, 32 anos, gestante de 40 semanas. Referia-se a contrações de 20 segundos a cada cinco minutos. Após avaliação foi conduzida ao PS do HRO.
Atendido às 13h38min no Acesso a Guatambu, Marcom H. Winter, 20 anos, condutor de automóvel, vítima de acidente de trânsito envolvendo outro veículo. Referia-se a dores nas costas (região lombar). Após avaliação foi liberado no local.
E atendido às 15h39min na Rua Fagundes Varela, no Bairro São Cristóvão, Jumar Campos, 47 anos, vítima de agressão física. Apresentava ferimento contuso na face. Após avaliação foi liberado no local.


Postado por Matheus,
Horário: 20:06,
Data: 11/09/12.

Inicia fiscalização para cumprimento da lei do motorista

A partir de hoje (11) o Ministério do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal exercem fiscalização para o efetivo cumprimento da lei 12.619 que regulamentou a profissão de motorista. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Chapecó – Sitran, Deneraci Perin, disse que as tentativas de acordo para prorrogar a entrada em vigor acabaram não evoluindo. 
A lei que trata da profissão do motorista, empregado ou autônomo está validada desde o dia 17 de junho. Os impactos serão sentidos tanto nas relações empresa/empregado, como na forma de trabalho dos profissionais sem vínculo e nos negócios que envolvem o setor de logística, especialmente nas atividades de transporte. 
Perin concorda que com a lei, todas as operações sofrerão aumentos significativos e inevitáveis em seus custos. Isso, entre outros fatores, devido à queda na produtividade, redução do número de viagens e aumento da quantidade de veículos. Mas como a lei “é para ser cumprida” não resta alternativa: “as empresa precisam se adequar”. 
O prazo de entrega em distâncias maiores deve ser alongado já que a jornada de trabalho do motorista passa a ser controlada. Estudos mostram que em virtude da redução da quilometragem rodada/mês, o aumento do prazo será de aproximadamente 56% porque o veículo irá demorar mais tempo para concluir o mesmo percurso. 
O profissional deve ter repouso de 11 horas a cada 24, uma para refeição e oito destinadas para a jornada. As extras ficam limitadas até duas por dia e o repouso semanal é de 35 horas. A lei determina que viagens com duração superior a 24 horas são consideradas de longa distância. Neste caso deve ser cumprida de forma complementar: um intervalo para descanso de 30 minutos a cada quatro horas de direção e descanso de 36 horas para aquelas de mais de uma semana.
A jornada deve ser controlada por anotação em diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo. As empresas podem utilizar também meios eletrônicos idôneos instalados nos veículos.


Postado por Matheus,
Horário: 19:34,
Data: 11/09/12.