Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A melhor arma no combate à fraude é a informação

Empresários e profissionais do comércio foram orientados para a segura identificação de ações de estelionatários, tais como fraudes, golpes, roubos, extorsões e falsificações de cartões de crédito e documentos. O alerta foi feito pelo administrador de empresas e advogado criminalista Arnaldo Ferreira dos Santos, durante a palestra “Prevenção à fraude e segurança patrimonial”, promovida nesta semana pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), no auditório da entidade. 
De forma descontraída, Santos traçou um panorama atualizado dos riscos e apresentou soluções eficientes encontradas pelas empresas e pelos profissionais de segurança. Destacou a facilidade na obtenção de documentos falsos com relativa qualidade, apresentando suas 125 carteiras de identidades, 18 CPFs ativos, 85 cartões de todas as bandeiras e cheques de 38 bancos, entre outros. Essas falsificações servem como material didático para ilustrar os diferentes tipos de atuação de quadrilhas de estelionatários e os recursos tecnológicos utilizados. “Enquanto o falsário se atualiza, o lojista está vulnerável pela falta de informação, ingenuidade, julgamento pela aparência e boa fé. A melhor arma no combate à fraude é a informação”, destacou.
O palestrante orientou ainda, que os documentos falsos normalmente possuem informações que se chocam e apresentou ferramentas como o método da comparação, por exemplo, uma carteira de identidade com foto colorida e data de emissão numa época em que as fotos eram em preto e branco. Outra forma de conferir a identidade do cliente é questionar sobre o nome da mãe ou a data de nascimento. “Essas perguntas podem deixar o golpista desestabilizado emocionalmente porque geralmente eles têm vários nomes e documentos falsos e não conseguem memorizar todos os dados”, explicou.
O palestrante também falou sobre os novos aspectos de segurança; a legislação atual e as novas perspectivas; as carteiras digitalizadas e código de barras; e os tipos de fraudes por substituição da foto, escaneamento, clonagem, enxertos e lavagem química.
As modalidades mais frequentes de fraudes com cartões de crédito são de credenciamentos, autofraude, clonagem, computação gráfica e por meio de anúncio, carteira de identidade, saque eletrônico, carbono, grampo eletrônico, internet e “chupa cabra”.
Santos também falou sobre as cédulas falsas de real, bem como o padrão monetário nacional, cuidados necessários e tipos de falsificação. O advogado criminalista explicou sobre as adulterações de cheque, por meio de talho doce, calcografia, holograma, fundo numismático, linha louca, delaminações, fotocópia colorida e microondas.
Os participantes também conheceram os cuidados no dia a dia nas ruas, nas compras, nas praias, no transporte coletivo, nos cruzamentos, no carro, nos grandes eventos, no ambiente de trabalho, nos condomínios e edifícios, ao viajar e na residência. Foram apresentados sistemas eletrônicos, alarmes, controle de acesso, portas blindadas, cerca eletrônica, monitoramento por câmeras, riscos da segurança clandestina e vigia autônomo e como agir na eminência de um assalto.
Outro tema abordado foi a forma de contratar serviço de segurança, empresas que podem oferecer serviços e documentos necessários exigidos. 
O diretor executivo da CDL Chapecó, Valdemir Manuel da Silva, salientou que a palestra representou uma importante estratégia no alerta aos lojistas e profissionais do segmento para evitar descuidos ou desatenção em caso de um possível golpe.


Postado por Matheus,
Horário: 01:10,
Data: 16/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Campeonato Deatec de Futsal inicia neste sábado

Começa neste sábado (16) o I Campeonato DEATEC de Futsal - Troféu Marcos Franz, iniciativa do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), com apoio do Núcleo de Base Tecnológica da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Chapecó. A abertura oficial acontecerá às 13h30, no Complexo Esportivo Verdão, em Chapecó.
A competição reunirá nos meses de junho e julho equipes formadas por profissionais das empresas de TI associadas ao Deatec e participantes do Núcleo da ACIC.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da ACIC, Nilvânio Faller, o campeonato tem por objetivo promover a integração e socialização dos colaboradores das empresas do setor através do esporte.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail deatec@deatec.org.br, telefone (49)3324-4342 e ainda no site www.deatec.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 00:52,
Data: 16/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nesta segunda-feira, em Chapecó: Ministro dos Transportes discute ferrovias na ACIC

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, estará em Chapecó, nesta segunda-feira (18), para participar do seminário “Ferrovias e Desenvolvimento Regional”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional, presidida pelo deputado federal Pedro Uczai. 
Essa visita estava programada para a sexta-feira, mas o ministro cancelou em razão de convocação da presidente Dilma Rousseff. O evento será desenvolvido das 14 às 17 horas na cantina do centro empresarial CESEC e reunirá lideranças políticas e empresariais dos quatro estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento do Sul (CODESUL) - Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O presidente da ACIC Maurício Zolet enfatiza que a presença do ministro dos Transportes é de alta relevância para o empresariado. Observou que o desenvolvimento do oeste de Santa Catarina vem sendo estrangulado pelas deficiências infraestruturais. “A extraordinária capacidade de produção de riquezas exportáveis de nossa região esbarra no que podemos chamar de “apagão logístico” – situação caracterizada pela inexistência de ferrovias e pela condição de pré-colapso de nossas principais rodovias”, expõe.
Citando pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Zolet mostra que a necessidade de investimentos em ferrovias no País é de pelo menos R$ 151 bilhões de reais nos próximos anos, de acordo com os projetos ferroviários sugeridos no Plano CNT de Transporte e Logística 2011. No ano passado foram investidos apenas R$ 3 bilhões de reais nesse modal.
Atualmente, o sistema ferroviário brasileiro é composto por 30.051 quilômetros de extensão em 12 malhas concedidas, sendo que 11 delas são operadas pela iniciativa privada.
Para Santa Catarina estão previstos três projetos ferroviários no PAC1 e PAC2: a Ferrovia da Integração, de Itajaí a Dionísio Cerqueira, Litorânea e a Norte/Sul.

PROGRAMA

São parceiros do Seminário “Ferrovias e Desenvolvimento Regional” as frentes parlamentares dos quatro estados, as Associações de Municípios e entidades empresariais e industriais.
A programação consiste de abertura às 14 horas, seguida da palestra “Ferrovias e o Desenvolvimento do país” pelo ministro Paulo Sérgio Passos às 14h30, exposições de representantes de entidades às 15h30 e encaminhamentos finais às 16h30.


Postado por Matheus,
Horário: 00:43,
Data: 16/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aeroporto e Plano Diretor: temas pautam reunião do Conselho Consultivo da ACIC

O futuro de Chapecó esteve em debate durante a reunião do Conselho Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na última quinta-feira (14). Entre as questões que envolvem o crescimento do município e foram pautadas pelos Conselheiros da entidade estão o aeroporto e o Plano Diretor de Chapecó.
Na primeira parte da reunião, o vice-presidente da ACIC Flávio Pasquali apresentou os resultados da visita técnica ao Aeroporto Regional de Maringá, no Paraná, realizada recentemente pela entidade com o intuito de buscar referência em modernidade e gestão do empreendimento.
Pasquali destacou que projeto foi pensado no futuro, prevendo a ampliação da pista, do terminal de cargas e do terminal de passageiros de acordo com a demanda do transporte aéreo. Citou que em 2009 a estrutura comportava cerca de 320 mil passageiros e a previsão é de que nesse ano o número chegue aos 700 mil.
O conselho gestor, Administrativo e Executivo, é formado por profissionais do setor e também por representantes da sociedade e do Governo Municipal. “O modelo de gestão de economia mista, conduzido com profissionalismo, tem contribuído para alavancar o crescimento do aeroporto, pois a empresa criada para administrar os negócios não possui fins lucrativos, mas tem como foco atender as necessidades da população. São sistemas que servem de exemplo para a ampliação do aeroporto de Chapecó”, complementou.
Na segunda parte da reunião, atendendo a convite do Conselho, o secretário de Planejamento Nemésio Carlos da Silva, a arquiteta Tânia Salvador e o líder do Governo na Câmara Marcio Ernani Sander explanaram o projeto do Plano Diretor do município.
Sander apontou que após meses de trabalho o projeto foi enviado à Câmara, mas voltou ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial com novas sugestões. Agora passa novamente por trâmite antes de chegar ao Legislativo.
O vereador, que acompanha as discussões desde 2006, quando coordenou a primeira revisão do Plano Diretor, enfatizou que de lá para cá o Projeto recebeu 147 alterações. “Ou seja, são mudanças que não estavam previstas, a exemplo do Contorno Viário e da nova Rua Araras, entre outros, mas que precisavam de soluções para viabilizar as obras”.
O secretário de Planejamento do município assinalou que as adequações estão de acordo com a legislação. “As demandas surgem com o crescimento da cidade e chegam ao limite permitido. O novo Plano prevê o aumento do índice construtivo, corrige a área de zoneamento e estabelece novas regras de ocupação, alterações viáveis e necessárias”, disse Silva.
O presidente da ACIC Maurício Zolet e o presidente do Conselho Consultivo Cláudio De Marco enfatizaram que a entidade acompanha as discussões e está à disposição para auxiliar no projeto. “Chapecó precisa urgente de um Plano que atenda as necessidades e acompanhe o desenvolvimento do município. Mas é preciso pensar também no futuro e contemplar outros segmentos além da construção civil, entre eles a mobilidade urbana”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:25,
Data: 16/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aplicação do imposto de competência estadual é tema de seminário

Colaboradores de cooperativas da região oeste participaram, nesta semana, no Mogano Business Hotel em Chapecó, do Seminário “Atualização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-SC)”. Destinado aos interesses dos vários ramos das atividades cooperativistas, o evento teve foco na orientação para a interpretação e aplicação do imposto de competência estadual. A promoção foi do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). 
As atividades foram conduzidas pelo instrutor Marcos Roberto Koenig que iniciou a abordagem falando sobre a Legislação Tributária do Estado de Santa Catarina, destacando as principais normas e formas de utilização. Em seguida discutiu sobre a parte geral do RICMS-SC/2001 que tem os seguintes fatos geradores: operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares; prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias e valores; prestações onerosas de serviços de comunicação; e recebimento de mercadorias destinadas a consumo ou integração ao ativo permanente, oriundas de outra unidade da federação.
Com relação aos benefícios fiscais, o palestrante detalhou informações sobre isenções, redução da base de cálculo e crédito presumido. Sobre o diferimento do imposto, a programação incluiu as regras gerais, operações com contribuintes do Simples Nacional e pontos polêmicos. A substituição tributária envolveu a discussão de como proceder para enquadrar ou não determinada mercadoria nesse regime, bonificação e desconto, apuração e recolhimento do imposto, contribuinte normal, contribuinte do Simples Nacional (cálculo/margem/redução da margem), diferencial de alíquota, mercadoria de estados signatários e não signatários, mercadorias sujeitas à redução da base de cálculo e ressarcimento – como efetuar e restituição.
Também foram abordadas a legislação específica ao simples nacional e ao SIMEI em Santa Catarina (dos livros e documentos fiscais obrigatórios, das declarações ao fisco estadual, do uso da nota fiscal e da avulsa, além do cupom fiscal), das obrigações acessórias (do uso dos documentos fiscais, nota fiscal de entrada, avulsa, avulsa eletrônica, eletrônica e da escrituração fiscal digital), uso do Emissor de Cupom Fiscal - ECF (dos obrigados, da receita bruta, dos não obrigados, do uso de cartões de débito, crédito e similares etc.) e das últimas alterações à legislação do ICMS (leis e decretos estaduais).


Postado por Matheus,
Horário: 23:56,
Data: 15/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Desde 2009, quase sete mil novos empreendedores no oeste

Desde 2009, mais de 6.500 pessoas deixaram a informalidade para tornarem-se Microempreendedores Individuais (MEI) nos 54 municípios de abrangência da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC. Em Chapecó, os números apontam para 1.847 novos empreendimentos e, destes, 336 tiveram a atividade formalizada neste ano.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destaca que esse número tende acrescer ainda mais à medida que os municípios implementarem a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Nossa meta é que mais de 1,5% da população esteja formalizada até 2013”, complementa.
No país, 2,5 milhões de pessoas compõem a figura jurídica do MEI. Destes, 82.947 são de Santa Catarina – Estado que vem se destacando em diversos quesitos do empreendedorismo. Segundo a consultora técnica da Diretoria de Administração Financeira e de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Katia Regina Rausch, o número de formalizações vem aumentando a cada ano. Em 2009, foram 2.038 novos empreendedores, em 2010 o número saltou para 24.560 e em 2011 foram 33.834. Neste ano, até o dia 10 deste mês, foram regularizados 22.515 empreendimentos. “Esse índice expressivo de formalizações deve-se ao fato de que os trabalhadores compreenderam que a iniciativa traz benefícios significativos e vem divulgando através do “boca a boca” aos seus amigos, conhecidos e círculo de relacionamento”, avalia Katia.
Segundo a analista, a regulamentação da Lei Geral nos municípios e o entendimento por parte de vários órgãos sobre a importância dessa oportunidade de regularização tornaram o processo mais claro e simples. “Essas medidas de desoneração e desburocratização influenciam a formalização desse público que é muito simples e com poucos recursos financeiros”, realça.
Parmeggiani complementa que a regularização é um passo estratégico ao fortalecimento dos negócios, já que amplia as oportunidades de mercado. 
O Sebrae/SC oferece atendimento especial adaptado à realidade de cada MEI. Neste ano, foram aprimorados os treinamentos, consultorias e orientações destinadas a esses empreendedores que se destacam por ser os que mais cumprem as obrigações empresariais como pagamento das guias em dia e entrega de declaração de IR. “Devemos chegar ao final de 2012 com mais de 100.000 empreendedores formalizados”, comemora Kátia.
Para tornar-se empreendedor individual é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e possuir, no máximo, um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Enquadrado no Simples Nacional, o MEI fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). “Podem se inscrever os empresários que exercem atividades de comércio, indústria e serviços de natureza não intelectual/sem regulamentação legal”, explica Kátia.

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, criou o Empreendedor Individual. Dessa forma, tornou possível a legalização de empreendimentos informais que poderão se registrar no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). O registro é gratuito e pode ser feito no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Os formalizados pagam uma taxa fixa mensal de 5% sobre o salário mínimo para a Previdência Social, mais R$ 1 de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), se atuar na indústria ou comércio, ou R$ 5 de Imposto sobre Circulação de Serviços de Qualquer Natureza (ISS), se for da área de serviços.
Formalizado, o MEI garante registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), pode participar de licitações públicas e acessar financiamentos especiais e tem direito à cobertura previdenciária, como aposentadoria e licença-maternidade.


Postado por Matheus,
Horário: 23:19,
Data: 15/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Bons negócios esperam os visitantes do Salão do Imóvel e Feirão Caixa

O sonho da moradia própria pode ser concretizado até domingo (17) durante o 7º Salão do Imóvel e o 8º Feirão da Caixa da Casa Própria, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. A abertura oficial dos maiores eventos imobiliários da região oeste de Santa Catarina ocorreu na noite da última quinta-feira (14), com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre empresários, corretores de imóveis, autoridades, lideranças políticas e profissionais da imprensa.
Os melhores imóveis de Chapecó estarão à disposição do público comprador nesta sexta-feira (15) até às 19 horas, no sábado (16) e no domingo (17) das 9 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. Os visitantes poderão conferir aproximadamente 9.000 imóveis, entre apartamentos na planta, novos e usados, unidades habitacionais que se enquadram no programa federal “Minha Casa, Minha Vida” e de alto padrão.
Para o coordenador geral dos eventos, Paulo Roberto Benites, o segmento imobiliário de Chapecó e região conta com cenário favorável e em franca expansão, o que proporciona uma atividade imobiliária cada vez mais intensa. “Vamos continuar crescendo em valores e em negociações. Os imóveis não baixarão de preços e a tendência é de ampliar a oferta de produtos melhores. O mercado é dinâmico e pujante, o município é referência regional e por isso somos favorecidos”, antecipa.
Neste ano, a expectativa é que o desempenho tenha um incremento de 51% no número de visitantes/compradores, de 50% no número de imóveis vendidos e de 40% no valor das transações totais, em relação ao ano passado.
Para atender a demanda do setor habitacional as imobiliárias preparam inúmeros projetos e lançamentos que poderão ser adquiridos por meio de financiamento com a Caixa Econômica ou outras formas de pagamento. Segundo o gerente regional da construção civil da Caixa Econômica Federal, Dilso Maximino Deitos, o setor está otimista com o Salão do Imóvel e o Feirão da Caixa, porque Chapecó é o segundo melhor centro do Estado em valorização imobiliária, o que antecipa o sucesso e a consolidação de bons negócios durante o período. “O desafio é ser melhor a cada ano. Queremos possibilitar, além da integração em um mesmo espaço de todos os envolvidos no processo de compra de um imóvel, a conscientização da importância de produtos melhores e que farão a diferença na vida das pessoas”, comenta.
A preocupação do setor em integrar qualidade de vida e responsabilidade social proporcionará um dos diferenciais deste ano que serão as orientações sobre materiais de construção, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó. Também estão previstos esclarecimentos sobre a compra e venda, condomínios e código do consumidor, por meio do curso de Direito. O intuito é transmitir informações necessárias que auxiliem o comprador a escolher o imóvel adequado às suas necessidades.
O presidente do Sindicado do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), Altir Paludo, realça que os visitantes do Salão do Imóvel e do Feirão não estão em busca apenas de uma moradia, mas sim de concretizar o sonho da casa própria. “Gostaríamos muito que, para cada visitante, houvesse um imóvel da grandeza de seu sonho e do tamanho de suas possibilidades, pois, cada projeto foi preparado com muito zelo pelas 15 imobiliárias expositoras”, afirma.
De acordo com a delegada do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI), Neli Gotardi, os eventos se consolidaram pelo desempenho dos corretores de imóveis. “Esses profissionais têm papel fundamental para intermediar e concretizar as vendas. Por isso, a necessidade de qualificação continua para atender um mercado cada vez mais exigente”, destaca.
A promoção é do Sindicado do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste) com apoio da Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Prefeitura de Chapecó e Unochapecó. Integram o evento as imobiliárias: ABBA Imóveis, Base Sul, Casa Imóveis, Cauduro Imóveis, Empreender, Fênix Imobiliária, Katedral, Mapa Imóveis, Markize Imobiliária, MKZ, Padra, Tucumã, Santa Maria, Sim! Imóveis e Viver Imóveis.


Postado por Matheus,
Horário: 22:51,
Data: 15/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aurora lança nova linha de embalagens para lácteos em julho

Na permanente busca da renovação, modernização e praticidade, a Coopercentral Aurora Alimentos lançará no mercado brasileiro, em julho, as novas embalagens da linha de produtos lácteos. 
No início do mês chegarão aos consumidores em novos layouts de embalagens os requeijões e os queijos mussarela e prato em duas versões - fatiado e em peças, informa o diretor comercial Leomar Somensi. 
As novas embalagens dos requeijões foram criadas para dar destaque no ponto de venda para a logomarca Aurora e ressaltar toda a cremosidade e a textura dos produtos na sugestão de consumo. 
Para gerar maior impacto na gôndola foram utilizadas cores indicativas na tampa e no rótulo: vermelho para o tradicional e azul para a opção Light (42% menos gorduras e 31% menos calorias). 
Os queijos Aurora acompanham essa evolução em seus novos layouts, realçando a marca e os nomes dos produtos. Esse efeito é obtido com a criação de marcas d´água com os raios solares para maior identificação da Aurora. As cores são novamente usadas para identificação dos produtos mussarela (azul) e queijo prato (vermelho). 
Esses queijos possuem textura macia e fatiável, gostoso para o preparo de lanches, sanduíches e pratos rápidos. Na versão “fatiado”, além da renovação de layout, serão disponibilizadas para comercialização caixas de três quilogramas com 20 cartelinhas para facilitar na distribuição no pequeno varejo.
Também foi criado selo enfatizando as características dos produtos mussarela e queijo-prato, quais sejam, a praticidade, o frescor prolongado, as fatias soltas em bandeja termoformada que ajuda a manter o sabor e o valor nutricional dos produtos. 
A Coopercentral Aurora Alimentos processa 400 milhões de litros de leite por ano, produzindo uma completa linha de lácteos que inclui leite longa vida, queijos, bebidas lácteas, leite em pó, soro em pó e creme de leite, entre outros.


Postado por Matheus,
Horário: 22:35,
Data: 15/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Lançada em Chapecó a III Semana Paulo de Siqueira

Entre os dias 06 e 10 de agosto a Prefeitura de Chapecó realizará, através da Fundação Cultural, a 3ª edição da Semana Paulo de Siqueira. O evento foi lançado nesta sexta-feira (15) para repassar a programação e metodologia aos representantes das instituições de ensino que participarão da Semana.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, durante a Semana estudantes das escolas de Chapecó farão releitura das obras e atividade sensitiva no Museu de História e Arte de Chapecó. Os alunos também farão visitas ao Memorial Paulo de Siqueira – Monumento “O Desbravador”.
“Após esta visita os estudantes deverão confeccionar, na escola, o ‘Seu Desbravador’ com material reciclado. A ideia é que eles não façam uma cópia do Desbravador já existente, e sim, demonstrem como seria o desbravador dos dias atuais”, explica Roselaine. As obras produzidas deverão ser entregues no Museu até o dia 17 de agosto, onde ficarão expostas de 20 a 24 de agosto.

Paulo de Siqueira

O artista plástico Paulo de Siqueira nasceu em 1949, em Soledade/RS e faleceu em Chapecó em 1996. Autodidata, destacou-se como desenhista. Também se dedicou a pinturas, decorações, jornalismo e escultura. Sua trajetória foi marcada por importantes obras de arte, entre elas “O Desbravador”, hoje símbolo e cartão postal de Chapecó.



Postado por Matheus,
Horário: 17:39,
Data: 15/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Apae realiza Pedágio do Carinho neste sábado

A Apae de Chapecó e a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promovem neste sábado, 16 de junho, o Pedágio do Carinho 2012. Essa ação está programada para ocorrer das 9h30 às 16h e será realizada em 10 pontos da cidade.
O objetivo do pedágio é de angariar recursos financeiros para contribuir com as despesas de manutenção da Apae. Atualmente essa instituição atende em Chapecó 300 pessoas que apresentam deficiência intelectual, múltipla ou condutas típicas.
Organizado pela Apae de Chapecó, o Pedágio do Carrinho tem o apoio do Rotary Club Chapecó Oeste, RBS TV, Nord Electric e Brasil Foods (BRF).

Locais do pedágio

A campanha terá identificação através de faixas e será distribuído material informativo sobre as atividades da instituição. Entre os pontos definidos para o pedágio estão as esquinas das ruas: Nereu Ramos e Uruguai; Fernando Machado e Clevelândia; Fernando Machado e São Pedro; Nereu Ramos e Marechal Deodoro; Getúlio Vargas e Marechal Deodoro; e General Osório com Uruguai.
A ação estará presente também nas duas entradas do estacionamento do Shopping Pátio Chapecó, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Banco do Brasil e na sinaleira nas proximidades do Posto Avenida, na Avenida Atílio Fontana, próximo à sinaleira de acesso à penitenciária.


Postado por Matheus,
Horário: 16:32,
Data: 15/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

A divulgação não parou: Blog Notícias de Chapecó é destaque no Jornal Sul Brasil

Em 31 de maio de 2012, o Blog Notícias de Chapecó chegou à marca de 1000 postagens, além de completar o 15º mês no ar. Pensando nisso, Matheus Parizotto, editor da página, elaborou um texto e enviou para diversos meios de comunicação da cidade, bem como para alguns leitores. 
A repercussão foi excelente e teve resultados. Nesta sexta-feira, dia 15, o Jornal Sul Brasil, através da jornalista Suzane Gobbi, promoveu sua veiculação após acrescentar algumas palavras ao original. 
“Fiquei surpreso com o acontecimento, pois não tinha sido avisado. Quero agradecer o apoio que vem sendo prestado em relação ao meu trabalho, afinal isso demonstra a valorização da região Oeste”, destaca. 

Média de visualizações 

Os números conquistados são extremamente satisfatórios. No mês de maio, 5137 acessos foram registrados. Em junho, até o presente momento, 3077. “A cada dia que passa, um novo recorde é alcançado. Isso só é possível graças a você que gosta de ficar bem informado e acessa o link noticiasdooestecatarinense.blogspot.com”, explica. 

Futuro 

O autor especifica a possibilidade de criar um site, não deixando de lado a necessidade de um apoio em maior quantidade por parte dos empresários chapecoenses. Atualmente, conta com os seguintes patrocinadores: Ciclone Bicicletas; Colégio Dinâmico; Comércio de Balanças São José; Encontre o Seu Mestre na Montanha e Maestri Máquinas. “Espero que continue satisfazendo os mais variados gostos. Reitero o meu compromisso em deixar a população atualizada com o que acontece no município”, finaliza.




Postado por MP Assessoria,
Horário: 16:17,
Data: 15/06/12.

Feira Metalmecânica terá inovações tecnológicas e novidades em produtos e serviços

A realização da Feira Metalmecânica + Corte e Conformação possibilita, juntamente com a existência de um polo do setor, que Chapecó se equipare a outros centros tradicionais produtores de máquinas e equipamentos. Essa foi a indicação apresentada pelo coordenador geral da mostra, empresário Bento Zanoni, na apresentação da feira, realizada para autoridades, lideranças, expositores e profissionais da imprensa.
Com promoção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), a feira será realizada entre os próximos dias 10 e 13 de julho, no pavilhão 04 do Parque de Exposições Tancredo Neves. Conforme o diretor da empresa organizadora, a Euro Feiras de Negócios, Walter Khairalla, já estão confirmadas 65 empresas expositoras, que mostrarão lançamentos em máquinas e inovações tecnológicas para a indústria metalmecânica e também aos segmentos de corte e de conformação.
Para o coordenador da feira, o evento também se consolida a partir da trajetória das quatro edições anteriores da Metalplast - Feira de Metalmecânica e Plásticos e atrai expressivos nomes da indústria eletro-metalmecânica nacional e também do exterior. Conforme Bento Zanoni, Chapecó receberá esses expositores por colocar-se como um polo industrial metalmecânico, como são as cidades de Joinville e Caxias do Sul, e pelo porte expressivo do setor agroindustrial existente no Oeste Catarinense.

Empresas e empregos

A existência na região Oeste de um universo de 1.500 indústrias, de micro, pequeno e médio portes, que atuam no setor eletro-metalmecânico e geram aproximadamente 12 mil empregos, foi destacada na apresentação da Feira Metalmecânica pelo presidente do Simec, Dirceu Francisco Gasparin. Ele também citou que o setor metalmecânico possui uma participação de 14% na indústria catarinense, ao responder por 5.600 indústrias, 135 mil trabalhadores e 20% das exportações totais do Estado.
Na avaliação do empresário, a Feira Metalmecânica + Corte e Conformação contribui para a geração de negócios ao integrar indústrias, fornecedores e outras instituições interessadas na promoção ou aquisição de novidades em produtos e serviços e na divulgação de inovações tecnológicas. Por isso, acrescentou Dirceu Gasparin, “os membros da comissão organizadora dedicam-se em organizar um evento para distinguir a nossa indústria, valorizar os fornecedores e receber os expositores, que têm papel fundamental, pois acreditam na iniciativa e mostrarão o que de melhor produzem”.


Postado por Matheus,
Horário: 14:55,
Data: 15/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Gasto médio do Dia dos Namorados aumentou no comércio de Chapecó

O crescimento de 24%, em relação ao ano passado, foi registrado no gasto médio realizado pelos consumidores chapecoenses com os presentes do Dia dos Namorados, que foi de R$ 178,00. Isso é o que mostra pesquisa aplicada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e análise da Divisão de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).
Os dados levantados confirmam que o ticket médio das vendas relativas ao Dias dos Namorados ficou próximo ao estimado pela pesquisa de intenção de compras. Um dos motivos é que essa data comemorativa, tradicionalmente, é avaliada pelos comerciantes como a terceira melhor em vendas, superada pelo Natal e pelo Dia das Mães.
Apesar da grande expectativa quanto ao setor de vestuário, a pesquisa apontou destaque para os segmentos de bares, restaurantes e floriculturas, indica o Sicom. Conforme a economista da Divisão de Pesquisa e Estatística, Andrezza Piekas, “o levantamento mostrou que esses segmentos, inclusive, indicaram ter realizado a contratação de colaboradores para suprir as demandas da data alusiva aos namorados”.

Modalidades de pagamento

De acordo com informações obtidas dos comerciantes entrevistados, a forma de pagamento mais indicada foi o parcelamento através do cartão de crédito, que foi seguida pelo parcelamento via crediário na preferência dos consumidores. “Esse é outro dado que vem sofrendo grande interferência, pois durante muitos meses a forma preponderante de pagamento escolhida pelo consumidor chapecoense era à vista”, argumenta a economista do Sicom.
A análise dos números mostra que o consumidor vem se endividando, conforme já apontava a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que também faz parte do portfólio de informações coletadas em Chapecó e analisadas pelo setor de pesquisa e estatística do Sicom. Essa pesquisa indicou, por exemplo, que o percentual de famílias com algum tipo de contas a prazo em Chapecó foi de 22% em abril e de 56,6% no mês de maio.


Postado por Matheus,
Horário: 14:30,
Data: 15/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Bombeiros de Chapecó

Às 19h09min de quinta-feira, dia 14, na Rua Correia Pinto, atendido Valdemar Sansigulo, 54 anos, vítima de enforcamento. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, já estava com ausência total de sinais vitais. Comunicada a PM e o IGP para providências.
E às 03h29min na Rua Francisco Dias Velho, bairro Passo dos Fortes, atendida ocorrência de incêndio em veículo Fiat Uno. Utilizados aproximadamente 500 litros de água para a extinção das chamas. Após, ficou aos cuidados da Polícia Militar.


Postado por Matheus,
Horário: 14:14,
Data: 15/06/12,
Fonte: COBOM.