Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estiagem

Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17h, a chuva deu o ar da graça na cidade de Chapecó. Depois de tanto tempo sem ver essa bela cena, vale a pena compartilhar algumas fotos:
               



Estiagem

A estiagem já ocasionou prejuízos na ordem de R$ 500 milhões na região oeste. Com isso, 94 municípios já decretaram situação de emergência. A situação mais crítica é em Planalto Alegre, onde a vazão da água caiu 80% em poços e fontes superficiais.


Postado por Matheus,
Horário: 23:24,
Data: 16/02/12.

PT quer agilidade nas investigações sobre a morte do vereador Chiarello

Um grupo de parlamentares do PT na Assembleia Legislativa formalizou o pedido ao Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, para que o Ministério Público Estadual participe das investigações sobre a morte do vereador Marcelino Chiarello, de Chapecó. A deputada Luciane Carminatti fez uma explanação sobre o desdobramento das investigações desde a ocorrência do crime, em 28 de novembro do ano passado, até o atual estágio, salientando as incongruências do inquérito policial. Segundo ela, desde o momento em que foi decretado "sigilo nas investigações”, tem circulado muitas informações contraditórias, inclusive de autoridades da Secretaria de Segurança Pública do Estado. 
"As informações contidas no laudo elaborado por peritos do Instituto Geral de Perícias de Florianópolis apresentam vários pontos de inconsistência e indicam que o vereador teria cometido suicídio, contrariando todas as evidências e afirmações iniciais dos próprios delegados", contesta Luciane. 
Os deputados Neodi Saretta e Ana Paula enfatizaram a expectativa de lideranças políticas e da população da região Oeste pelo esclarecimento da morte do vereador, que se destacava na Câmara Municipal de Chapecó por fazer denúncias de mau uso do dinheiro público.

Segundo nota do PT:

"O Procurador-Geral informou que, desde o dia da morte do vereador, promotores de Chapecó acompanham o caso. Com base nisso, Marin concordou que há vários indícios sobre a forma como o vereador foi morto e possíveis envolvidos no assassinato que merecem investigação mais aprofundada. Marin enfatizou que o MPSC tem interesse em participar das investigações e contribuir de forma efetiva na apuração dos fatos, somando esforços com a Polícia Civil e também com a Polícia Federal se o caso for federalizado, conforme reivindicam as lideranças políticas. O Procurador-Geral assumiu o compromisso de manifestar-se por escrito ao Procurador Geral da República, reforçando a disposição do MPSC em contribuir nas investigações e também reafirma a necessidade de que este caso não seja arquivado".


Postado por Matheus,
Horário: 22:36,
Data: 16/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Bancada estadual do Partido dos Trabalhadores.

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012.


“O silêncio é um amigo que nunca trai”
Confúcio (Filósofo e Teórico Político Chinês – 551 AC – 479 AC – viveu 72 anos)

P3 na HISTÓRIA
Dia 16 de Fevereiro

1808 - A França invade a Espanha.
1897 - Proclama-se a República da Espanha.
1917 - Morre o escritor francês Octave Mirabeau.
1936 - A coligação “Frente Popular”, de partidos de es­querda, vence as eleições realizadas em Espanha.
1948 - Proclama-se a República Democrática da Coreia.
1959 - Fidel Castro assume o cargo de Primeiro-mi­nistro de Cuba, na sequência da tomada do poder em 1 de Janeiro.
1964 - O concílio Vaticano II aprova a leitura das episto­las e evangelhos nas línguas nacionais, durante os ofí­cios religiosos.
1978 - O Japão e a China assinam, em Pequim, um acor­do comercial.
1983 - A comissão dos direitos humanos da ONU, reuni­da em Genebra, adota uma resolução pedindo à aplica­ção do princípio da autodeterminação de Timor-Leste.
1983 - É instituído o Prêmio Camões, em Portugal.
1988 - Um carro-armadilha explode na Downing Street (Londres-Inglaterra), perto da residência da Primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, matando uma pessoa.
1989 - Morre o estilista de moda francês Guy Laroche aos 66 anos de idade, um dos precursores do pronto-a-vestir.
2001 - É decretada a prisão preventiva do ex-presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, por suspeita de crime de peculato.

Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

BUROCRATIZAÇÃO, quem lucra é o ESTADO e os CARTÓRIOS

Já dizia Hélio Beltrão:
‘O brasileiro é simples e confiante. A administração pública é que herdou do passado e entronizou em seus regulamentos a cen­tralização, a desconfiança e a complicação. A presunção da desonestidade, além de absurda e injusta, atrasa e encarece a atividade privada e governamental’.
Os programas de desburo­cratização até hoje instituí­dos pelo Estado, em termos efetivos, pouco ou quase nada produziram. E o pior, em alguns casos, o Estado não avança e ainda sustenta que os mecanismos são ne­cessários, baseados na ‘pre­sunção de desonestidade’. Contudo o cidadão que não é bobo nem nada sabe que a verdade é outra: o Estado lucra com a burocratização, enquanto o cidadão é infe­riorizado ao deixar seus afa­zeres para enfrentar trânsi­to, filas, demoras e ainda ter que fazer prova em cartório de que ele é ele mesmo.
Vamos analisar alguns exemplos vividos em nos­sa aldeia: o proprietário de uma empresa de transpor­tes com mais de 300 em­pregados, nos relatou que recebe em média três no­tificações de infrações de trânsito por semana. Como necessita indicar o nome do condutor que dirigia o veí­culo para poder transferir pontos para sua CNH, ele e sua esposa, toda vez, preci­sam ir ao cartório firmar o termo de transferência, me­diante reconhecimento de firma por autenticidade, já que pelo contrato social só eles podem assinar.
Outro exemplo: à consti­tuição de um condomínio para edificação com fins re­sidenciais, se formado por até vinte condôminos, po­derá necessitar de até 400 assinaturas (marido e mu­lher), todas com firma re­conhecida na forma verda­deira, variando este número de acordo com o montante de projetos. O mesmo vale para incorporadoras e cons­tituição de outras pessoas jurídicas.
Por fim, para o forneci­mento de qualquer declara­ção exigida por órgãos pú­blicos, de regra exige-se do emitente o comparecimento em cartório para assiná-la e reconhecê-la por autentici­dade. Em todos os casos as assinaturas não serão acei­tas pelo poder Estatal, mes­mo que apostas na presença do servidor público tomador do documento.
O quadro apontado nos mostra o tamanho da inér­cia governamental. A justi­ficativa governamental é de que a manutenção da cul­tura da centralização está amparada na presunção da desonestidade. Mas isto não é verdade. Sabemos que atrás de tudo, há entre o Es­tado e os cartórios o propó­sito escancarado voltado à manutenção e aumento de suas receitas. É uma parce­ria perfeita e altamente lu­crativa. Os sócios (governos e cartórios), ao venderem seus selos, arrecadam di­nheiro, desestimulam o em­preendedor, freiam o desen­volvimento e constrangem as famílias.
Daí a necessidade de uma macromudança institucio­nal responsável, sem a pre­sença do governo e cartórios, irmãos xifópagos que são, dando assim início a pelo menos um programa efetivo de desburocratização.

(Colaboração do advogado Paulo Antônio Barela)

MARCELINO CHIARELLO: suicídio ou homicídio? (1)

E agora é o PT nacional, que só ouviu dizer à distância, ‘enxovalhando’ a polícia estadual de SC, no caso da morte do vereador, dizendo não haver agilidade, falta de interesse e transparên­cia nas investigações. Ora, o pessoal está mal informado, convenhamos, pois qualquer estu­dante de direito sabe que em alguns casos a situação é complicada e não adianta ‘agilizar’ por ‘agilizar’, como se isso bastasse para ‘sur­gir do nada’ algum culpado. Aliás, querem um ‘culpado’ a qualquer custo, de preferência vin­culado à política e ‘antes das eleições’. É isso?

MARCELINO CHIARELLO: suicídio ou homicídio? (2)

As mais recentes notícias sobre os laudos periciais oficiais (que valem para fins jurí­dicos) confirmam ter sido mesmo suicídio e não homicídio, pelas características e dinâ­mica dos fatos... E agora? Querem a federali­zação do caso como se num passe de mágica os de Brasília pudessem desarmar o ‘complô dos capitalistas’ e ‘direitistas’ da cidade? Por outro lado, tratando-se de suicídio, como di­zem os peritos, como justificar a escolta po­licial aos nobres edis, ‘em graves ameaças’, pedida pela direção da Câmara de Vereado­res por ocasião da morte do vereador? Um grande mico, hein...!

VANTAGEM eleitoral da situação em CHAPECÓ (1)

A força atual dos 14 (podendo chegar a 16) partidos da situ­ação, ao lado do prefeito, dará uma vantagem extraordinária à reeleição de José Caramori neste ano. Fazendo um comparati­vo, em números, a coligação (aliança) à reeleição terá quatro ou mais candidatos a vereador contra um da oposição.

VANTAGEM eleitoral da situação em CHAPECÓ (2)

Portanto, nessa proporção (massa humana e gente na rua), serão quatro ou mais cabos eleitorais do atual prefeito con­tra um oposicionista percorrendo, de casa em casa, a cidade e interior na busca de votos aos seus candidatos preferidos, vereador e prefeito. Anotem aí, em 2012, a diferença entre os ‘exércitos eleitorais’ será monumental, ‘nunca vista antes na história’ política de Chapecó!

SEGURANÇA PÚ­BLICA e GREVES, as contradições do PT

Ironia do destino essa greve dos policiais militares no Estado da Bahia (do go­vernador Jaques Wagner-PT), agora encerrada com inúmeras prisões ordena­das pelos ‘socialistas tar­dios’. Quando na oposição, por muitos anos, os petis­tas incentivavam greves pelo país afora, um deles o próprio atual governa­dor, quando era deputado (1992), inclusive em relação aos militares, que não po­dem fazer paralisação por proibição constitucional. Dilma ficou ‘estarrecida’ com as articulações da tur­ma. Ah é... Agora essa ‘batata quente’ está na mão, de­pois de colocarem as forças armadas para dar ordem ao caos e rechaçar os gre­vistas, caindo a ‘bomba’ no colo exatamente de um governador do Partido dos Trabalhadores. É, o mundo gira meus amigos!

PT, os BANCOS e seus LUCROS

Engraçado, agora pouca gente do governo de plantão fala dos enormes lucros bancários. Quando o partido de Dilma estava na oposição, a batida natural repetitiva contra os ‘capitalistas’ era mantra sem fim, responsabilizando unicamente o governo federal, à época. Como se viu, em 2011, só a Caixa Econômica Federal, empresa pública, isto é, do governo federal, conseguiu o substancial lucro de R$ 5,2 bilhões, resultado 37,7% maior do que no ano anterior (2010). Pois é, o lucro só parece ser con­denável se for de ‘capitalistas’ da iniciativa privada. Por outro lado, se o banco é do povo, então o lucro é ‘nosso’? Vai nessa, espera sentado tchê. Quem te viu e quem te vê!


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 14:11,
Data: 16/02/12.