Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

domingo, 23 de setembro de 2012

Américo do Nascimento: homem de confiança e trabalho

Chapecó cresce a passos largos e, por isso, a necessidade de escolher representantes altamente capacitados. Nada mais justo do que avaliar o que cada um tem a apresentar. 
A nossa página entrou no clima das eleições. Assim, nos próximos dias, faremos uma série de entrevistas com os principais candidatos a Câmara de Vereadores. Vale destacar que 21 pessoas serão eleitas. 
Nesta vez conversamos com Américo do Nascimento Júnior. 

01 – Qual é sua formação? 

Sou formado em Direito pela Unochapecó; Pós-graduado em Direito Civil (UFSC - FIE); Especialista em Direito Constitucional por meio da Unoesc; MBA em Gestão de Programas e Projetos (Faculdade Estácio de Sá) e Pós-graduando em Gestão Pública Municipal (Ead – UFSC). 

02 – Na política, qual cargo exerceu? 

Prefeito em exercício durante janeiro de 2012; Secretário Municipal de Saúde (2011); Secretário Municipal de Planejamento (2010); Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial de Chapecó (2010); Membro do Conselho Diretor da FUNDESTE (2011/12); Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (2009); Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (2005-2008); Diretor-presidente da Fundação de Eventos de Chapecó – FEC – (2005-2008); Coordenador Geral da EFAPI nas edições de 2005, 2007 e 2009. 

03 – Por que deseja ser vereador? 

Concorro à reeleição com o objetivo de perseguir a melhoria constante da prestação do serviço público em todos os setores, com ênfase para a Saúde, Segurança, Educação e Geração de Emprego. Para que isso seja possível, utilizarei a experiência adquirida durante os meus 10 anos de vivência pública. Trabalharei em conjunto com o prefeito Zé Caramori e Luciano Buligon. 

04 – Defende algum grupo social? Justifique sua resposta. 

Defendo a sociedade chapecoense como um todo, por entender que o crescimento e desenvolvimento da cidade necessitam da contribuição de todas as camadas sociais, afinal cada uma faz sua parte através do seu trabalho e envolvimento comunitário. 

05 – Quais serão suas áreas de atuação? 

Minha atuação terá ênfase em todas as áreas, pois este é o compromisso de um vereador. Com destaques especiais para a Saúde, Educação, Segurança, Juventude, Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Planejamento Urbano e Agricultura. 

06 – Partido que é filiado e o número para votação: 

Sou filiado ao Partido Social Democrático e nesta eleição concorro com o número 55888. 

07 – Quais foram as ações em que esteve a frente nos últimos anos? 

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico: 

- Possibilitei a instalação de novas empresas, fortaleci as já existentes, ampliei as oportunidades de empregos, alavanquei Chapecó como uma cidade ótima para investimentos; 
- Regulamentei a concessão de incentivos fiscais; 
- Criei o Balcão de Empregos, além do Centro de Informações Turísticas; 
- Modernizei o parque da Efapi com a construção de novos pavilhões; 

Em relação à Secretaria de Planejamento, estivemos comandando as seguintes obras: 

Anel viário; 
Foz do Chapecó; 
UFFS; 
Arena Condá; 
Tapete Preto; 
Centro Administrativo; 
Acesso à BR-282; 
Rua Araras, que passa a se chamar Avenida Ernesto José de Marco; 
Macrodrenagem; entre outras tantas, que juntas passam da ordem dos R$ 300 milhões. 

Melhoramento da saúde: 

Desde maio de 2011, o Hospital da Criança é uma realidade e uma das maiores conquistas de Chapecó e região, proporcionando uma nova opção de saúde infantil, de forma gratuita. 
Inúmeras ações de prevenção foram realizadas e isso vem colaborando com a qualidade de vida de todos. Entre elas, destaco: 

Coração Chapecoense: projeto que tem por objetivo ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral a saúde da mulher e do recém-nascido. 
Caminhada pela Saúde do Homem: instituída em 2011, cumprindo a Lei Municipal nº. 6017 de 09/07/2011, que cria a semana destinada a eles. Essa, por sua vez, acontecerá sempre antes do Dia dos Pais. 
Conta Comigo: prioriza o atendimento ao usuário. 
Agentes Mirins Contra a Dengue: objetiva multiplicar orientações sobre os cuidados necessários para evitar os focos do mosquito transmissor. 
Farmácias Descentralizadas: visando atender melhor a população, com um espaço mais próximo de casa e com maior comodidade, dispõem de remédios controlados. Antes, apenas uma farmácia concentrava todo o auxílio. Agora temos nas regiões Norte e Sul, além da Grande Efapi. 

Obras que comandei na pasta: 

- Novo Centro de Saúde do loteamento Alta Floresta, o qual já foi inaugurado; 
- Novo Centro de Referência em Saúde Municipal (Cresm); 
- Novo Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Almiro de Miranda Ramos, em anexo a Ala Norte da Arena Condá; 
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 
- Também já foi entregue a população o Centro de Saúde da Família no Goio-Ên; 
- Projetos cadastrados no Ministério, na busca de recursos para construção de Centros de Saúde nos bairros: Cristo Rei, Santo Antônio, Belvedere e Esplanada; Aquisição de UTI’s móveis, entre outros. 

08 – Considerações finais: 

Para que possamos continuar ajudando a cidade em todos os aspectos, peço o seu voto. Já fiz muito pela população, mas quero fazer ainda mais. Em 07 de Outubro, não se esqueça: Américo do Nascimento, 55888.

*Todas as respostas foram publicadas de maneira integral.


Postado por Matheus,
Horário: 22:29,
Data: 23/09/12.

Bombeiros durante o domingo

Foram atendidas 08 ocorrências emergenciais, sendo 04 acidentes de trânsito, 02 casos clínicos e 02 quedas. 
Às 09h48min na Avenida Nereu Ramos, no Bairro Seminário, foi prestado atendimento a Gustavo Lautério, 04 anos, vítima de queda de bicicleta. Encontrava-se consciente e orientada, com os sinais vitais estáveis. Apresentava entorse e ferimentos no tornozelo direito. Realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao estabelecimento de saúde por familiares. 
Às 12h33min na Rua Uruguai, no Bairro Centro, foi prestado atendimento a Maria Cleusa, 35 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo veículo de passeio e motocicleta. Apresentava fratura fechada na clavícula direita e trauma de coluna cervical, sendo a carona da moto. Realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao HR. 
Às 12h38min no Acesso à BR 282, no Bairro Belvedere, foi prestado atendimento a Juarez de Souza, 44 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo saída de pista e queda de motocicleta. Apresentava fratura de tórax, trauma de coluna, ferimentos na região frontal da cabeça e boca e em ambos os braços e mãos. Realizados os procedimentos e conduzido ao PS do HR. 
Às 15h30min na BR 282, em comunidade de Colônia Bacia, foi prestado atendimento a quatro vítimas de acidente de trânsito envolvendo colisão entre dois veículos de passeio (Renault Megane e GM Corsa). Realizados os procedimentos e conduzidos ao Pronto Socorro do HR.


Às 16h05min na SC 468, no município de Coronel Freitas, foram atendidas vítimas de acidente de trânsito envolvendo saída de pista (declive de aproximadamente 50 metros) de veículo de passeio. Os ocupantes apresentavam apenas ferimentos leves. Realizados os procedimentos e conduzidas ao Hospital da cidade. 
E às 16h35min na Rua Paulo Pasquali, no Bairro Efapi - Loteamento Jardim do Lago, foi prestado atendimento a Abraão Rodrigues, 28 anos, vítima de queda da própria altura em atividade esportiva (futebol). Apresentava fratura fechada no braço esquerdo. Realizados os procedimentos e conduzida ao Pronto Socorro do HR.


Postado por Matheus,
Horário: 20:50,
Data: 23/09/12.

Homem é encontrado morto

Na madrugada de sábado, dia 22, um homem foi encontrado morto por populares, na linha Cascavel, interior de Chapecó.
De acordo com a polícia, Marcos Antônio Borges, 26 anos, teria sido vítima de um assalto à mão armada no centro da cidade, na noite de sexta-feira (21).
Ele e uma jovem de 19 anos estavam em um carro quando foram abordados pelos assaltantes.
Ela teria sido levada por um dos bandidos em outro veículo e só foi libertada por volta das 23 horas do mesmo dia.
A investigação segue, para apurar quem teria cometido o crime.


Postado por Matheus,
Horário: 14:40,
Data: 23/09/12,
Fonte: PM de Chapecó.