Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RICTV Chapecó comemora o dia do mídia

No dia 25 de junho a RICTV Record Chapecó desenvolveu um evento especial para celebrar o dia do Mídia 2012. O encontro foi realizado para homenagear uma figura importante do mercado publicitário: o mídia.
Reuniu profissionais de agências de publicidade e de veículos de comunicação no Strike Boliche Bar. Foi uma noite de confraternização e troca de experiências, “importante para aproximar as agências num lugar neutro. É nesses encontros que surgem os bons negócios”, comenta a executiva de contas da RICTV Chapecó, Maristela dos Santos.
Toda a festa foi conduzida com temáticas do maior evento esportivo do mundo, que ocorre entre os dias 27 de julho e 23 de agosto, em Londres, na Inglaterra. Pela primeira vez será transmitido exclusivamente na TV aberta brasileira da Rede Record. Ao som da banda Star Beetles, aconteceu um torneio de boliche com premiação de troféus. Na disputa feminina, ficou em 3° lugar a Elizangela Pinheiro da agência Nova Comunicação, em 2° lugar, Maristela dos Santos da RICTV e quem levou o troféu de 1° lugar foi a Marta Kunzler Menegol da agência Trilha. Já na disputa masculina, o Guilherme Tonin da agência Double ficou em 3° lugar. Em segundo ficou o Alex Trindade da RICTV e o ganhador foi o Maycon Régis Sabka da SPO.
Esta foi a 5ª edição. Todos os anos a emissora presta homenagem a estes profissionais, pois em uma agência de comunicação, o MÍDIA é de extrema importância para o sucesso dos negócios. “É uma valorização muito grande para o profissional. A RIC está de parabéns pela iniciativa, pela descontração, amizade e pela organização que sempre é muito boa”, afirma o diretor da Agência SPO Comunicação, Egberto Dias.


Postado por Matheus,
Horário: 21:18,
Data: 27/06/12.

Senar qualificou 144 mil produtores rurais em SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) – prestou extraordinária cooperação para o desenvolvimento estadual em 2011, atendendo 144.747 produtores rurais em treinamentos e programas voltados para melhorar a vida das famílias rurais catarinenses. A informação é do superintendente do Senar/SC Gilmar Zanluchi e do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.
De acordo com os dirigentes, as ações foram realizadas em 282 municípios do Estado, representando 96% do território catarinense. Apenas 11 municípios não tiveram demandas para os eventos do SENAR, principalmente pela baixa vocação agrícola.
O SENAR/SC organiza, administra e executa a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) para trabalhadores e produtores rurais no Estado barriga-verde.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

A primeira linha de ação da entidade está vinculada à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação, de modo a aumentar a eficiência do desempenho profissional de trabalhadores e produtores rurais. Envolvem as atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura e relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura.
Em 2011, as ações nessas áreas atenderam 99.584 produtores rurais catarinenses nos 4.610 eventos realizados.
A linha de ação com maior número de eventos em 2011 foi “atividades de apoio agrossilvipastoril”, com 2.101 eventos, capacitando 61.066 pessoas. A segunda com o maior número de ações foi a “agroindústria”, com 1.093 eventos e 13.505 pessoas atendidas. A terceira foi a “pecuária”, com 574 ações, atendendo 12.586 pessoas.

PROMOÇÃO SOCIAL

As atividades de Promoção Social visam o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais de trabalhadores, produtores e das famílias rurais, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação ativa na comunidade. As atividades possuem caráter educativo e preventivo, distribuídas nas seguintes linhas de ação: educação; artesanato; cultura, esporte e lazer; alimentação e nutrição; saúde e organização comunitária.
Em 2011, foram realizadas 1.445 ações, atendendo um público de 45.163 participantes, com total de 27.549 horas/aula. A linha de atuação da PS que atendeu maior público foi “organização comunitária”, com 13.207 participantes, seguida pelo treinamento “educação”, que atendeu 10.575 pessoas.

EAD SENAR

Além dos treinamentos mensais oferecidos pelo Senar/SC nos municípios, os produtores rurais catarinenses contam ainda com uma importante inovação pedagógica e instrucional: a Educação a Distância (EAD SENAR). “É uma modalidade de ensino-aprendizagem, em que o participante e o tutor estão separados espacial e temporalmente. Nela, determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser necessariamente o mesmo do responsável, permitindo-se uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade de Educação Presencial”, finaliza Zanluchi.
Outras informações sobre os programas e treinamentos podem ser obtidas pelo telefone 49 3333 0322 ou no site www.senar.com.br


Postado por Matheus,
Horário: 21:00,
Data: 27/06/12.

Câmara vota LDO

Em primeira votação a Câmara de Vereadores apreciou nesta quarta-feira, dia 27, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2013. O Vereador Lizeu Mazzioni apresentou seis emendas modificativas, indicando o remanejamento de recursos de uma secretaria para outra, para o fundo de habitação, regularização fundiária, saúde, educação e merenda escolar, sendo nenhuma aprovada. O líder do governo, Marcio Sander, disse que elas não acrescentariam benefício ao município, só ganho político a quem apresentou.
A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimentos do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, estabelecidas no Plano Plurianual.


Postado por Matheus,
Horário: 20:39,
Data: 27/06/12.

Aeroporto: ANAC confirma vistoria para próxima segunda-feira

Técnicos especializados da Agência Nacional de Aviação Civil estarão em Chapecó na próxima segunda-feira (02/07) para a vistoria final nas obras realizadas na pista de pouso e decolagem do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. A confirmação oficial foi recebida pela Administração Municipal nesta quarta-feira. Esta é uma das últimas etapas para a posterior liberação de operações.
De acordo com o Prefeito José Caramori, os serviços iniciaram no dia 22 de abril e foram concluídos em 51 dias, antes do prazo previsto (75 dias). Até o início das obras eram realizados oito voos diários com movimentação média mensal de 23 mil embarques e desembarques. Agora, a nova pista também vai comportar aviões de grande porte com até 200 passageiros. Entre as aeronaves estão o Boeing 737/800 (Gol) e o Airbus A/320 (Avianca).

Obras realizadas

Os serviços no Aeroporto consistiram no fornecimento de material e mão de obra para a recuperação total dos 2.063 metros da pista de pouso e decolagem, conforme projetos e especificações do contrato 129/2012, firmado entre o Município de Chapecó e a Planaterra Terraplenagem e Pavimentação Ltda., vencedora do processo licitatório. Os investimentos atingiram a cifra de R$ 12 milhões.
Para a execução das obras, a empresa responsável montou um esquema especial. Instalou uma usina móvel de asfalto junto ao canteiro de obras para agilizar os serviços, mobilizou máquinas e mão de obra. Foram 50 equipamentos incluindo caminhões, fresadeiras, vibroacabadores, rolos compactadores, retroescavadeiras, etc., mais um efetivo de 90 trabalhadores em turnos de 20 horas por dia, divididos em duas etapas de 10 horas cada.
Alguns números: drenagem em 12 mil metros lineares, remoção de 10 mil metros cúbicos de terra, mil viagens de caminhão, retirada de 7,6 mil toneladas de resíduos de asfalto e utilização de 35 mil toneladas de pedras e 27 mil toneladas de massa asfáltica.


Postado por Matheus,
Horário: 20:27,
Data: 27/06/12.

Transporte: tão essencial quanto os demais processos logísticos

O transporte rodoviário de cargas é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas e 96% da condução de passageiros no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), existem no país cerca de 130 mil empresas responsáveis por uma frota de aproximadamente 1,6 milhão de veículos. São mais de cinco milhões de empregos.
Conforme dados do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o transporte representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto do Brasil. O setor também chama a atenção por faturar mais de R$ 40 bilhões e movimentar 2/3 do total de carga do país. Este cenário comprova a importância que a logística ocupa no segmento, em função do crescimento da produção e circulação de mercadorias produzidas e consumidas.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (Sitran), Valmor Zanella, o transporte é uma das etapas mais importantes da logística. Afinal, é preciso planejamento para a circulação, distribuição e armazenagem de produtos. “A ferramenta tornou-se tão importante que surgiram cursos técnicos e universitários, além de soluções tecnológicas para otimizar e profissionalizar o segmento nas empresas”, destaca.
Na percepção de Zanella, a logística permite a criação de mecanismos para entrega de produtos ao destino final no tempo mais curto possível, visando à redução de custos. Para que tudo ocorra conforme o previsto, são estudadas rotas de circulação, meios de transporte, locais de armazenagem, entre outras.
Para apresentar as novas estratégias do segmento às empresas e indústrias, é realizada bienalmente em Chapecó a Logistique - Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior, que neste ano está programada para o período de 23 a 26 de outubro. O evento está em sua terceira edição e é reconhecido como a maior feira do setor no sul do país.
O transportador Deneraci Perin que assumirá, no próximo dia 30, a presidência do Sitran, realça que a logística auxilia no avanço do desempenho e na redução dos custos, aumentando a competitividade do serviço de transporte. “Na Logistique teremos a oportunidade de conhecer novidades top de linha não somente para melhorar o processo logístico como também para diminuir os impactos ambientais”, afirmou ao destacar a nova geração de caminhões que adota tecnologias para evitar danos ao meio ambiente.

FEIRA

A Logistique 2012 conta com quatro principais grupos expositores: transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).
O evento é promovido pela Federação dos Transportadores de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran). São apoiadores a CETRANCESC, CNT, SEST SENAT, ANFIR, ABRALOG, ABTI, ACIC, ADAC, SEBRAE, SICOM, SINDIPOSTOS e Convention & Visitors Bureau. A organização é da Zoom Feiras & Eventos.
Informações também estão disponíveis do site: www.logistique.com.br.



Postado por Matheus,
Horário: 20:16,
Data: 27/06/12.

Projeto de Marcio Sander prestigiou mais de 200 pessoas

Desde a nova legislação que definiu critérios para nominar ruas, logradouros públicos e prédios mais de 200 pessoas foram homenageadas pela Câmara de Vereadores. A lei de 2009 determina que recebam nomes que realmente contribuíram com o desenvolvimento de Chapecó e não mais de animais, plantas ou de quem nem sequer conhece a nossa região.
Marcio Sander relatou que desde a aprovação sobre essa questão, que é de sua autoria, até agora são 172 projetos apresentados. Questiona quais seriam as atribuições se não tivesse ocorrido à devida alteração. “Seriam de plantas, animais ou pessoas que não conhecem a cidade”, observou.
Para ele a partir desta alteração mulheres e homens que exerceram algum tipo de liderança ou atividade importante passaram a ter o reconhecimento e a importância pelo que contribuíram. O município passa a pagar uma dívida porque a denominação é, às vezes, o único retorno que algumas famílias têm. “De certa forma estamos fazendo justiça”, concluiu.
O Projeto 02/09 justifica que a iniciativa reflete o desejo de perpetuar na memória das gerações vindouras o nome daqueles que, de alguma forma, contribuíram para o conhecimento de sua história e da valorização de seu povo.


Postado por Matheus,
Horário: 19:58,
Data: 27/06/12.

Oito anos sem aumento

Foi votado ontem (26) o projeto que fixa Subsídio dos Agentes Políticos Municipais para a legislatura 2013/2016. Prevaleceu texto definido entre os vereadores em reunião realizada há algumas semanas, onde a maioria optou por se manter o mesmo, apenas se somando as perdas do período, que também é de direito para os servidores.
Agne havia proposto duas complementações ao projeto. A primeira de reposição de 8,37%. Na votação acabou sendo derrubada. A outra sugeria o 13º salário, mas foi retirada. Também justificou que o gasto da Câmara com pessoal é de 2%, quando o teto é de 6%. Com isso o legislativo de Chapecó ficará oito anos sem aumento do subsídio, o mesmo ocorrendo com Secretários e Prefeito.


Postado por Matheus,
Horário: 19:36,
Data: 27/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Conselho de Desenvolvimento Rural de Chapecó empossa novos membros

Uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Chapecó (CONDERC) foi realizada na tarde de terça-feira (26), no Mercado Público Regional. Lideranças representativas do setor agrícola participaram da posse dos novos membros que englobam todas as comunidades organizadas da cidade, que agora participarão de reuniões para decidir o futuro do setor.
O papel do Conselho é opinar e auxiliar no desenvolvimento da agricultura da cidade. Por esta razão, foram realizados dois painéis durante a reunião, explicando o trabalho desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Também houve a apresentação dos números da estiagem deste ano, com base no banco de dados da EPAGRI.
“É muito importante à participação do CONDERC nas atividades da Secretaria da Agricultura. Além de auxiliar no processo, nos referenda nas ações desenvolvidas juntamente com os produtores”, explica Altair Silva, Secretário de Agricultura e Serviços Rurais de Chapecó.
O Conselho é composto por representantes de comunidades, sindicatos e entidades representativas. Para o Presidente do CONDERC, José Araújo, as ações do Conselho são um espelho do que pensa o produtor. “Procuramos levar o entendimento dos produtores nas ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura e, desta forma, os representar nas atividades”, diz.


Postado por Matheus,
Horário: 19:16,
Data: 27/06/12.

Alunos do CEIM Cristo Rei desenvolvem horta comunitária

O Centro de Educação Infantil Municipal Cristo Rei realizou um projeto diferenciado. Na semana passada as crianças participaram da construção de uma horta nas dependências do Ceim. A ação teve como proposta integrar e despertar o interesse dos alunos pelo plantio, o cuidado e o cultivo de verduras, legumes e hortaliças, visando à qualidade de vida através de uma alimentação saudável. 
Atividades baseadas no tema “Como melhorar o lugar onde eu vivo, independente do espaço físico que possuímos” foram desenvolvidas. De acordo com a Secretária de Educação Sueli Suttili, agora as crianças serão responsáveis em dar continuidade. “Com o auxílio dos professores os alunos vão cuidar da horta até o momento do plantio e, após, poderão preparar e degustar os alimentos que serão preparados de forma natural e orgânica, sem o uso de agrotóxicos”, explica.

Projeto Gestor

A concepção da horta comunitária teve como base o Projeto Gestor, que tem como finalidade integrar a comunidade nas ações políticas, sociais, ambientais e educacionais. As atividades envolvem o Conselho e a Comunidade Escolar, visando o desenvolvimento integral das crianças, através do subsídio e auxílio dos projetos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.


Postado por Matheus,
Horário: 19:08,
Data: 27/06/12.

Festas Juninas alegram alunos da Rede Municipal

As escolas Básicas e Ceim’s de Chapecó vêm realizando durante o mês de junho as tradicionais festas juninas. Embalados pela dança, comidas típicas, brincadeiras, trajes e decorações, alunos e professores aproveitam o momento para se divertirem.


Postado por Matheus,
Horário: 18:57,
Data: 27/06/12.

Prefeitura segue com calendário de formações para Profissionais da Educação

Aconteceu na última semana mais uma parte das Formações Continuadas previstas no calendário anual, realizadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. No dia 19 de junho foram realizadas quatro etapas:

· Formação para Professores de Ciências: O encontro foi realizado com o objetivo de aliar teoria e prática na sala de aula. Os professores aproveitaram o momento para socializar e sugerir ideias de práticas que podem ser adotadas em suas aulas;

· Formação para Agentes Educativos: teve como público-alvo 600 agentes educativos (estagiários) que atuam na Educação Infantil. O encontro realizado nas dependências da Unochapecó serviu para oportunizar conhecimentos teóricos e práticos que envolvem o trabalho educativo de crianças de zero a cinco anos;

· Formação Projeto Trilhas e Escola Ativa: Realizada para profissionais que atuam nas escolas do campo. Na ocasião foram repassadas orientações gerais sobre o projeto Trilhas que incentiva a leitura e escrita através de materiais lúdicos (jogos educativos), literatura infantil e oficinas pedagógicas.

No dia 20 de junho foi realizada formação para profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião foram repassados os informes gerais referentes ao próximo semestre, dentre eles Projeto Ideias Além do Giz, mostra pedagógica e planejamento.
No dia 22 de junho gestores dos Ceim’s e Escolas Básicas Municipais se reuniram para receber orientações da Equipe de Educação Especial quanto ao atendimento educacional especializado, funcionamento das salas de recursos multifuncionais, avaliação de alunos com deficiência, bem como atribuições gerais do processo de ensino na Educação Especial.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Sueli Suttili, “nossas formações acontecem com o intuito de fortalecer as práticas realizadas na sala de aula, promovendo dessa forma, maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem”, disse.


Postado por Matheus,
Horário: 18:46,
Data: 27/06/12.

Curso do Sicom tratará sobre análise estratégica de custos

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) realizará, nos próximos dias 2 e 3 de julho, o curso “Análise Estratégica de Custos”. O objetivo da capacitação, organizada através da Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom), é de possibilitar aos participantes conhecer os custos e cuidados no controle de estoque para formatar os preços do produto, utilizando a estratégia da análise de custo para viabilizar formas de aplicação de políticas de preços competitivos.
O treinamento abordará, também, a composição de custos fixos e variáveis e impactos no preço de venda, a decomposição do preço de venda para avaliar a rentabilidade efetiva e a avaliação da rentabilidade por produto, clientes e mix. Outros assuntos abordados serão a relação custo/volume/lucro, margem de contribuição e ponto de equilíbrio e estratégias para a redução de custos e maximização de lucros.
O ministrante será Adelino Denk, pós-graduado em Qualidade e Produtividade e em Engenharia de Produção. Ele também possui mestrado em Economia Industrial e é presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul.
Os interessados em participar do curso podem entrar em contato com o Sicom, através do telefone 3319-4600 ou pelo e-mail unisicom@sicom.com.br. Será realizado das 18h30 às 22h30, no auditório do Sicom.


Postado por Matheus,
Horário: 17:50,
Data: 27/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Grupo Escoteiro Xapecó comemora 15 anos com ato solene e jantar festivo

Desde 1910 o movimento escoteiro faz história no país, buscando o desenvolvimento integral e permanente dos jovens e formando suas personalidades. Essa missão foi assumida pelo Grupo Escoteiro Xapecó dia 28 de junho de 1997, data de sua fundação. Nesta quinta-feira (28) o grupo comemora 15 anos de idade cumprindo relevante papel social junto à comunidade. 
O evento comemorativo ao aniversário será realizado neste sábado (30), a partir das 19 horas, no Clube Recreativo Chapecoense. O diretor presidente do grupo Jandrei Bohn disse que durante o ato solene serão prestadas várias homenagens. Após, será servido jantar de confraternização com som ambiente do grupo “The Old Jets”. 
Assim que foi criado o Grupo Escoteiro Xapecó ocupou espaço junto ao 2º Batalhão de Polícia Militar. Em 2001 transferiu-se para sua sede própria na Avenida Irineu Bornhausen, Bairro Palmital, ao lado da Polícia Comunitária (entre as empresas Edege e Chá Chileno). O Grupo conta com 60 jovens na faixa etária entre sete a 17 anos e 20 adultos totalizando 80 pessoas registradas. 
Bohn explica que o grupo conta com “imprescindível apoio” dos pais dos escoteiros. “Não menos importante”, acrescenta, é a parceria de empresas e colaboradores que viabiliza a realização das atividades. Os encontros do “Xapecó” são realizados na sede todos sábados das 14 horas às 17 horas, 

Formação do caráter 

O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos, criado por Lorde Robert Stephenson Baden-Powell na Inglaterra em 1907. Tem como proposta o desenvolvimento do jovem. Para isso, adota sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira. Executa o trabalho em equipe e opta pela vida ao ar livre. Com esta postura, faz com que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento, comprometido com a educação permanente. Torna-se, assim, “um exemplo de fraternidade, lealdade, responsabilidade, respeito e disciplina”. 
Na condição de movimento de educação não formal, o escotismo se preocupa com o desenvolvimento integral e permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições. A meta é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, “ajudando-os a realizarem suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais”, ilustra Bohn.


Postado por Matheus,
Horário: 17:35,
Data: 27/06/12.

Inovação conquista títulos e lidera o Estadual no sub 15

O Inovação Basquete Clube de Chapecó (IBC) está fazendo sucesso nas quadras catarinenses. Nos últimos jogos disputados as categorias sub 13 e sub 15 fizerem excelentes apresentações no Campeonato Catarinense. As duas equipes conquistaram o título das respectivas fases e uma lidera o Estadual. 
Atuando em Joaçaba o sub 15 do IBC disputou o 2º quadrangular do Campeonato Catarinense e obteve 100% de aproveitamento. Jogou contra os times do CB Xaxim, ABLUJHE Joaçaba e ACOB/SENAC/FMEC Concórdia. As três vitórias renderam à categoria o título de campeão da etapa e a liderança absoluta do campeonato. 
Na categoria Mirim (sub 13) do Estadual a história não foi diferente. O clube fez sua estreia no campeonato jogando em Concórdia. Obteve integral aproveitamento ganhando todas as partidas. Na primeira contra o time da casa, o ACOB/SENAC/FMEC, a disputa foi acirrada. O presidente do IBC Sergio Gomide conta que, também enfrentando a torcida local “num jogo emocionante” a equipe do IBC venceu por apenas um ponto de diferença. As demais partidas foram contra os times de Abelardo Luz e CB Chapecó. 

Novos talentos 

O professor Crespo, técnico das duas equipes, destacou que estes são “os primeiros resultados” de um trabalho que começou a pouco mais de um ano no clube. Do alto de seu conhecimento de mais de 40 anos no basquete, assegura que “muitos destes jovens” têm grande potencial para se tornarem atletas profissionais. Mas, muito mais que isto, estão sendo preparados “para se tornarem homens e mulheres de sucesso”. Ilustra que a modalidade esportiva, além de saúde física, ajuda no desenvolvimento mental dos jovens. 
O IBC (localizado na Rua Mato Grosso, 420 E) é um clube aberto a toda comunidade de Chapecó e região. Com metodologia voltada à faixa etária de 10 a 17 anos de idade de ambos os sexos, o Inovação conta com apoio de várias empresas entre elas a Apti, Inviolável segurança, Tucano, Disafer, Gran Rochas, Desbrava internet, Clinica Sandrin e Dog Show. Gomide enfatiza que o projeto está voltado ao desenvolvimento do basquete no Oeste e na formação de vida e profissional de jovens e adolescentes.


Postado por Matheus,
Horário: 17:21,
Data: 27/06/12.