Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Núcleo da ACIC e Deatec projetam condomínio tecnológico

O Núcleo das Empresas de Base Tecnológica da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) estão investindo no projeto para implantação do condomínio integrado ao parque tecnológico.
Segundo o presidente do DEATEC, Francis Marcel Post, o condomínio é uma área destinada às empresas de tecnologia que compartilharão serviços e estruturas comuns. A previsão é integrar 33 empresas e, até o momento, 25 estão investindo financeiramente no projeto.
O condomínio terá 100 mil metros quadrados, com 2.861 metros quadrados de área construída destinados às estruturas de uso comum. Ao todo são 32 lotes, 580 vagas de estacionamento, auditório para 400 pessoas e salão de festas com 452 metros quadrados.
Além disso, o projeto contempla creche, biblioteca, academia, restaurante, sala de jogos, cafeteria, parque infantil, área de preservação, ciclovia e pista de caminhada. O lançamento do projeto foi no mês de dezembro de 2011.
Francis ressalta que esta área permitirá a centralização do setor, possibilitando a troca de conhecimento e proporcionando o desenvolvimento de novas tecnologias.


Postado por Matheus,
Horário: 00:26,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

AMOSC comemora ampliação de ações do SUS no atendimento psicossocial


Melhorar o acesso à atenção psicossocial da população, ajudar usuários e familiares e garantir a articulação dos pontos de atenção das redes de saúde no Brasil. Estes são os objetivos da portaria 3.088/2011, publicada em dezembro de 2011 no Diário Oficial da União, que institui a Rede de Atenção Psicossocial. A medida amplia ações de atenção à saúde de pessoas com transtorno mental, usuários de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) aprova a iniciativa, pois os municípios que lutam contra as drogas terão aliados. Segundo a assessora em saúde da entidade, Geísa Müller de Oliveira, para operacionalizar e implantar a rede o gestor municipal precisa executar quatro fases: desenho regional, adesão e diagnóstico, contratualização dos pontos de atenção e qualificação dos componentes.
Os critérios definidos para implantação de cada componente e seu financiamento por parte da União serão objetos de normas específicas publicadas pelo Ministério da Saúde. A rede será formada pela atenção básica em saúde, atenção psicossocial especializada, atenção de urgência e emergência, atenção residencial de caráter transitório, atenção hospitalar, estratégias de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

CAPS

De acordo com a Portaria 3.089/2011, que estabelece o novo tipo de financiamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os gestores devem acompanhar para saber os valores que serão repassados para cada tipo de serviço. Os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade dos Estados, Distrito Federal e Municípios.
O secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, ressalta que os municípios precisam fazer no primeiro semestre deste ano o novo cadastramento dos CAPS, pois os recursos serão repassados somente depois do efetivo funcionamento e cadastro do serviço junto ao Ministério da Saúde.


Postado por Matheus,
Horário: 00:09,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Visita de boas-vindas

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó Gilberto João Badalotti, o vice-presidente José Carlos Benini e o diretor executivo Valdemir Manoel da Silva visitaram, na última segunda-feira (16), a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A intenção foi dar as boas-vindas à nova diretoria e repassar informações sobre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Na reunião, coordenada pelo presidente da Associação Comercial Maurício Zolet, foram abordados assuntos sobre a manutenção da parceria entre as entidades. Badalotti aproveitou a ocasião e parabenizou os dirigentes empresariais pelo trabalho comunitário que desenvolvem, sem interesses pessoais e em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade. 
Zolet reforçou a necessidade de intensificar as cobranças pelas bandeiras de ambas as entidades, principalmente neste ano eleitoral. Além disso, Badalotti solicitou apoio da ACIC no Conselho Empresarial Chapecó (CEC). Para finalizar, a diretoria da CDL entregou um presente a Zolet pela passagem no seu aniversário.


Postado por Matheus,
Horário: 00:02,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Com negócios a vista, Coopercentral Aurora inicia abate para o mercado chinês


A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) – uma das poucas empresas brasileiras de processamento de carnes habilitadas a exportar para a China – inicia em fevereiro os embarques de carne suína. Por conta disso, iniciou neste mês o abate desses animais e o processamento de carnes para o mercado chinês.
O vice-presidente Neivor Canton informa que a empresa criou uma estrutura especial para atender as especificidades do importador. Uma das exigências é a ausência de ractopamina (um promotor de crescimento) na ração dos animais.
Um grupo de 33 propriedades rurais do oeste catarinense foi selecionado pela Aurora, homologado pela Cidasc com protocolo de produção aprovado pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Uma fábrica de rações da CooperAuriVerde (cooperativa filiada à Coopercentral Aurora) está processando ração sem ractopamina para abastecer os plantéis.
Os animais prontos são conduzidos para a unidade industrial de Chapecó (FACH1) onde está programado o “turno dedicado”: em um dia a cada quinzena, o frigorífico abate cerca de 4.600 suínos que geram 200 toneladas de produtos embalados, congelados e estocados para o mercado chinês.
A assessora técnica de produção e médica veterinária Eliana Bodanese explica que essa produção é integralmente destinada à China e, conforme evoluírem os negócios, o abate segregado será ampliado para mais dias na quinzena. 
O gerente de mercado internacional Dilvo Casagranda lembra que a China somente consumia a carne brasileira através das importações de Hong Kong. A partir de 2009 passou a comprar diretamente frango e, em abril de 2011, com o acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff, a exportação de carne suína direta Brasil/China foi autorizada.
Nesse novo estágio, a China passa a comprar sem atravessador, a preço menor, e o Brasil pode incrementar as vendas, oferecer cortes mais nobres e entrar num país com população de renda emergente que prevê aumentar o consumo de carne nas próximas décadas.

MEMÓRIA

A Aurora exporta frango para a China desde 2009. Nesse ano, as plantas de aves de Maravilha e de Quilombo receberam a aprovação para a exportação para a China Continental, após anos de negociação entre o Brasil e China, que culminou com a habilitação de 23 plantas brasileiras a exportar para aquele mercado.
Em outubro de 2010, uma comitiva chinesa visitou oficialmente 13 agroindústrias no Brasil e três foram classificadas para exportação de carne suína: Coopercentral Aurora (SC), Cotrijuí (RS) e Rio Verde – BRF (GO). Outras 10 foram condicionadas a melhorias internas ou de controle.


Postado por Matheus,
Horário: 23:52,
Data: 17/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Polícia Federal prende traficante com sete quilos de pasta base para cocaína em Chapecó

A Polícia Federal de Chapecó prendeu na tarde desta terça-feira, um homem de 31 anos. No veículo placas de Erechim/RS, conduzido por ele os policiais encontraram sete quilos de pasta base para cocaína.
A abordagem aconteceu depois que o homem parou para abastecer num posto de combustível no trevo da BR 282, acesso para Chapecó. Os policiais suspeitaram e levaram o veículo até uma oficina mecânica. A droga estava escondida no interior da lataria do veículo.
O homem que residia em Caçador não deu detalhes de quem seria o fornecedor da droga nem qual seria o destino do entorpecente.
Segundo o Delegado da Polícia Federal, Oscar Biffi, ele foi preso em flagrante e conduzido para o Presídio Regional de Chapecó por tráfico de drogas. A pena varia de cinco a 15 anos de prisão.
Após a conclusão do inquérito a droga deve ser incinerada.


Postado por Matheus,
Horário: 23:36,
Data: 17/01/12,
Fonte: Polícia Federal de Chapecó.

Banco Mundial pesquisa estiagem em Chapecó


A Prefeitura de Chapecó recebeu nesta terça-feira (17) a visita de integrantes do Banco Mundial. Os visitantes estudam na Universidade de Harvard nos Estados Unidos e realizam pesquisa para o Banco Mundial sobre estiagem.
Os pesquisadores foram recebidos pelo Prefeito em Exercício Américo do Nascimento Junior e o Secretário Municipal de Agricultura e Serviços Rurais Ricardo Lunardi. Acompanharam a visita os representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca Ely Rebelatto e Mauro Zandavalli.
De acordo com o Secretário de Agricultura de Chapecó, os estudantes estão fazendo uma análise da estiagem que ocorre na região e seus impactos. “Nós da Administração Municipal relatamos tudo o que ocorreu em Chapecó, os prejuízos e as ações emergenciais e preventivas”, explica Lunardi.
Além de uma reunião na Prefeitura, os visitantes dos EUA foram a campo identificar a realidade nas propriedades. “Eles ficaram impressionados com as ações realizadas pelo Poder Público para minimizar os efeitos da seca. Esta visita demonstrou a relevância que Chapecó tem no cenário nacional e até mesmo mundial referente ao agronegócio”, destacou o Prefeito em Exercício Américo do Nascimento Junior.


Postado por Matheus,
Horário: 22:52,
Data: 17/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Santa Catarina e Paraná discutem foco de febre aftosa no Paraguai

Nesta quarta-feira (18), o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, participam de reunião na Secretaria da Agricultura do Paraná para definir medidas que evitem a introdução do vírus da febre aftosa no Estado, em função do novo foco da doença notificada pelo Paraguai no último dia (2) deste mês. O vírus foi identificado em bovinos numa propriedade na localidade de Aguaray Amistad, no departamento de San Pedro, a cerca de 30 quilômetros do foco notificado em setembro de 2011.
Segundo Airton Spies, as ações da defesa sanitária animal em Santa Catarina desenvolvidas pelo Governo, por meio da Cidasc, e Ministério da Agricultura em parceria com agroindústrias e produtores, são muito eficazes no controle de doenças que resultaram na condição de excelência sanitária em nossos rebanhos.
O último foco de febre aftosa em Santa Catarina foi registrado em 1993. No Brasil o último foco teve início no final de 2005 em Mato Grosso do Sul e se estendeu até o Paraná. Isso acarretou grandes prejuízos para Santa Catarina, em função das restrições impostas pelos países importadores de carne suína.
Em 2007, Santa Catarina obteve a certificação internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Estado livre de febre aftosa sem vacinação. De acordo com o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, Santa Catarina é o único estado do Brasil a conquistar este status, por isso estão sendo tomadas todas as medidas preventivas para manter o reconhecimento.

Entenda a doença

A febre aftosa é uma doença viral que atinge bovinos, suínos, ovinos, caprinos e bubalinos, e se caracteriza por febre alta, salivação acentuada e formação de vesículas (aftas) na língua, na boca e nos cascos. Não tem tratamento curativo, mas pode ser prevenida por meio da vacinação.
A aftosa causa prejuízos não somente pela mortalidade, mas também pela perda de peso dos animais e pelo aborto nas fêmeas prenhas. O vírus pode ser transmitido pelo contado direto entre os animais e indireto por meio de superfícies contaminadas pelo vírus. Não há risco de contaminação humana.


Postado por Matheus,
Horário: 16:25,
Data: 17/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. 

Material escolar incrementa vendas no comércio de Chapecó

A movimentação de pais com listas de material escolar em estabelecimentos comerciais de Chapecó tem aumentado na última semana. Com menos de 30 dias para o início de mais um ano letivo, as livrarias, papelarias, bazares e supermercados investem na exposição das principais novidades para este ano na linha de material escolar.
Cadernos, canetas, lapiseiras, lápis de cor, estojos, borrachas, apontadores, réguas, fichários, papéis coloridos e mochilas são os itens mais procurados da linha de material escolar. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Gilberto João Badalotti, a expectativa é de aumento de 9% na comercialização de materiais escolares e 12% na venda de livros.
Os preços variam de acordo com a marca e o diferencial de cada produto como adesivos ou personagens famosos. Conforme levantamento da CDL Chapecó o valor médio das compras com o material escolar pode ser dividido em duas categorias: incluindo a mochila R$ 150 e sem por R$ 60. Além disso, o kit básico sugerido pelo Procon custa R$ 33,60. A lista com maior variedade de produtos refere-se a alunos de pré-escola e educação infantil. Para as séries mais avançadas aumenta a variedade de livros didáticos.
Para este ano as principais novidades são as capas de cadernos com celebridades do futebol como o Neymar. Porém, os personagens tradicionais como “Moranguinho” e “Hot Wheels” ainda são os mais procurados. Entre os adolescentes a marca “Capricho” continua na preferência. “A aquisição de material escolar, independente de marca, trata-se de um investimento para o futuro. Nossa orientação é que o consumidor procure fazer as compras com antecedência para evitar tumultos de última hora”, observa o dirigente.
Badalotti ressalta também a importância de pesquisar antes de comprar o material didático, uniformes e calçados. “O consumidor precisa estar atento para a variação dos valores. Quem pesquisa garante o menor preço, qualidade do produto e as melhores condições de pagamento”, garante o presidente da CDL Chapecó.

CENÁRIO ECONÔMICO

Os empresários do setor de papelaria e livraria estão otimistas para 2012. Entre os fatores que favorecem o cenário econômico estão: a consolidação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a vinda de outras instituições de ensino para Chapecó e abertura de novos cursos e vagas nas escolas e instituições existentes no município.
Conforme o dirigente lojista, a maior preocupação e o investimento em educação por parte da população favorecem o aquecimento do comércio. Os lojistas também apostam na maior diversidade e variedade de opções, produtos que têm como atrativos adesivos, aromas e outros itens que despertam o interesse do consumidor.


Postado por Matheus,
Horário: 15:52,
Data: 17/01/12,
Fonte: MB Comunicação.