Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de abril: dia do contabilista

Nesta quarta-feira, 25 de abril, comemora-se o Dia do Contabilista, instituído sob a inspiração do senador João Lyra, em 1926, ocasião em que proferiu discurso no Senado da República, enaltecendo a classe contábil brasileira. A data não deve ser confundida com 22 de setembro, alusiva ao Dia do Contador.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) Dalvair Anghében esclarece que o profissional técnico em contabilidade é denominado contabilista e o profissional com curso superior em Ciências Contábeis é reconhecido como contador. Deste modo, em 25 de abril comemora-se o dia do CONTABILISTA e, em 22 de setembro, o do CONTADOR.
De acordo com Anghében, a profissão é uma das que oferece maior empregabilidade, pois todas as entidades econômicas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, dependem de um profissional da contabilidade.
A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar contabilidade. Pode ser de uma empresa, de uma instituição, até mesmo de uma grande família. Contratado ou trabalhando por conta própria, o que importa é que o contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços.
Dentro deste perfil, o contabilista pode ser responsável pela gestão orçamentária, auditorias financeiras, registro de contas, planejamento de investimentos, controle de gastos, orientação de pagamentos etc.
Para isso, precisa conhecer a legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país, os princípios de funcionamento e o patrimônio da empresa onde trabalha. Também necessita de conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática e de alguns ramos da administração, de recursos humanos e do direito. E, cada vez mais, o uso da informática e de novas tecnologias é um diferencial no perfil profissional do contabilista.
Os contabilistas também podem ser chamados para ajudar no cumprimento dos deveres fiscais de seu cliente. Na época de declarar o Imposto de Renda, por exemplo, estes profissionais trabalham intensamente. Outras atribuições que os contabilistas podem exercer são de revisor de contas e auditor externo.


Postado por Matheus,
Horário: 23:17,
Data: 25/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

ChapeCarros será lançado no dia 9 de maio

De última geração, antigo, potente, popular, econômico, espaçoso ou compacto... A diversidade é grande, mas a paixão por carros é uma característica comum entre os brasileiros. Do outro lado está à internet que evolui num ritmo tão intenso quanto dos veículos e, a cada dia, oferece informações instantâneas dos mais recentes acontecimentos no mundo. Segundo pesquisas, a palavra carros é a mais buscada no Google por chapecoenses, o que motivou o surgimento do portal ChapeCarros. O lançamento deste endereço eletrônico inédito em Chapecó está programado para o dia 9 de maio, às 19h30 no Lang Palace Hotel. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas.
O portal é voltado ao segmento automotivo e reunirá um conjunto de soluções para quem procura carros, caminhões, motos, serviços automotivos, máquinas agrícolas, além de implementos agrícolas e rodoviários. “O serviço surgiu para impulsionar e fortalecer o mercado automotivo da região de Chapecó, proporcionando ao comprador final uma busca online 100% local”, justifica o idealizador e proprietário Marcelo Scalco.
O ritmo de crescimento da internet no Brasil é intenso. Segundo levantamento do IBOPE, o Brasil é o 5o país com maior número de conexões. Em 2011, mais de 81,3 milhões de brasileiros utilizavam a internet. O percentual de brasileiros conectados aumentou de 27 para 48%, entre 2007 e 2011. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve manter esse compasso forte de aumento no número de usuários residenciais. “Muitas curiosidades, dúvidas e necessidades da população são procuradas na internet, afinal, a praticidade e a comodidade de acessar a qualquer horário em qualquer local é grande”, realça o idealizador. 
Por isso, é fundamental unir empreendimentos em um mesmo espaço, concentrando a oferta e a procura, o que oportuniza fomentar os negócios. “Trata-se de uma ferramenta que aproxima pessoas e empresas, comprador e vendedor", justifica Scalco.
O ChapeCarros surgiu para valorizar a cidade e facilitar o acesso às lojas e concessionárias. Enfim, conforme Scalco, trata-se de uma forma prática e econômica de pesquisar carros, motos, caminhões e serviços automotivos da região, além de atualizações diárias, descrições completas dos veículos com fotos e um canal aberto direto com o lojista para esclarecer dúvidas. “Tudo isso com mais facilidade, agilidade e inteligência”.


Postado por Matheus,
Horário: 23:10,
Data: 25/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeito empossa novo Diretor da Fundema

Foi empossado nesta quarta-feira (25), o novo Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente – Fundema. João André Patussi (PSDB) assumiu o cargo no lugar de Nelson Krombauer (PP), que se desincompatibilizou ainda no mês de março em função de legislação eleitoral.
O ato foi realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura, na presença de familiares, lideranças políticas e servidores municipais. O decreto de nomeação foi assinado pelo Prefeito José Caramori, que destacou a importância da Fundação para a preservação do meio ambiente, além de ressaltar o bom trabalho e os progressos já alcançados.
“Temos a certeza de que os projetos já iniciados terão andamento nesta nova gestão da Fundema. João André Patussi assume com a missão de cuidar ainda mais das áreas verdes do nosso município, desenvolvendo ações focadas na cidadania e que auxiliem na qualidade de vida dos chapecoenses”, destaca o Prefeito.



Postado por Matheus,
Horário: 23:00,
Data: 25/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó terá novo espaço para a arte

A partir do dia 07/05 Chapecó terá um novo espaço para as artes plásticas. A Prefeitura de Chapecó vai inaugurar, através da Fundação Cultural, a Galeria de Arte de Chapecó, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas, o objetivo da criação da nova galeria é contemplar inicialmente uma solicitação dos artistas de Chapecó, como um novo espaço para as artes visuais. “A nova galeria terá uma política diferenciada, onde será possível uma maior democratização do acesso a Arte e proporcionará, além de exposições locais, a troca com outros artistas nacionais e internacionais”, destaca.
Na abertura da Galeria será apresentada a exposição do artista Ênio Griebler. A mostra será diversificada em linguagens artísticas, contendo também uma pequena retrospectiva da vida e obra do artista. O evento será no dia 07/05 às 19h30 no andar térreo do Centro de Cultura e Eventos.

Novas exposições

Além da abertura da nova Galeria, outras duas exposições estão previstas para o início do mês de maio em Chapecó. No dia 03 (quinta-feira), às 20h, será aberta a exposição “Clássicos da Pintura visitam o Rio Janeiro”, do artista Lielzo Azambuja. A mostra apresenta releituras dos grandes clássicos da pintura, propondo novas abordagens plásticas sobre obras de arte tradicionais, despertando no observador um olhar recontextualizado. O trabalho estará exposto na Sala Cyro Sosnoski do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
Já no dia 04 (sexta-feira), às 19h30, a Prefeitura abrirá a exposição “PARIS, MONOCHROME”, da artista Mari Baldissera que apresenta fotografia em preto e branco da cidade de Paris, propondo um olhar contemporâneo da cidade luz. A exposição será na Galeria Municipal de Artes Dalme Rauen, na Praça Coronel Bertaso.


Postado por Matheus,
Horário: 22:53,
Data: 25/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura forma professores que atuam nos laboratórios de informática

A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Educação, está realizando curso de formação para profissionais que atuam nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino. A capacitação iniciou na terça-feira (24) e prossegue nesta quarta-feira (25).
“A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como ferramenta na aprendizagem e sua ação no meio social, vem aumentando de forma muito rápida. O professor precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula e no seu dia a dia”, destaca a Secretária de Educação, Sueli Sutilli.
Com esse objetivo e visando melhorar ainda mais a qualidade da educação no município, a Prefeitura de Chapecó fez uma parceria com a equipe MICROKIDS, que é um sistema voltado para utilização das tecnologias educacionais como facilitadora do cotidiano social, favorecendo a inclusão, a participação do educando e o desenvolvimento da educação de qualidade. Trata-se de um software adquirido para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que contempla temas transversais instigando o aluno, valorizando-o como agente investigador e, provocando assim, uma postura participativa e interativa na sociedade na qual está inserido.
O projeto atenderá alunos da 1ª a 5ª séries, totalizando 450 alunos por série. Ao todo, serão atendidas aproximadamente dezesseis escolas, beneficiando um número de 2.250 crianças no Projeto Piloto de Tecnologia Educacional. Segundo a Secretária Sueli Sutilli cada aluno receberá um livro da coleção de acordo com a série, acompanhado de CD-ROM com softwares educacionais, biblioteca de livros virtuais, banco de imagens e vídeos.
“Esse projeto é mais uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento das habilidades no mundo tecnológico de forma lúdica, prazerosa e diversificada, servindo como instrumento de apoio para o professor, que poderá inovar a sua prática pedagógica na informática, propiciando ao aluno o desejo de aprender, buscar e produzir cada vez mais conhecimento”, complementa.

Escolas do campo

A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Educação, também realizou mais uma etapa da formação continuada para professores que atuam em turmas multisseriadas (1º a 5º ano) das escolas do campo da rede municipal de ensino. O principal objetivo do encontro foi a elaboração do projeto de trabalho para o segundo bimestre. O tema trabalhado será a água. Na ocasião, os professores também receberam orientações sobre o trabalho do dia a dia na sala de aula, como organização do espaço físico, planejamento de atividades, elaboração de painéis, dentre outros. Mensalmente, todos os profissionais que atuam nas escolas do campo que fazem parte do Programa Escola Ativa, recebem acompanhamento da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.



Postado por Matheus,
Horário: 22:46,
Data: 25/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Custo com trabalhador vitima de acidente chega a R$ 24 bilhões por ano

Todos os anos o país gasta R$ 24 bilhões para custear despesas com vítimas de acidentes de trabalho. No Brasil são registrados 388 mil acidentes graves (três em cada hora de trabalho) com afastamento temporário e 2.800 mortes por ano ou uma em cada duas horas de trabalho. Os acidentes acabam ‘criando’ 15 mil casos de incapacidade permanente para o trabalho. 
Para protestar contra os assustadores números que apontam para uma ‘guerra invisível’, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Santa Catarina promove ato em Chapecó. A manifestação integra iniciativas programadas para o “Dia Mundial de manifesto pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho e pela prevenção dos acidentes”. 
A programação será cumprida neste sábado (28) a partir das 9 horas na Praça Coronel Bertaso e se constitui em ato público, panfletagem e passeata pela Avenida Getúlio Vargas. O manifesto pretende chamar atenção da sociedade que desconhece “essa triste realidade”, lamenta a presidente do Siticom Izelda Oro. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó presta apoio integral à iniciativa. 

Consciência

O ato pretende alertar para a importância da prevenção de acidentes no trabalho que fazem 355 mil trabalhadores perderem a vida a cada 12 meses no mundo. As estatísticas da OIT (organização Internacional do Trabalho) significam mil mortes por dia, número que sobre para 1,9 milhão, somados os óbitos em consequência de doenças ocupacionais. 
“Isso precisa ser estancado” diz a sindicalista, revoltada com o volume de mortes por acidente, 100% maior que o registrado em decorrência de guerras ou epidemias como a AIDS, por exemplo. As mortes, sequelas e mutilações de trabalhadores provocadas por acidentes de trabalho “são verdadeiros massacres, assistidos com pouca reação”. Para Izelda ações urgentes envolvendo toda sociedade precisam ser tomadas com a missão de conter essa “inaceitável e absurda realidade”.


Postado por Matheus,
Horário: 22:37,
Data: 25/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.

Deflagrado processo sucessório para eleger novo presidente do Sitran

Está aberto o período para inscrição e registro de chapas a sucessão presidencial do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó. A eleição do Sitran será no dia 24 de maio entre 8 às 16 horas na sede da entidade. As eventuais chapas estão sendo recebidas pela secretaria do sindicato, onde todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser obtidas. 
Convocada pelo atual presidente Valmor Zanella a eleição escolherá a nova diretoria e conselho fiscal. Também serão eleitos os delegados representantes no conselho da Federação das Empresas do Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina e seus respectivos suplentes. 
É pouco provável que ocorra, mas os estatutos do sindicato estabelecem que sem quorum em primeira convocação o pleito, em segunda votação, será realizado no dia 4 de junho. Em caso de empate entre as chapas mais votadas, uma nova eleição ocorre dez dias depois. Caso apenas uma chapa venha a ser registrada, a eleição será feita em Assembleia Geral Eleitoral às 18 horas e 30 minutos do dia 24. 
Nos 17 anos de existência do Sitran, o próximo será o 6º presidente eleito pelos transportadores para mandato de 24 meses. Com forte representação e base territorial em nove municípios (neste ano passará para 25), o Sitran tem 140 empresas associadas que, em conjunto, possuem frota de 13 mil caminhões e carretas. Este grupo empresarial é responsável por 6.000 empregos diretos e cerca de 18 mil indiretos. 

Zanella fora 

O atual presidente Valmor Zanella não vai concorrer à reeleição por que entende já ter cumprido sua missão frente à entidade. “Exercemos consecutivamente dois mandatos com trabalho muito produtivo” argumenta. Ao defender alternância no cargo, o dirigente disse que acredita ter atendido as expectativas e aspirações dos empresários do setor.


Postado por Matheus,
Horário: 22:25,
Data: 25/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sitran.