Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Quarta e Quinta-feira, 22 e 23 de Fevereiro de 2012.

  
“O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso”
Friedrich Nietzsche (Filósofo Alemão – 1844 – 1900 – viveu 56 anos)


CONSERTOS das RUAS em Chapecó (1)

Não sou ligado a varejo, no entanto, é difícil deixar passar. Acho que querem atrapalhar mesmo a gestão do prefeito Caramori. Como se observa em alguns locais, não é possível o pessoal responsável da prefeitura de Chapecó não enxergar que, em momentos de grande movimento, não podem simplesmente ‘atravancar’ ainda mais o trânsito na cidade, pintando faixas para pedestres, refazendo asfalto, tapando buracos, consertando sinaleiras, etc.

CONSERTOS das RUAS em Chapecó (2)

Dou como exemplo o que ocorreu recentemente na Av. Atílio Fontana, uma das mais movimentadas e a única ligação da grande região da Efapi, em frente à Sadia, com a ‘troca’ de um enorme pedaço de asfalto, num local de intenso mo­vimento, causando grande congestionamento. Infeliz­mente, em todos os locais é sempre assim. Convenhamos, isso é coisa para fora do expediente normal, seja à noite ou em fins de sema­na, em momentos de pouco tráfego de veículos. A cida­de cresce, como se vê, mas algumas cabeças da admi­nistração não acompanham o desenvolvimento. Mentalidade tacanha... Coi­sa inacreditável, vivente!

LAUDOS PERICIAIS OFICIAIS - SUICÍDIO ou HOMICÍDIO no caso CHIARELLO

Passados quase 90 dias, agora, após a pu­blicidade dos laudos, evidenciando a dinâmi­ca dos fatos e o exame cadavérico (com valor jurídico-processual), como se viu em muitas entrevistas na semana passada e a tentativa de federalização das inves­tigações, importante é a análise das circunstân­cias que envolvem o caso desde seu nascedouro.
Alguns, com interesses eminentemente políticos, no afã de tentar enqua­drar como puro ‘assas­sinato’, dizem ter sido praticado por ‘profis­sionais’, por isso o mis­tério e a complexidade.
Convenhamos, que tal os diabólicos ‘profissio­nais’ que ‘amarraram’ o pescoço da vítima com o cordão da mochila da mesma, às 10h30 da manhã, com sol a pino, dentro da casa dela (su­jeitando-se serem flagra­dos na entrada e/ou na saída pela vizinhança ou por alguém da família), depois de terem atraído a mesma por telefonemas (pois estava na escola dando aulas), entrando na casa sem arrombá-la (aberta pela vítima?) e ninguém ter visto nada, sem nenhuma suspeita pelas provas testemu­nhais exaustivamente colhidas na fase poli­cial do inquérito, etc.?
Fosse encomendado o crime, não teriam agi­do de outra forma, de várias maneiras, sem possibilidade de serem flagrados, às escondi­das, noutras circuns­tâncias, à noite, com armas mais adequadas e não por enforcamento através de um cordão de mochila da vítima?
Admitindo-se tenha havido homicídio, não teria sido praticado por verdadeiros ‘amadores’, que, após alguma dis­cussão e até agressões físicas (briga pessoal), por qualquer motivo, tiraram a vida do vere­ador, porque lá não fo­ram exatamente para isso, daí o ‘enforcamen­to’ havido com o cordão que encontraram por perto, no improviso, não para dissimular os fatos e sim para terminar de matar a infeliz vítima?
E os telefonemas, não teriam sido recebidos por algum outro celu­lar que não fosse o dela, daí não aparecerem na relação da operadora no telefone da mesma?
Pois é, sendo a con­clusão oficial da polícia estadual por suicídio, sem nenhuma evidência de autoria do fato para caracterizar-se homicí­dio, pouco adiantará a federalização do caso.
E mais, uma decisão nesse sentido levará al­gum tempo para ser im­plementada, porquanto antes deverá ser aceita (partindo de erros ou má fé da polícia estadu­al) pela Procuradoria-Geral da República e passar pelo crivo judi­cial do STJ em Brasília.
De qualquer forma, admitindo-se o homicí­dio, perguntas que não querem calar: por que o vereador não disse aos seus companheiros da direção do partido (PT) com os quais se encon­trou na 6ª feira, sábado e domingo (afirmado à exaustão por eles mes­mos), imediatamente anteriores à sua morte (ocorrida na 2ª feira), de quem partiam as amea­ças, intimidações e pres­sões, etc., se realmente estivesse sendo ameaça­do em razão de sua atu­ação parlamentar?
Seria admissível o fato de ter ‘escondido’ de seus companheiros que eram ameaças políticas e ain­da de adversários ‘direi­tistas’ e ‘capitalistas’?
Ora, não nos iluda­mos, o vereador Marce­lino sempre falou aberta e diretamente, no seu estilo guerreiro, na Câ­mara, em reuniões par­tidárias, na promotoria pública, em rádio, jor­nal, televisão, etc., em re­lação às denúncias que fazia como vereador de oposição, quando se tra­tava de matéria política.
Enfatize-se, por que não falaria a seus com­panheiros mais íntimos, nos três dias imediata­mente anteriores à sua morte, de quem pos­suía integral confiança (das coisas públicas), se houvessem ameaças de adversários políticos?
Certamente, mesmo sem levar muito em con­ta como ameaças reais e efetivas, nas quais não acreditasse, indiscuti­velmente teria dito aos companheiros naquele momento, na intimida­de, até em tom de desa­bafo, que ‘o miserável do fulano... ‘o corrupto do beltrano...’ (entre outros adjetivos), da área po­lítica ou empresarial o estariam ameaçando...!
A conclusão lógica a que se chega é que se não falou é porque era algo pessoal e não interessava aos mesmos porque não havia vinculação política.
Não é razoável pensar-se de outra forma em se tratando do destemi­do vereador Marcelino.
Decididamente, a ‘teo­ria conspiratória’ de cri­me encomendado é mui­to frágil e inverossímil.
Portanto, através das provas até aqui coletadas pela competente e dili­gente polícia civil de SC e seus experientes peri­tos (que não se exporiam em conclusões errôneas, especialmente pela am­pla repercussão do caso, inclusive com possibili­dade de federalização), depois de toda a inves­tigação procedida e das várias conjecturas, só sobrou mesmo a hipótese de suicídio, ou, no máxi­mo, homicídio por outra causa, nunca vincula­da à política municipal.
É esse, sem dú­vida alguma, o re­sumo da tragédia!

PODEROSA lobista encantou políticos do PT em BRASÍLIA

Pois é, bastou aproximar-se, com charme, de alguns figurões da República, que uma jovem e bela advogada (lobista) teve a seus pés al­guns poderosos de plantão, infiltrada por uma máfia que desviou mais de um bilhão de reais dos cofres públicos. Prestou depoimentos à Polí­cia Federal sobre seus ‘fei­tos’ na Capital federal junto ao núcleo do poder (incluí­dos ministros). Logo, logo, mais uma bomba à vista para o Palácio do Planalto desarmar e alguns darem explicações. E segue o baile!

O alerta à SEGURANÇA PÚBLICA

Olha, as explosões em cai­xas eletrônicos de bancos já estão por toda Santa Cata­rina, computando-se mais de 50 ataques até este mo­mento. As autoridades de­vem ficar atentas em nossa cidade, pois até na Capital, que estava fora do circuito criminoso, o primeiro caso ocorreu na semana passa­da. A ousadia dos marginais é muito grande. As câmeras de segurança próximas aos caixas (para ver alguma movimentação anormal) é uma necessidade urgen­te, especialmente em razão da vizinhança que pode ser atingida pelas explosões.

A ‘bola fora’ do ministro GILBERTO CARVALHO (PT)

O senador Magno Malta, líder do PR, disse que o ministro deveria: ‘... lavar sua boca com álcool’, taxando-o de ‘safado e cara de pau’, em razão de o auxiliar palaciano ter dito, no Fórum Social (dos socialistas tardios), que os evangélicos possuem uma visão do mundo controlada por pastores de TV e que o governo deveria ‘travar com eles uma disputa ideológica’. O impetuoso e desbocado acabou por pedir desculpas à bancada evangélica em pleno Congresso Nacional. Até a presidente teve que desautorizar o metido ‘articulador’. É assim, quem fala o que quer, ouve o que não quer. Turma desastrada!

Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 22:44,
Data: 23/02/12.

Secretaria da Agricultura disponibiliza sementes para agricultores familiares atingidos pela estiagem

Nesta quinta-feira (23), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, recebeu do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresh, uma pauta de reivindicações para minimizar os efeitos da estiagem no Oeste.
Para atender aos agricultores da Fetaesc, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, disponibilizará R$ 3 milhões para aquisição de sementes de milho, azevém e aveia que beneficiarão 20 mil famílias rurais da região Oeste, que não foram atendidas por políticas de crédito rural ou seguro agrícola. O secretário João Rodrigues explica que cada agricultor receberá um kit composto de um saco de 20 kg de milho, um saco de 25 kg de azevém e dois sacos de 40 kg de aveia. “Com esse kit, os agricultores poderão plantar o milho na próxima safra e usar o azevém e a aveia para pastagens de inverno. Atendendo tanto os produtores de leite como os agricultores familiares atingidos pela estiagem”, destaca Rodrigues.
De acordo com o presidente da Fetaesc, José Walter Dresh, a medida é em caráter emergencial e não descarta ações que deverão ser tomadas a longo prazo, como investimentos em captação e armazenagem de água da chuva para utilização múltipla pelos agricultores familiares, seja pra uso humano, animal, irrigação ou piscicultura. “Com a aquisição das sementes, o Governo do Estado estará beneficiando os agricultores familiares que não tiveram acesso ao crédito do rural safra 2011/2012”, ressalta Dresh.
O anúncio dessa ação será feito nesta sexta-feira (24), em Chapecó, pelo Governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e do secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff. Na ocasião também serão anunciadas novas medidas para combater os efeitos da estiagem no Oeste. O evento acontecerá às 13h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes na sala Agostinho Duarte, em Chapecó.
Até o momento, 96 municípios decretaram estado de emergência em Santa Catarina resultando em aproximadamente R$ 600 milhões em perdas de produção agrícola e afetando diretamente 595 mil pessoas.


Postado por Matheus,
Horário: 17:18,
Data: 23/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Suspenso o processo licitatório do transporte coletivo de Chapecó

O processo licitatório do transporte coletivo de Chapecó foi suspenso. A decisão foi oficializada na quarta-feira, dia 22, e divulgada nesta tarde. Determina a suspensão do recebimento e abertura dos envelopes da Concorrência Pública 419/2011 - concessão do transporte coletivo municipal, "tendo em vista a existência de impugnação administrativa ao Edital, ainda não respondida. O processo permanecerá suspenso até que a referida impugnação seja definitivamente julgada", informa a nota oficial da Prefeitura.


Postado por Matheus,
Horário: 17:09,
Data: 23/02/12.

Tribunal anula edital da terceirização da merenda escolar no estado

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região anulou por unanimidade, o edital de Concorrência nº 026/2008, que terceirizava a merenda escolar em Santa Catarina. Para o relator, Juiz Federal João Pedro Gebran Neto, a Secretaria Estadual de Educação, na época comandada pelo atual senador Paulo Bauer (PSDB), violou os “princípios da moralidade e da probidade administrativa”.
A Ação Popular foi proposta pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), à época líder da bancada petista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), questionando a utilização indevida de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Programa Nacional De Alimentação Escolar (PNAE), na terceirização da merenda escolar, com um custo estimado de R$ 120 milhões de reais. “A decisão do Tribunal, anulando o processo de terceirização da merenda em Santa Catarina, confirma as irregularidades que denunciamos em 2008. Não podemos concordar com atos que tragam prejuízo aos cofres públicos e prejudiquem a alimentação escolar das nossas crianças”, afirma Uczai. Segundo o deputado, a Constituição é clara ao dizer que a merenda escolar é responsabilidade dos governos Federal, estadual e municipal, e, portanto, não deve haver terceirização no setor. Ele ressaltou que a merenda deve continuar sendo público e universal.
Para o deputado estadual Dirceu Dresch (PT), líder da bancada na ALESC, a decisão confirma a tese de que o recurso do FUNDEB deve servir para fortalecer a educação, e não para bancar privatização. “Denunciamos exaustivamente o processo de licitação que privatizou a alimentação escolar em Santa Catarina, uma licitação conduzida pelos atuais senadores Paulo Bauer e Luiz Henrique da Silveira. Essa licitação afrontou a legislação e causou prejuízos imensos ao comércio local e aos agricultores familiares, que deixaram de fornecer produtos à rede escolar”, destacou Dresch.
Cabe ainda ao Governo do Estado, recurso no Supremo Tribunal Federal.

Trechos da decisão

“... o fato de que o alto custo do contrato - estimado em R$ 120 milhões - impõe que sejam observados com muito mais rigor os princípios da moralidade e probidade administrativa, os quais constituem obrigação do Administrador Público e são pressupostos de validade dos atos administrativos, conforme art. 37 da Constituição Federal, sob pena de desvio de finalidade, o que não se admite, como no caso do Edital de Concorrência 026/ 2008”.
“Diante dessas irregularidades, manifestou que, a despeito de ao Estado ser dado, por um lado, terceirizar o serviço de merenda escolar, não lhe é lícito, por outro, dispor dos recursos federais em desvio de finalidade.”
“Reconhecida à nulidade do Edital de Concorrência nº 026/2008, por violação aos princípios da moralidade e da probidade administrativa.”


Postado por Matheus,
Horário: 16:53,
Data: 23/02/12,
Fonte: Jeferson J. Ávila.

Chapecoense perde a liderança

A Chapecoense empatou com o Atlético de Ibirama pelo placar de 2 a 2. Com a vitória do Figueirense sobre o Brusque, o time do oeste caiu para a segunda posição, perdendo a liderança no saldo de gols.
O time da casa saiu na frente com um gol polêmico. Aos três minutos do primeiro tempo, Mateus desviou a bola com a mão e a arbitragem, que cometeu muitos erros, validou o gol. O verdão empatou aos 20 minutos do segundo tempo e levou a virada logo em seguida. Aos 29 minutos, com Gustavo, saiu o gol de empate. Na última rodada a Chapecoense enfrenta o Criciúma, no Heriberto Hülse, no próximo domingo.


Postado por Matheus,
Horário: 16:39,
Data: 23/02/12.

Unochapecó apresenta equipes apoiadas em 2012

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, a Unochapecó apresentou as equipes que serão apoiadas pela instituição na temporada 2012. No evento foi divulgada também a parceria com a Prefeitura de Chapecó no Projeto Atleta do Futuro. 
O ano de 2011 foi de conquistas para as equipes apoiadas pela universidade. Além de títulos estaduais e medalhas de ouro, o futsal feminino, que tem o apoio da Instituição, conquistou todos os títulos importantes no estado, no país e no mundo, como a Copa das Nações.
Para 2012, 15 equipes serão apoiadas e centenas de crianças devem ser beneficiadas com projetos de inclusão social através do esporte. “A Unochapecó estará novamente apoiando o esporte em 2012. Temos muito orgulho enquanto Instituição de Ensino em participar na formação de pessoas através do esporte”, disse o vice-reitor de Desenvolvimento e Planejamento Cláudio Jacoski.
No evento foram assinados os convênios com as modalidades e também com a Prefeitura de Chapecó para atender o projeto Atleta do Futuro que atenderá crianças em diversos pontos do município. “Estamos mostrando para a sociedade a importância que é ter o apoio de uma Instituição em todos os aspectos, na área da educação, na cultura, ciência, tecnologia, nas questões sociais, e neste caso, utilizando o esporte como meio de promoção e inclusão”, finalizou Jacoski.
Na ocasião também foi oficializado o patrocínio da Associação Chapecoense de Futebol, atual campeã catarinense.


Postado por Matheus,
Horário: 16:13,
Data: 23/02/12,
Fonte: Clássico Assessoria.

Jogos Abertos Interbairros começam nesta sexta-feira

A 8ª Edição dos Jogos Abertos Interbairros de Chapecó inicia nesta sexta-feira. O cerimonial de abertura será às 19h30 no Ginásio Ivo Silveira. O evento, promovido pela Administração Municipal e coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer, terá a participação de aproximadamente 4.500 atletas representando 42 bairros e loteamentos da cidade.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, todos estão convidados para participar da grande festa de abertura e prestigiar as equipes participantes. “Além do desfile das delegações, do acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta, será realizado um show com o humorista João Carlos Fortes, que deu vida ao personagem João Kuiudo e, através dele, leva a cultura gaúcha para todos os Estados do Brasil”, destaca.

A competição inicia neste final de semana. Serão disputados 40 troféus nas seguintes modalidades:

Atletismo Masc/Fem

Bocha Masc/Fem

Bolão 23 Masc/Fem

Canastra Mas/Fem

Canastrão Masc/Fem

Cinquilho Masc/Fem

Dominó Masc/Fem

Futebol Areia livre Masc/Fem

Futebol Suíço Master Masc. (Nascidos até 1972)

Futebol Suíço Livre Masc/Fem 

Futsal Master Masc. (Nascidos até 1972)

Futsal livre Masc/Fem

Futsal Infanto Masc/Fem (Nascidos entre 1995 e 1998)

Sinuca Individual e duplas Masc/Fem

Tênis de Mesa Masc/Fem

Três Sete Masc/Fem

Truco Masc/Fem

Voleibol Masc/Fem

Vôlei de Areia Masc/Fem

Xadrez Masc/Fem


Postado por Matheus,
Horário: 16:04,
Data: 23/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.