Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

domingo, 11 de março de 2012

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Sábado e Domingo, 10 e 11 de Março de 2012.


“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.”
Aristóteles (Filósofo e Professor Grego / Aluno de Platão – 384 AC – 322 AC – viveu 62 anos)

P3 na HISTÓRIA
10 de Março

1945 - Bombardeiros “B-29” norte-americanos iniciam os primeiros bombardeamentos sobre o Japão, durante a II guerra mundial.
1946 - Mulheres italianas votam pela primeira vez em eleições locais.
1952 - A URSS propõe que as quatro grandes potências conferenciem sobre a reunificação e desarmamento da Alemanha.
1975 - Forças norte-vietnamitas capturam a capital provincial sul-vietnamita de Ban Me Thuct.
1980 - O partido nacionalista basco vence as eleições para o primeiro parlamento autônomo do País Basco.
1998 - Augusto Pinochet abandona a chefia do exército chileno e entra no senado com um cargo vitalício.
1999 - Morre Luis Villas-Boas, aos 75 anos de idade, musicólogo, considerado o “pai” do jazz em Portugal, fundador do “Hot clube de Portugal”, em 1951, e organizador do primeiro festival de jazz de cascais, em 1971.

Fonte Efemérides.
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

“ESTACIONAMENTO ROTATIVO em Chapecó

Falando dos parquí­metros, inicialmente queremos elogiar a ini­ciativa, aliás, devemos ter sido uma das pri­meiras pessoas a aderir ao novo sistema, porque achamos maravilhoso não precisar mais ficar ‘a cata’ de uma aten­dente para comprar os tais cartõezinhos de estacionamento.
Finalmente, ganha­mos nossa indepen­dência, podemos car­regar quantos créditos quisermos no ‘bóton’ e pronto, daqui para fren­te é por nossa conta.
Ah... Suspiramos de felicidade nesse dia.
Será...?! Como tudo o que é bom dura pou­co, não poderia ser diferente com a ope­racionalidade do mes­mo estacionamento.
Sim, pois os tais par­químetros funcionam à bateria. A bateria possui tempo de vida útil, de­pois tem que ser neces­sariamente recarregada.
Agora pasmem, só uma pessoa (dito pelas fiscais), com ‘status de semideusa’, possui a maquininha que recar­rega a bateria dos par­químetros, ou seja, essa pessoa precisa ser cha­mada quando a bateria acaba, mas ela não vem na hora, isto pode de­morar meia hora, uma hora, sabe-se lá quanto, porque as atendentes nunca sabem informar quanto é esse tempo.
Então, quem estacio­nar no espaço que abran­ge aquele parquímetro sem bateria terá que:
Alternativa 1 - pro­curar outra vaga sob a abrangência de ou­tro parquímetro, com bateria, obviamente;
Alternativa 2 - ficar esperando a ‘semideusa da maquininha’ de re­carregar a bateria para então acionar os cré­ditos para a sua vaga;
Alternativa 3 - ir atrás dos seus compromissos, mas de cinco em cinco minutos voltar para verificar se a ‘semideusa da maquini­nha’ de recarregar a ba­teria já voltou e, portanto, se o parquímetro já está hábil a ser acionado;
Alternativa 4 - mandar tudo a PQP, ir fazer as suas coisas e depois pa­gar os R$ 10,00 da noti­ficação, porque, sim, ela ocorrerá no exato mo­mento em que o parquí­metro for recarregado, caso você não esteja lá de plantão para acionar os créditos da sua vaga.
Em se tratando de uma empresa privada, é óbvio que o objetivo é vender créditos e quan­to mais notificações, mais créditos e natu­ralmente mais caixa/lucro para a empresa.
Convenhamos, esta empresa está numa po­sição bastante confortá­vel: vende algo que somos forçados a comprar, não podemos pechinchar e sequer reclamar, só nos restando, então, pagar.
A solução é simples: dêem a cada fiscal de rua uma maquininha de recarregar as bate­rias e tudo se resolverá.
Assim, sendo a Caiuá uma empresa conces­sionária de serviço pú­blico municipal, cabe à Prefeitura Municipal coibir os atos abusi­vos, exigindo solução.
Portanto fica aqui o elogio e o protesto: o sis­tema de estacionamento rotativo é ÓTIMO, mas o gerenciamento pela empresa é PÉSSIMO!”.

(Colaboração da administradora de empresas Elaine Páscoa Lavall)

Cassol (PV), Paulo Balancelli e Idoir Zatti (PMDB)

Há alguns dias, dizem que o Cassol, muito se­guro de sua liderança, como um dos coorde­nadores estratégicos das chapas proporcio­nais neste ano pela si­tuação, quase perdeu a eleição à presidência do PV, quando da escolha do novo diretório, mas reverteu a ‘tragédia’ no último minuto.
Já o Paulinho, represen­tando a juventude pela necessária renovação e o Idoir, com a experiên­cia de ter sido vereador bem votado em 1996, estão a todo o vapor ar­ticulando suas candi­daturas a vereador pelo PMDB neste ano.
Todos têm chances eleitorais, pois serão 21 cadeiras, no entanto é necessário trabalhar com vontade.

Irmãos MAYER (PMDB)

No caso dos irmãos Ary e Derli Mayer, também à vere­ança, a ‘peleja dentro de casa’ parece grande, pois os dois peemedebistas querem ser candidatos em 2012 e nenhum abre mão para o outro. Concorrendo os dois, ambos fica­rão fora. Indiscutivelmente, vão ter muito trabalho, gastar um bom dinheiro, se atrapalhar e chorar separados. Juízo, pessoal. É hora de usar a cabeça e não somente a emoção!

Michel Temer 

Corre nos bastidores de Brasília que o peemedebista, vice-presidente, só soube da indica­ção e nomeação do bispo-senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) por meio de um blog na inter­net. Este, dizem, é o clima entre Dilma, a cúpula petista e o vice-presidente. Pobre Michel!

Presidente do senado JOSÉ SARNEY (PMDB) anda chateado

A irritação do senador está atrelada às negativas de nomeação de seus afiliados no governo. Além do descontentamento da bancada do partido, que já se manifestou ao vice Temer, Sarney está indignado com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a quem acusa de ‘barrar’ suas nomeações. Daqui a pouco acomodarão as abóboras. Assim, segue o ‘caciquismo’ político. E nós pagando a conta!

ANTÔNIO PALOCCI (PT) de volta à ativa

Após nove meses, o ex-ministro foi ao encontro de Lula e acertou para au­xiliá-lo na estratégia e arrecadação de recursos para candidatos do PT a pre­feito. Pois é, o homem saiu do governo sob denúncias de enriquecimento, por linhas tortas, graças à atuação de sua empresa de consultoria. Agora, quer ‘ajudar com sua experiência’ a arreca­dar verbas. Na sombra, pelo jeito... Gostou de ganhar dinheiro e está de olho nos que financiam campanhas eleitorais. Deve ser boa uma ‘boca’ des­sas, não...?!

FÉRIAS...

Depois de algum tem­po sem descanso mais prolongado (especial­mente da área advoca­tícia, porque a coluna é feita sem muito esforço, só dependendo de leitu­ra atenta na área políti­ca), estaremos em férias pelos próximos 30 dias. Foi muito bom estar em companhia dos leitores do Sul Brasil. Obrigado a todos que nestes 3,5 meses acompanharam pela coluna nossas opi­niões, análises e críticas em relação a fatos do momento. Se Deus (e o Dércio) quiser (em) e se conseguimos atingir o objetivo (na visão de nosso grande diretor ge­ral), voltaremos à titula­ridade da mesma em 10 de abril. 


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 14:44,
Data: 11/03/12.