Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 28 de julho de 2012

Panorama político: foi dada a largada

Aconteceu na noite de sábado, dia 28, na TVBV, em Florianópolis, o primeiro debate eleitoral com os candidatos a Prefeitura de Chapecó. Diversos temas foram amplamente discutidos durante uma hora, aproximadamente. 

Agricultura 

Pedro Uczai declarou que medidas paliativas não minimizam os efeitos da estiagem. Prometeu a execução de ações concretas. 
José Caramori afirmou que vai dar continuidade aos projetos que vem sendo desenvolvidos, como por exemplo, as patrulhas agrícolas. 

Saúde 

Ambos não foram convincentes em relação à área. Trocaram “farpas” quando o Hospital Materno Infantil foi o foco. 
De um lado o argumento da falta de medicamentos. Do outro os investimentos que foram feitos nos últimos anos. 

Opinião pública 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Mauricio Zolet, perguntou sobre o Multiparque. Caramori respondeu dizendo que vai trabalhar para concretizar o objetivo, afinal o compromisso já está firmado e sua Administração Municipal é parceira. 
Ao ser indagado sobre a segurança pública, Uczai resumiu que o prefeito é o principal protagonista. 

Melhorias no trânsito 

De acordo com José, mais de 205 km de asfalto saíram do papel. “Agora, nossa prioridade é melhorar a trafegabilidade para veículos pesados, abrir mais uma via de acesso para o Bairro Efapi, etc. O Contorno Viário Oeste fica pronto neste semestre. Já o Leste inicia no ano que vem”. 

Água 

O representante petista defende a gestão compartilhada com a CASAN. “Precisamos pensar em programas de conservação do Lajeado São José. Além disso, necessitamos planejar o futuro para evitar a escassez”. 

Merenda escolar 

Um dos tópicos que chamou a atenção. Segundo o pessedista, são fornecidas 35 mil refeições diárias para 20 mil alunos. “A cidade foi reconhecida pela qualidade e queremos mantê-la”. 
Pedro não mediu palavras para ressaltar a necessidade da valorização das empresas locais. “Antes de qualquer coisa, vou romper o contrato da terceirização, pois é um poço de irregularidades”. 

Destaques 

O candidato pelo número 55 deixou a mensagem final fazendo um pedido: “Me dê à oportunidade de continuar com aquilo que mudou o rumo do município. Inserção de renda, crescimento planejado, enfim, as pessoas em primeiro lugar”. 
Tendo como vice Elza Fortes, Uczai concluiu: “Administrar Chapecó com eficiência, cuidando de todas as necessidades. Este é o meu compromisso e o que vou fazer”.



Postado por Matheus,
Horário: 02:35,
Data: 29/07/12.

A falência que interrompeu um sonho

Uma história que poderia continuar levando o nome do nosso município ao mundo, mas que infelizmente teve seu fim em 2005. O Frigorífico Chapecó atuava em todo o mercado brasileiro e era um forte exportador para mais de 50 países.


As atividades iniciaram em outubro de 1952 e eram voltadas para o abate, frigorificação e processamento de suínos. Mais tarde, em 1974, investiu no ramo da avicultura e implantou uma unidade em Xaxim.
No ano de 1979 houve a abertura do capital para ser negociado nas principais Bolsas de Valores do país, com destaque na Bovespa. Já em 1989, o controle acionário do Frigorífico Amparo LTDA., de Monte Alegre do Sul (SP), foi adquirido.
Entre os anos de 1996 a 1999, a empresa atravessou um período marcado por dificuldades financeiras devido à recessão do mercado e a falta de capital de  giro. Com isso, em março de 1997, o Acordo de Credores e outros pactos foram firmados. Através deles, ficaram mantidas as linhas de créditos existentes.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que em 1997 assumiu o comando geral da Chapecó com o apoio direto do Banco do Brasil e do Banco Bozzano Simonsen, firmou dois anos depois uma parceria com o grupo argentino Macri, onde estipulava a redução da dívida de 285 para 138 milhões de dólares.  
No início de abril de 2003, uma auditoria foi realizada e, posteriormente, aconteceu o repasse de 197 milhões de dólares através do BNDES. Nesse mesmo tempo, 4700 dos 5000 funcionários foram demitidos. Além disso, o pagamento dos fornecedores foi suspenso e, por falta de estoque de milho, cerca de sete milhões de frangos morreram.
Em janeiro de 2004, o frigorífico entrou com pedido de concordata no Fórum da Comarca da cidade. Já em 29 de abril de 2005, a juíza Rosane Portella Wolff, da 3ª Vara Cível, decretou a falência da rede que possuía oito unidades industriais e 1500 produtores integrados em 88 municípios catarinenses, porque as dívidas estavam se aproximando da casa de um bilhão de reais.
De maneira resumida, esta foi uma forma de relembrar aquilo que a população já viveu.

O apoio ao esporte era prestado em grande escala.

Postado por Matheus,
Horário: 23:46,
Data: 28/07/12.

Chapecoense venceu o Duque de Caxias

Jogando na tarde deste sábado, dia 28, no Rio de Janeiro, a Chapecoense venceu o Duque de Caxias pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Jô. Com esse resultado, o Verdão subiu da sétima para a quarta posição, com oito pontos. A próxima partida é no dia 04, contra o Brasiliense, no Distrito Federal.


Postado por Matheus,
Horário: 20:31,
Data: 28/07/12.

Por se envolver em acidente de trânsito, homem embriagado é preso

Na manhã deste sábado, dia 28, a Polícia Militar prendeu um homem por dirigir embriagado e se envolver em acidente de trânsito entre um VW Fusca e uma Motocicleta.
A ocorrência foi em frente ao Posto da Alfa, localizado na Avenida Fernando Machado, às 07h34min. O condutor do automóvel apresentava sinais de embriaguez e foi submetido ao teste do bafômetro, comprovando a suspeita com resultado de 0,92 Mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).
Após a finalização do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito o homem de 37 anos foi encaminhado à 2ª DP e autuado em flagrante.
O motociclista foi encaminhado ao HRO pelo Corpo de Bombeiros, pois apresentava escoriações leves.


Postado por Matheus,
Horário: 20:09,
Data: 28/07/12,
Fonte: PM de Chapecó.

Bombeiros durante o sábado

Foram atendidas 11 ocorrências, sendo 02 acidentes de trânsito, 01 atropelamento, 05 casos clínicos, 01 queda de cavalo, 01 agressão física e 01 ação preventiva.
Atendido às 08h10min na Rua Fernando Machado, Bairro São Cristóvão, Fábio Scherer, 31 anos, condutor de moto, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel. Estava sentindo dores no peito. Após avaliação foi conduzido ao PS do HRO.
Atendida às 09h53min na Rua Galvão, Bairro Cristo Rei, Lecir Terezinha, 45 anos, com dificuldades respiratórias. Após avaliação foi conduzida ao PS do HRO.
Atendido às 10h47min na Rua Pardais, Bairro Efapi, Pedro Vieira Vaz, 104 anos, consciente, com dores abdominais devido à constipação. Após avaliação, orientações foram repassadas aos familiares e foi liberado no local.
Atendida às 14h47min na Rua Marechal Deodoro, Bairro São Pedro, G. de O., 06 anos, vítima de queda de cavalo. Referia-se a dores no peito. Após avaliação foi conduzida ao Hospital da Criança com a mãe.
Atendido às 15h07min na Rua Faxinal dos Guedes, Bairro Cristo Rei, Douglas de Andrade, 21 anos, motociclista, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel. Apresentava ferimento no lábio superior e nos dedos da mão direita. Foram realizados curativos e liberado no local.


Postado por Matheus,
Horário: 19:52,
Data: 28/07/12.