Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Sindicalistas manifestam entusiasmo após audiência com ministro do Trabalho

Confirmação de assinatura da NR dos Frigoríficos para esta quinta-feira gera expectativa


A primeira audiência de líderes sindicais de Santa Catarina com o novo ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias “foi muito produtiva” e causou “grande satisfação e até euforia”. Declaração do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Material Plástico de Chapecó (Stimpc), Vilson Silveira, revela a expectativa sustentada pelas lideranças sindicais sobre a atuação do recém-empossado ministro.
A audiência realizada em Florianópolis na segunda-feira (15) contou com a presença também do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina (Fetiaesc) Miguel Padilha. Outros sindicalistas do Estado participaram. Silveira destacou que o encontro foi pautado por relevantes questões com produtivos resultados para as classes trabalhadoras.
O ministro confirmou aos líderes sindicais que assina nesta quinta-feira (18), às 10 horas, a NR 36 (Norma Regulamentadora dos Frigoríficos). Essa nova legislação significa “extraordinário avanço” porque oferece e normatiza segurança e saúde aos trabalhadores das agroindústrias “uma de nossas maiores preocupações”, disse Padilha.
Outro tema que angustia o movimento sindical é a qualificação profissional. O Ministério já havia aprovado projeto da Fetiaesc prevendo a qualificação de 3.000 trabalhadores catarinenses. No entanto, a execução dos cursos não estava autorizada. “Agora o programa passa à prática”, garantiu Dias.

Agências

Silveira disse que entre os temas debatidos esteve o restabelecimento da discussão sobre o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. A reestruturação e revitalização das subdelegacias do MTE também ganharam espaço, decorrência da situação de precariedade em que se encontram. Já está decidido que a agência de Chapecó será contemplada com melhorias e Xanxerê ganhará uma agência.
O Ministério elabora, ainda, projeto para ampliar demais unidades adotando modelo padrão. O atendimento ao público será reforçado após o concurso para contratação de mão de obra qualificada, em encaminhamento.


Postado por Matheus,
Horário: 22:42,
Data: 16/04/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Fetiaesc.