Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Produtores de SC criam cooperativa central para disputar o mercado do arroz no Brasil e no mundo

Para competir nos mercados nacional e internacional, cinco cooperativas agropecuárias de Santa Catarina fundaram nesta semana a Cooperativa Central Brasileira de Arroz que será internacionalmente conhecida pela sigla Brazil Rice. A constituição da nova cooperativa de segundo grau vinha sendo articulada a mais de duas décadas pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC).
Participam da central a Cooperja de Jacinto Machado, a Cooperjuriti de Massaranduba, a Cravil de Rio do Sul, a Copagro de Tubarão e a Coopersulca de Turvo. Essas cooperativas movimentam, por ano, um volume de arroz de 450 mil toneladas, o que representa cerca de 35% da produção catarinense.
A Coopercentral do arroz será presidida por Vanir Zanatta, tendo como vice-presidente Harry Dorow e secretário Dionísio Bressan Lemos. Os conselheiros são Arlindo Manenti e Orlando Giovanella. As primeiras ações de Zanatta estão direcionadas para aperfeiçoar a logística e comercialização em comum no mercado nacional e internacional dos produtos das cinco cooperativas filiadas.
“A central promoverá a união das cooperativas filiadas e a ampla defesa de seus interesses econômicos e sociais, integrando suas atividades e a utilização recíproca dos serviços”, enfatizou o presidente. 
A Cooperativa Central coordenará as atividades das cooperativas filiadas tanto na comercialização, nos mercados nacionais e internacionais, como na aquisição, beneficiamento de arroz e demais produtos agropecuários. Também adotará e registrará marcas de comércio para promover seus produtos nos mercados consumidores. Para isso, participará de todas as fases da produção, podendo receber, armazenar, beneficiar, industrializar, comercializar, transportar, estivar, fretar e exportar os produtos agrícolas.
A central atuará na corretagem de vendas e compras de mercadorias, câmbio, títulos, valores e seguros. Vai credenciar-se como Companhia de Exportação (Trading Company) e como Armazém Geral e operar como entidade exportadora e importadora. Além disso, produzirá, industrializará e comercializará subprodutos para alimentação animal, rações e suplementos.
O presidente da OCESC, Marcos Antônio Zordan, destacou que o mercado do arroz é complicado e restrito. Não se trata propriamente de uma commodity e os países de grande consumo (como os asiáticos) são, também, grandes produtores. São poucas as opções de transformação do arroz em outros produtos, o que limita sua industrialização.

QUADRO

O Brasil cultiva 2,9 milhões de hectares e produz 12,6 milhões de toneladas de grãos, sendo que os dois maiores produtores são Rio Grande do Sul, que responde por 60,9% e Santa Catarina, por 8,4% da produção nacional.
O arroz é a principal fonte de renda de 8.000 produtores catarinenses, gerando mais de 50.000 empregos diretos e indiretos. O Estado cultiva 150,5 mil hectares e produz 1 milhão e 39 mil toneladas/ano em 60 municípios do Sul, Vale do Itajaí e Norte catarinense.


Postado por Matheus,
Horário: 22:12,
Data: 08/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Homem leva três tiros

Ontem, às 19h27min, na Rua Iguaçu, Bairro Saic, a Polícia Militar atendeu ocorrência de tentativa de homicídio. Antônio Evandro Veloso de 38 anos foi alvejado por três disparos de arma de fogo, sendo atingido na coxa, no tornozelo e na panturrilha. 
Ele foi atendido e socorrido pelo SAMU, que o encaminhou ao HRO.
Os autores da tentativa fugiram em uma motocicleta de cor preta e não foram localizados.


Postado por Matheus,
Horário: 22:00,
Data: 08/05/12,
Fonte: PM.

Bombeiros de Chapecó durante a 3a feira

Atendido às 09h31min na Rua Francisco Alves, Bairro Passo dos Fortes, Claudimiro Juriatti, 43 anos, motociclista, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel. Encontrava-se apresentando fratura exposta de MIE (tíbia e fíbula). Foram efetuados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.
E atendido às 13h28min na Rua Minas Gerais, Bairro Presidente Médici, Claudionor Werlang, 27 anos, motociclista, vítima de acidente de trânsito envolvendo, também, automóvel. Apresentava fratura em MIE (tíbia e fíbula). Foram efetuados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 21:54,
Data: 08/05/12,
Fonte: COBOM.

AMOSC promove capacitação em educação especial

“Educação especial no contexto da escola inclusiva: o desafio da prática escolar”. Com este tema a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promove capacitação nos meses de maio e junho. O assunto foi discutido na última quarta-feira (2) durante reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação, no auditório da entidade, em Chapecó.
De acordo com a vice-coordenadora do Colegiado, Tanara Zunkowski, o curso visa capacitar os profissionais de educação sobre as perspectivas de uma escola inclusiva que visualize o processo de ensino/aprendizagem de sujeitos individuais, compostos de características próprias, com ênfase à discussão sobre o público-alvo da educação especial. A iniciativa ocorrerá em quatro municípios polos da microrregião e integrará professores da rede municipal de ensino.
Na reunião, os secretários também conheceram a alteração no Sistema de Gerenciamento Escolar com apresentação da versão do histórico escolar e avaliação. A ferramenta compreende as funcionalidades básicas das atividades escolares como diário, boletim, matrícula de alunos, histórico escolar e registro de transferência. O sistema está instalado em todas as escolas municipais da microrregião.
Outro assunto abordado foi o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) que visa garantir a segurança no processo das informações dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A utilização da ferramenta é obrigatória, conforme a resolução 02/2012 do Conselho Deliberativo do FNDE. Também foi repassada aos secretários a tabela com novos valores per capita aluno/ano do transporte da rede estadual de ensino para 2012.
Os professores Gláucio Wandré Vicentin e Sirlei Gaspareto apresentaram a programação da Semana Acadêmica de Pedagogia, em comemoração aos 40 anos do curso da Unochapecó. “A intenção é fortalecer a parceria com os municípios de abrangência da AMOSC e divulgar a prestação de serviços do curso aos profissionais da educação”, comentou Vicentin.
Na reunião, a secretária de educação de Formosa do Sul Rosemeri Santin foi eleita coordenadora do Colegiado.


Postado por Matheus,
Horário: 21:43,
Data: 08/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Cirurgia videoartroscópica: Menos dor e mais agilidade na recuperação

Os procedimentos através de cirurgia videoartroscópica têm apresentado inúmeras vantagens na ortopedia de ombro. Entre os benefícios, são apontados a curta internação hospitalar, menor agressão à anatomia (musculatura e estruturas nobres do ombro), menor intensidade de dor, estética (menor cicatriz), início precoce da fisioterapia, retorno mais rápido às atividades, baixo índice de complicações e chance de melhor resultado pós-operatório.
“A videoartroscopia permite que o cirurgião visualize todas as estruturas do ombro de forma ampliada. As estruturas consideradas normais podem ser avaliadas por mais de um ângulo para se ter certeza de que estejam realmente normais. No caso de visualizar alguma outra alteração, o tratamento poderá ser feito na mesma cirurgia”, afirma o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.
A cirurgia videoartroscópica, também chamada de artroscopia, é um procedimento que inicialmente surgiu como um meio de fazer diagnóstico. No entanto, com o desenvolvimento de novos materiais, pinças e maior habilidade do cirurgião passaram a ser uma técnica cirúrgica.
O procedimento, feito através de cortes de meio centímetro com uma mini câmera digital (artroscópio), pode ser aplicado na ‘síndrome do impacto’, lesão do manguito rotador e luxação do ombro. “Entre as vantagens estão à ausência de desinserções musculares, cicatrização mais rápida e reabilitação precoce. O tempo médio de permanência hospitalar é de quatro a seis horas”, salienta o médico.
Sobre a necessidade efetiva da utilização do procedimento de videoartroscopia para tratamento de doenças, Reichmann adverte que, mesmo sendo uma cirurgia menos agressiva, o correto é sempre tentar primeiro o tratamento medicamentoso e fisioterapêutico. “A cirurgia deve ser feita quando os medicamentos e a fisioterapia não obtiverem sucesso”.
Antes da cirurgia, o paciente deve ser avaliado pelo anestesista no consultório para saber se pode passar pelo procedimento cirúrgico com segurança. A anestesia é feita através de um bloqueio próximo ao ombro associado à anestesia geral em doses bem leves.
Após o procedimento, a dor costuma ser leve e alivia com uso de analgésicos e bolsa de gelo. O paciente utiliza uma tipoia simples e pode retirá-la de acordo com orientações específicas e o tipo de patologia. Há necessidade de fisioterapia no pós-operatório, variando o início e a duração de acordo com a gravidade de cada caso.

RESULTADOS
        
Em média 90% dos procedimentos têm resultados excelentes ou bons. No entanto, ele enfatiza que o próprio paciente tem papel fundamental na recuperação. “É imprescindível que faça as consultas e fisioterapia pós-operatória, respeite o período de repouso e tenha motivação para buscar a cura. A melhora é gradativa, contínua, e o resultado final pode levar alguns meses”.


Postado por Matheus,
Horário: 21:31,
Data: 08/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeito e Diretor da ANAC vistoriam obras no Aeroporto de Chapecó

Iniciada no dia 22 de abril as obras de recuperação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso seguem em ritmo acelerado. O período estimado para conclusão é de 75 dias, a partir da data de início. O valor contratado é de R$ 11.671.546,37, dos quais R$ 9 milhões são provenientes do Governo do Estado e R$ 2,6 milhões do Município.
Ontem, segunda-feira, dia 07, o Prefeito José Caramori visitou o local, acompanhando o Diretor de Operações de Aeronaves da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Carlos Pellegrino, que pode verificar in loco o andamento da obra na pista. O Prefeito também mostrou outros investimentos já realizados como a troca da cerca patrimonial, a ampliação da sala de embarque e desembarque, a colocação de esteira rolante para bagagens e a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves. Ao todo, os investimentos no Aeroporto de Chapecó chegam a R$ 22 milhões.
Em Audiência Pública sobre o Aeroporto, também realizada na segunda-feira, no Auditório do Lang Palace Hotel, o Prefeito José Caramori apresentou o projeto da nova estação de embarque e desembarque de passageiros. Projetado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, a obra custaria em torno de R$ 85 milhões. “Este é um investimento para o futuro, mas que já estamos planejando em parceria com o Governo do Estado. Depois de concluída a obra da pista, a construção do novo terminal passa a ser a prioridade para deixar o Aeroporto de Chapecó como um dos melhores do interior do Brasil”, comenta Caramori.
Concluída, a nova pista poderá comportar aviões de grande porte com até 200 passageiros, incluindo os cargueiros. Entre as aeronaves está o Boeing 737/800 (da Gol) e Airbus A/318 (da Avianca). Será possível, ainda, a retomada de todas as operações com oito voos diários e movimentação média mensal de 25 mil embarques e desembarques.




Postado por Matheus,
Horário: 20:34,
Data: 08/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó tem nova Galeria de Arte

A partir de agora Chapecó tem duas galerias municipais de arte. A nova Galeria foi inaugurada pela Prefeitura de Chapecó, através da Fundação Cultural, na segunda-feira, dia 07, véspera do Dia do Artista Plástico. A solenidade de abertura contou com a apresentação do Grupo Vocal da Escola de Artes, ato oficial e exposição de obras do artista Ênio Griebler.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, a Galeria passa a ser um novo espaço para as artes plásticas, contemplando artistas de Chapecó e também proporcionando a troca de experiências com artistas nacionais e internacionais. O espaço fica no andar térreo do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A visitação é das 13h às 19h.

Três exposições em Chapecó

Além da exposição aberta, outras duas exposições estão ocorrendo: “Clássicos da Pintura visitam o Rio Janeiro”, do artista Lielzo Azambuja, que está na sala Cyro Sosnoski, também do Centro de Eventos; e “Paris, Monochrome”, da artista Mari Baldissera, na Galeria Municipal Dalme Rauen, na Praça Coronel Bertaso.



Postado por Matheus,
Horário: 20:17,
Data: 08/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.