Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Catarinense vence pela 3ª vez Concurso Nacional de Fotografia

Pela terceira uma catarinense está entre as melhores do Concurso Nacional de Fotografia do Sistema CNA/SENAR. A jornalista Angélica Luersen, de Chapecó, recebeu nesta semana das mãos da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Senar, senadora Kátia Abreu, o prêmio simbólico: um cheque de 2 mil reais.
O tema neste ano foi "No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente". Ao lado de outros dois vencedores, Angélica representou os 12 ganhadores do Concurso com as melhores fotos, que receberam um prêmio de R$ 2 mil, e os 12 autores das imagens que receberam menção honrosa.
A catarinense foi premiada com a fotografia “Educação ambiental: consciência e progresso” e recebeu menção honrosa pela imagem “O futuro em nossas mãos”. Segundo ela, a iniciativa oportuniza o envolvimento entre o fotógrafo e o produtor rural. “Invariavelmente, nos envolvemos com a história deles, com suas lutas e vitórias. Ou seja, pode-se dizer que boas histórias rendem boas fotos”, afirma.
Vencedora do concurso pela terceira vez, Angélica admite que a seleção é um incentivo para conhecer melhor o setor agropecuário. “Geralmente as pessoas estimulam os produtores a se manterem no meio rural, mas o Senar vai além, pois incentiva, oferece ferramentas e suporte. Isso ajuda os produtores a criarem alternativas para se qualificarem e crescerem no meio rural. Afinal, o incentivo só pelo incentivo, não se sustenta. É preciso que se criem oportunidades ao produtor”.
As 12 melhores fotos ilustrarão o Calendário 2012 e outras peças do Sistema CNA/Senar. As escolhidas atenderam a critérios como originalidade, criatividade, beleza, adequação ao tema e qualidade técnica.
Kátia Abreu parabenizou os fotógrafos e avisou que o Sistema CNA/SENAR vai continuar promovendo o concurso porque ele ajuda a mostrar a importância do Brasil Rural ao Brasil Urbano.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, é um orgulho para o Estado ter sempre representantes entre os vencedores. “Ver uma catarinense entre as melhores nas três edições do concurso nos deixa felizes e gratos, pois está levando o nome do Estado para outras regiões e mostrando um pouco mais da beleza e da responsabilidade dos produtores rurais do nosso Estado”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:26,
Data: 17/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Shopping tem música neste final de semana

O Shopping Pátio Chapecó tem novamente atração musical nesta sexta-feira e no sábado. Diante da grande aceitação que teve pelo público no último final de semana, o grupo Four Milles Jazz Quartet volta a se apresentar.
O quarteto faz um happy hour a partir das 19h desta sexta e no sábado inicia às 20h30. O local escolhido é a praça de alimentação do shopping, onde haverá ritmos natalinos e do jazz, com repertório de músicas tradicionais deste período, mas voltado para o jazz e a música brasileira, como bossa nova, samba e baião
O Four Milles foi criado em Chapecó no ano de 2009, inicialmente como um trio, para acompanhar um guitarrista de jazz em um workshop. Esse trio contava com Anderson Amaral no saxofone, Eriberto Nespolo no contrabaixo e Joabe Botega na bateria e em janeiro de 2011 ingressou o guitarrista Anderson Lima. Todos trabalham como professores de música em Chapecó e as apresentações do grupo ocorrem em eventos em geral.

Serviço

Apresentação: Four Milles Jazz Quartet
Data: sexta, 16 de dezembro, 19h
sábado, 20h30
Local: praça de alimentação do shopping 
Entrada: gratuita     


Postado por Matheus,
Horário: 23:59,
Data: 16/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

CDL Chapecó anuncia lojas vencedoras do concurso de vitrines

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) entregou na última quinta-feira (15), na praça Coronel Bertaso, a premiação às lojas vencedoras do 19o Concurso de Decoração Natalina. A iniciativa da CDL Chapecó, com apoio da RBS TV e Prefeitura de Chapecó teve o objetivo de despertar o interesse do lojista em colaborar com a decoração do município, proporcionando aos consumidores um ambiente atraente para compras e incentivando o espírito natalino.
A inscrição das lojas interessadas ocorreu até o dia 10 de dezembro e o julgamento das vitrines aconteceu nos período de 12 a 14 deste mês. Na última quinta-feira (15) a comissão de jurados se reuniu na sede da CDL Chapecó para a contagem e pontuação das lojas inscritas. Também participaram o diretor executivo da CDL Chapecó, Valdemir Manoel da Silva e a representante da RBS TV Chapecó, Mônica Costa.
Na categoria até 200 metros quadrados a vencedora foi a vitrine da Samarga Fran; em 2o lugar a loja Marjack Confecções e em 3o lugar Olly Modas. Na categoria de 201 a 600 metros quadrados, a vencedora foi a loja Palácio dos Esportes; em 2o lugar A Caçulinha e em 3o lugar Néri Confecções. Na categoria acima de 600 metros quadrados a vencedora foi a Havan.
Na categoria vitrine e interiores de lojas os primeiros colocados receberam troféu e para segundos e terceiros lugares certificado de participação. Na categoria vitrinista os primeiros lugares ganharam troféu de participação.

CONCURSO

Segundo o presidente da entidade, Gilberto João Badalotti, neste ano o diferencial foi a antecipação da divulgação. “Todas as lojas vencedoras terão suas vitrines e fachadas divulgadas em informes publicitários na programação da RBS. Além disso, os consumidores poderão visitar os estabelecimentos premiados”, complementou o dirigente lojista.
A comissão julgadora esteve constituída pelo artista plástico Xiko Bracht, a arquiteta Márcia Sartori Damo, a professora da Unoesc e coordenadora de pós-graduação Karen de Carli, a promotora de eventos e decoradora Rosita Mastrogiacomo e a empresária Ana Bohner.
Os critérios de avaliação foram motivo/tema, originalidade, harmonização entre os diversos elementos da composição, atração e estímulo à circulação e contemplação pelo transeunte, impacto visual da decoração, criatividade e mensagem.




Postado por Matheus,
Horário: 23:46,
Data: 16/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Colam grau os primeiros médicos formados em Chapecó

A Unochapecó forma neste sábado, 17 de dezembro, sua primeira turma do curso de Medicina. Implantado em fevereiro de 2006, e com 12 semestres componentes da matriz curricular, o curso forma 29 novos médicos para atuar na área da saúde. 
A solenidade, que ocorre às 17h no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, terá como integrantes da mesa de honra o reitor Odilon Luiz Poli, a diretora da Área de Ciências da Saúde, professora Maria Tellechêa da Silva, e o coordenador do curso e homenageado como patrono e nome da turma, professor Marcelo Moreno. Também estarão na mesa o professor Elton Backes, homenageado como paraninfo da turma, o professor Aland Waldow, destacado como amigo da turma e a funcionária homenageada Gisele Vanturin Fedrigo. 
Os primeiros médicos formados são: Ana Paula Pereira Dal Magro, André Luiz Bortoluzzi, Carolina Canton Sandrin, Cíndiamar Tomé, Daniel Henrique Bischoff, Danilo Salandini Rosseto, Dario Lino Gennari, Débora Nakatani Lopes, Elton Andreolla, Fábio Roberto Bardemaker Batista, Gabriel Faquetti Morandini, Jackson Rossoni Mendes, Jean Miguel Andary, José Guilherme Romero de Souza, Kaline Filippi Chiella, Kaline Velho Canal, Laura Zanchet, Maria Gabriela Lang, Maríndia Sitta, Naiana Steimetz Confortin, Nayara Denise Immich, Pablo Tiago Rodrigues Gonçalves, Patrícia Hermann Batista, Rafael Felipe Lucena Barbosa, Thais Cristina Bonetti, Tiago Fracasso, Vanessa Gheno, Vanessa Lunelli e Vinícius Chies de Moraes.

Projeto pedagógico e diferenciais

O curso de Medicina da Unochapecó, criado dentro das mais modernas tendências do ensino médico, enfatiza a articulação entre teoria e prática em todos os momentos do processo de formação. Possui 26 laboratórios específicos, equipados para suprir necessidades do ensino, articuladas com atividades de pesquisa e extensão. Seu projeto pedagógico tem, entre os diferenciais, o caráter generalista e reflexivo e a promoção da atenção integral ao paciente. 
A formação oferecida pelo curso objetiva graduar profissionais capacitados para resolver problemas relacionados à saúde e doença da comunidade, com conhecimentos para promover a prevenção, o tratamento e a reabilitação. O currículo valoriza o tratamento e também o olhar crítico em relação à origem e prevenção das doenças. Tem como marcos filosóficos a permanente postura ética e o comprometimento do futuro profissional com a qualidade de vida do ser humano.


Postado por Matheus,
Horário: 23:29,
Data: 16/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Prefeito Caramori apresenta balanço de ações e obras realizadas em 2011

Com o auditório repleto de autoridades, representantes de entidades, secretários municipais, vereadores e profissionais da imprensa, o Prefeito de Chapecó, José Caramori, realizou, nesta sexta-feira (16), mais uma edição do Programa “Prestando Contas”. 
Durante toda a manhã, o Prefeito apresentou o relatório anual das atividades, obras e projetos desenvolvidos em todas as áreas da gestão pública municipal neste ano de 2011. A Ação foi transmitida ao vivo em cadeia pelas emissoras de rádio locais Super Condá AM 610 e Chapecó AM 1330.
“Esta é uma forma de transparência do nosso Governo. Uma possibilidade do cidadão saber sobre os investimentos efetuados em cada área em 2011, além de ter o conhecimento das obras já executadas, das que estão em andamento no município e dos projetos que estão em fase de elaboração para execução em 2012”, destaca o Prefeito.




Postado por Matheus,
Horário: 23:18,
Data: 16/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Conselho Municipal de Turismo planeja ações para 2012

Com a finalidade de apresentar os resultados de ações e projetos desenvolvidos em 2011 em Chapecó, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) se reuniu nesta semana. Durante o encontro, as diversas entidades que compõem o Conselho discutiram as diretrizes a serem seguidas em 2012, sempre com o foco na promoção e divulgação das atrações turísticas do município.
O Prefeito José Caramori participou da reunião e agradeceu o comprometimento dos membros do Conselho com o crescente avanço do município em relação às atividades ligadas ao setor do turismo. “Hoje nosso município apresenta uma estrutura qualificada para receber o nosso turista, além de excelentes locais e espaços destinados à visitação, cultura e lazer. Este cenário é fruto do empenho e da dedicação de cada uma das entidades”, destaca o Prefeito.
Em 2012, a intenção é ampliar a atuação. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, o Conselho já prevê a elaboração de um planejamento, com ações para fomentar cada vez mais a atividade turística do município. “Queremos destacar nossas atrações e aprimorar os serviços já oferecidos, para incentivar e atrair ainda mais a vinda de turistas de diferentes regiões, sendo no turismo de cultura e lazer, ou no turismo de negócios”, explica Sander.
O COMTUR é composto pelas entidades de grande afinidade com a atividade turística, entre elas estão: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Agricultura e Serviços Gerais, Fundação Cultural Chapecó, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ACIC, SICOM, CDL, SIHRBASC, SINTRATUH, Sindicato Rural de Chapecó e SAC.



Postado por Matheus,
Horário: 23:02,
Data: 16/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura forma primeira turma do Programa “Primeiros Passos”

Os alunos do Programa de Qualificação Profissional “Primeiros Passos”, promovido pela Prefeitura de Chapecó, através da Fundação de Ação Social (FASC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, receberam os certificados de conclusão de curso na quinta-feira, dia 15.
Ao todo, 120 estudantes concluíram os cursos nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Almoxarife, Auxiliar em Vendas e Auxiliar em Instalações Elétricas Prediais. As aulas tiveram duração de quatro meses, totalizando 200 horas de formação técnica e social, executada pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc).
“É muito importante ver que agora os jovens estão qualificados para o mercado de trabalho. Já tivemos 50 alunos encaminhados para empresas de Chapecó e a expectativa é atender a demanda de mão-de-obra qualificada que temos no município, aliando a isto a formação cidadã para os jovens”, explica a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza.
Para a Primeira Dama de Chapecó e Presidente de Honra da FASC, Neyla Caramori, o compromisso da Administração Municipal com os jovens continua em 2012. “Esta foi apenas a primeira edição do Programa ‘Primeiros Passos’. Para o ano que vem nossa intenção é não só manter o Programa como amplia-lo, oferecendo oportunidade para mais jovens”, destaca.



Postado por Matheus,
Horário: 22:50,
Data: 16/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.