Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produtor catarinense patenteia produto que evita infecções em animais

É possível inovar e ser um empresário no campo com incentivo e apoio. O produtor rural pode ter visão empreendedora e fazer a diferença. Um bom exemplo vem do município de São José, no litoral de Santa Catarina. Um produtor não só teve uma boa ideia como foi atrás e desenvolveu o projeto: criou um anel que é colocado no brinco de identificação dos animais para evitar a ocorrência de infecções. Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC), patenteou o produto e pensa em comercializá-lo.
Oscar Nazareno de Sousa é pecuarista e técnico em reprodução animal e possui uma propriedade em Forquilhinhas, São José. Ao analisar que era comum a ocorrência de infecções nas orelhas dos animais após a colocação do brinco de identificação, começou a pensar em produtos que evitassem as doenças, mas que fossem diferenciados dos existentes. 
Em 2011, quando participou do Programa Empreendedor Rural (PER) do Senar/SC em Angelina, o produtor manifestou interesse do projeto e recebeu o apoio dos instrutores da entidade e do Sindicato Rural de São José para desenvolver a pesquisa. A experiência iniciou com 150 bovinos e deu certo. Em outubro, Sousa encaminhou o processo para patentear o produto, registrado como “Anel repelente e cicatrizante para identificação animal”, para ser usado em bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
Hoje, o produto serve como base de pesquisa em búfalos, na região de Dourados (SP), coordenada pelo Centro de Pesquisa do Agronegócio da Universidade de São Paulo (USP). “É muito gratificante ver um projeto se desenvolvendo e, ainda mais, por ser um produto benéfico para milhares de produtores que enfrentam esse problema com os animais”, salienta o produtor.
Sousa comenta que geralmente os produtores aplicam o brinco e deixam o animal ir ao campo. Quando percebem, as infecções tomaram conta da orelha do animal. O anel contém um anti-inflamatório que evita a ocorrência de doenças. Além disso, o repelente mata as larvas que são deixadas pelas moscas no local, impedindo a presença de miíase – mais conhecida como bicheira. “Os medicamentos atuam cerca de 35 dias no local, prazo superior as duas semanas consideradas críticas para o surgimento de doenças após a perfuração para o uso do brinco”, explica.
O laudo científico que comprova os resultados sairá nos próximos dias. O passo seguinte, de acordo com o produtor, é buscar incentivos para comercializar o produto. “Já recebi proposta para vender o projeto ou então negociar e receber os royalties mensalmente. Mas há também a possibilidade de investir na comercialização, se conseguir apoio”, enfatiza.
Na avaliação do produtor, o apoio do Senar/SC foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. “A participação no PER me fez ver que é possível gerenciar a propriedade, agregando valor ao nosso trabalho. Também nos proporcionou visão de gestão e empreendedorismo, essenciais para crescer e permanecer no campo”, conclui.

PER

O Programa Empreendedor Rural é oferecido gratuitamente pelo Senar/SC, tem duração de 136 horas e visa transformar o produtor rural em empreendedor, desenvolver competências inovadoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio brasileiro. “É uma forma de preparar os produtores para enfrentar o mercado cada vez mais exigente. Ter resultados de projetos como esse desenvolvido em São José nos motiva a investir cada vez mais em qualificação no campo. Dessa forma o Senar/SC e a Faesc fortalecem o meio rural, além de elevar a qualidade de vida das famílias rurais catarinenses”, avalia o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi. 


Postado por Matheus,
Horário: 01:11,
Data: 27/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Projeto Empreender: como auxiliar empresários

Mais de 20 profissionais das Associações Comerciais e Industriais de todo o Estado estão reunidos em Chapecó, onde participam do treinamento para consultores de núcleos setoriais do Projeto Empreender. O evento, organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), prossegue até sexta-feira (27), das 8h30 às 18 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
O curso é ministrado pelo supervisor do Empreender Clóvis Consoli. Segundo ele, a meta é preparar os consultores para auxiliarem os empresários associados no fortalecimento dos núcleos. “Queremos que eles voltem para as associações compreendendo a necessidade de cada setor e também os diferentes perfis do empresário”, enfatiza. Além disso, o treinamento busca incentivar a abertura de novos núcleos, o que, de acordo com o palestrante, fortalece as entidades e as empresas.
“Quando os empresários participam dos núcleos eles têm acesso às novidades do setor, às novas ferramentas de mercado e conseguem trocar experiências e contatos. Isso gera crescimento para os negócios, reduzindo o número de fechamento de micro e pequenas empresas, principal meta do Programa Empreender”, explica.
Durante o treinamento, os profissionais se reúnem em grupos de trabalho, discutem problemas e apontam soluções comuns. Também são orientados por um moderador/consultor que os auxilia na identificação de necessidades, troca de informações e experiências e busca de soluções em conjunto.
Nesta semana, o grupo visitou ainda quatro empresas associadas à ACIC, que fazem parte dos núcleos: Gráfica Mercur (Núcleo das Empresas Gráficas), Vision System e Infogen Sistemas (Núcleo das Empresas de Base Tecnológica) e Mecânica Summer (Núcleo de Automecânicos). “Essas visitas são importantes para conhecer a realidade das empresas e ver na prática de que forma os profissionais das associações podem contribuir para aumentar a representatividade dos nucleados”, avalia a coordenadora de núcleos setoriais da ACIC, Taísa Bonassi Brassanini.
O programa é desenvolvido através de encontros periódicos que acontecem dentro das Associações Comerciais e Industriais (ACIs). São cerca de 100 horas de consultoria coletiva ao ano para colaboradores, consultores e empresários.
O objetivo deste trabalho, segundo os coordenadores do Empreender Osmar Vicentin (Facisc) e Heverton Vieira (Sebrae/SC), é contribuir para a quebra do isolamento de micro e pequenos empreendimentos, promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio através de iniciativas empreendedoras.
O Empreender surgiu em 1991 nas regiões norte e nordeste de Santa Catarina. Devido ao sucesso, a Facisc e o Sebrae, parceiros nesta iniciativa, lançaram o projeto em todo o Estado, em 1997. Em 2000, com o apoio do Sebrae Nacional e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o programa foi expandido para sete Estados brasileiros. Atualmente está em todo o território nacional.


Postado por Matheus,
Horário: 00:40,
Data: 27/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Itaipu Rural Show - Presidente da Ocesc destaca força do cooperativismo

Os incentivos para a educação no meio rural e para o cooperativismo são fundamentais para o fortalecimento do campo. Esse foi o discurso do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Marcos Antonio Zordan, na abertura da 14ª edição do Itaipu Rural Show, na última quarta-feira (25), em Pinhalzinho. O dirigente manifestou esta preocupação para diversas autoridades políticas, empresariais e do sistema cooperativista que estavam presentes no evento, considerado um dos maiores no setor de difusão tecnológica do agronegócio do sul do país, voltado para a pequena e média propriedade rural e que encerra no sábado (28).
Zordan lembrou que 2012 é considerado o Ano Internacional das Cooperativas e será amplamente comemorado por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse reconhecimento representa a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico, além de promover a valorização do segmento e, consequentemente, o crescimento nos mais diversos ramos”, disse.
A iniciativa permitirá discussões sobre a contribuição das cooperativas para a geração de emprego e integração social, através de um modelo de negócio que contribui para o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados e comunidades onde atuam. “O sistema cooperativista gera estímulo, crescimento e distribuição igualitária de renda, o que fortalece todos os setores da economia do país. É um modelo que dá certo e merece incentivos”, enfatizou.
A educação do campo também foi defendida como prioridade pelo presidente da Ocesc. Segundo Zordan, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), vinculado à Ocesc, investe 97% dos recursos na formação e qualificação profissional de dirigentes, funcionários e associados das cooperativas.
O Sescoop organiza, administra e executa o ensino de formação profissional e a promoção social voltados ao cooperativismo e inclui treinamentos nas seguintes áreas: comunicação, matérias tributárias, jogos cooperativos, auditorias e rotinas trabalhistas, contabilidade básica, formação de multiplicadores, formação de jovens lideranças cooperativistas, encontro de mulheres, além dos programas menor aprendiz, cooperjovem e do apoio financeiro a estudantes.
“Somente conseguiremos manter os jovens no meio rural se eles tiverem acesso ao ensino, à tecnologia e informação. Sem o jovem para dar continuidade às atividades rurais, o campo enfraquece e também não haverá desenvolvimento para as cidades”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 00:16,
Data: 27/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

CDLs da região Oeste participam de treinamento em Chapecó

A região de Chapecó foi a primeira a receber, nesta semana, o treinamento em certificação digital promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). A capacitação ocorreu na terça e quarta-feira no auditório Oclides Antonio Cansian, da CDL Chapecó. Participaram aproximadamente 20 representantes das CDLs da região oeste catarinense.
Segundo o presidente em exercício da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), José Carlos Benini, ser a primeira a participar do treinamento representa a importância da região perante a Federação. “Chapecó foi escolhido por ser referência para os demais municípios e sai novamente na frente pela busca de tecnologia para os associados”, complementou o dirigente empresarial.
No treinamento foram abordadas rotina operacional do agente, análise de contratos, segurança da informação, estrutura ICP Brasil (chaves públicas), preparativos e como utilizar os certificados digitais.
A gerente institucional da FCDL/SC, Jucélia Maria da Rosa, explica que o treinamento é coordenado pela empresa Solutti, de Goiás. “Após as explicações e a parte teórica os participantes serão agentes de registro de certificação e poderão repassar as informações dos benefícios de transações de informações de maneira segura aos associados”, afirmou.
De acordo com a assessora jurídica da Soluti, Viviane Vaz, a empresa é a única com capital 100% nacional e com autoridade de registro. “A partir de junho teremos autoridade de certificadora”, antecipou.
O instrutor foi o perito grafodocumental Mario Ernesto Alves. A próxima edição do treinamento ocorre na região de Florianópolis. Essa parceria pioneira em Santa Catarina será expandida para o Rio Grande do Sul e Paraná.


Postado por Matheus,
Horário: 23:48,
Data: 26/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Casa do Papai Noel será doada a família de Chapecó


A Casa do Papai Noel - que reforçou o simbolismo da época mais bonita do ano e que continua na Praça Coronel Bertaso - também será exemplo de solidariedade. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), a RICTV Record, a Prefeitura de Chapecó e a Madeireira Catarinense repassaram na última quarta-feira (25) a responsabilidade da escolha da família para doação da casa ao Lions Clube Chapecó. As entidades promotoras definiram que a casa será doada a uma família do município com carência econômica.
De acordo com o presidente em exercício da CDL Chapecó, José Carlos Benini, a decisão tem como intuito continuar concretizando o sonho das crianças. “A Casa do Papai Noel prestou atendimento em 25 dias, registrou a presença de 24.342 visitantes, o que correspondeu a uma média de 973 pessoas diariamente. Além disso, foram recebidas 7.000 cartinhas. A ação foi bem sucedida! A partir de agora o Lions, que possui experiência na área da filantropia, selecionará uma família”, detalhou o dirigente lojista.
O ex-governador do Lions Clube, Ari Galera, antecipou que entre os critérios para definição estão carência econômica e possuir terreno legalizado. “Em 2010 promovemos uma campanha e arrecadamos fundos para a construção de uma casa e depois fizemos a doação. Por isso temos uma relação de famílias que necessitam”, comentou.
Os promotores defenderam que a intenção é que essa iniciativa tenha sequência nos próximos anos. Segundo o gerente comercial da RICTV Record, Roberto Winter, “o projeto é ousado, por isso, estamos dispostos a continuar”.
A casa permanece na Praça Coronel Bertaso e será retirada quando for entregue a família. A estrutura possui aproximadamente 40 metros quadrados e foi construída pela Madeireira Catarinense com investimento de cerca de R$ 30 mil. A proprietária da empresa, Celita Bortolanza, afirmou que foi uma honra participar do projeto com essa ação social pioneira. “Aprendemos muito e nas próximas edições vamos aprimorar esta ação”, complementou.



Postado por Matheus,
Horário: 23:23,
Data: 26/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeitura encaminha instalação de unidade técnica do Ministério da Agricultura

Chapecó terá, em breve, uma unidade técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os detalhes para a instalação foram encaminhados em reunião nesta quinta-feira (26), na Prefeitura de Chapecó, quando o Prefeito José Caramori recebeu a visita do novo Superintendente Federal de Agricultura em Santa Catarina, Joel Paulo Perotto. Também participaram do encontro os fiscais federais agropecuários, Luiz Fernando Frieberg e Carlinhos Marcon, e o Secretário Municipal de Agricultura e Serviços Rurais, Ricardo Lunardi.
Pelo acordo firmado, a Administração Municipal se comprometeu em ceder o local para a instalação da unidade. “Chapecó é a cidade brasileira que mais recebeu missões estrangeiras em 2011. Das 32 que passaram pelo país, 20 vieram para cá”, comenta o Secretário Ricardo Lunardi.
Chapecó também é o município com o maior parque agroindustrial do Brasil, o que viabiliza a unidade técnica do Ministério para atender e receber estas missões. “Vamos colaborar para que Chapecó tenha um espaço adequado, um local que sirva de porta de entrada para as missões estrangeiras, que vêm conhecer o nosso sistema de produção”, destaca o Prefeito Caramori.
Durante a reunião ainda foi discutida a inclusão de Chapecó no processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). Segundo o médico veterinário e chefe do Sistema de Inspeção da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais, Elizandro Nickele, isso beneficiaria os produtores do município, que com um selo de inspeção nacional poderiam comercializar seus produtos em todo o país. A partir deste encontro, uma agenda de projetos e eventos também será elaborada.


Postado por Matheus,
Horário: 22:57,
Data: 26/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura inaugura novo espaço físico do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador

A Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na quarta-feira, dia 25, o novo espaço físico do Programa ‘Saúde no Trabalho – Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador’ (SAST). O objetivo é dispor espaço adequado para os serviços de atenção integral a trabalhadores submetidos a riscos e agravos decorrentes das condições de trabalho, com atendimento individual e coletivo. O SAST é resultado de parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Saúde.
Para cumprir seus objetivos, o Programa funcionará articulado com a Rede Básica de Saúde, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além de instituições de ensino. Envolve a área assistencial (promoção e reabilitação em saúde do trabalhador), vigilância em saúde do trabalhador e educação permanente em saúde. Além das ações educativas, o SAST vai avaliar a incapacidade para o trabalho e desenvolver ações de readaptação profissional.
Na área de educação permanente em saúde, o SAST vai estimular a atenção básica na perspectiva da saúde do trabalhador. Com a vigilância em saúde, para estabelecer a relação entre o agravo ou doença com o trabalho, fará o registro no sistema de informação, possibilitando coletivizar o fenômeno e estabelecer procedimentos de vigilância que modifiquem as condições e ambientes de trabalho geradores de doenças.

Ações

A Secretaria Municipal de Saúde já vem desenvolvendo diversas ações de acordo com a política municipal das práticas integrativas e complementares definidas na Portaria 971/2006 do Ministério da Saúde, e que ocuparão o mesmo espaço inaugurado na quarta-feira. Uma delas é o projeto Fitochapecó, em parceria com a Unochapecó, através do qual disponibiliza medicamentos vegetais aos usuários do SUS. Em breve ofertará manipulados fitoterápicos. Para complementar, durante a semana, médicos homeopatas vão prescrever a medicação.
Em novembro de 2011 foram capacitados 80 profissionais para a utilização da técnica da massagem ‘shantala’ para auxiliar no desenvolvimento psicomotor, aliviando cólicas e regularizando o sono dos bebês. Em setembro de 2011, 60 profissionais da rede municipal de saúde concluíram a capacitação em Terapia Comunitária Integrativa. Esses profissionais atuarão como multiplicadores na atenção básica.
Na área de vigilância em saúde, o trabalhador conta com o Cerest, unidade regional especializada, responsável pela coleta e liberação de informações técnicas para o SUS, com apoio às ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde. O Centro é referencia para 76 municípios da região Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, dando suporte técnico adequado às ações de saúde do trabalhador, operacionalizando estratégias com os demais serviços de saúde.




Postado por Matheus,
Horário: 22:44,
Data: 26/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.