Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A simplicidade da vida na arte de Marlowa

A arte de uma catarinense que viu em Chapecó a oportunidade de crescer e conquistar um espaço tão disputado nas principais galerias do País e até mesmo em exposições internacionais. Um sonho de uma jovem se tornou realidade e hoje alcança cenários privilegiados, estampando a simplicidade da vida em obras distintas. Esta foi a história contada para mais de 150 empresários durante o Programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que recebeu na quinta-feira, dia 19, a ilustradora e artista plástica Marlowa Pompermayer Marin para falar sobre “Empreendedorismo na Área Cultural”.
Natural de Caçador, Marlowa iniciou a carreira em 1988, quando concluiu o curso de Desenho Artístico em Curitiba. Mas até chegar ao objetivo, experimentou a profissão de bancária e ouviu do então chefe que era do tipo de pessoa que plantava sementes. Como ela diz, quis colher os frutos na arte.
Há 20 anos, escolheu Chapecó para morar por visualizar no município oportunidades de crescimento, pois percebia que a cidade era um celeiro de empreendedores, de arrojo e incentivo a novas ideias. Em pouco tempo, já apresentava trabalhos ao lado de grandes artistas chapecoenses, entre eles Paulo de Siqueira, Selistre de Campos e Chico Bracht.
Apaixonada pela técnica aquarela, sentiu que precisava inovar. Expandiu o conhecimento, buscou novos estilos e encontrou o caminho criando personagens felizes e coloridos. Em seus desenhos e pinturas estão inseridos o dia a dia das pessoas, as coisas simples, como ela diz: “gostaria que minha produção tivesse uma íntima relação com o poder das coisas que estão aí, e que às vezes não vemos. Faço referência à vida, aprendo que os momentos felizes estão essencialmente ligados às nossas escolhas”, definiu.
O trabalho da artista apresenta um universo de personagens figurativos, lúdicos, resultando em um cotidiano de momentos felizes e evidenciando o desenho que sempre gostou, em um contraste de cores intensas. “Meu desejo de tornar o mundo um pouco melhor é um convite para olharmos para nós mesmos e para o nosso cotidiano como um presente que Deus nos outorga: valorizando-o, compreendendo-o e desfrutando-o”.
Sua trajetória é composta por exposições coletivas em salões e individuais. Além do Brasil, algumas das obras da artista encontram-se para comercialização em Portugal, na Espanha e Inglaterra.
Em 2002, ilustrou o primeiro livro infantil e descobriu a possibilidade de levar seus desenhos e pinturas a novos olhares. De acordo com Marlowa, uma das grandes conquistas foi ser aprovada na Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), o que possibilitou em 2011 a presença no Illustra Brazil na China, uma exposição com os principais ilustradores do mundo. Soma agora oito livros infantis ilustrados e um encarte de CD de músicas.
Atualmente a artista estuda Design Visual e desenvolve uma linha de produtos em papelaria, porcelanas, obras literárias, entre outros. A grande novidade apresentada durante o Almoço empresarial foi a assinatura de contrato com a empresa UATT?, uma franquia que comercializará a arte de Marlowa nos grandes centros do País. Ela contou com orgulho a mensagem de apresentação da empresa ao falar da parceria: “A UATT? traz para sua família a linha da Marlowa. Ela, como nós, vê encantamento no mundo e traduz sentimentos em ilustrações e produtos que fazem o dia a dia mais gostoso”.
Marlowa expôs com orgulho sua trajetória, enfatizando que recebeu muitas vezes um educado “não” e mesmo assim não desistiu. Concluiu que em Chapecó encontrou apoio, construiu afetos e teve como exemplo o trabalho de artistas talentosos que a ajudaram a crescer profissionalmente.
O presidente da ACIC Maurício Zolet ressaltou a preocupação da entidade em valorizar a cultura e a arte chapecoense. “A palestra da Marlowa foi um grande ensinamento para os empresários. Não importa o setor que atue, basta inovar e buscar o diferencial. Foi um presente para todos conhecer a história desta artista, pois seu trabalho é um exemplo de que as coisas simples da vida devem ser valorizadas. Foi um momento marcante para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-la”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:12,
Data: 21/07/12.

Lei sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança

Foi sancionada na quinta-feira, dia 19, pelo prefeito de Chapecó, José Caramori, a lei nº. 6.296, sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as normas gerais de sua aplicação. Essa legislação prevê um conjunto articulado de ações governamentais da União, do Estado e Município, além de entidades não governamentais.
Aprovada na Câmara de Vereadores, a lei estabelece políticas sociais básicas de educação, saúde, habitação, recreação, esportes, cultura, lazer, profissionalização e outras que assegurem o desenvolvimento físico, afetivo, mental, moral, espiritual e social da criança e do adolescente, em condições de liberdade e dignidade, bem como à convivência familiar e comunitária. Também acrescenta programas de assistência social, em caráter supletivo, para aqueles que necessitem.
O Município destinará recursos e espaços públicos para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Poderá firmar consórcios e convênios com entidades para atendimento regionalizado, com prévia manifestação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre os serviços especiais, prevê proteção e atendimento médico e psicológico às vítimas de negligência, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão; identificação e localização de desaparecidos; proteção jurídico-social.


Postado por Matheus,
Horário: 22:42,
Data: 20/07/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Nesta segunda-feira: Sustentabilidade na Mercomóveis 2012

Destino correto de resíduos e neutralização voluntária de dióxido de carbono na atmosfera são as ações que nortearão as práticas de sustentabilidade antes, durante e após a Mercomóveis 2012. A preocupação com a problemática ambiental levou a Comissão central organizadora da feira a ampliar a atuação no cuidado com o meio ambiente e a incentivar os expositores na adesão das estratégias nessa oitava edição do evento.
Para ressaltar a proximidade, a Comissão reunirá diretores, colaboradores e expositores nesta segunda-feira (23), às 15 horas, para o plantio de 200 mudas de árvores, no loteamento Califórnia, bairro Efapi, em Chapecó.
De acordo com o presidente da Mercomóveis 2012, Nivaldo La zaron Junior, a iniciativa faz parte das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, assim como ocorreu durante o lançamento da feira, realizado no mês de maio, quando foram entregues sementes de árvores nativas aos convidados. “São pequenas atitudes que quando somadas fazem a diferença. Essas práticas foram adotadas na última edição e serão fortalecidas neste ano para incentivar as indústrias do setor a exercerem também o papel de responsabilidade com o meio ambiente”, explica.

PLANO DE RESÍDUOS E NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

Para que todo o processo tivesse respaldo e resultados, a Comissão organizadora da Mercomóveis contratou um Plano de gerenciamento de resíduos e neutralização de CO², sob coordenação do gestor ambiental Valmir Carlos Kirschner. O projeto traz uma análise das ações realizadas em 2010 e oferece subsídios para as estratégias dessa oitava edição da feira.
Kirschner destaca que o Plano serve como base para otimizar o correto gerenciamento de resíduos e a reciclagem dos materiais recolhidos durante a Mercomóveis 2012, o que reduzirá os impactos causados pelas atividades das indústrias expositoras e decorrentes do consumo na praça de alimentação, montagem e desmontagem de estandes, banheiros, transportes de produtos e decoração.
Em 2010, durante os cinco dias do evento foi realizado o trabalho de coleta, triagem, mensuração e monitoramento de resíduos: cerca de dois mil kg de papelão, 600 kg de plástico misto, 135 kg de papel misto, 100 kg de ferro, 114 kg de pet, 230 kg de plástico cristal e 530 kg de alumínio, totalizando mais de 3.800 kg de materiais recicláveis. Orgânicos somaram oito contêineres – 12 metros cúbicos - e foram enviados ao aterro sanitário. Os não recicláveis somaram 78 metros cúbicos e foram encaminhados ao aterro industrial, além dos 26 metros cúbicos de madeiras encaminhados para a fabricação de maravalhas, na cidade de Pinhalzinho.
De acordo com o gestor ambiental, todas as atividades são baseadas na teoria dos 3Rs: redução da geração na fonte, reutilização de resíduos e reciclagem. “Além de contribuir para que tudo não vá parar em local inapropriado, prejudicando o meio ambiente, a ação contribui para aumentar a renda de algumas famílias, pois todo o recurso arrecadado com a venda dos materiais recicláveis é repassado aos recicladores que atuam na feira”, complementa Kirschner.
O plantio de mudas de árvores nativas tem o objetivo de neutralizar as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, que geram o efeito estufa e as mudanças climáticas. Esta ação voluntária de responsabilidade socioambiental é realizada após os dados com a movimentação e deslocamento de carros, caminhões, cargas e pessoas serem quantificados. “Calculamos o CO² emitido com a realização do evento através de estudo e do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) para convertermos em um número de árvores a serem plantadas. Essa ação contribui para a recomposição de florestas nativas em áreas de preservação permanente”, acrescenta.
Para neutralizar o equivalente a uma tonelada de gás carbônico é necessário plantar 3,3 árvores e cuidar para elas cresçam e contribuam para o equilíbrio do estoque de carbono global.

ECOEFICIÊNCIA INDUSTRIAL

Considerada a maior feira de móveis de Santa Catarina e a terceira maior do país, a Mercomóveis 2012 servirá de exemplo para que as indústrias expositoras apliquem de forma rotineira estratégias ecologicamente corretas. Lazaron Junior destaca que ela também incentivará as empresas expositoras que já praticam a ecoeficiência industrial para apresentarem cases voltados à preservação do meio ambiente.
“Percebemos que na edição passada muitos empresários participantes já promoviam ações na área ambiental, como o sistema de captação de água da chuva, ações para redução de resíduos, equipamentos e máquinas com dispositivos de diminuição do consumo de energia”, exemplifica.
Além disso, os expositores podem enviar fotos e textos das medidas implantadas em suas empresas. O material será disponibilizado no site www.mercomoveis.com.br.

MERCOMÓVEIS 2012

A feira é uma promoção da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Reunirá cerca de 150 expositores de grande, médio e pequeno porte do setor, com expectativas de receber mais de 20 mil visitantes e volume de negócios estimado em R$ 200 milhões. 
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é do Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 21:23,
Data: 20/07/12.

Novos advogados prestam compromisso à OAB

O ingresso na Ordem dos Advogados é uma demonstração de capacidade e para chegar lá é preciso que, com autonomia e destemor, não se tenha medo de enfrentar o poder em nome de quem não pode falar. Essa afirmação foi feita pelo presidente em exercício da Seccional Catarinense da OAB, Márcio Luiz Fogaça Vicari, na solenidade de entrega de carteiras para 49 novos advogados e dois estagiários, que passaram a fazer parte do quadro de inscritos na Subseção de Chapecó da OAB.
O presidente em exercício da OAB/SC destacou as provas e exigências pelas quais passaram os novos inscritos e disse que o juramento representa a celebração de uma caminhada. “É uma conquista pessoal, fruto do talento de cada um, com esforços e renúncias para chegar ao recebimento da credencial”, afirmou. Ele também indicou a necessidade do profissional “reconhecer a justiça e repelir a injustiça, pois advogado é aquele que, antes de ver a pessoa ou a causa, vê o direito que foi lesado”.
A possibilidade de exercer a profissão como um instrumento de construção social foi assinalada pelo presidente da Subseção de Chapecó. Ricardo Antonio Cavalli asseverou que é fundamental exercer a advocacia “com dignidade e defender as prerrogativas que são da profissão e também da sociedade”. Também convidou os novos profissionais do Direito para que participem da OAB intensamente e aproveitem para a absorção de conhecimentos e a troca de experiências.
Além do presidente em exercício da Seccional Catarinense da OAB, estiveram presentes à solenidade o secretário geral Waltoir Menegotto, o tesoureiro José Carlos Damo e o conselheiro e ex-presidente da OAB Chapecó Ortenilo Azzolini. Ainda no evento, a delegada regional da Caixa de Assistência dos Advogados (Caasc), Angela Pinto de Oliveira, e o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Thiago Degasperin, explanaram sobre os serviços e benefícios proporcionados aos filiados.


Postado por Matheus,
Horário: 20:33,
Data: 20/07/12.

Perturbação por som alto

Nesta sexta feira, dia 20, às 14h43min na Rua Caçador, bairro Eldorado, a Polícia Militar recebeu chamado para atender ocorrência de perturbação por som alto.
Na casa estavam três jovens e após verificação dos nomes junto à Central, foi constatado que existiam três mandados de internação contra um deles.
Esse, por sua vez, tem 16 anos, além de uma extensa ficha criminal com várias passagens por roubo, porte ilegal de arma de fogo, furto de veículos, tráfico de drogas e lesão corporal.
O menor foi conduzido até o CASE, onde foi entregue para internamento.


Postado por Matheus,
Horário: 20:10,
Data: 20/07/12,
Fonte: PM de Chapecó.

Bombeiros de Chapecó durante a 6ª feira

Foram atendidas 16 ocorrências, sendo 02 acidentes de trânsito, 01 queimadura térmica, 11 casos clínicos, 01 atendimento diverso e 01 incêndio em residência.
Às 08h01min na Rua São Pedro, Centro, atendida vítima de acidente de trânsito envolvendo ônibus e veículo de passeio. O condutor automóvel, Fabrício Baungartner, 21 anos, apresentava escoriações nas mãos devido aos estilhaços dos vidros; e a carona Juliana Bonfim, 21 anos, sentia dores no quadril. Efetuados os procedimentos de primeiros socorros e ambos foram conduzidos ao PS do HRO.
Às 09h29min na Rua Cunha Porã, bairro Efapi, atendida Francieli Cantelli, 23 anos, vítima de acidente de trânsito entre veículo de passeio e motocicleta. Era condutora da motocicleta, estava inconsciente, apresentava traumatismo craniano encefálico, trauma no tórax e cervical. Efetuados os procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao PS do HR.
Às 11h55min na Rua Uru, bairro Efapi, atendida a feminina K. K. P., 09 anos, vítima de queimadura térmica, considerada de 2º grau, por água quente, na perna direita. Realizados os procedimentos e conduzida ao Hospital Materno Infantil.
E os bombeiros foram mobilizados por volta das 16h00min desta sexta feira, dia 20, na Linha Almeira, distrito de Goio-Ên, para conter incêndio em residência.


Postado por Matheus,
Horário: 19:51,
Data: 20/07/12.

Filosofia 5S garante melhores resultados à empresa

Proporcionar aos participantes conhecimento sobre os principais conceitos da Filosofia 5S, metodologia para implantação e benefícios gerados a partir do envolvimento das pessoas na melhoria contínua dos processos da organização. Esse é o objetivo do curso 5S, que será promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nesta segunda e terça-feira (23 e 24), das 18h30 às 22h30, no auditório I da entidade.
A responsável pelo setor de Treinamentos e Gestão da Qualidade da ACIC, Josiane Scheffer, observa que a capacitação abordará as origens, definições e recomendações da Filosofia 5S, os cinco passos, o plano de implantação e a importância da educação para a qualidade, os principais fatores a considerar na elaboração e na implantação e ferramentas para avaliação da filosofia.
Também serão abordados auditoria em 5S e seus objetivos gerais, as responsabilidades do auditor e fatores motivacionais a considerar, os critérios da avaliação, relatório de auditoria e não conformidades e o placar de avaliações e resolução de problemas.
Para ministrar os trabalhos foi convidada a consultora  nas áreas de produção, planejamento e controle da produção (PCP) e gestão da qualidade, Cleunice Zanella, que também é mestre em Administração e especialista em Gestão e Engenharia da Produção.
As inscrições podem ser realizadas através do e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou pelo telefone 49 3323 4100. O investimento é de R$ 130 para associados e de R$ 260 para demais interessados.


Postado por Matheus,
Horário: 19:17,
Data: 20/07/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aurora integra ranking das melhores práticas de sustentabilidade do País

A Coopercentral Aurora Alimentos, por meio do programa “A Turminha da Reciclagem” da Fundação Aury Luiz Bodanese, integra o ranking das melhores práticas de sustentabilidade do País. As ações foram selecionadas por uma comissão multidisciplinar de 20 especialistas de oito países diferentes.
Na quinta-feira, dia 2 de agosto, no Museu de Arte Moderna de São Paulo Assis Chateaubrian (MASP), acontecerá o 10o Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. No evento, gestores de empresas consideradas referências pela inovação e qualidade das suas ações conhecerão o “Ranking 2012” e o “Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do território brasileiro”.
Conforme avaliação dos especialistas, as melhores pontuações, acima do índice técnico, são consideradas Benchmarking e passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do País. Além disso, são publicadas no livro BenchMais, uma série quadrienal composta por resumos dos cases organizados por edições e temáticas gerenciais. 
O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente, que por meio de um selo de sustentabilidade certifica as melhores práticas socioambientais das organizações brasileiras. Em comemorações aos seus dez anos serão desenvolvidas atividades paralelas como: a Mostra Cultura de Sustentabilidade que apresenta uma releitura da semana de arte moderna e frases e depoimentos de mais de 100 especialistas de 15 países diferentes que participaram da comissão técnica do programa; o Ranking da Década apresentará as 20 melhores classificadas nas dez edições realizadas e o Ranking Benchmarking Junior que destaca os dez melhores projetos de inovação verde de alunos de três escolas técnicas CEFET, Centro Paula Souza e Senai/SP.
“A Coopercentral Aurora Alimentos é notabilizada como uma das empresas ambientalmente mais conscientes de Santa Catarina. Desde o início de suas atividades preconizou o zelo pelo meio ambiente, em razão de sua relação próxima com a natureza por sua base estar no campo. Por isso ao longo de sua história contabiliza o reconhecimento de suas medidas, por meio de prêmios nacionais”, observa o presidente da cooperativa, Mário Lanznaster.

PROGRAMA

O programa “A Turminha da Reciclagem” visa conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância de fazer a reciclagem do lixo e de preservar os recursos naturais para que cooperem com a natureza. A abordagem nas escolas é feita de forma explicativa com uma linguagem lúdica e bem divertida. Após a apresentação, as escolas são convidadas a desenvolver um projeto de responsabilidade social. O objetivo é que o trabalho tenha continuidade.
Essa iniciativa tem contribuído para formar cidadãos comprometidos com o planeta. “Acreditamos que as crianças fazem mudar hábitos, pois para eles é mais natural à quebra de paradigmas”, exemplifica a pedagoga do programa em Santa Catarina, Gracelia A. Pelicioli Oliveira.
No ano passado o programa beneficiou mais de 42 mil crianças e adolescentes. Neste ano, as atividades também estão intensas para atender a demanda das unidades escolares e instituições. A agenda está disponível no site www.aturminhadareciclagem.com.br.
Outra conquista do programa ocorreu em São Gabriel do Oeste (MS), onde as ações desenvolvidas incentivaram um projeto de lei tornando a reciclagem matéria obrigatória na rede municipal de ensino. “O trabalho realizado com os estudantes gerou resultados positivos e agora a disciplina de educação ambiental foi integrada ao currículo escolar e é coordenada pela turminha da reciclagem”, complementa a presidente da Fundação, Isabel Machado.


Postado por Matheus,
Horário: 18:52,
Data: 20/07/12.

Novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 serão lançadas na segunda-feira

O Banco Central lança na próxima segunda-feira, dia 23, as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20, que fazem parte da segunda família do Real. A cerimônia será realizada em Brasília, às 15h.


Postado por Matheus,
Horário: 18:05,
Data: 20/07/12.

Thui participa do Brasileiro de MX em Aracajú/SE

Pilotos disputam neste fim de semana no motódromo da orla da praia de Atalaia em Aracajú/SE, a sexta etapa do campeonato brasileiro de MotoCross. O evento, que é promovido pela Confederação Brasileira de Motociclismo, terá a disputa de seis categorias. O chapecoense Arthur Todeschini (Expresso Sul/WA transportes/Cetric/Pirelli/Brasil Racing) coloca todo o foco na sua segunda competição nacional do ano. Thui lidera na categoria 65Cc com oito pontos de vantagem sobre o paranaense Leonardo Cassaroti.
O piloto de 11 anos de idade está na capital sergipana com a equipe desde o fim de semana passado, quando venceu a etapa de Penha/SC da Superliga e ficou com o título. Considerado uma das revelações do MotoCross nacional, tem mostrado isso nas provas.
Das cinco etapas até este momento, ele venceu três, terminou outra na segunda colocação e chegou em quinto em Canelinha/SC. Com estes resultados soma 113 pontos contra 108 do segundo colocado. Depois das corridas deste fim de semana os pilotos terão mais duas etapas para o encerramento do campeonato. Serão em Anchieta/ES e Dourados/MS
O chapecoense entra na pista neste sábado pela manhã para treinos livres e cronometrados. No final da tarde disputa a corrida.


Postado por Matheus,
Horário: 17:55,
Data: 20/07/12.