Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Base do Verdão

As categorias de base da Chapecoense voltaram a campo na terça-feira, dia 12, pelo campeonato catarinense. As partidas ocorreram na cidade de Joinville, norte do Estado. O primeiro confronto aconteceu na categoria juvenil com empate por 2 a 2. Os juniores jogaram na sequencia e acabaram perdendo pelo placar de 3 a 2. 
Os chapecoenses voltam a jogar somente no dia 27, pela 7ª rodada, onde enfrentam a equipe do Metropolitano, em Chapecó. Os jogos estão marcados para as 13h30min e às 15h30min.


Postado por Matheus,
Horário: 20:57,
Data: 13/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Juro Zero: mais de 430 mil em empréstimos liberados no oeste

Criado em novembro do ano passado através de uma parceria entre a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Sebrae e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, o programa Juro Zero oportuniza o financiamento de até R$ 3 mil em oito parcelas. O critério é único: ser Microempreendedor Individual (MEI). 
Caso as primeiras sete prestações sejam quitadas em dia, a última não precisa ser paga, o que torna o tomador livre do juro. Com base na capacidade de pagamento, cabe as 19 Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público de Santa Catarina (Oscips) decidir se concederão o empréstimo. A Credioeste, agência de microcrédito de Chapecó, é credenciada para atuar na região. Até 31 de maio, foram liberados 150 créditos, o que representou volume de R$ 432.200,00. Em Santa Catarina, foram 3600, totalizando 9.911.282,80 em financiamento. A inadimplência estadual é de 1,39%.
O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, realça que o programa serve como estímulo para a formalização do mercado de trabalho. “Além de fortalecer a capacidade empresarial e aumentar a competitividade de empreendimentos individuais em diversos segmentos, não possui entraves burocráticos, o que é uma grande vantagem”, afirma.
Os agentes de orientação empresarial e inovação capacitados pelo Sebrae/SC orientam os MEIs durante o período em que estiverem participando do programa. O acompanhamento será individual, com foco em gestão inovadora e sustentável do negócio. “A intenção é apontar pontos fracos e fortes e orientar o empreendedor na aplicação dos recursos e na gestão do seu empreendimento”, salienta o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani. 

CONDIÇÕES

A gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, explica que para conseguir o crédito, é preciso estar devidamente cadastrado e apresentar CNPJ e certificado de empreendedor individual (MEI). São necessários documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de endereço atual e renda atualizado) do empresário e do cônjuge/companheiro (a). Além disso, o microempresário não pode ter restrição cadastral (SPC/Serasa), precisa residir em Santa Catarina e necessita de um avalista. 
O papel da Credioeste é operacionalizar os recursos do programa, fazendo com que os investimentos cheguem até o público-alvo através dos agentes de crédito que atendem Chapecó e região. 

NOVA ECONOMIA@SC

O Juro Zero é um dos projetos do Programa Nova Economia@SC - resultado de uma parceria entre o Sebrae/SC e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável. Outros quatro projetos fazem parte da iniciativa: Fortalecimento dos Polos Industriais, Polos de Economia Verde, Desenvolvimento Territorial e Ilumina.


Postado por Matheus,
Horário: 20:43,
Data: 13/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Logística avançada, vantagem competitiva

Fortes empresas e entidades são apoiadoras da Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – Logistique, programada para o período de 23 a 26 de outubro em Chapecó. O evento integra todos os modais que a indústria precisa para se desenvolver e apresentará o que existe de mais moderno no setor. Participarão 180 expositores, cerca de 15 mil visitantes compradores e a previsão de negócios é de 120 milhões de reais.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, que representa uma das entidades apoiadoras, realça que dispor de uma logística estruturada e adequada representa vantagem competitiva ao empreendimento. “Portanto é fundamental não somente investir nas melhores tecnologias como também conhecer as estratégias para saber como e quando comprar; codificação de materiais; localização e organização do almoxarifado; armazenagem e conservação dos materiais; entre outros aspectos”.
Na visão do coordenador, a Logistique vem se consolidando desde a primeira edição como diferencial estratégico para o oeste. Além de oportunizar o contato com diferentes fornecedores, os visitantes recebem informações através de seminário e demonstrações de soluções apresentadas pelas empresas. “A feira possibilita ao visitante conhecer estratégias de mercado que priorizam operações eficientes, visando aumentar a competitividade nos negócios”, complementa Parmeggiani.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, reforça que a feira consolida ainda mais um setor que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. “A logística ocupa, atualmente, lugar de destaque nas organizações, pois, trata-se de uma das mais importantes ferramentas para a alta administração”.
O presidente do SITRAN, empresário Valmor Zanella, afirma que essa é uma das exposições mais completas do setor no país, pois inclui quatro grandes áreas: transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).
O público visitante é formado por dirigentes, executivos e assessores de empresas de atacado e distribuição, grandes e pequenos varejistas, frotistas e transportadores, profissionais do segmento de logística e comércio exterior, gerentes de marketing e produção, associações e instituições e imprensa especializada.
O evento é promovido pela Federação dos Transportadores de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran). Além do SEBRAE, são apoiadores a CETRANCESC, ANFIR, ABRALOG, ABTI, ACIC, ADAC, SICOM, SINDIPOSTOS e Convention & Visitors Bureau. A organização é da Zoom Feiras & Eventos.
Informações também estão disponíveis no site: www.zoomfeiras.com.br/site/Logistique_2012/pt.


Postado por Matheus,
Horário: 20:29,
Data: 13/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Siticom filia-se a organização internacional dos trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó agora tem representação internacional. O Siticom acaba de ser aceito como filiado da Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM) com sede em Genebra, na Suíça. A filiação atendeu recomendação dos membros do Comitê Regional da América Latina e Caribe e de organizações já filiadas a ICM no Brasil. Foi aprovada pelo Comitê Mundial da organização. 
A filiação do sindicato “torna a ICM mais forte” disse o presidente da instituição Klaus Wiesehügel, do sindicato nacional alemão IG-Bau. Para ele a adesão do Siticom aumenta a representatividade e capacidade de ação da entidade. Também reflete o bom momento que vive a América Latina “com um movimento sindical crescendo de acordo com o crescimento econômico, com mais associados e mais conquistas”. 
A ICM é uma Federação Sindical Internacional que agrupa os sindicatos livres e democráticos, ligados aos setores de construção, materiais de construção, de madeira e silvicultura. É formada por 352 sindicatos representando mais de 12 milhões de trabalhadores em 135 países. Escritórios regionais e de projetos estão instalados em vários países e continentes, sendo um deles no Brasil. 
A missão da ICM é promover o desenvolvimento dos sindicatos da área no mundo, promover e reforçar os direitos dos trabalhadores no contexto do desenvolvimento sustentável. A organização trabalha em estreita colaboração com a Federação Europeia dos Trabalhadores da Construção e da Madeira, Confederação Sindical Internacional e federações sindicais internacionais. 

Fazer aqui 

A presidente Izelda Oro disse que a aceitação do Siticom no quadro associativo da ICM (o primeiro de Santa Catarina) “é um marco histórico” e significa “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo sindicato”. Representa o estreitamento da relação entre sindicato para o aprimoramento das ações “mediante o uso de modelo internacional”. Vários conceitos, atitudes e realidades de outros países passam a integrar o cotidiano do sindicato para melhorar a atuação particularizada e até em questões nacionais. 
Izelda citou medida do governo venezuelano decretando a concessão de seis meses de salário maternidade para as mulheres trabalhadoras e lá a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Enquanto isso no Brasil o auxílio maternidade é de apenas quatro meses e a jornada chega de 44 horas por semana. Para a sindicalista os exemplos “deveriam ser adotados aqui”. 
A Internacional tem estatuto consultivo especial junto ao Comitê Econômico e Social das Nações Unidas. Está comprometida com várias organizações internacionais entre elas a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O mesmo ocorre com instituições financeiras regionais e internacionais como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio.


Postado por Matheus,
Horário: 20:21,
Data: 13/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.

Mercomóveis 2012: novidades no Salão de Design e na Mostra de Máquinas

Além da modernidade, praticidade e bom gosto dos móveis que serão apresentados aos visitantes da Mercomóveis 2012, a maior feira do setor de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil terá também entre os destaques a realização do 5° Salão de Design e da 2ª Mostra de Máquinas Moveleiras. Ambos os eventos acontecerão de forma paralela à feira, entre os dias 27 a 31 de agosto, das 13 às 20 horas, no parque de exposições Tancredo Neves em Chapecó.
O presidente da Mercomóveis, Nivaldo Lazaron Júnior, assinala que o Salão incentivará o lançamento de produtos inéditos e a Mostra fomentará parcerias entre indústrias de máquinas e acessórios para o setor.
À frente da Comissão do Salão de Design estão os empresários Juliano Miotto, Vivian Delatorre e Osni Verona. Eles explicam que o espaço apresentará projetos elaborados por acadêmicos dos cursos de Design e Arquitetura e por profissionais das indústrias expositoras. Nesta edição, o diferencial será a premiação em duas categorias para os melhores trabalhos: Estudante e Profissional.
Os melhores projetos serão escolhidos pelos visitantes da feira por votação através de painel eletrônico no próprio evento. Os prêmios serão um Tablet para os 1º vencedores de cada categoria, além de espaço no editorial de uma revista de cobertura nacional.
"São aguardados lojistas/visitantes, estudantes e, principalmente, empresas de móveis, que estão à procura de talentos para comporem o quadro de desenvolvimento de novos produtos nas indústrias de transformação", complementam.
O Salão de Design ocupará uma área de aproximadamente 150 metros quadrados, em anexo ao pavilhão 04. Já a Mostra de Máquinas será abrigada no pavilhão 03 do Parque de exposições, em um espaço de 1400 metros quadrados disponíveis.
O público esperado é formado por moveleiros/marceneiros e fábricas de móveis de toda a região. O responsável pela Comissão, empresário Ilseo Rafaeli, salienta que neste ano as empresas apresentarão as inovações do segmento e máquinas com preços acessíveis aos moveleiros de micro e pequeno porte, além de fornecedores de insumos para o setor. “Será uma excelente oportunidade de negócios para os empresários do setor que buscam modernidade não somente no resultado final dos produtos, mas também nas etapas de produção”.

MERCOMÓVEIS 2012

A feira é uma promoção da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Reunirá cerca de 200 expositores de grande, médio e pequeno porte do setor, com expectativas para mais de 20 mil visitantes e volume de negócios estimado em R$ 200 milhões.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó, Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 19:56,
Data: 13/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

MPE Brasil: ACIC mobiliza empresas para se inscreverem ao prêmio

As inscrições ao MPE Brasil 2012 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas encerram em agosto. Para orientar empresários sobre o processo, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reuniu na última semana os nucleados na sede da entidade. O consultor regional do Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Sebrae/SC, Osvaldo Antonio Mota, coordenou as atividades.
O MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com a intenção de estimular o talento empreendedor brasileiro e auxiliar no desenvolvimento de habilidades para gestão de negócios. Em Santa Catarina, a iniciativa conta com a parceria do Grupo RBS e o Movimento Catarinense para Excelência (MCE).
Caracterizado como um reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão, o prêmio julga as empresas candidatas por meio de um questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ.
Os detalhes desse processo foram apontados pelo consultor. Mota enfatizou que esta etapa é fundamental para definir as finalistas. “É através desse questionário que muitas empresas conseguem apresentar a excelência da gestão nos negócios. Por isso, precisam ficar atentas e enfatizar de fato os diferenciais do empreendimento”, ressaltou.
Os inscritos no MPE Brasil recebem um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão. Com isso, as organizações têm a oportunidade de potencializar seu negócio, ao aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços.
Em 2011, mais de seis mil empresas se candidataram ao prêmio. Neste ano, os empresários podem se inscrever de forma gratuita pela internet, no site www.premiompe.sebrae.com.br, ou nos pontos de atendimento do Sebrae.
A coordenadora dos Núcleos Setoriais da ACIC, Taisa Bonassi Brassanini, lembra que nas edições anteriores a ACIC teve representantes entre os finalistas e também entre as vencedoras nacionais, a exemplo da Uninfo Sistemas, que conquistou a categoria tecnologia, em 2010.
Outras duas empresas chapecoenses vencedoras são a Infogen Sistemas e a Gráfica Mercur. Durante a reunião, Márcia Berticelli (Gráfica Mercur) e Ernani Zotis (Infogen Sistemas) deram o depoimento de como o MPE ajudou no fortalecimento da marca do empreendimento no mercado para que, através disso, novas empresas sintam-se motivadas a participar do prêmio.


Postado por Matheus,
Horário: 19:42,
Data: 13/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Segundo Marcio Sander, casos de gripe A ocorrem por descaso do Governo Federal

Os casos de Gripe A (H1N1) registrados nos últimos dias e em pessoas fora do “grupo de risco” são consequência nefasta do descaso do Governo Federal que reduziu em vários milhões as doses da vacina em relação ao ano anterior, na avaliação do Vereador Marcio Sander. Ele já previa há alguns dias durante pronunciamento que os casos poderiam ocorrer, pois muitas pessoas não tiveram acesso à vacina. Além disso, segundo o vereador, foi ampliado o contingente de grupos a serem beneficiados, entre eles 500 mil presos, mas os que podem ser de risco pela aglomeração foram deixados de fora. “Temos milhares de estudantes, professores e funcionários, policiais e outros profissionais. Esse contingente não é grupo de risco?, questiona o vereador.
Marcio teme que os casos continuem aumentando não só em Chapecó e no Oeste, como vem ocorrendo, mas em toda a região Sul do País. Para ele o Sul é grupo de risco em face do clima no inverno propicio a gripe. Para ele os burocratas do governo federal não deviam tomar decisões sem conhecer a realidade regional e agora resta torcer para que a Gripe A pare de ocorrer. “Infelizmente agora só podemos contar com a sorte”, lamentou.
O Vereador reforça que o Legislativo Chapecoense, o Executivo e todas as entidades demonstram descontentamento com a falta de vacinas, cobrando dos deputados da região e governadores do Sul manifesto junto ao Governo Federal. Sander espera que o descaso não volte a ocorrer nos próximos anos, pois entende que nem todos têm recursos para bancar a vacina que custa mais de R$ 80. Ele observa que o município está agindo para tentar reverter à situação que poderia ter sido evitada se não fosse reduzida a cota para a população.


Postado por Matheus,
Horário: 19:33,
Data: 13/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Alunos da UMIC expõem trabalhos artísticos no Museu

Os 98 estudantes da Universidade da Melhor Idade de Chapecó estão com obras expostas no Espaço Comunidade do Museu de História e Arte de Chapecó. A exposição, intitulada “Arte em Mosaico”, segue até o dia 30 deste mês.
Os trabalhos artísticos apresentados na exposição foram desenvolvidos pelos idosos na disciplina de Artes II, quando foi proposto o estudo da história da arte através dos períodos que marcaram sua evolução e a das civilizações.
Segundo a professora responsável pela disciplina, Sandra Maria Toffolo, o objetivo foi relacionar teoria e prática e possibilitar o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos como coordenação motora, concentração, espaço e tempo, percepção e também na utilização de cores.

Espaço Comunidade

De acordo com a Diretora Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, o Espaço Comunidade do Museu de História e Arte de Chapecó é destinado a elaborações artísticas em geral. “É, como o próprio nome já diz, um espaço voltado a artistas da comunidade sem a necessidade de um edital específico para a exposição. As mostras são agendadas e passam a integrar o calendário do Museu, sendo um atrativo a mais para os visitantes”, explica.

UMIC

A Universidade da Melhor Idade de Chapecó é um curso de extensão oferecido pela Prefeitura, através da Fundação de Ação Social (FASC), em parceria com a Unoesc Chapecó. O público alvo do curso são pessoas com idade a partir de 60 anos. A primeira turma, com 120 alunos, ingressou na UMIC em março de 2011. Após três semestres de atividades, os idosos concluem o curso no próximo dia 23. A solenidade de encerramento será realizada às 18h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
Segundo a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, estão abertas as inscrições para ingressar na nova turma da UMIC. Os idosos interessados devem procurar a Fundação de Ação Social de Chapecó ou um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3319-1205 e 3322-0637.


Postado por Matheus,
Horário: 19:07,
Data: 13/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó participa de evento internacional ligado ao esporte e cultura

Chapecó esteve representada no Seminário Internacional das Praças dos Esportes e da Cultura, realizado nos dias 03 e 04 deste mês em Brasília. Participaram do evento a Gerente da Praça do PEC em Chapecó, Nilsa Melo, a Diretora Técnica da Fundação de Ação Social de Chapecó (FASC) Ivana Alberghini e os líderes comunitários Dimes Scolari e Dirlei Lazaretti.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, o evento reuniu agentes públicos comprometidos com o planejamento e instalação das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs). “O objetivo foi apresentar um panorama de experiências bem-sucedidas de qualificação do ambiente urbano no Brasil e no exterior, com participação da população”, destaca.
Em Chapecó, a Praça dos Esportes e da Cultura está sendo construída no bairro Efapi e integrará atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.


Postado por Matheus,
Horário: 18:54,
Data: 13/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Escola municipal presta homenagem a artista plástica chapecoense

Na última semana, a Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa realizou um momento cultural em homenagem à artista plástica chapecoense Ivandra Matiassi. Os alunos de 5ª a 9ª série realizaram releituras a partir das obras da artista: “Identidade” e “Códigos de Barra”. Os trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas de Arte e Educação e Diversidade, sob a orientação da Professora Carina Stakoski. O principal objetivo da iniciativa foi proporcionar momentos de reflexão sobre a identidade e os valores.
Além de mostrar pinturas e gravuras, os alunos aproveitaram a oportunidade para apresentar performances com músicas da MPB (Música Popular Brasileira), homenageando os artistas Carmem Miranda, Roberto Carlos, Rita Lee, Raul Seixas e Cazuza.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Sueli Suttili “trabalhos como esse são significativos, pois envolvem toda a comunidade escolar e servem de instrumento para divulgar a identidade cultural da sociedade”.


Postado por Matheus,
Horário: 18:42,
Data: 13/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.