Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CDL Chapecó reedita concurso de decoração natalina

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) reedita o Concurso de Decoração Natalina com o objetivo de despertar o interesse do lojista em colaborar com a decoração do município, proporcionando aos consumidores um ambiente atraente para compras e incentivando o espírito natalino.
O concurso contempla vitrine e interiores de lojas no centro e nos bairros e vitrinista. Na decoração natalina das vitrines das lojas foram determinadas três sub-categorias: (a) lojas de até 200 metros quadrados, (b) lojas com 201 até 600 metros quadrados e (c) lojas com mais de 600 metros quadrados. A categoria vitrinista enfatizará o idealizador da decoração natalina, estando vinculado obrigatoriamente a inscrição da empresa, correspondente ao primeiro lugar de cada categoria comercial.
As inscrições estão abertas e deverão ser efetuadas no site da CDL Chapecó ou junto à sede administrativa da entidade, localizada na avenida Getúlio Vargas, 1748-N, Centro, no Condomínio Cesec até o dia 10 de dezembro. Poderão participar do concurso todas as empresas compreendidas nas categorias existentes que sejam associadas à CDL Chapecó.
Os critérios de avaliação são motivo/tema, originalidade, harmonização entre os diversos elementos da composição, atração e estímulo à circulação e contemplação pelo transeunte, impacto visual da decoração, criatividade e mensagem.
A comissão julgadora será formada por no mínimo três pessoas e no máximo cinco pessoas de elevada capacidade, confiabilidade e neutraliadade selecionadas pelos promotores do concurso. O julgamento ocorrerá no período de 10 a 15 de dezembro. O resultado será divulgado até o dia 16 de dezembro, durante as festividades de natal, na praça Coronel Bertaso. O presidente da CDL Chapecó,Gilberto João Badalotti, ressalta que o diferencial deste ano é antecipação da divulgação dos ganhadores. “Isso foi definido para que as pessoas possam visitar as lojas vencedoras e mostrar para o público regional que o comércio do município é referência”.
Na categoria vitrine e interiores de lojas os primeiros colocados receberão troféu e para segundos e terceiros lugares certificado de participação. Na categoria vitrinista os primeiros lugares ganharão troféu de participação.
O 19o Concurso de Decoração Natalina é uma promoção da CDL Chapecó, com apoio da RBS TV e Prefeitura de Chapecó.

RESIDÊNCIAS

Nesta edição CDL Chapecó estará motivando para que as famílias chapecoenses decorem suas residências. De acordo com Badalotti, “as pessoas serão incentivadas para decorarem seus lares e estarão concorrendo a um prêmio. Para participar será necessário enviar uma foto da decoração na residência para a CDL e para a RBS TV”.

                                                                               

Postado por Matheus,
Horário: 01:26,
Data: 15/11/11,
Fonte: MB Comunicação. 

Presidente da ACAV, Clever Ávila: Avicultura catarinense cresce 6%

     Apesar das dificuldades – insumos em alta e desvantagem cambial – a avicultura industrial catarinense chega ao fim do ano sinalizando um crescimento de 6% no faturamento e 4% em volume, de acordo com o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila.
     O dirigente analisa o quadro atual do mercado de carnes e as perspectivas para o próximo ano. Um dos mais experientes executivos da indústria brasileira de carnes, com 32 anos de atividade na área, Ávila é engenheiro químico pós-graduado em processamento de alimentos. Tem 53 anos de idade e é natural de Criciúma (SC).
       Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do Brasil e o maior exportador. A receita com as vendas externas supera 1 bilhão de dólares. O abate anual é de aproximadamente 700 milhões de aves. O Estado reúne 13.000 avicultores, dos quais 10 mil são integrados às agroindústrias. O setor emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais 80 mil.


Quais os fatos que marcaram a avicultura em 2011 na avaliação da ACAV?

CLEVER PIROLA ÁVILA – O ano foi marcado pela consolidação de mercados recentemente conquistados e pelo fortalecimento das entidades do setor, entre elas, a própria ACAV e a UBABEF.

Quais foram as principais dificuldades da avicultura durante o ano?

CLEVER ÁVILA – Enfrentamos durante o ano dificuldades com o alto custo das matérias-primas, principalmente milho e farelo de soja, além dos problemas decorrentes da perda de produtividade pela alta valorização do real em relação ao dólar.

Como essas dificuldades foram neutralizadas ou minimizadas?

CLEVER ÁVILA – Várias ações foram perpetradas para aliviar esses problemas, como a busca de matérias-primas alternativas para minimizar o impacto de custos e importação de grãos. A questão cambial foi discutida com o Governo Federal.

Quais os avanços registrados neste ano?

CLEVER ÁVILA – Caminhamos na revisão do RIISPOA, o regulamento de inspeção de produtos de origem animal, e evoluímos com a aprovação do uso da tecnologia de alta precisão.

Na evolução econômica do setor, a que resultados chegou a avicultura industrial brasileira?

CLEVER ÁVILA – Acreditamos que encerraremos o ano com um aumento de 4% em quantidade e 6% em faturamento.

A questão dos insumos atormentou a avicultura em 2011?

CLEVER ÁVILA – O preço do milho alcançou outro patamar em função da manutenção do destino em grandes quantidades do grão norteamericano para a produção de biocombustível e das aquisições pontuais e em grandes quantidades, pela China, do milho Brasileiro. Este patamar de preços deve se manter elevado.

De que forma a avicultura de SC administrou o abastecimento de milho e os custos de produção nas granjas?

CLEVER ÁVILA – Para suprir a demanda interna foi necessário adquirir maiores quantidades na safra e safrinha do milho brasileiro e importar o grão.

Houve crédito suficiente para expansão e investimentos na vicultura brasileira?

CLEVER ÁVILA – As linhas de crédito para investimentos são as mesmas e não houve nenhuma evolução neste aspecto, seja da iniciativa privada, do Governo Estadual e até do Governo Federal. O mesmo pode-se afirmar sobre as linhas de crédito para capital de giro.

Conquistaremos novos mercados externos em 2012?

CLEVER ÁVILA – O plano é manter os mercados conquistados e buscar alternativas no Continente Africano e na Indonésia.

Aumentaremos o consumo per capita de carne de frango no Brasil?

CLEVER ÁVILA – Isto já é uma rotina anual e certamente teremos uma evolução vegetativa.

O que precisa ser revisto e aperfeiçoado para 2012?

CLEVER ÁVILA – Nossas reivindicações repetem-se ano a ano, pois a evolução incremental é muito pequena e incluem planejamento estratégico de longo prazo para a agropecuária, revisão da política fiscal tributária brasileira, sistema de compensação na aquisição de milho, similar a oferecida ao nordeste, e logística: ferrovia do frango, duplicação da BR-470 e BR-282, finalização das obras da BR-101, evolução dos portos em competitividade, facilitar o uso do crédito de ICMS acumulado em função das nossas exportações.

A avicultura de corte e de postura crescerá em 2012?

CLEVER ÁVILA – Esta filosofia empresarial de sempre acreditar que tudo vai melhorar nos conduz a aumentos anuais da produção e nos coloca a caminho da busca da liderança na produção, assim como somos na exportação.

Como deve se comportar o mercado do frango e quais são as tendências para 2012?

CLEVER ÁVILA – Acredito que o mercado se manterá equilibrado entre oferta e procura e com preços estáveis. Será ampliada a automatização da indústria, e a OIE deve aprovar os projetos-pilotos do sistema de compartimentalização da saúde animal. Em Santa Catarina, evoluiremos com aspectos tecnológicos na rastreabilidade oficial catarinense, mapearemos o DNA da microbiologia existente na cadeia produtiva e promoveremos Workshop com o Governo de SC para análise de oportunidades conjuntas com a agroindústria.


Postado por Matheus,
Horário: 00:48,
Data: 15/11/11,
Fonte: MB Comunicação.

Raimundo Colombo atende pedido de professores catarinenses


O governador Raimundo Colombo atendeu um dos pedidos dos professores catarinenses. Por meio do decreto de número 644, de 14 de novembro de 2011, que vai ser publicado nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, Colombo abonou faltas dos professores do Magistério estadual durante as greves de 2008 e 2010. O benefício também abrange o ano de 2011, desde que seja comprovada a reposição das aulas. Com a medida, os professores não terão problemas na progressão da carreira.
A discussão da proposta foi feita durante as negociações entre a Secretaria de Estado da Educação e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), logo após o término da greve deste ano. A decisão beneficia a categoria. O professor que tivesse apenas uma falta decorrente da paralisação estaria impedido de progredir na carreira durante três anos. "Esse abono também permite o pagamento dos dias de greve, além de limpar a ficha funcional", informa o secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps.
Além do governador, os secretários da Educação, Marco Tebaldi; da Administração, Milton Martini; e o secretário em exercício da Casa Civil, Luciano Veloso Lima, também assinaram o decreto.


Postado por Matheus,
Horário: 21:59,
Data: 14/11/11,
Fonte: Secretária de Estado de Comunicação.

Lançado em Chapecó selo nacional de produtos orgânicos

     
     O selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica foi lançado em Chapecó no último sábado, 12 de novembro, na Feira Municipal do Centro de Chapecó, localizada na esquina das ruas Nereu Ramos e Uruguai. Esse é um selo público oficial usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos. A iniciativa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), concedeu o selo a cinco famílias que compõem o Núcleo Oeste de Agroecologia, vinculado à Rede Ecovida de Agroecologia e auxiliado pela Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco). Entre elas está a família Zanrosso, que integra o projeto Feira Agroecológica da Unochapecó, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho em Agroecologia da universidade.
     O lançamento ocorreu com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Chapecó, Epagri, Unochapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Apaco e Rede Ecovida de Agroecologia. Essa Rede é responsável por fiscalizar o sistema de produção das famílias para que, em seguida, elas passem pela certificação do Ministério da Agricultura.
     Para receber a certificação, as famílias devem passar por período de conversão do sistema de produção. O Ministério da Agricultua exige o mínimo de um ano para esse processo. Segundo o professor da Unochapecó e coordenador do GTA, Vagner Lopes da Silva, o processo busca avaliar todos os momentos envolvidos na produção dos alimentos que serão comercializados nas feiras municipais, inclusive a que ocorre na Unochapecó todas as terças e quintas-feiras. “Além de ser uma opção saudável para o consumidor, a certificação traz maior segurança na hora da compra e também agrega valor ao produto comercializado.”
    No caso da Unochapecó, a família Zanrosso, do município de Guatambu, recebe assessoria do GTA há cinco anos, para a melhoria no sistema de produção agroecológica. Atuando na produção e comercialização de hortaliças, geléias, sucos e panificados, a família foi a primeira a receber o selo e não deve ser a única, já que todas as 20 famílias do projeto já atuam com a produção orgânica.
        Os produtos certificados podem ser encontrados nas mais de 10 feiras que ocorrem na região de Chapecó. Para localizar esses produtos, basta procurar o adesivo contendo o selo de qualidade “SisOrg”.

Postado por Matheus,
Horário: 21:36,
Data: 14/11/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Unochapecó.