Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Preocupação

     Ontem, quinta-feira (08), uma leve garoa caiu na cidade de Chapecó. A falta de chuva está trazendo preocupação aos agricultores de toda a região, visto que a chuva é essencial nessa época para o desenvolvimento das culturas cultivadas. Se não chover nos próximos dias, os agricultores perderão 30 % das plantações, segundo as primeiras estimativas.  


Postado por Matheus,
Horário: 01:32,
Data: 09/12/11.

Escolta da PM

     A viúva e o filho do vereador Marcelino Chiarello (PT), encontrado morto no dia 28 de novembro, em Chapecó, estão recebendo escolta da Polícia Militar. Atualmente, a família deixou a casa no bairro Santo Antônio para morar na casa da sogra do vereador. Enquanto isso, a Polícia Civil continua ouvindo depoimentos. 


Postado por Matheus,
Horário: 00:44,
Data: 09/12/11,
Foto: Sirli Freitas / Agência RBS.

Idosos participam de confraternização

     A Prefeitura de Chapecó promoveu nesta quinta-feira (08), através da Fundação de Ação Social (FASC), uma festa especial para os idosos. Aproximadamente mil idosos participaram da Confraternização de Fim de Ano realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
     Durante toda a tarde os idosos que participam dos 69 grupos de convivência organizados pela Prefeitura através da FASC tiveram a oportunidade de dançar e se divertir. Foi realizada também a entrega de premiação referente ao Festival de Bocha e Jogos de Mesa do Projeto SUPERidade, que ocorreu de 28/11 a 06/12 na Cidade do Idoso.
    O Prefeito de Chapecó, José Caramori, participou do evento e ressaltou o compromisso da Administração Municipal com as pessoas da terceira idade. “Com eventos assim nós mostramos o nosso sentimento de valorização aos idosos. Queremos que eles tenham um espaço saudável de convivência, que possam confraternizar e, principalmente, manter o corpo e a mente saudáveis”, destacou.



Postado por Matheus,
Horário: 00:19,
Data: 09/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Presidente da Aurora recebe medalha do Mérito Catarinense nesta sexta-feira

O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, será homenageado com a Medalha do Mérito Catarinense em solenidade programada para às 20h30 desta sexta-feira (9), na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), em Coqueiros, Florianópolis.
A comenda será outorgada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), foi aprovada pela reunião plenária do Conselho e atende a indicação das entidades profissionais do setor – SEAGRO, AEASC e AEAGRO.
Lanznaster é catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem tem quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana, além de dois netos.
Suinocultor há 35 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Mário Lanznaster é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas em 2000.
Foi extensionista rural em 1968, nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do fomento à suinocultura conhecido hoje como Suicooper.
Foi vice-presidente da Ocesc, presidente da Sociedade Amigos de Chapecó, entre outros cargos comunitários que exerceu.
Mário Lanznaster cumpre o segundo mandato de presidente da Coopercentral Aurora.


Postado por Matheus,
Horário: 00:07,
Data: 09/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Unochapecó divulga aprovados no Vestibular de Verão 2012

     A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) divulgou nesta quinta-feira, 8 de dezembro, a relação dos aprovados no Vestibular de Verão 2012. Somente na Unochapecó, 1.826 alunos foram aprovados e irão ingressar no ensino superior no ano que vem. 
    Mais de 28 mil alunos participaram da prova de seleção, que ocorreu no dia 27 de novembro e envolveu 12 universidades. Na Unochapecó as provas foram realizadas no campus em Chapecó e nas extensões de Xaxim e de São Lourenço do Oeste, para 3.984 inscritos em 45 cursos ofertados pela instituição. 
    Os aprovados no Vestibular de Verão da Unochapecó podem ser conhecidos no site www.acafe.com.br. As matrículas para os novos alunos devem ser feitas de 15 a 20 de dezembro, na Central de Soluções (SOL), no campus Chapecó, das 8h às 22h, ou nas secretarias acadêmicas das extensões de Xaxim e de São Lourenço do Oeste, das 14h às 17h e das 19h às 21h. 
   Para efetuar a inscrição são necessários os seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, certidão de nascimento ou casamento, quitação de serviço militar (para homens maiores de 18 anos). Além disso, é necessário apresentar cópias da identidade e CPF, comprovante de pagamento da primeira parcela da mensalidade, comprovante de vacinação contra rubéola (para mulheres entre 12 e 40 anos), comprovante atualizado de residência e, em caso de estrangeiro, o registro nacional. A íntegra do documento que regulamenta as matrículas de novos alunos pode ser conferida em www.unochapeco.edu.br/publicacoes.

Segunda chance

    Os alunos que não foram selecionados na primeira chamada do vestibular podem ser contemplados em segunda ou em terceira chamada. Além disso, na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a Unochapecó abre as inscrições para o Seletivo de Verão, uma nova oportunidade para ingressar na educação superior.


Postado por Matheus,
Horário: 23:49,
Data: 08/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Prefeitura entrega nove áreas de terra do Distrito Industrial

     Com o intuito de promover o desenvolvimento e a expansão da capacidade produtiva da cidade de Chapecó, a Administração Municipal entregou na tarde desta quinta-feira, 09 lotes situados no Distrito Industrial Flávio Baldissera, na região do Rodeio Chato. As áreas industriais foram licitadas através do edital de concorrência nº 294/2010, na modalidade de melhor proposta técnica, com processo analisado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. 
     As 09 unidades a serem instaladas vão operar em diversos segmentos. Dentre eles na automação industrial e na fabricação de estruturas metálicas, embalagens plásticas, máquinas e equipamentos industriais, esquadrias de metal e produtos alimentícios. Os investimentos totais em infraestrutura por parte das empresas chegam aos R$ 23,3 milhões. “De imediato, os novos empreendimentos vão gerar cerca de 200 novos postos de trabalho. São novas oportunidades surgindo para o cidadão chapecoense”, destaca o Prefeito. 
    Para auxiliar e facilitar a instalação das unidades, a Prefeitura, amparada pela Lei de incentivos fiscais nº 4093 de 16 de dezembro de 1999, irá realizar diversos trabalhos de infraestrutura nos terrenos, como terraplanagem e drenagem de vias. “A intenção do Poder Público Municipal é preparar as áreas para receber as novas indústrias, atendendo as necessidades de cada empreendedor. Com estes incentivos, o empresário diminui o tempo da obra e pode gerar emprego e renda em um menor espaço de tempo”, ressalta Caramori. 

Investimentos no Distrito

    Hoje, o Distrito Industrial possui 13 empresas instaladas e 11 em fase de instalação. Com os nove novos empreendimentos, o local estará praticamente com a capacidade esgotada. Para oferecer mais comodidade, facilidade de transporte e diminuição de custos, a Prefeitura está investindo na pavimentação asfáltica do local. O acesso ao Distrito que liga à SC 480, na saída para o Rio Grande do Sul, tem 1,9 Km de extensão e o estágio das obras já encontra-se em ritmo acelerado. Já as ruas internas somam mais 1,9 Km e estão praticamente concluídas. A Prefeitura de Chapecó vai investir R$ 8 milhões nesta obra, recursos previstos através do financiamento com o Fonplata.




Postado por Matheus,
Horário: 23:33,
Data: 08/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Papai Noel visita prefeito José Caramori

     Cássia Lajus, Dejane Dalbosco e o Papai Noel fizeram uma visita especial ao Gabinete do Prefeito nesta quinta-feira. Nas palavras do prefeito: "Trouxeram os bons fluidos do Natal". O grupo visita secretarias e departamentos, distribui doces e mensagens de paz e alegria por conta das festividades natalinas. O grupo é responsável pela decoração natalina do município, considerada uma das mais belas de Santa Catarina.



Postado por Matheus,
Horário: 23:11,
Data: 08/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior

A Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – LOGISTIQUE 2012, programada para o período de 23 a 26 de outubro do próximo ano em Chapecó, chega a sua terceira edição consolidada como referência no segmento não somente no Brasil como também no exterior. A afirmação é de uma das maiores lideranças catarinenses do setor de transportes – o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro José de Oliveira Lopes.
“A feira foi citada, recentemente, na Fenatran em São Paulo e também, durante encontro que reuniu representantes da Câmara Interamericana do Transporte (CIT), em Lima, no Peru. Nestes dois grandes eventos, a Logistique foi referência por sua importância e evolução a cada edição. Esperamos que o sucesso de 2010 seja ampliado em 2012”.
Lopes reforçou que a logística, assim como a mobilidade, passou a ser um elemento fundamental no desenho entre embarcador e consumidor. “Essa feira surgiu para fortalecer ainda mais o segmento.”
O presidente do Sitran e da Logistique, Valmor Zanella, ressalta que ao, reunir o setor de transportes, armazenagem, fornecedores de equipamentos e comércio exterior, a feira se transformou na maior do Sul do Brasil. Nossas expectativas para a edição de 2012 são grandes. Tudo o que existe de moderno será apresentado no evento que reunirá visitantes de todo o país e do exterior”.
Zanella destaca, ainda, que o visitante terá a oportunidade de conhecer as novidades de 180 expositores, além de participar de uma programação técnica paralela voltada para a área do conhecimento através de palestras, conferências e apresentação de cases do setor. “O evento também permitirá movimentar a economia do município”, relata.
O coordenador geral da feira, Leonardo Rinaldi, complementa que a previsão de negócios está estimada em 120 milhões de reais e visitação de 15.000 compradores. O público visitante é formado por dirigentes, executivos e assessores de empresas de atacado e distribuição, grandes e pequenos varejistas, frotistas e transportadores, profissionais do segmento de logística e comércio exterior, gerentes de marketing e produção, associações e instituições, além da imprensa especializada.
A Logistique é promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (SITRAN) e realizada pela Zoom Feiras & Eventos com o apoio das principais instituições do setor: ABTI, ACIC, ANFIR, ASLOG, CNT, FETRANCESC, Prefeitura de Chapecó, Sebrae/SC, SEST/SENAT, Sicom, Sindipostos e Convention & Visitors Bureau.


Postado por Matheus,
Horário: 23:03,
Data: 08/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Caramori recebe Prefeito de Rio do Sul

     O Prefeito de Chapecó, José Caramori, recebeu na quarta-feira, dia 07, em audiência, o Prefeito da cidade de Rio do Sul (SC), Milton Hobus, acompanhado do Presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), empresário Cláudio Kraker. Durante a reunião, o Prefeito Caramori ressaltou as obras e investimentos nas mais diversas áreas no município e entregou ao Prefeito de Rio do Sul uma réplica do monumento "O Desbravador".



Postado por Matheus,
Horário: 22:50,
Data: 08/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Shopping terá horário especial neste mês

     O Shopping Pátio Chapecó definiu horário especial de funcionamento para este período de final de ano. Prevê horários diferenciados para as lojas e para a praça de alimentação, entre 15 de dezembro e 2 de janeiro.
   O horário ampliado de atendimento possibilitará que o público agende com mais tranqüilidade e conforto suas compras, indica a gerente geral Carolina Bonafé. “A intenção é de oferecer mais horas de compras, diversão e lazer aos consumidores de toda a região”, acrescenta.
    No período de 15 a 23 de dezembro, todas as lojas atenderão das 10h às 23h, entre segunda e sábado, enquanto no domingo, dia 18, as lojas abrirão das 12h às 22h e a praça de alimentação e lazer das 11h às 23h. No dia 24, véspera de Natal, todas as lojas estarão abertas das 9h às 18h. No dia de Natal, domingo, as lojas estarão fechadas e a abertura será facultativa na praça de alimentação e lazer. 
      Na segunda, dia 26, todas as lojas funcionarão das 12h às 22h e entre os dias 27 e 30 o funcionamento será normal. Em 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, todas as lojas abrirão das 10h às 18h, enquanto em 01 de janeiro, domingo, será obedecido o mesmo esquema de Natal, com as lojas fechadas e praça de alimentação e lazer com abertura facultativa. Já no dia 2 de janeiro, segunda-feira, todas as lojas atenderão das 12h às 22h.


Postado por Matheus,
Horário: 22:35,
Data: 08/12/11,
Fonte: Extra Comunica.