Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bombeiros durante a 3ª feira

Foram atendidas 06 ocorrências, sendo 02 casos clínicos, 01 vítima de queda em via pública e 03 acidentes de trânsito.
Atendido às 07h55min na Avenida Senador Atílio Fontana, no bairro Efapi, Osnir Carlos dos Santos, 21 anos, condutor de motocicleta, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel. Apresentava ferimentos na mão esquerda. Foram realizados os procedimentos e encaminhado até o PS do Hospital Regional.
Atendido às 13h45min na Rua Borges de Medeiros, no bairro Passo dos Fortes, Tiago da Silva, 23 anos, vítima de queda de moto. Apresentava ferimentos no braço esquerdo e na perna de mesma orientação. Foram realizados os procedimentos e conduzido até o PS do Hospital Regional.
Atendida às 14h08min na Rua Uruguai, esquina com a Avenida General Osório, Janaína dos Santos, 21 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo duas motos. Apresentava ferimentos no braço esquerdo. Foram realizados os procedimentos e liberada no local.


Postado por Matheus,
Horário: 19:17,
Data: 16/10/12.

Degustação de vinhos é tema de curso no Sicom

Apresentar o histórico milenar do vinho e as virtudes nele encontradas, especialmente no Brasil em comparação com os tradicionais países produtores. Esse é um dos motivos que leva o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) a realizar o curso avançado de “Degustação de vinhos - Reconhecimento e avaliação”, em continuidade ao tema, abordado em duas edições anteriores.
Organizado através da Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom), inicia nesta quarta-feira, dia 17, e prosseguirá nos dias 24 e 31 de outubro e 7, 21 e 28 de novembro, ou seja, ocorre em seis quartas-feiras à noite, das 18h30 às 22h, no auditório do Sicom. O professor e sommelier Valdir Sobierai apresentará a ficha analítica descritiva do vinho, para os participantes compreenderem na essência o aspecto visual, olfativo e gustativo. Também tratará sobre a composição química, a evolução, amadurecimento e envelhecimento, a modificação da cor e gosto, e o ritual de degustação - local, taças, preparação e temperatura.
Conforme Valdir Sobierai, a proposta é de esclarecer e contribuir para que todos tenham condições de apreciar melhor a respectiva bebida. “Degustar e interpretar suas características não é nenhum mistério ou privilégio, é uma capacidade que se desenvolve aos poucos, fruto da soma de conhecimentos, experiências pessoais e coletivas”, indicou.
Informações complementares podem ser obtidas com a Unisicom, através do telefone 3319-4600.


Postado por Matheus,
Horário: 19:00,
Data: 16/10/12.

Sindicalista condena “cabresto político” que derrubou chefe de fiscalização do MTE

A chefe de fiscalização do trabalho da Secretaria Nacional de Inspeção (SIT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pediu exoneração. A auditora fiscal Vera Lúcia Albuquerque não suportou a pressão exercida por setores específicos e decidiu se afastar do cargo. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó - Siticom Izelda Oro, considerou a saída “uma irreparável perda”. 
A auditora era a aliada que o movimento sindical perde “pela ganância do capital e condenável posição de Ministério”. A queda foi consequência do “cabresto político” utilizado. A sindicalista mostra que Vera Lúcia era frontalmente contra as tentativas de defensa única do empregador “a qualquer preço” e da interferência de terceiros em questões técnicas do Ministério. 
A SIF é responsável pela verificação e cumprimento da legislação trabalhista em todo o país e tem, entre outras atribuições, a responsabilidade de fiscalizar denúncias de mão de obra escrava, trabalho infantil e fraudes no FGTS. Ao regionalizar o tema, Izelda disse que aqui também existem empresários com o mesmo comportamento, “defendendo exclusivamente seus interesses, sem se importarem minimamente com os empregados”. 
Oro mostra que “é visto com muita apreensão” as tentativas de colocar cabresto político na inspeção do trabalho com seu consequente desrespeito e de partidarizar a fiscalização. Ocorrendo isso inspeção sofreria um baque de enfraquecimento “o que não é nada bom”. 

Submissão 

Agora reina expectativa sobre quem assumirá a função e qual posição o futuro chefe vai defender. No entanto, mesmo antes da escolha, a dirigente sindical pensa que sobre o novo titular já recai dúvida por que teoricamente teria que exercer a atividade “conforme determinações superiores”. 
Para ter domínio político no setor o cargo poderia, por exemplo, ser ocupado por alguém que não tenha conhecimento sobre o assunto. Surge, assim, o questionamento sobre qual seria o real interesse de colocar pessoas que não dominam a legislação, normas e instruções para a função. Há séria preocupação com o risco de possíveis mudanças na política do Ministério do Trabalho.


Postado por Matheus,
Horário: 18:49,
Data: 16/10/12.

Acidente de trânsito

Por volta das 13h30min desta terça-feira, dia 16, na Avenida Getúlio Vargas, a Polícia Militar foi acionada para atendimento de ocorrência de acidente de trânsito com vítima, envolvendo caminhão e motocicleta.
O condutor da moto recebeu auxílio dos bombeiros e foi conduzido até o Hospital Regional do Oeste. O jovem havia batido a face no chassi do veículo de carga. 


Postado por Matheus,
Horário: 18:23,
Data: 16/10/12.