Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vitória em jogo-treino

A Chapecoense realizou na tarde desta quarta-feira, dia 30, o 2º jogo-treino visando o início do Campeonato Brasileiro da Série C. A partida ocorreu na cidade de Itá e foi disputada contra o Concórdia. O placar foi de 4 a 1 para o verdão.


Postado por Matheus,
Horário: 21:05,
Data: 30/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Dia 14 de junho em Chapecó: Seminário discute a aplicação do imposto de competência estadual

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), promove no dia 14 de junho, das 8 às 17 horas, no Mogano Business Hotel, em Chapecó, o Seminário “Atualização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-SC)”. O evento é voltado aos interesses dos vários ramos das atividades cooperativistas e está focado na orientação para a interpretação e aplicação do imposto de competência estadual.
Segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, o programa envolve a parte geral do RICMS-SC/2001 que inclui os seguintes assuntos: contribuinte do imposto, operações com mercadorias normais e de substituição tributária, princípio da solidariedade, da base de cálculo do imposto, da bonificação, do desconto condicional e incondicional, julgados de tribunais, dos créditos físicos e financeiros, definição, o que pode ser aproveitado, do estorno de créditos e de débitos, quando e como utilizá-los, das alíquotas do imposto, entre outros.
Com relação aos benefícios fiscais, serão detalhadas informações sobre isenções, redução da base de cálculo e crédito presumido. Sobre o diferimento do imposto, a programação inclui as regras gerais, operações com contribuintes do Simples Nacional e pontos polêmicos. A substituição tributária envolve a discussão de como proceder para enquadrar ou não determinada mercadoria nesse regime, bonificação e desconto, apuração e recolhimento do imposto, contribuinte normal, contribuinte do Simples Nacional (cálculo/margem/redução da margem), diferencial de alíquota, mercadoria de estados signatários e não signatários, mercadorias sujeitas à redução da base de cálculo e ressarcimento – como efetuar e restituição. 
Também serão abordadas a legislação específica ao simples nacional e ao SIMEI em Santa Catarina (dos livros e documentos fiscais obrigatórios, das declarações ao fisco estadual, do uso da nota fiscal, do cupom fiscal e da nota fiscal avulsa), das obrigações acessórias (do uso dos documentos fiscais, nota fiscal de entrada, nota fiscal avulsa, nota fiscal avulsa eletrônica, nota fiscal eletrônica e da escrituração fiscal digital), uso do Emissor de Cupom Fiscal - ECF (dos obrigados, da receita bruta, dos não obrigados, do uso de cartões de débito, crédito e similares etc.) e das últimas alterações à legislação do ICMS (leis e decretos estaduais).     
Atuarão como instrutores o economista-tributário José Valério Medeiros Jr. (pós-graduado em nível de especialização em Auditoria e Finanças, consultor tributário da Prime Consult Empresarial e Consultoria Fiscal) e Marcos Roberto Koenig, da Koenig – Consultoria Tributária. 
Informações pelo telefone (48) 3878 8800 ou site www.ocesc.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 20:56,
Data: 30/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Acidente com vítima grave em Nova Itaberaba

O acidente foi atendido pela Polícia Rodoviária Federal de Xanxerê e ocorreu ontem, terça-feira, dia 29, por volta de 18h45min, na BR 282 em Nova Itaberaba.
Envolvidos em colisão frontal caminhão com placas de Chapecó, dirigido por Anderson Schmitz, e Saveiro de Pinhalzinho, conduzida por Paulo Bierende, que teve ferimentos graves e foi encaminhado pelo SAMU ao hospital em Chapecó.



Postado por Matheus,
Horário: 20:41,
Data: 30/05/12,
Fonte: PRF de Xanxerê.

Caminhão de Chapecó cai de ponte no Meio-Oeste

Ontem, às 22h30min, ocorreu uma saída de pista de caminhão da Trans Condá, o qual caiu da ponte sobre o rio Jacutinga, em Catanduvas, no Meio-Oeste. A empresa é de Chapecó. O acidente foi registrado no km 410,8 da BR 282.
Os dois ocupantes, o motorista Marcos Antunes de 37 anos e a passageira Janete da Silva Costa de 34 anos, tiveram ferimentos graves e foram encaminhados ao Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba.


Postado por Matheus,
Horário: 20:28,
Data: 30/05/12,
Fonte: PRF de Vargem Bonita.

Bombeiros de Chapecó durante a 4ª feira


Às 08h33min atendida na Avenida Getúlio Vargas, bairro Líder, vítima de acidente de trânsito envolvendo veículo e moto. Dionatan Capreski, 20 anos, condutor da motocicleta, encontrava-se deitado na via. Estava consciente, desorientado e agitado. Apresentava escoriação na face e perna direita, além de suspeita de TCE. Imobilizado e conduzido ao PS do HRO.
E às 10h05min na Avenida Leopoldo Sander, bairro Alvorada, seis vítimas envolvidas em acidente de trânsito entre dois veículos, que colidiram frontalmente, receberam atendimento.  A carona Maria Hoffman, 40 anos, apresentava trauma de tórax e suspeita de hemorragia interna, sendo imobilizada e conduzida ao PS do HRO. As demais, entre elas dois menores, apresentavam somente escoriações, mas também foram conduzidas para atendimento médico.



Postado por Matheus,
Horário: 20:12,
Data: 30/05/12,
Fonte: COBOM,
Fotos do acidente: Claudério Augusto.

Shopping faz melhoria no estacionamento para motos

O estacionamento destinado para motocicletas no Shopping Pátio Chapecó recebeu melhoria para maior comodidade dos condutores. Localizado no acesso pela Avenida Getúlio Vargas, recebeu cobertura para as motos.
De uma área de aproximadamente de 350 m², foram cobertos com abrigos 226 m². Esses abrigos, confeccionados em estrutura metálica com tela de polipropileno, possibilitam aproximadamente 110 vagas cobertas.
A iniciativa, dentro da política de bom atendimento do Pátio Chapecó, tem como finalidade proporcionar mais conforto e segurança aos clientes que vão de motocicletas até o empreendimento.


Postado por Matheus,
Horário: 19:43,
Data: 30/05/12,
Fonte: Extra Comunica.

“Irresponsabilidade de profissionais liberais e empresários com trabalhadores”

Profissionais liberais e grandes empresários estão dando demonstração de “incivilidade” e exemplos de “como não proceder”. Proprietários de prédios (nomes não relevados) constroem suas obras “com trabalhadores sem registro profissional” e até ‘empregando’ menores de idade. 
A grave denúncia foi feita pela presidente do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário) Izelda Oro aos vereadores de Chapecó. A dirigente participou de sessão da Câmara Municipal para relatar as ações do sindicato também na área de saúde e segurança do trabalho.
A falta de registro profissional deixa os trabalhadores totalmente desassistidos e absolutamente sem nenhuma garantia. Ficam inseguros e sujeitos a todos os tipos de adversidades. A líder da categoria liga a falta de registro à insegurança, responsável pela maioria dos acidentes de trabalho em Chapecó e região, elevando “violentamente” os gastos públicos com a necessária assistência. 
A presidente do Siticom sugere a instituições públicas, como Prefeituras, que instituam benefícios para quem execute integralmente suas obrigações no setor. Em suas campanhas de redução ou bonificação de impostos, por exemplo, a Prefeitura poderia “conceder um prêmio” a empresas que cumprirem a Convenção Coletiva de Trabalho, a Legislação Trabalhista e as Normas Regulamentadoras em todas as categorias. 
A sindicalista disse que muitas construções em Chapecó e região estão sendo erguidas “com o sofrimento dos trabalhadores”. Acrescenta que os proprietários de prédios concluem as obras “com bons lucros imediatos ou permanentes” e depois “descartam” os trabalhadores sem nenhum tipo de indenização ou benefício. Prevê que estes, considerados escravos brancos, “pagarão alto custo” por aceitarem tarefas sem estarem com suas carteiras de trabalho devidamente assinadas. 

Brevidade 

Izelda pediu “conscientização” para que o trabalhador não seja mantido em obra sem o respectivo registro. Observa que esta “inadequada postura comportamental” também é adotada por determinadas empresas do setor, “mas a maioria atua corretamente”. 
Acompanhada do assessor jurídico do Siticom Andre Fossá e dos técnicos de segurança no trabalho Elizabete Della Betta e Marcos Ribeiro Fernandes, a líder sindical pediu que projeto disciplinando a construção civil em Chapecó seja elaborado “com a maior rapidez possível” e votado “com urgência” pelo Legislativo. Ele irá condicionar a liberação da licença para construção de obras mediante integral adoção do PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho.


Postado por Matheus,
Horário: 19:35,
Data: 30/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.