Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nesta sexta-feira: Prefeitos do oeste se reúnem em Chapecó para assembleias conjuntas

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA) e o Instituto de Desenvolvimento Regional (SAGA) farão assembleias ordinárias conjuntas nesta sexta-feira, (1º), a partir das 9 horas, no auditório da entidade, em Chapecó.
Na pauta da AGO da AMOSC, que será conduzida pelo presidente, prefeito de Quilombo Lenoir Bigolin, está prevista a discussão sobre a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios, a proposta para elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e a Lei 12.527 que regula o acesso à informação pública.
A AGO do Cidema será comandada pelo presidente, prefeito de São Carlos Elio Pedro Hoss Godoy. A pauta inclui o debate sobre o plano de trabalho para implantação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e alteração do estatuto social.
No mesmo local, ocorre a assembleia do CIS/AMOSC que será coordenada pelo presidente, prefeito de Águas Frias Marino Daga. A pauta prevê a discussão da proposta de revisão da tabela de procedimentos.
A AGO do Instituto Saga, conduzida pelo presidente, prefeito de Santiago do Sul, Luis Ferdinando Pacazza, terá na pauta a aprovação da proposta de alteração do estatuto social.


Postado por Matheus,
Horário: 20:55,
Data: 31/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Chapecó é destaque em Conferência Mundial

Os projetos sociais desenvolvidos em Chapecó destinados aos idosos são destaque na 11ª Conferência Global sobre o Envelhecimento, realizada em Praga – República Tcheca. O evento iniciou na segunda-feira (28) e encerra nesta sexta (01).
A apresentação dos projetos de Chapecó – tendo como carro-chefe a Cidade do Idoso – foi feita pela Primeira Dama e Presidente de Honra da Fundação de Ação Social de Chapecó, Neyla Caramori. Segundo Neyla, os exemplos de Chapecó ganharam grande repercussão no evento. “Apresentamos uma experiência inovadora em relação ao que existe nos outros países, especialmente na Europa onde não há este foco no trabalho preventivo que visa à qualidade de vida. Depois da apresentação, nosso exemplo foi citado positivamente em vários debates”, destaca.
De acordo com a Presidente de Honra da FASC, está foi a primeira vez que o Brasil esteve representado no evento. “A escolha dos representantes de Santa Catarina partiu da Assembleia Legislativa. Além do exemplo de Chapecó, foi apresentada também uma ação de Palhoça. A ideia agora é inserir permanentemente o Brasil nesta agenda”, explica.
A Conferência Global tem como objetivo discutir as políticas e práticas para um envelhecimento saudável e conscientizar sobre a importância de ações voltadas aos idosos. A apresentação de Chapecó englobou a experiência da Administração Municipal a partir de 2005, destacando iniciativas de sucesso como o Projeto SUPERidade, a Universidade da Melhor Idade (UMIC), os Grupos de Convivência nos bairros, centro e interior do município e a excelência da Cidade do Idoso.
Para o Prefeito de Chapecó, José Caramori, todas estas ações são importantes para que os idosos tenham uma vida mais saudável e sejam mais longevos. “A Administração Municipal, através das ações coordenadas pela FASC, tem demonstrado um grande cuidado e atenção com as pessoas da terceira idade”, afirma.


Postado por Matheus,
Horário: 20:29,
Data: 31/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Festival de Teatro começa neste domingo

Com 22 espetáculos na programação, o Festival de Teatro de Chapecó inicia neste domingo no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A partir das 19h15 haverá demonstração de capoeira. A solenidade de abertura será às 20h, seguida da apresentação do espetáculo Cabaret dos Palhaços – A Produção, do grupo de Clowns da Fundação Cultural de Chapecó.
O Festival é uma promoção da Prefeitura de Chapecó, através da Fundação Cultural, e conta com o apoio do Sesc e da Udesc. Os espetáculos ocorrem no Centro de Cultura e Eventos e na Praça Coronel Bertaso. As apresentações são gratuitas e seguem até o dia 09/06.
Segundo a Diretora Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas, o festival tem como objetivo criar um espaço para a valorização dos grupos de teatro da cidade, contribuindo para o desenvolvimento da produção local, além de criar um ambiente para discussões e amadurecimento da linguagem teatral na nossa cidade e região. “O evento também tem foco na formação de plateia e em contribuir para que se crie o hábito de ir ao teatro, não apenas como entretenimento, mas vendo-o como um espaço a mais para a reflexão e desenvolvimento do ser humano”, destaca Roselaine.


Postado por Matheus,
Horário: 20:09,
Data: 31/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Administração autoriza abertura de licitação para troca do gramado da Arena Condá

O Prefeito José Caramori assinou na tarde desta quinta-feira (31) a autorização para a abertura do processo licitatório para a troca do gramado da Arena Condá. O edital estará em vigor por 30 dias, mas a substituição da grama e outros serviços no local só serão iniciados após o término da participação da Chapecoense na Série C do Campeonato Brasileiro. A final da competição está marcada para 04 de novembro.
O projeto prevê não só a troca do gramado, como também todo trabalho de terraplenagem, nivelamento do terreno, compactação e colocação de drenagem superficial, com diâmetro de 100 mm inclinados a 45º, espaçados de 4,5 metros um do outro, captando todo o excesso de água e conduzindo para os coletores laterais. Um novo sistema de irrigação automática também será instalado no gramado, visando obter um melhor resultado e eficiência no uso da água.
O plantio do gramado será feito através de spriggs. A principal vantagem deste método é a garantia total de não levar para o solo qualquer resíduo argiloso que possa, no futuro, formar uma camada impermeável, que possa comprometer o processo de drenagem. O gramado será implantado com mudas da grama tipo ‘Bermuda Celebration’.
O prazo de conclusão da obra é de 120 dias, a partir do início dos trabalhos. O investimento da Prefeitura de Chapecó deve passar dos R$ 500 mil. “Nos últimos anos foram feitas várias medidas paliativas para recuperar o gramado, que foi implantado há mais de 30 anos. Muitas vezes, por falta de tempo, era impossível realizar a troca, mas agora estamos autorizando a obra, que é importante para o esporte profissional da cidade. Aos poucos, a Arena Condá vai se transformando num grande palco para a Chapecoense e, por consequência, para toda sua torcida”, destaca o Prefeito José Caramori.
O Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio, o Presidente da Chapecoense, Sandro Palaoro, o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Gilson Vivian, o empresário Plínio David De Nes Filho, integrantes da diretoria, autoridades e imprensa também acompanharam a solenidade realizada na sala de reuniões da Prefeitura.




Postado por Matheus,
Horário: 20:00,
Data: 31/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó tem CREAS para população adulta

Chapecó tem mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. O equipamento público começou a funcionar esta semana e realiza serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
O atendimento a crianças e adolescentes já era realizado através do CREAS. O novo espaço atende a população adulta. De acordo com a Diretora Presidente da Fundação de Ação Social de Chapecó (FASC), Belenite Frozza, o serviço compreende atenção e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais. “É um trabalho direcionado ao fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as submetem a situações de risco pessoal e social”, explica.
O CREAS II fica na Rua Clevelândia 716-E, Centro, em frente ao Procon. O foco do atendimento são mulheres, idosos e pessoas com deficiência que tiveram seus direitos violados por ocorrência de violência física, psicológica e negligência; violência sexual e afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção.



Postado por Matheus,
Horário: 19:44,
Data: 31/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Matheus Parizotto

Matheus Parizotto tem 15 anos, cursa o segundo ano do ensino médio e, nas horas vagas, é editor do Blog Notícias de Chapecó – um dos mais acessados na região
É filho de Volmir Parizotto e Márcia Pereira Santa Catharina. Teve uma infância tranquila e digna. Sempre se destacou em ambas as famílias por ter um pensamento visionário, a frente dos demais adolescentes. 
Em relação aos estudos, destaca: “Busco obter êxito em tudo aquilo que faço. Sou um bom aluno e pretendo continuar sendo, pois sei que são de extrema importância para o futuro”. 

BLOG 

Em janeiro de 2011, durante suas férias escolares, decidiu aliar a paixão pela informação a um possível ofício, futuramente, criando o Blog Notícias de Chapecó. 
No início, sem muitas pretensões, atualizava o endereço semanalmente. “O Jornalismo é uma área envolvente e fascinante. O meu desejo antigo era cursar uma faculdade relacionada à informática, mas hoje percebo que estava errado”, enfatiza. 
Mês a mês o sucesso começou a aparecer. “Em dezembro, mais precisamente, passei a desenvolver o trabalho com mais intensidade, o que acabou refletindo na média de visualizações, a qual fechou em 3500.” 
O ano de 2012 iniciou e novos passos foram dados. O Jornal Sul Brasil, através da jornalista Suzane Gobbi, divulgou uma matéria no dia 17 de abril a respeito da página. Logo após, na mesma semana, foi a vez do Voz do Oeste, por meio da editora Fabiane Tedesco. 
Hoje, dia 31 de maio, 15 meses após a criação, a marca de 1000 postagens foi alcançada. “Todas as conquistas só foram possíveis graças a você, leitor ou leitora. Neste “aniversário”, 36750 acessos registrados, fechando em 2447 por mês. Em maio, mais de 5100 pessoas acessaram as informações da cidade no link noticiasdooestecatarinense.blogspot.com.br”, comemora. 
O autor especifica a possibilidade de criar um site, não deixando de lado a necessidade de um apoio em maior quantidade por parte dos empresários chapecoenses. Atualmente, conta com os seguintes patrocinadores: Ciclone Bicicletas; Colégio Dinâmico; Comércio de Balanças São José; Encontre o Seu Mestre na Montanha e Maestri Máquinas. “Espero que continue satisfazendo os mais variados gostos. Reitero o meu compromisso com a excelência e a notícia”, finaliza.


Postado por MP Assessoria, 
Horário: 16:50,
Data: 31/05/12.

Classic Motor inicia nesta sexta-feira

Amantes do antigomobilismo têm um encontro marcado. O Classic Motor – Exposição de veículos clássicos e antigos – inicia nesta sexta-feira, dia 01, e segue até domingo. O evento acontece nos pavilhões do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e é organizado pelo Opala Clube Chapecó. 
Com uma expectativa de público em torno de 10 mil visitantes, a entrada custa R$ 10,00. Mulheres e crianças acompanhadas por um pagante garantem entrada franca. Outros destaques ficam por conta do Encontro de Motocicletas Harley Davidson, amostra de rádios e caminhões antigos, mercado de pulgas, praça de alimentação e um espaço para a diversão de crianças. 
A abertura oficial está programada para as 14h. Mais informações podem ser obtidas no site www.opalaclubechapeco.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 15:05,
Data: 31/05/12.