Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Venda de passagens aéreas pode iniciar em 10 dias

Após 75 dias sem operações devido a restrições impostas pela ANAC, o Aeroporto de Chapecó foi reaberto nesta sexta-feira, dia 06. Dez minutos depois da liberação, um avião particular para seis passageiros estreou a pista. 
O próximo passo a ser dado é a retomada da venda de passagens aéreas. De acordo com a assessoria de imprensa da TRIP, ainda não há uma data definida. Já a Gol ressaltou que espera uma nota oficial para anunciar o reinício dos trabalhos. Além disso, os quatro voos diários poderão ser mantidos. 
A NHT declarou que voltaria a operar na segunda-feira, dia 16. A Avianca aguarda uma determinação para promover a comercialização dos bilhetes e realizar a adequação dos horários.


Postado por Matheus,
Horário: 23:53,
Data: 06/07/12.

Dano a estabelecimento comercial‏ em Chapecó

A Guarda Municipal de Chapecó foi informada por um Agente de Trânsito que um masculino havia danificado a porta de um estabelecimento comercial no centro e empreendeu fuga.
Em rondas, nas proximidades, localizou o autor do fato, J. M. L. O. J., 29 anos, que foi detido e juntamente com a vítima e testemunhas encaminhado para a Central de Polícia.


Postado por Matheus,
Horário: 22:59,
Data: 06/07/12.

Bombeiros de Chapecó durante a sexta-feira

Atendido às 12h02min na BR 468, acidente de trânsito envolvendo veículos Peugeot 307 e Wolkswagen Santana, cujo condutor encontrava-se preso nas ferragens. Na ocorrência foram utilizadas ferramentas hidráulicas para o desencarceramento, sendo que após foi conduzido pela viatura do SAMU até o hospital de Quilombo. O local ficou aos cuidados da guarnição da PRE.
Atendido às 13h49min na Rua Antônio Morandini, bairro Saic, R. M., 22 anos, vítima de colisão entre veículos. O mesmo apresentava escoriações na face e queixava-se de dores torácicas. Foram realizados os curativos e após o masculino foi liberado.
Atendido às 13h55min no acesso Plínio Arlindo de Nes, bairro Belvedere, J. F. Dos S., 24 anos, vítima de atropelamento. Apresentava edema na cabeça e ferimentos na perna direita. Foram realizados curativos e conduzida ao PS do HRO.
Atendido às 15h54min na Rua Uruguai, bairro Santa Maria, R.F., 21 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo moto e carro. O mesmo queixava-se de dores abdominais e na perna esquerda. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 22:47,
Data: 06/07/12.

Agentes de trânsito e guardas municipais recebem equipamento de segurança

Os agentes de trânsito e guardas municipais que atuam em Chapecó receberam novas jaquetas e coletes. Os equipamentos, destinados aos servidores que trabalham utilizando motocicletas, são diferenciados. Eles possuem air bag, ativado em caso de acidente, especialmente envolvendo queda.
Para o Secretário de Defesa do Cidadão, Sérgio Wallner, esta é mais uma forma de garantir a proteção e a segurança. O investimento da Administração Municipal é de R$ 105 mil. Foram adquiridas 25 jaquetas e 15 coletes.


Postado por Matheus,
Horário: 22:28,
Data: 06/07/12.

Duplo reconhecimento: Hospital Unimed Chapecó é Diamante em esterilização e prevenção de lesões de pele

O hospital Unimed Chapecó recebeu, nesta semana, durante solenidade no auditório Dr. Valmor Lunardi, o reconhecimento de duas grandes conquistas concedidas pela 3M Mercado Hospitalar: as certificações na categoria Diamante do programa de Saúde da Pele e em Esterilização de Materiais. Os títulos fazem parte do Projeto "Soluções Integradas para a Saúde" e atestam a contínua busca por qualidade nos serviços hospitalares prestados na instituição. 
O ato contou com a presença do presidente da Unimed Chapecó, Geraldo Antunes Córdova, diretor hospitalar Rovani Rinaldi Camargo, enfermeira responsável pela central de material esterilizado, Carolina Moresco, enfermeira coordenadora de enfermagem, Neiva Prestes, representantes da 3M, Camila Marcadenti, Sara Satie Yamamoto e Amanda Luzia Rovani, além de diretores, gerentes e colaboradores da cooperativa médica.
O Certificado Diamante em esterilização hospitalar foi uma conquista do centro de materiais esterilizados em reconhecimento a excelência do trabalho realizado na monitoria do processo de esterilização. O programa foi idealizado pela enfermeira Caroline Moresco, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), juntamente com a equipe de técnicos de enfermagem que atuam na unidade.
Segundo Caroline, o título certifica que a equipe interdisciplinar de saúde do Hospital Unimed oferece um serviço de excelência, segue os parâmetros estabelecidos pelos órgãos superiores nacionais e internacionais de saúde e mantém registros fidedignos de todas as etapas do processo. “Para isso, todos os seus membros receberam criterioso treinamento pela empresa certificadora. São seguidos protocolos de práticas de limpeza, montagem das cargas, esterilização e armazenamento, que garantem qualidade com a melhor tecnologia existente”, salienta.
Apenas dez hospitais dos três Estados do Sul conquistaram a categoria Diamante e dois a ouro. O hospital Unimed Chapecó está entre os seis de Santa Catarina que obtiveram o reconhecimento por desenvolver as melhores práticas relacionadas à monitoria da esterilização e limpeza.
O Programa 3M de certificação em Prevenção de Lesões de Pele visa prevenir o aparecimento de lesões durante o período de internação. No ano passado, o Hospital Unimed Chapecó havia recebido a certificação Ouro. Agora, comemora o título de Diamante. “Não teríamos obtido este reconhecimento se as equipes de colaboradores e de enfermeiros não tivessem atuado com comprometimento e dedicação”, destacou a enfermeira Neiva Prestes.
Na posição de médico-cirurgião, o diretor Rovani Rinaldi Camargo ressaltou que se sente seguro ao indicar o hospital aos pacientes que necessitam de procedimentos. Como diretor hospitalar, assinalou que as duas certificações confirmam a gestão dos serviços com foco na qualidade. 
O presidente Geraldo Antunes Córdova realçou a importância do trabalho das equipes de enfermagem para a conquista dos dois certificados e lançou um duplo desafio: “Vamos trabalhar para manter os títulos e abraçar novos projetos em parceria com a 3M”.


Postado por Matheus,
Horário: 22:17,
Data: 06/07/12.

Administrador formado pela Unochapecó recebe prêmio

O administrador chapecoense Rudinei Carlos Gerhart, formado no curso de Administração da Unochapecó, recebeu o prêmio de melhor Gestor do Segmento Empresarial no Brasil. Rudinei iniciou sua carreira em Chapecó na empresa de telefonia Oi, em 2004, atuou como gerente do Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e em 2011 assumiu a gerência em Santa Catarina. Atualmente Rudinei está na gestão da empresa no Estado do Rio Grande do Sul. 
O reconhecimento pela sua atuação profissional veio com o recebimento do prêmio nacional, que fez parte de campanha organizada pela Oi e ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando os gerentes da empresa no segmento empresarial do país concorreram. Os critérios de apuração foram basicamente a gestão de gross adds (vendas e receita) quantitativa e indicadores qualitativos. Rudinei Gerhart conquistou o primeiro lugar, com mais de 255 mil pontos, a frente do representante do Paraná, com 230 mil pontos.
Rudinei, que estudou Administração na Unochapecó de 1996 a 2000, destaca o ambiente da universidade como fundamental para chegar a essa importante conquista. “A Unochapecó teve uma importante participação em minha trajetória profissional, pois foi na graduação que recebi os fundamentos da administração e tive o primeiro contato com o exercício da profissão, mas principalmente foi através dela que aprendi os princípios da liderança”, enfatiza. 
Além de ex-acadêmico do curso de Administração da Unochapecó, Rudinei Carlos Gerhart também atuou como professor da graduação, durante os anos de 2009 e 2010. Segundo ele, lecionar foi uma experiência valorosa: “Possibilitou interagir e levar aos alunos uma importante conexão entre o mundo acadêmico e o mundo corporativo”.


Postado por Matheus,
Horário: 17:40,
Data: 06/07/12,
Fonte: Extra Comunica.

Eventos agropecuários contribuem para o desenvolvimento do setor em SC

Feiras, exposições e leilões contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento do setor agropecuário no Estado, além de fortalecerem a integração do homem rural. Neste mês de julho, três promoções movimentarão o segmento, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
Os eventos são promovidos pelos Sindicatos dos Produtores Rurais de cada município e contam também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e de outras entidades ligadas ao setor.
O município de Água Doce no meio oeste catarinense sediará dois leilões neste mês. O primeiro acontecerá neste domingo (8), o VIII Leilão do Contestado – Charolês Cabanha Santa Lúcia e Pagliosa, no Parque de Exposições Nova Vicenza. A segunda promoção será no dia 28 de julho, o III Leilão da Fazenda Volta Grande e Convidados, no parque de Exposições do município.
Na região Serrana ocorrerá no período de 12 a 15 de julho a Expocrioulo, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. A iniciativa é uma promoção da Associação Catarinense de Criadores de Cavalos Crioulos.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Nelton Rogério de Souza, ao longo do ano serão realizados mais de 60 eventos no território barriga-verde. “Os visitantes terão excelentes oportunidades para a troca de contatos, além de estabelecer novas parcerias e fazer negócios”, comenta.

FAESC

A Faesc congrega 99 Sindicatos rurais filiados, os quais abrangem diretamente, através de suas respectivas bases territoriais, 136 municípios e reúnem 42.240 associados.
A classe produtora rural dos municípios onde não existem Sindicatos rurais é representada diretamente pela Faesc. Somando os associados dos Sindicatos e os demais produtores, a Federação representa 85.000 integrantes da categoria econômica rural. Mais informações pelo telefone 48 3333-0322 ou pelo site www.faesc.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 17:33,
Data: 06/07/12.

Filosofia 5S garante melhores resultados à empresa

Proporcionar aos participantes conhecimento sobre os principais conceitos da Filosofia 5S, metodologia para implantação e benefícios gerados a partir do envolvimento das pessoas na melhoria contínua dos processos da organização. Esse é o objetivo do curso 5S, que será promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nos dias 23 e 24 de julho, das 18h30 às 22h30, no auditório da entidade.
A responsável pelo setor de Treinamentos e Gestão da Qualidade da ACIC, Josiane Scheffer, observa que a capacitação abordará as origens, definições e recomendações da Filosofia 5S, os cinco passos, o plano de implantação e a importância da educação para a qualidade, os principais fatores a considerar na elaboração e na implantação e ferramentas para avaliação.
Também serão abordados auditoria em 5S e seus objetivos gerais, as responsabilidades do auditor e fatores motivacionais a considerar, os critérios da avaliação, relatório de auditoria e não conformidades e o placar de avaliações e resolução de problemas.
Para ministrar os trabalhos foi convidada a consultora Cleunice Zanella, mestre em Administração e especialista em Gestão da Produção e Engenharia da Produção.
As inscrições podem ser realizadas através do e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou pelo telefone 49 3323 4100. O investimento é de R$ 130 para associados e de R$ 260 para demais interessados.


Postado por Matheus,
Horário: 17:20,
Data: 06/07/12,
Fonte: MB Comunicação.

De 9 a 14 de julho em Chapecó: Empretec forma empreendedores competitivos, seguros e decididos

Desenvolver características de comportamentos empreendedores nos participantes através de um programa de 60 horas que amplia as habilidades de criação e administração do próprio negócio. Este é o foco do Empretec – um dos programas de formação mais valorizados no mundo que será promovido no período de 9 a 14 de julho, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, em Chapecó.
A promoção é da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). O programa destina-se a empresários de micro, pequenas e médias empresas e a futuros empreendedores que tenham ideias claras do que pretendem para suas empresas, e que necessitem de apoio para viabilização de seus negócios.
O Empretec é ministrado através de seminário tipo “Workshop”, em tempo integral com dedicação exclusiva. Durante o evento, os participantes discutem e praticam técnicas de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e gerencial, com base em uma metodologia vivencial.
Pesquisas apontam que os negócios administrados por profissionais que participaram do seminário têm mais chances de sobrevivência, pois o empreendedor conquista capacidade para competir e permanecer no mercado. "Nosso objetivo é que haja uma mudança de comportamento para que os participantes saiam do seminário com maior segurança nas decisões”, salienta o coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
Os instrutores serão João Geraldo, Neusa Balestrin e Joacir Gonçalves.
No programa, a alteração na conduta empresarial é baseada em 10 características de comportamento que são vistas como pontos fundamentais na personalidade do empreendedor: a iniciativa e busca de oportunidade; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; capacidade de planejar e monitorar ações; capacidade para buscar e utilizar informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança e exigência de qualidade e eficiência.
O Empretec é uma parceria do Sebrae, entidade gestora do projeto em caráter nacional, com a Organização das Nações Unidas - ONU, organismo criador do projeto, junto a UNCTAD, para o desenvolvimento do potencial empreendedor.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas na CDL Chapecó e no SEBRAE. Informações pelo telefone (49) 3319 4300 ou 3330.2800 e pelos e-mails eventos@cdlchapeco.com.br e maria@sc.sebrae.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 17:11,
Data: 06/07/12.

Diabetes e hipertensão: Eventos sensibilizam população sobre exames preventivos

A cada oito segundos uma pessoa morre no mundo por causa de diabetes, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Chapecó, estima-se que mais de 20 mil pessoas sejam diabéticas ou hipertensas e outras 20 mil tenham as doenças, porém não sabem.
Com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância de efetuar exames preventivos para diagnosticar as enfermidades, a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI) promoverá dois eventos no município, que mobilizarão aproximadamente 3.000 pessoas. Essas propostas foram apresentadas nesta semana ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) Gilberto João Badalotti e o diretor executivo da entidade Valdemir Manoel da Silva, pelo presidente da associação Edir Santo Damo e a diretora de relações públicas Lenir Matte.
“As iniciativas são louváveis porque buscam transmitir conhecimento à comunidade, bem como proporcionar uma melhoria da qualidade de vida. Com o intuito de divulgar os eventos e repassar informações sobre as doenças, a CDL Chapecó promoverá uma reunião com os diretores da entidade e representantes da associação”, antecipou o dirigente lojista.

EVENTOS

No dia 20 de outubro, das 8 às 17 horas, acontecerá o 22o Encontro Regional dos Diabéticos, no salão paroquial da Catedral Santo Antônio, com a participação de aproximadamente 22 associações da região. Na programação estão previstas duas palestras, com o médico cirurgião Alberto Peribanez Gonzalez e de motivação com Thiago Tombini. O evento também marca as comemorações dos 22 anos da ADHI.
No dia 10 de novembro, será realizada a terceira edição do Novembro Azul, das 7 às 17 horas, na Praça Coronel Bertaso. De acordo com Lenir, serão disponibilizados à comunidade serviços como exames de glicemia, verificação da pressão arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), orientações de ortopedia, radiestesia, iridologia, mateada e distribuição de produtos diet, light e zero.
Para arrecadar recursos, a Associação está realizando a “Ação entre Amigos”. Os números são comercializados ao valor de R$ 5 e concorrem a três prêmios: motocicleta 135 cilindradas, notebook e televisor de 32 polegadas. O sorteio ocorrerá no dia 14 de novembro, pela Loteria Federal. Mais informações com Lenir pelos telefones 3323-8902 e 9154-3263.
A ADHI está situada na Rua Clevelândia 152 E, Centro, junto ao terminal urbano de passageiros.


Postado por Matheus,
Horário: 17:00,
Data: 06/07/12.

Mercomóveis 2012: Aeroporto liberado e pronto para receber visitantes da feira

A notícia de liberação do aeroporto Serafim Enoss Bertaso de Chapecó causou otimismo para todo o setor moveleiro/madeireiro do oeste catarinense. Agora, definitivamente, os visitantes de todo o Brasil e dos mais de 15 Países confirmados podem garantir com antecedência a presença na Mercomóveis 2012, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de agosto.
O evento é considerado o maior do setor no Estado, o terceiro maior do País e se destaca por ser um dos poucos com estrutura aeroportuária adequada para receber os compradores.
De acordo com o presidente da Mercomóveis 2012, Nivaldo Lazaron Junior, a maioria das feiras acontece em cidades que não recebem grandes aeronaves e os clientes são obrigados a descer no aeroporto mais próximo para então se deslocaram até o local do evento. “O aeroporto de Chapecó está a 15 minutos do Parque de Exposições Tancredo Neves, onde acontece a feira. Esse diferencial permite que os visitantes aproveitem o tempo para conhecer o município e as empresas do setor, referências no segmento”, enfatiza.
A Mercomóveis terá a participação de mais de 150 expositores de todo o país, valores estimados em negócios na ordem de mais de R$ 200 milhões e expectativa de receber cerca de 20 mil lojistas de todo o país e compradores internacionais. Os negócios com o exterior devem fechar acima de US$15 milhões.
A proprietária da Flytour Travel Solution, Agência oficial da Mercomóveis, Ângela Gallon, orienta aos expositores, profissionais e visitantes que a partir da próxima segunda-feira (9) os bilhetes para a feira poderão ser emitidos. Informações podem ser obtidas através do telefone 49 3329 0004.
O presidente das entidades promotoras da feira - Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale) - empresário Osni Verona ressalta que com o aeroporto funcionando normalmente Chapecó terá todas as condições de receber da melhor maneira os clientes, pois conta com uma excelente rede hoteleira, além da gastronomia diversificada.
“Esta edição da Mercomóveis deverá superar todas as expectativas e fortalecer ainda mais o setor, que representa a 4ª maior economia do Estado, a 1ª em número de empresas e a 3ª em geração de emprego e renda, empregando mais de 15 mil trabalhadores diretos”, complementa Verona.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó, Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 16:47,
Data: 06/07/12.

Acidente no acesso Plínio Arlindo de Nes

Às 06h41min desta sexta-feira, dia 06, os bombeiros atenderam vítima de acidente de trânsito entre caminhão e motocicleta  na BR 480, acesso Plínio Arlindo de Nes. Márcia Marcante, 44 anos, condutora da moto, estava consciente e orientada, mas apresentava suspeita de fratura de costela. Efetuados os procedimentos e conduzida ao PS do HR.


Postado por Matheus,
Horário: 16:20,
Data: 06/07/12,
Fonte: COBOM.