Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sonho realizado

Eloíse Regina Cardoso, de 11 anos, recebeu em sua casa, a visita dos bombeiros. Ela enviou uma carta ao Batalhão, na qual descrevia o sonho de ser bombeiro por um dia. Para atender ao pedido da menina, o Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó levou Eloíse até o quartel e preparou um dia repleto de atividades.
A visita começou com um café da manhã na companhia dos bombeiros, e seguiu com a apresentação do quartel e aula de primeiros socorros. Pela tarde houve uma instrução e simulação de combate a incêndio e uma confraternização com a família de Eloíse.
Além de admirar o trabalho dos bombeiros, ela deseja ser médica um dia, e também salvar vidas. - A visita ao Corpo de Bombeiros foi de grande valor, pois pude conhecer como é o cotidiano desses profissionais, que assim como os médicos, ajudam as pessoas, e ainda, tive a oportunidade de aprender - afirma Eloíse.
De acordo com o Soldado Cleber Carvalho, que organizou a atividade, ações como essa são importantes para aproximar a Corporação da comunidade, além de instruírem as pessoas. - É muito importante mostrar que nós também temos a característica de acolher as pessoas, o que ajuda a despertar a consciência de fraternidade e ajuda ao próximo - completa Carvalho.


Postado por Matheus,
Horário: 02:28,
Data: 14/01/12,
Fonte: Corpo de Bombeiros de Chapecó.

Capacitação aborda atualização trabalhista e previdenciária

Com as inúmeras mudanças acontecendo na legislação brasileira, especialmente na área trabalhista e previdenciária, os profissionais da contabilidade precisam ficar atentos e acompanhar estas alterações. Por isso, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) oferece nesta terça-feira (17) o curso “Atualização trabalhista e previdenciária 2012”, das 8 às 12 horas, no auditório da Aurora Matriz (Rua João Martins, 219D), bairro São Cristóvão
A capacitação faz parte do Projeto de Educação Continuada (PEC), desenvolvido em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/SC). Em 2011, o projeto atendeu cerca de 1300 profissionais de Chapecó e região.
O uso do Certificado Digital para as transações relativas ao FGTS e envio da GFIP e da GRRF no novo canal de relacionamento Conectividade Social, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), o aviso prévio proporcional – Lei 12.506/11 estão entre os temas que serão abordados na capacitação.
Também estarão em debate assuntos como registro das empresas, procuração eletrônica, programa SEFIP, EFD-Social, Desoneração da Folha, Seguro Desemprego e alteração na lei 8.212/91, FAP 2012, salário-maternidade da empregada do MEI, alteração de prazos para pagamento e declarações em alguns municípios de SC, entre outros.
“O treinamento visa levar os conhecimentos necessários para as aplicações práticas e imediatas com relação a essas mudanças”, explica o presidente do Sindicont Chapecó, Dalvair Anghében.
Para ministrar os trabalhos foi convidada a contadora e administradora Zenaide Carvalho, especialista em Auditoria e Controladoria e pós-graduanda em Direito do Trabalho e em Pedagogia Empresarial. A instrutora é consultora de empresas, autora de livros, entre eles “Como abrir uma empresa, da ideia aos lucros”, obteve o 1º lugar no VI Exame de Suficiência do CRC-RJ. Articulista de jornais, revistas e sites, entre eles a Revista Capital Público, o Portal Administradores, o Portal Contábeis e o Portal Contadores. Possui mais de 30 anos de experiência profissional e ministra treinamentos em todo o país.
Podem participar do curso contabilistas, profissionais que atuam no departamento pessoal em escritórios contábeis e empresas, empresários e demais interessados. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelos telefones (49) 3324-3817 ou 3323-5646.


Postado por Matheus,
Horário: 01:45,
Data: 14/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aftosa no Paraguai - Prioridade máxima é manter a doença longe de Santa Catarina

A vasta cadeia produtiva de carnes de Santa Catarina está em estado de alerta máximo com a ocorrência de foco de febre aftosa no departamento de San Pedro, no Paraguai. A doença está perigosamente próxima do território catarinense que conquistou o privilegiado (e único no Brasil) status de área livre de aftosa sem vacinação.
Eventual entrada da doença no Estado teria efeitos catastróficos para todos os setores da economia barriga-verde, alerta o diretor técnico do Instituto Catarinense de Defesa Agropecuária (ICASA), médico veterinário Gerson Catalan. Por isso, as indústrias de abate e processamento de carnes, os criadores, o governo, os consumidores e todos os agentes econômicos estão convocados para a proteção sanitária.
A ocorrência de febre aftosa no Paraguai coloca em risco a sanidade animal de Santa Catarina porque o vírus é facilmente transmissível: sempre que há proximidade de focos há riscos, pela movimentação de animais ou produtos cárneos. O maior risco – expõe Catalan – consiste na entrada de animais, derivados e veículos não lavados e desinfectados adequadamente. Por isso, é essencial uma forte ação nas fronteiras, impedindo este ingresso.
O diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarnes), Ricardo Gouvêa, enfatiza que eventual entrada do vírus da aftosa em Santa Catarina teria consequências catastróficas para a economia catarinense, pois, automaticamente, as exportações de carne seriam paralisadas, as agroindústrias teriam que demitir e os produtores não teriam para quem vender a produção. Uma cadeia produtiva que envolve mais de 500 mil pessoas entraria em uma crise que repercutiria em todos os demais setores da sociedade barriga-verde.
Gouvêa mostra que a preocupação é “a conduta das pessoas”, pois, em termos estruturais, Santa Catarina está preparada com laboratórios, veículos, equipamentos, barreiras, sistema de comunicação e profissionais capacitados para a proteção sanitária do território. “Todas as pessoas e entidades são responsáveis pela segurança sanitária animal do Estado e devem, permanentemente, adotar atitude de prevenção, independente da ocorrência de focos, pois, quando há manifestações ou sintomas da doença, os animais já estão liberando vírus”, conclui.

TRANSMISSÃO

O bovino é o principal transmissor da doença. Por essa razão, Santa Catarina implantou o sistema de rastreabilidade, identificou os bovinos com “brincos” e informatizou as guias de trânsito de animais (GTA), entre outras providências, além de controlar a produção e a movimentação dos animais.
A aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca os animais de casco dividido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ocorre em qualquer faixa etária, podendo se transmitir entre animais, por alimentos, água, ar e pelas mãos de pessoas que tiveram contato com animal contaminado. Cada produtor deve zelar pelo seu rebanho, evitar visitas, higienizar mãos e utensílios no manuseio dos animais e só adquirir animais de propriedades controladas pelo serviço oficial.
Em razão do evoluído status sanitário do Estado, em Santa Catarina os bovídeos não são vacinados há muitos anos e, por isso, não apresentam anticorpos, portanto, são muito mais vulneráveis do que os de outros estados que praticam a vacinação. A vantagem está relacionada aos mercados que o Estado conquistou como a exportação de carne suína para países que só adquirem de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, como é o caso do Chile, Estados Unidos e Europa.


Postado por Matheus,
Horário: 01:13,
Data: 14/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Últimos dias das liquidações de estoque no comércio de Chapecó

Os consumidores que desejam conferir as liquidações de troca de mostruário e de limpa de estoque das lojas do comércio de Chapecó podem aproveitar o segundo “Dia D” do mês de janeiro, neste sábado (14). Os atrativos para os consumidores são preços reduzidos, descontos especiais e prazos esticados.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) reforça que o horário de atendimento do comércio no município é livre, e por esse motivo o empresário deve analisar e definir a abertura e fechamento da loja.
De acordo com o presidente da entidade, Gilberto João Badalotti, essas tradicionais liquidações impulsionam a confiança dos empresários para um saldo satisfatório neste mês. Pois “a cada edição percebe-se que os consumidores ficam na expectativa de usufruírem os benefícios oferecidos no período depois das festas”, complementa. Além disso, levantamento da CDL Chapecó revela que a promoção do sábado “D” impulsiona as vendas e influencia no incremento da comercialização.
Primeiramente foram as lojas de eletrodomésticos e móveis, seguida dos setores de confecção e calçados. Conforme Badalotti, são os últimos dias dessas liquidações. “Os empresários intensificam as ações sempre na primeira quinzena no mês”, enfatiza.
O dirigente lojista explica que alguns empresários também apostam na troca de estação para incentivar o consumo. “Algumas lojas apresentam em suas vitrines produtos de inverno com prazos esticados para ampliar as vendas”, justifica.


Postado por Matheus,
Horário: 00:14,
Data: 14/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

PROCON de Chapecó divulga pesquisa de preços do material escolar

Pesquisar. Esta é a principal recomendação do Procon de Chapecó aos pais antes de realizar a compra do material escolar dos filhos. De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Órgão, a diferença de preços entre o mesmo item e a variação de valores entre os estabelecimentos comerciais podem representar uma economia para quem conferir e comparar as mercadorias antes da aquisição. 
O levantamento foi realizado entre os dias 06 e 11 de janeiro de 2012, em sete estabelecimentos (sendo que 13 foram convidados a participar) e está a disposição no site da Prefeitura. Para a pesquisa, foi elaborada uma lista com 22 itens, verificando o menor e o maior item em cada comércio. Após análise, o Procon constatou uma diferença de preços acentuada, podendo chegar a mais de 3000% no mesmo item, sem levar em consideração a marca ou modelo.
A maior diferença encontrada foi no lápis preto nº 2, onde os valores variaram de R$ 0,10 a R$ 3,90, um percentual de 3800%. A segunda maior diferença foi do esquadro plástico de 21 cm com preços que variam de R$ 0,35 a R$ 13,00, percentual de 3614%. Diante dos resultados apresentados, o Procon recomenda que os pais pesquisem, pois a economia pode ser significativa.
“Os pais também podem se reunir e tentar o melhor preço para uma compra maior. É importante que o consumidor esteja atento à qualidade do produto, mas é importante também que não cedam aos pedidos das crianças quando insistirem em determinada marca. Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Sugerimos também que evitem comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. A publicidade exerce grande influência sobre crianças e adolescentes”, explica a Coordenadora do Procon, Inajara Antonini.
É de extrema relevância também esclarecer que a escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; ou ainda, a aquisição de produtos de marca específica; determinar a loja ou a livraria onde o material deve ser comprado.

A pesquisa

A finalidade do estudo é fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços encontradas no mercado do material escolar, chamando a atenção para a necessidade de comparação antes da compra. Além disso, é importante que o consumidor exija a nota fiscal. “Esse documento é imprescindível em caso de defeitos ou problemas que gerem algum tipo de reclamação. Seguindo estas dicas, os pais irão economizar e garantir seus direitos de consumidor”, ressalta Inajara.



Postado por Matheus,
Horário: 23:17,
Data: 13/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó vai sediar 3º Arrancadão de Caminhões

O Prefeito em Exercício Américo do Nascimento Junior recebeu nesta sexta-feira, a visita da diretoria do Truck Clube Chapecó. Durante o encontro, o Presidente da entidade, Alisson Bernardi, acompanhado de Alexandre Menegolla e Valderi Lang (Mano), anunciou a realização do 3° Arrancadão de Caminhões, a ser promovido no mês de dezembro deste ano.
“Pretendemos trazer a Chapecó pilotos de todas as regiões do Brasil para o 3° Arrancadão. Para isso o Truck Clube Chapecó já está firmando parcerias com fabricantes de caminhões e outras empresas do segmento do transporte”, destaca Alisson Bernardi.
Para o Prefeito em Exercício, sediar um evento deste porte significa mais crescimento para Chapecó, além do fomento do comércio em geral e da visibilidade do município.



Postado por Matheus,
Horário: 23:01,
Data: 13/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó terá nova pista de kart

A Câmara Junior de Chapecó (JCI) apresentou ao Prefeito em Exercício, Américo do Nascimento Junior, uma área de terra com cerca de 200 mil metros quadrados, que será utilizada para a instalação do novo kartódromo do município. O local definido fica na Linha Serrinha, no Distrito de Marechal Bormann. 
A antiga pista de Chapecó, instalada no trevo da BR 282 não pode mais ser utilizada para competições, por estar fora dos padrões exigidos. A área de terra foi vendida pela entidade responsável, que adquiriu o novo espaço apresentado. De acordo com o Prefeito, a Administração Municipal dará todo o apoio possível para a construção do empreendimento.
“Após a realização do projeto, recursos podem ser captados para que o kartódromo seja uma realidade. O Prefeito Caramori já nos sinalizou para sermos parceiros na parte de infraestrutura, tornando o local um grande complexo do kartismo em Chapecó”, explica. Américo Junior ressalta ainda que esta “será uma pista que estará dentro de todos os padrões de exigências e colocará Chapecó no cenário da modalidade”.
Segundo a JCI, o próximo passo será a realização de um estudo detalhado do terreno e posteriormente a elaboração do projeto. Durante o evento, estiveram presentes representantes da JCI; o diretor da área de kart da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), João Luiz Miguel, e um engenheiro especialista em pistas.



Postado por Matheus,
Horário: 16:02,
Data: 13/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.