Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 5 de junho de 2012

"Quem sou eu, o que quero?"

Com o objetivo de orientar a escolha de uma profissão, o Colégio Dinâmico, através de parceria com a Unoesc de Xanxerê, promoveu nesta terça-feira, dia 05, palestra com o tema “Quem sou eu, o que quero?”. Participaram os alunos das segundas séries do ensino médio. 
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Furini dos Santos, essa fase é marcada por muitas dúvidas, por isso nada melhor do que proporcionar momentos para uma reflexão. “Os estudantes estão tendo uma oportunidade diferenciada, afinal o Dinâmico é a única instituição que desenvolve essa ação”. Para a diretora Edi Maria dos Santos, o profissional de sucesso começa a ser moldado dentro das paredes escolares. “O ofício deve ser escolhido de acordo com a habilidade de cada um. A partir disso, o êxito é alcançado”. 
A palestrante Michele Gaboardi é psicóloga e professora. De acordo com ela, o medo de errar é um dos principais empecilhos. “Escolher significa deixar tantas opções para trás. Avaliar as habilidades é fundamental”.



Postado por Matheus,
Horário: 23:16,
Data: 05/06/12.

Registro: Havan promove divulgação das listas de presentes no próximo sábado

Acontece no próximo sábado, dia 09, na Havan localizada no centro de Chapecó, uma ação de divulgação das listas de presentes. O evento inicia às 13h30 e encerra às 17h30. Mais informações pelo telefone (49) 3319-9900 ou pelo e-mail casamentochapeco@havan.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 22:41,
Data: 05/06/12.

Palestra com Dr. Jairo Mancilha: Atitudes preventivas e positivas são essenciais para a saúde

Colaboradores e cooperados da Unimed Chapecó prestigiaram a palestra “Saúde, longevidade e qualidade de vida – perspectivas futuras” ministrada pelo médico cardiologista e diretor do Instituto de Neurolinguistica Aplicada (INAP), Jairo Mancilha, durante o Fórum do Projeto Chapecó 2030, no último fim de semana, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. O evento foi promovido pela Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) e contou com o apoio da cooperativa médica.
De forma descontraída, o médico iniciou a apresentação destacando a importância de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, alimentação variada, rica em fibras e nutrientes, com pouca gordura saturada para a prevenção de diversas doenças. Em seguida, focou no estado emocional. “O estresse é o grande causador de doenças, portanto, controlar as emoções é fundamental para manter a saúde e qualidade de vida”.
Segundo Mancilha, as atitudes, as crenças e até mesmo as palavras exercem grande influência no estado de emoção das pessoas. O corpo e a mente formam um sistema e a postura em relação à forma de gerenciar determinadas situações interfere nos sentimentos. “Uma crença é aquilo que acreditamos com forte convicção e, tudo o que você acredita, faz acontecer. A dor de cabeça, muitas vezes, resulta do pensamento em razão da preocupação ou estresse”, afirmou.
Mas afinal, como gerenciar as emoções? O médico responde que é necessário ter consciência sobre a importância de viver bem e sugere exercícios diários como, por exemplo, focar alguns minutos na própria presença (sentir o corpo, o ambiente em que está, não pensar em outras situações). Isso pode ser feito através de técnicas de respiração ou momentos de meditação e servem como métodos essenciais para amenizar situações negativas. “Você não é responsável pelo que se manifesta, mas é pela forma que se sente. O importante não é o que acontece, mas sim o que você faz frente à nova situação”.
Outra orientação para um dia a dia melhor está focada em compromissos como: ser impecável com as palavras, não tomar nada como pessoal, não fazer suposições, aprender com o outro e fazer o melhor que puder. “Algo em nós está sempre presente, mas a mente viaja para o futuro e passado. O futuro representa a incerteza, medo, esperança, ansiedade e outras possibilidades que geram estresse. Já o passado remete as sensações de culpa, arrependimento, raiva e inveja. Focar no presente é o caminho, pois impacta na saúde e na qualidade de vida. Podemos planejar o futuro, mas precisamos viver o agora”, justificou.
Na percepção do médico, para conquistar a felicidade é necessário que as pessoas sejam alegres, mantenham paz e “abram” o coração. “Isso faz um bem tremendo para a saúde”.
Em resumo, a mensagem é que uma alimentação saudável, aliada à atividade física e atitudes positivas perante a vida, com paz de espírito e livre de estresse é fator essencial para a manutenção da boa saúde.
Jairo Mancilha é Ph.D pela UFRJ, pós-doutor em cardiologia preventiva pela Northwestern University (USA).


Postado por Matheus,
Horário: 21:27,
Data: 05/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Atividades físicas beneficiam também o cérebro

Pesquisas recentes indicam que além de tonificar músculos, melhorar a capacidade respiratória e tornear o corpo, os exercícios físicos são excelentes para a saúde do cérebro. Entre os benefícios pode ser citado o desenvolvimento de novos neurônios em uma região responsável pela memória, o hipocampo. Regiões cerebrais ligadas à cognição e ao raciocínio também são beneficiadas com a prática esportiva.
“Os exercícios físicos contribuem para o bombeamento de sangue, fazendo com que mais oxigênio seja liberado para as células da massa cinzenta e para o todo o corpo”, explica a fisioterapeuta Mariana Pinheiro Dias da Reichmann Ortopedia de Chapecó.
Segundo a fisioterapeuta, quem faz exercícios físicos regularmente tem menor risco de sofrer AVCs (acidentes vasculares cerebrais). As atividades aeróbicas também estimulam a criação de novos neurônios e aumentam a capacidade de interação entre eles.
Mariana destaca que o Pilates é uma excelente alternativa para pessoas de qualquer idade. Os exercícios desse método combinam respiração e movimento e são praticados por aparelhos com molas, elásticos ou bolas, promovendo níveis variados de resistência, centrados na melhora da flexibilidade e da força, sem hipertrofiar os músculos. “O método garante excelente forma física, molda o corpo e reduz medidas, sem causar exaustão e sem o risco de lesões”, acrescenta. Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento postural, controle de centro (abdômen), eficiência e fluência de movimento.
O objetivo do Pilates é reforçar o centro de energia, que é o centro de gravidade do corpo, formado pela pélvis, glúteos, abdômen e quadris, o que permite aliviar as tensões de outras regiões do corpo, como pernas, joelhos, ombros, pescoço e coluna. Algumas pessoas sentem o resultado logo após as primeiras aulas, com o aumento do tônus muscular e da flexibilidade. Os exercícios são adequados às necessidades dos praticantes e podem ser feitos por qualquer pessoa, de qualquer idade com bom condicionamento físico ou não.
A fisioterapeuta indica o método Pilates no tratamento de dores crônicas, artrose, artrite, fibromialgia, desvios posturais (escoliose, hiperlordose e cifose), patologias da coluna como hérnia de disco, osteoporose, entre outros, e também para aqueles que querem ter uma coluna saudável e um corpo flexível e elegante.


Postado por Matheus,
Horário: 21:11,
Data: 05/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Proposição de Marcio cobra Segurança Pública

O Vereador Marcio Sander propôs aos demais pares Moção com encaminhamento aos Deputados Estaduais e Federais da região, cobrando o cumprimento dos compromissos do Governo do Estado assumidos com entidades e a população chapecoense em relação a assuntos da Secretaria de Segurança Pública. Ele cobra garantias sobre a disposição de mais pessoal, de viaturas e equipamentos, câmeras de videomonitoramento, armas e estrutura policial ideal para Chapecó.
Segundo Marcio as informações recebidas pelo Legislativo são preocupantes, mesmo tendo aumentado o número de policiais. No entanto lembra que dos 50 formados recentemente e destinados para o 2º Batalhão de Polícia Militar, apenas 18 ficaram efetivamente em Chapecó, considerando os afastamentos, mortes, aposentadorias e atendimento a outros municípios da região.
De acordo com ele o problema é semelhante também na Polícia Civil de Chapecó. Explica que relatos dão conta da deficiência na realização e prestação de serviços, tanto na segurança preventiva (PM) quanto na investigativa (Polícia Civil). Porém, o Vereador lamenta que ao mesmo tempo em que o efetivo e equipamentos faltam em Chapecó, aumentam em alguns pontos da Capital, como no caso da nova sede no Morro da Cruz em Florianópolis. “Só para esse caso foram destinados 20 policiais”, criticou.
Essa deficiência na Segurança Pública, na avaliação de Marcio Sander, tem aumentado a sensação de insegurança, pois os crimes contra o patrimônio, comércio e lares têm se elevado. Lembra que o município tem colaborado, além da contribuição com os impostos, citando a Guarda Municipal que atua especialmente junto a escolas e praças públicas, inibindo a ação de delinquentes.
Ele solicitou apoio dos demais vereadores na aprovação de sua proposição na próxima reunião, pois entende que é uma ação que tem a compreensão de todos e que visa beneficiar toda a população, desde o mais simples morador até o mais importante comerciante. "O que não podemos ficar é calados diante dessa situação que é bastante visível e que pode ser medida pelos delitos que são cometidos diariamente”, concluiu.


Postado por Matheus,
Horário: 20:58,
Data: 05/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Praças da Saúde: Maria Goretti e Paraíso recebem unidade da Academia ao Ar Livre

Duas novas Academias ao Ar Livre foram inauguradas pela Prefeitura de Chapecó nos últimos dias. Uma está localizada junto ao Salão Comunitário do Bairro Maria Goretti e a outra no Bairro Paraíso, instalada no Parque Alberto Fín. As duas unidades vão estar à disposição de todos os moradores e vão oferecer uma oportunidade diferenciada para a prática de atividades físicas.
A instalação das Academias em pontos estratégicos do município integra o mais novo Programa voltado ao cuidado da saúde do cidadão. Chamado de “Praças da Saúde”, foi criado com o intuito de oportunizar momentos de lazer às famílias, aliados à prática de exercícios físicos e de uma vida mais equilibrada e saudável.
Cada local recebe um kit composto por 10 equipamentos de ginástica novos e seguros, onde 20 pessoas podem utilizar o espaço ao mesmo tempo. Até o momento, NOVE unidades já foram inauguradas e duas estão em fase de conclusão. Cada unidade tem custo de R$ 24.000,00, totalizando um investimento de R$ 720.000,00, oriundos da Prefeitura.
Nos próximos dias, serão entregues mais três unidades: uma no Mercado Público Regional (08/06); uma na Praça Emílio Zandavalli, no Centro da cidade (09) e outra no Loteamento Jardim do Lago, no Bairro Efapi (10/06).
Para o Prefeito de Chapecó, José Caramori, investir nas academias é estar preocupado com a saúde do cidadão, realizando um trabalho preventivo. “A prática de atividades físicas melhora significativamente a vida da pessoa, pois diminui o risco de doenças e ainda auxilia no condicionamento físico, na autoestima e no aumento da disposição para realizar as tarefas do cotidiano”, destaca Caramori. 

Locais onde estão instaladas as academias:

· Cidade do Idoso – inaugurada em 13/04/2012

· Praça Marcelino Champagnat – Bairro Santa Maria – inaugurada em 20/05/2012

· Área verde Loteamento Realeza – bairro Seminário – inaugurada em 20/05/2012

· Praça da Liberdade – bairro Presidente Médici – inaugurada em 26/05/2011

· Praça Túlio Fontoura – bairro Presidente Médici – inaugurada em 26/05/2011

· Bairro Maria Goretti – Anexo ao Centro Comunitário – inaugurada em 02/06/2012

· Parque Alberto Fín – Bairro Paraíso – inaugurada em 03/06/2011

· Praça Emílio Zandavalli – Centro – será inaugurada em 09/06/2012

· Praça Coronel Bertaso – Centro

· Ecoparque – Centro

· Mercado Público Regional – será inaugurada em 08/06/2012

· Bairro Efapi – Loteamento Jardim do Lago - será inaugurada em 10/06/2012





Postado por Matheus,
Horário: 20:31,
Data: 05/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Administração Municipal é parceira na instalação de empresa de microeletrônica

Instalar a primeira indústria de encapsulamento microeletrônico da América Latina, em Santa Catarina, é o teor do documento assinado por entidades durante o Fórum de Validação do Projeto Chapecó 2030, promovido pela Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Trata-se de sediar na Capital do Oeste a Optoi Microelectronics, empresa italiana de microeletrônica, eletrônica e sistemas, pertencente ao Grupo A-Innotech de Trento/Itália - know-how de quase duas décadas no setor.
À frente da iniciativa estão, além da Prefeitura de Chapecó, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Unochapecó, SAC, Senai Chapecó, Uceff Faculdades, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Campus Chapecó), Unoesc e a empresa Nord Electric. O Prefeito José Caramori também assinou o documento. “A nossa Administração é parceira no crescimento da cidade e novas empresas, que venham gerar mais emprego e renda, vão ter sempre o nosso incentivo”, destaca Caramori.
O projeto apresentado busca oferecer às indústrias, universidades, centros tecnológicos e institutos de pesquisa os serviços de BackEnd que viabilizam o desenvolvimento e a produção de novos chips, memórias, sensores, sistemas e circuitos integrados no Brasil. Entre as atividades correlacionadas à indústria de BackEnd destacam-se o mapeamento (silicon mapping), corte, afinamento, testes, caracterização, solda, encapsulamento, registro e acabamento em processos microeletrônicos. Estes serviços são disponibilizados tanto para a pesquisa e desenvolvimento científico quanto à produção seriada de indústrias nacionais e estrangeiras.
No documento, as entidades justificam que o Brasil é o único país em desenvolvimento que não domina a indústria da microeletrônica e por estar em defasagem no segmento. Enfatizam também que Chapecó ocupa uma posição central em relação aos grandes centros consumidores do Mercosul, é 6ª colocada na economia do Estado de Santa Catarina, possui índices de geração de emprego acima dos níveis Estadual e Federal, o que garante à população renda e estabilidade social. E ainda o crescimento econômico desencadeado pelos incentivos fiscais concedidos para empreendedores que desejam instalar suas empresas em Chapecó através da instalação de distritos industriais.
Entre os mercados que serão beneficiados estão: de telecomunicação, informática, o agroalimentar, biomédico, de energia, de petróleo e gás e, ainda, as indústrias naval, aviônica e aeroespacial. “Chapecó já é referência em vários setores e agora poderá ser líder neste segmento na América Latina”, complementa o Prefeito José Caramori.




Postado por Matheus,
Horário: 20:13,
Data: 05/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Sicom e Fecomércio apresentam pesquisa sobre nível de endividamento e inadimplência em Chapecó‏

Com o lançamento, pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó e pela Federação do Comércio de Santa Catarina, da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), será possível conhecer mensalmente a situação financeira do consumidor chapecoense. O levantamento também fornecerá orientações de mercado aos empresários do comércio da região, conforme foi apresentado em coletiva à imprensa pelo presidente do Sicom, Ivalberto Tozzo, e pelo presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt. A Peic Chapecó passa a integrar o cronograma mensal de pesquisas da Fecomércio e será realizada em parceira com o Sicom.
Os resultados da primeira análise revelam que a situação financeira das famílias chapecoenses é favorável neste primeiro semestre. Para o presidente do Sicom, com os dados o comércio tem uma ferramenta para análise na tomada de decisões. Ivalberto Tozzo destacou que em alguns casos Chapecó está melhor do que a média estadual em termos de endividamento. Já Bruno Breithaupt disse que a Fecomércio tem procurado subsidiar os empresários com informações para que possam melhor gerir os seus negócios.
Na avaliação feita pela Fecomércio, as famílias chapecoenses buscaram quitar suas dívidas, principalmente aquelas feitas no Natal. Entretanto, o Dia das Mães e as novas facilidades na concessão de crédito, fizeram com que o endividamento registrasse grande salto em maio.
O percentual de famílias que possui algum tipo de contas a prazo em Chapecó era de 31,7% no mês de fevereiro, caiu para 20,7% em março e foi aos 22% em abril. Já no mês de maio o percentual chegou a 56,6%, variação explicada pela passagem do Dia das Mães, a segunda melhor data em vendas para o comércio, depois do Natal, e que mobilizou os consumidores no mês passado.
Na Pesquisa de Resultado de Vendas do Dia das Mães, a Fecomércio mostra que 32,9% dos chapecoenses fizeram essas compras com auxílio do parcelamento, o que contribuiu para os atuais 56,6% de endividamento no município. Apesar da alta no endividamento, a situação não preocupa, já que do total dos chapecoenses que possuem compras a prazo a maioria (25,3%) se considera pouco endividado. Outros 24,1% estão na faixa do mais ou menos endividados e apenas 7,2% se consideram muito endividados.
Em relação ao tipo das dívidas dos chapecoenses, predominaram em maio o cartão de crédito e o financiamento de veículos, ambos com 36,2%. Carnês (31,9%), financiamentos de casas (12,8%) e cheque especial (10,6%) aparecem na sequência.


Postado por Matheus,
Horário: 20:02,
Data: 05/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Reajuste salarial de até 23% foi conquistado pelo Sintratuh

Com piso salarial menor que R$ 800 e maior que R$ 1.955 o Sintratuh já fechou sete convenções e cinco acordos salariais individuais. Faltam apenas três Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) para a conclusão do ciclo negocial deste ano. As negociações do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Chapecó representam os melhores índices conseguidos pelo movimento sindical de Santa Catarina. 
O presidente Levi Pereira Santos conseguiu respeitável aumento de até 23% para determinados pisos. Isso significa expressivo ganho real superior a 18% diante do índice inflacionário acumulado de 4,88% no período. Estão sendo beneficiados pelas negociações mais de 2.500 profissionais de 63 municípios das Regiões Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste catarinense. 
As CCT´s já em vigor estabelecem normas econômicas e sociais para os empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares de Chapecó, Xanxerê, Herval d´Oeste e Joaçaba. Também aos trabalhadores em imobiliárias e edifícios, salões de beleza, lavanderias e tinturarias e empregados em empresas de turismo. Ainda estão pendentes as negociações para empregados em instituições beneficentes religiosas e filantrópicas, em casas de diversões e em empresas de conservação de elevadores. 

Cresce poder aquisitivo 

Para todos os salários das categorias que ganham acima do normativo, o aumento médio foi de 8%, representando ganho real maior que 3%. Já os percentuais negociados para os pisos variam de 10% a 23%. Santos comemorou com entusiasmo o resultado das negociações. “Conseguimos substancial melhoria aos trabalhadores”, disse. Cita como exemplo os profissionais da área de hoteleira que tinham piso de R$ 630, valor que subiu para R$ 800 em decorrência da negociação do sindicato. 
Levi Pereira espera definir em breve o acerto final para as categorias com acertos em andamento. O processo geral exige “muito esforço e absoluto empenho” devido à amplitude e abrangência do grupo profissional representado. No entanto, o dirigente destaca que está apenas cumprindo sua obrigação e atendendo as aspirações das classes trabalhadoras de sua base.


Postado por Matheus,
Horário: 19:49,
Data: 05/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sintratuh.