Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Um basta ao fogo!

Síndicos devem estar atentos aos imóveis que administram, cobrando investimentos em equipamentos de segurança. 


A tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), fez com que autoridades e cidadãos passassem a se preocupar de forma especial com a segurança das construções. É a partir desta reflexão que o Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste (Secovi/Oeste) ressalta a importância de os síndicos estarem atentos aos imóveis que administram, para que a prudência evite mais fatalidades em casos de incêndio. 
O presidente do Secovi/Oeste, Altir Paludo, lembra que incêndios de grandes proporções não se restringem apenas às casas noturnas, mas que qualquer imóvel está suscetível a isso. “Podem acontecer em fábricas, frigoríficos, assim como em edifícios e empresas imobiliárias e locais em construção, além de espaços de concentração de pessoas, como igrejas, escolas, repartições públicas, entre outros”.
“O cuidado do bom síndico é de evitar situações perigosas, alertando e cobrando investimentos em luzes de emergência, baterias em elevadores, extintores, mangueiras e hidrantes, reserva de água para abastecimento do preventivo hidráulico, corrimãos e piso antiderrapante, caso ainda não os tenha instalados”, ressalta Paludo.
Medidas objetivam um nível adequado de segurança aos ocupantes da edificação em caso de incêndio, de modo que isso facilite a evacuação. Elas também visam minimizar as probabilidades de propagação do fogo e riscos ao meio ambiente, bem como facilitar o atendimento às vítimas.
“Eliminar completamente o risco de incêndio é impossível, porém, quanto maior for a precaução para evitá-lo, menor é a chance de acontecer e/ou causar danos irreversíveis como mortes”, afirma o presidente.
Paludo finaliza explicando que é preciso manter os equipamentos de segurança dentro do prazo de vencimento e vistoriá-los sempre, para evitar que vençam.
“Ter um sistema eficaz de prevenção e realizar a devida manutenção são medidas que devem ser custeadas pelos condôminos, mas que refletem na segurança habitacional. Outra medida importante é assegurar a rotina de verificação da sinalização e iluminação de emergência e da operacionalidade das portas especiais, que podem evitar a disseminação do fogo, facilitando a evacuação do edifício e a intervenção dos bombeiros” finaliza Paludo.


Postado por Matheus,
Horário: 22:36,
Data: 04/02/13,
Fonte: MB Comunicação.

Concluída etapa institucional para obtenção de recursos junto ao FOCEM

Verba para Chapecó é a primeira destinada a um município brasileiro.


O prefeito José Caramori e o vice Luciano Buligon concluíram nesta segunda-feira, dia 04, em Montevidéu, no Uruguai, a última etapa institucional do processo de liberação de 16 milhões de dólares junto ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul - FOCEM. A partir de agora, segue a tramitação técnica de análise do projeto. A verba para Chapecó é a primeira destinada a um município brasileiro.
A reunião aconteceu com o embaixador brasileiro Rui Carlos Pereira e representantes dos quatro países com poder de voto junto à instituição. O encontro também foi acompanhado pelo diretor da Secretaria do Mercosul, Jeferson Miola, e pelo deputado estadual gaúcho, presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), Miki Breier.
Caramori e Buligon fizeram a defesa do projeto para Chapecó e a região Oeste de Santa Catarina. Os recursos são destinados à pavimentação da ligação da SCT-283 a BR-282, na região do Distrito de Alto da Serra, contribuindo substancialmente para ampliar as alternativas de desvio do tráfego pesado do Centro.
Na agenda, para esta terça-feira (05), está previsto o ato de posse de José Caramori como presidente da Comissão de Prefeitos do Mercosul.


Postado por Matheus,
Horário: 18:35,
Data: 04/02/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Chapecó.

Detido por furtar canos de cobre

O fato foi registrado na Rua Eurico Gaspar Dutra, no bairro São Cristóvão.


Um homem de 30 anos acabou sendo detido por furtar canos de cobre em um prédio em construção. O fato foi registrado por volta das 09h36min de sábado, dia 02, na Rua Eurico Gaspar Dutra, no bairro São Cristóvão.
A Polícia Militar não localizou o proprietário da obra para fazer o BO. Mesmo assim, o autor do delito teve a central como destino final. 


Postado por Matheus,
Horário: 17:51,
Data: 04/02/13.

Prefeitura realiza poda de árvores

A intenção do poder público municipal é manter as vias limpas e seguras para o tráfego.


Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura trabalham intensamente nesta semana para realizar a poda de árvores situadas nos canteiros centrais das principais vias da cidade. Neste momento, o serviço está concentrado na Avenida Nereu Ramos, principalmente nos cruzamentos.
A intenção do poder público municipal é manter as vias limpas e seguras para o tráfego, tanto de pedestres, quanto de motoristas. “Com a poda adequada, vamos melhorar a visibilidade, além de embelezar ainda mais a cidade”, explica o Engenheiro Agrônomo Horosteki.
Paralelo ao trabalho, outra ação desenvolvida é a substituição de árvores danificadas, com a vida comprometida ou que estão em locais inadequados, encobrindo as sinalizações de trânsito. Até esta segunda-feira (04), 600 plantas já foram trocadas. Além disso, outras 600 mudas estão sendo plantadas em lugares pré-definidos que necessitam de maior arborização. “Estas novas árvores possuem crescimento mais acelerado, porte grande, são rústicas e não apresentam riscos a saúde, como o desenvolvimento de alergias”, afirma. 
O aparamento já foi efetuado nas ruas Uruguai, Sete de Setembro, Assis Brasil, Marechal Deodoro e na Avenida Getúlio Vargas. Ainda nesta semana, a tarefa será realizada na Fernando Machado e se estenderá para outros trechos da região central do município, conforme necessidade e cronograma já estipulado.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3319-3600. “É importante ressaltar que a população não deve realizar a poda. Este trabalho exige cuidados e técnicas específicas. Se feito de maneira inadequada pode, inclusive, causar a morte da planta”, destaca.


Postado por Matheus,
Horário: 17:25,
Data: 04/02/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Chapecó.