Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coopercentral Aurora conquista mercado da China

    Mercado cobiçado há muitos anos, a China está, finalmente, comprando carne diretamente do Brasil – e não mais via Hong Kong. Por enquanto, carnes de aves, mas, em breve, comprará carne suína. A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) – uma das pouquíssimas empresas brasileiras de processamento de carnes de aves e suínos habilitadas a vender para aquele país asiático – já embarcou 30 milhões de dólares em produtos de frango neste ano e em janeiro inicia os embarques de carne suína.
         O presidente Mário Lanznaster e o gerente de mercado internacional Dilvo Casagranda expõem o novo e promissor relacionamento comercial com a China.

A China não comprava carne brasileira de forma direta?

A China somente consumia a carne brasileira através das importações de Hong Kong, que repassa a carne para a China. A partir de 2009 passou a comprar diretamente frango e, em abril de 2011, com o acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff, a exportação de carne suína direta Brasil / China foi autorizada. Isso é bom para os dois países: para a China, porque vai comprar sem atravessador, a preço menor e, para o Brasil, porque poderá incrementar as vendas, oferecer cortes mais nobres e entrar num país com população de renda emergente que, certamente, aumentará o consumo de carne progressivamente nas próximas décadas. O consumo da carne de frango confirma essa expectativa: em 2009, a China importou do Brasil 20 mil toneladas e, em 2010, pulou para 120 mil toneladas.

Quando iniciaram as exportações da Coopercentral Aurora DIRETAMENTE para a China?

Iniciamos no ano de 2009, quando as plantas de aves de Maravilha e de Quilombo receberam a aprovação para a exportação para a China Continental, após anos de negociação entre o Brasil e China, que culminou com a habilitação de 23 plantas brasileiras a exportar para aquele mercado.

Quais os produtos exportados?

Os principais são: Asa inteira, asa porcionada (ponta, meio e coxinha da asa) e pés de frango.

Qual o volume físico e valor financeiro de cada produto exportado?

Em 2011 foram exportadas até o mês de outubro 12.500 toneladas de produtos de aves, diretamente para a China, com faturamento aproximado de 30 milhões de dólares.

Essas vendas foram feitas diretamente pela Aurora ou foram via ABIPECS, APEX etc?

As vendas foram feitas diretamente pela equipe comercial do mercado externo da Coopercentral Aurora, que buscou atuar diretamente junto aos clientes chineses. As instituições Apex, Ubabef e Abipecs serviram de canais de prospecção, mas todos os negócios foram conduzidos exclusivamente pela Aurora .

Qual a projeção de vendas para 2012?

A Aurora espera incrementar as vendas para o continente asiático e principalmente para a China, já que as relações comerciais têm crescido significativamente entre Brasil e China, contando agora também com o início das exportações de carne suína para aquele país.

O mercado chinês pode também comprar produtos de alto valor agregado ou só cortes de segunda linha?

As características de consumo da China são de produtos resfriados, sendo que para as importações a demanda é pelos produtos congelados que servirão de matéria prima para a elaboração de produtos finais industrializados e ou para pratos em cadeias de restaurantes. Mas, como a China tem disponibilidade de mão de obra, é natural que importe matérias-primas para utilizar em indústria local. Os países têm um certo protecionismo que dificulta a entrada de produtos elaborados, além das características peculiares de sabor e costumes que dificultam a chegada ao mercado com o produto pronto.

Na área de carne suína, quando iniciou a aproximação definitiva com a China?

Em outubro de 2010, uma comitiva chinesa visitou oficialmente 13 agroindústrias no Brasil e três foram classificadas para exportação de carne suína: Coopercentral Aurora (SC), Cotrijuí (RS) e Rio Verde – BRF (GO). Outras 10 foram condicionadas a melhorias internas ou de controle e serão liberadas quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovar as adequações.

Quando a Coopercentral Aurora inicia a exportação de carne suína?

Em janeiro faremos o primeiro embarque.

Qual é o status da suinocultura chinesa no mundo?

A China é o maior produtor mundial de suínos, com plantel de 446 milhões de cabeças. No mundo inteiro são 774,5 milhões de cabeças e no Brasil o plantel é de 33,5 milhões de cabeças. Já em termos de produção, a China produz metade da carne suína do mundo com 48,7 milhões de toneladas e consome 100% de volume. O Brasil produz 3 milhões de toneladas e exporta 600 mil toneladas de carnes suínas. Dentro desse cenário está Santa Catarina que produz 750 mil toneladas e exporta 170 mil toneladas de carnes suínas.


Postado por Matheus,
Horário: 22:23,
Data: 22/11/11,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeitura presta homenagem à delegação de Chapecó no Jasc 2011

     O Prefeito José Caramori recepcionou a delegação que representou o município de Chapecó nos Jogos Abertos de Santa Catarina 2011, encerrado sábado em Criciúma. O encontro foi nesta terça-feira, no auditório da Prefeitura e contou com a participação de atletas, técnicos, dirigentes e servidores municipais.
      Durante a competição, realizada de 10 a 19 de outubro, Chapecó conquistou a quinta colocação geral de pontos, ficando atrás apenas das cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma. Este foi o melhor desempenho fora do município na história dos Jogos. No total, foram 42 medalhas, sendo 12 de ouro, 8 de prata e 22 de bronze. Além disso, a delegação trouxe para casa 5 troféus de primeiro lugar, nas modalidades judô masculino, tiro armas curtas, bocha feminino, handebol masculino e futsal especial feminino.
       Para o Prefeito José Caramori o resultado conquistado confirma a força de vontade e a determinação dos chapecoenses. “A cada edição nossos atletas demonstram querer superar seus próprios limites, alcançando e conquistando novas medalhas e troféus. Investimos no esporte amador em nossa cidade e estamos felizes com mais esta realização, pois é fruto do esforço e da dedicação de cada um dos mais de 300 atletas que competiram pelo amor ao esporte. Esperamos poder avançar a cada ano com novas conquistas”, enfatizou Caramori.



Postado por Matheus,
Horário: 22:11,
Data: 22/11/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.