Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Inovação em alimentos na Mercoagro 2012

Degustar carne de rã não é uma novidade, mas comer patê do fígado desse anfíbio é algo incomum na mesa dos brasileiros. Este projeto é um dos 12 trabalhos apresentados no Salão da Inovação em Alimentos, evento paralelo à Mercoagro 2012, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne que encerra nesta sexta-feira (21), em Chapecó, no Parque de Exposições Tancredo Neves.
A iniciativa é desenvolvida pelo Senai/SC, em parceria com a empresa 3M Food Safety, e integra a programação técnica e científica da Feira, reunindo inovações desenvolvidas por colaboradores e estudantes da instituição.
“A carne da rã é altamente nutritiva e tem valor agregado, mas fazer bom proveito pode tornar mais fácil o acesso da população ao consumo desse alimento, pois reduz o custo aos produtores e, consequentemente, de quem a consome”, enfatiza Marcelo Dezordi, pesquisador no CNPq. Acrescenta que uma rã leva de sete a nove meses para estar pronta para o abate e que pode servir para a produção de patê de fígado, almôndegas e empanados. “É um alimento equilibrado, com apelo nutricional, que pode resultar em pratos saborosos. Claro que faz parte de uma culinária exótica, com um público específico”, diz. 

Sobre a FEIRA

A Mercoagro é realizada pela BTS Informa, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó. Passarão pelo Parque Tancredo Neves mais de 35 mil pessoas, com negócios estimados em 160 milhões de dólares.
Paralelamente ocorrem o 9º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, a Clínica Tecnológica Senai, o Curso Escola de Processamento Avícola 2012 e o Laboratório Experimental.


Postado por Matheus,
Horário: 20:00,
Data: 20/09/12.

Bombeiros durante a 5ª feira

Foram atendidas 10 ocorrências, sendo 03 casos clínicos, 04 acidentes de trânsito, 02 quedas em escola e 01 atividade preventiva. 
Atendido às 08h00min na Rua Rio de Janeiro, no Centro, Maike Lovatto, 19 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo motocicleta e veículo de passeio. Apresentava suspeita de fratura na mão direita e escoriações na perna de mesma orientação. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.
Atendido às 12h35min no cruzamento das ruas São Marcos com Pirajuí, no bairro Santa Maria, André Clemente, 25 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio. Referia-se a dores em ambos os joelhos. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e foi liberado no local.
Atendida às 14h04min na Rua Frei Bruno, no bairro Parque das Palmeiras, Tais da Rosa, 17 anos, vítima de queda da própria altura em ambiente escolar. Apresentava luxação no joelho direito. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao PS do HRO.
E atendida às 14h54min na Avenida Fernando Machado, no bairro Líder, Paulo Cezar Ditz, 50 anos, vítima de queda de motocicleta. Apresentava avulsão no antebraço e escoriações na perna direita. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 19:30,
Data: 20/09/12.

Zé Caramori e Buligon conversam com a Melhor Idade

A Coligação “O Povo de Novo” vai reunir neste sábado, dia 22, mais de mil idosos de diversos bairros e também do interior do município, no CTG Quero-Quero, no Bairro Presidente Médici. O encontro será mais uma oportunidade para os candidatos a prefeito e a vice, Zé Caramori e Luciano Buligon, respectivamente, expor os projetos e planos futuros para a terceira idade, além de ressaltar as diversas ações desenvolvidas nos últimos oito anos.
José relembrará a efetivação de diversas obras e políticas públicas voltadas a quem tem mais de 60 anos. Como exemplo, a construção da “Cidade do Idoso”, um projeto inovador e modelo para Santa Catarina e para o Brasil. Segundo Zé Caramori, este espaço traz lazer, alegria e proporciona cuidados com a saúde. “Estamos transformando e investindo no idoso chapecoense” argumenta. 
Outras iniciativas de êxito serão ressaltadas, como a criação da Universidade da Melhor Idade (UMIC); a realização dos Jogos Abertos da Terceira Idade e o Carnaval dos Idosos, dois eventos que vão ter continuidade a partir do próximo mandato. A primeira Dama, Neyla Caramori e o Deputado Federal Licenciado, Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, já confirmaram presença.

Encontros Políticos

Na quarta-feira (19) à noite, Caramori e Buligon estiveram com os moradores do Bairro Palmital. Obras como o Contorno Viário Oeste, construção de ginásio de esportes, conclusão da Unidade de Saúde e pavimentações asfálticas foram relembradas.
Nesta sexta-feira (21), o encontro está marcado para o Presidente Médici. A reunião ocorre no Salão Comunitário (ao lado do Ceim Pequeno Príncipe), a partir das 19h30.


Postado por Matheus,
Horário: 16:55,
Data: 20/09/12.

Doações ao Pedágio do Brinquedo podem ser feitas no Shopping Pátio Chapecó

Angariar brinquedos novos ou em bom estado para a destinação a entidades que atendem crianças carentes. Essa é a finalidade do Pedágio do Brinquedo, que ocorre em Chapecó e em outras cidades do Estado, e será encerrado em 12 de outubro.
Entre os locais que têm postos de arrecadação instalados, está o Shopping Pátio Chapecó. As doações podem ser feitas nos pontos de coleta localizados nas duas principais entradas, pelas avenidas Fernando Machado e Getúlio Vargas.
O tema da campanha neste ano é "Sua doação é show". Com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas, RBS TV, Unochapecó e Sesc, uma das peças promocionais utilizadas em Chapecó, para motivar as pessoas, afirma que “Nada como brinquedos para tocar o coração”.


Postado por Matheus,
Horário: 16:30,
Data: 20/09/12.

Curso orientará sobre procedimentos para compras

Uma capacitação direcionada para profissionais da área e outros interessados em aprimorar o papel desempenhado no departamento de compras de sua organização. Esse é um dos objetivos que leva o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) a realizar, em parceria com a Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (Adac), o curso “Compras como um diferencial competitivo”.
Programado através da Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom), será no próximo dia 27, das 18h30 às 22h30, no auditório do Sicom. Abordará assuntos como o conceito de compras no mercado atual e a diferença entre comprar e negociar. Também serão discutidos com os participantes temas como o que o mercado espera de um ótimo executivo de compras e quais são suas habilidades, sua percepção na avaliação de indicadores. Outros aspectos que serão tratados objetivam especificar as principais falhas do comprador do passado e como chegar ao fundamento do ganhar.
Atuará como instrutor da capacitação o professor Irineu Claudio Guimara, graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestões Empresarial e Estratégica de Varejo e Venda. Com experiência de 26 anos nas áreas de compras, marketing, vendas e merchandising, Irineu é sócio fundador da Global Marcas, empresa especializada no desenvolvimento de marcas e fundador da Guimara Consultoria Comercial.
As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas pelo site www.sicom.com.br ou através do e-mail unisicom@sicom.com.br. O investimento é de R$ 120,00 para associados e de R$ 145,00 para os demais. Para grupos, os preços são especiais. Informações complementares podem ser obtidas no Sicom ou pelo telefone 3319-4600.


Postado por Matheus,
Horário: 16:14,
Data: 20/09/12,
Fonte: Extra Comunica.

Acampamento Farroupilha terá mostra de equoterapia

A Semana Farroupilha, que iniciou no último sábado e prosseguirá até este domingo, dia 23, no Haras Humberto Scopel, tem em sua programação uma mostra de equoterapia. A atividade será desenvolvida com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae) e do Centro de Atividades Psicofísicas Patrick (Capp).
No evento tradicionalista, a Apae apresentará demonstrações com a aluna Claudia Capeleto, na montaria individual, orientada pela fisioterapeuta Juliana Cripa, e o aluno Amarildo Stedile, no domínio de rédeas, orientado pela professora de educação física Lediani Zuffo.
Agendada para as 15h deste sábado (22), a ação objetiva mostrar a terapia que utilizava o cavalo como ferramenta, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades educacionais especiais. Segundo a diretora da Apae, Nara Valiati, o evento oportunizará a “socialização dos alunos, mostrando um pouco do trabalho desenvolvido em parceria com o haras”.
Os animais disponibilizados para a prática de equoterapia são das raças Appaloosa, Quarto de Milha, Brasileiro de Hipismo, Luzitano, Crioulo e Muares.


Postado por Matheus,
Horário: 15:59,
Data: 20/09/12,
Fonte: Extra Comunica.

Siticom promove seminário do conhecimento

Fazer com que o trabalhador viva o seu tempo, debatendo temas que vão além do meio sindical, atingindo toda sociedade. Essa nova e personificada filosofia de ação vem sendo executada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó. O Siticom exerce forte ascendência a um modelo com preponderante domínio sobre a necessária evolução da classe. 
Com base neste contexto a instituição promove o 1º Seminário do Conhecimento, neste sábado (22). Com o tema “Sindicalismo com Responsabilidade” o evento ocupará o auditório do Simovale (Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai) das 8 às 16 horas e 30 minutos. A presidente do Siticom Izelda Oro explica que a ação vai enriquecer o conhecimento dos trabalhadores sobre temas históricos e atuais. 
A dirigente sindical argumenta que a intenção é promover a reflexão sobre a construção do conhecimento, “justamente para politizar a categoria”. Izelda defende um novo modelo sindical com atuação nas mais diversas áreas, além das questões trabalhistas. O seminário viabiliza capacitação, fortalecimento e ampliação do relacionamento humano/profissional entre os participantes. Gerará motivos à discussão interpessoal para aprimoramento e difusão do conhecimento. O público será formado por profissionais associados com atuação nas indústrias da construção, madeireira, moveleira, olaria e marmoraria. 

Programa

Após a abertura oficial, o chefe da Fundacentro do Paraná Adir de Souza vai falar sobre a “História do Sindicalismo no Brasil”. O assessor jurídico do Siticom André Fossá tratará sobre “Negociação Coletiva de Trabalho” e o procurador do Ministério Público do Trabalho Marcelo D´Ambroso faz palestra a respeito da “Contribuição Negocial”. “Estrutura Política” será o último tema da manhã com André Luiz dos Santos, do departamento Intersetorial de Assessoria Parlamentar. 
À tarde os trabalhos serão retomados às 14 horas e 30 minutos com o presidente da OAB/subseção de Chapecó Ricardo Cavali falando sobre o “Comitê de Combate a Corrupção”. Depois de cada palestra haverá debate com o público, que assiste às 15 horas e 30 minutos apresentação teatral antes do encerramento do seminário.


Postado por Matheus,
Horário: 15:50,
Data: 20/09/12.