Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 5 de março de 2013

Chapecó estuda as melhores soluções de mobilidade

A primeira etapa consiste em uma espécie de raio-X.


Uma das prioridades do governo municipal é identificar e desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana para melhor atender o fluxo de pedestres e motoristas que existe hoje. A preocupação é proporcionar qualidade de vida ao chapecoense, e também planejar o futuro.
Enzo Frazzon, doutor em mobilidade urbana, já estuda de forma estrutural as necessidades da maior cidade do Oeste. Ele é coordenador do LabTrans, considerado o melhor case do país nessa área. É um laboratório ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e uma equipe já está desenvolvendo a primeira etapa de um diagnóstico preciso para melhorar a logística do ir e vir.

Fases do plano 

A primeira etapa do estudo é uma espécie de raio-X de Chapecó, que vai relatar como o transporte, em todas as suas esferas, está sendo utilizado. Este primeiro levantamento será entregue à Administração Municipal no dia 31 de março para avaliação.
A segunda prevê os apontamentos de ações para, de fato, promover a mobilidade. E a terceira e última é a elaboração dos projetos para que todas as necessidades apontadas possam ser executadas.

Estudo paralelo

Um Plano de Mobilidade implica em melhorar a vida das pessoas. É por isso que a Prefeitura de Chapecó também estuda a possibilidade de investir em novos projetos que viabilizem espaços de lazer de referência. A ideia é contar com o renomado urbanista e arquiteto, Jaime Lerner, que já foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná. “Lerner tem como característica o melhor aproveitamento de áreas verdes para a revitalização de parques e até mesmo de pedreiras para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Urbano e vice-prefeito, Luciano Buligon.


Postado por Matheus,
Horário: 23:20,
Data: 05/03/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Chapecó.