Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Chapecó pede justiça

     Aconteceu na segunda-feira, dia 05, em Chapecó, um ato público para pedir justiça na elucidação do caso Chiarello. Segundo informações dos organizadores, cerca de três mil pessoas participaram da caminhada, que iniciou na Catedral Santo Antônio e terminou em frente à Câmara de Vereadores. O movimento "Chapecó em Defesa da Vida, por Justiça e Cidadania" contou com a presença de entidades sociais, universitários, população em geral, lideranças estaduais e nacionais do PT e associações de moradores. 
     Opinião: A população chapecoense está de parabéns, pois é assim que devemos agir. Devemos exigir justiça na elucidação deste caso!!!
      
Veja algumas fotos do ato público:













Postado por Matheus,
Horário: 03:12,
Data: 06/12/11,
Fotos: ID Chapecó.

Prefeitura isenta 54 contribuintes de débitos municipais

     Mais 54 moradores de Chapecó foram beneficiados com a isenção e remissão total dos débitos existentes em dívida ativa com o Poder Público Municipal. Ao todo, os valores isentados desta vez somam cerca de R$ 120 mil. No ano, mais de duas mil famílias receberam o documento de isenção do IPTU e contribuição de melhorias. Somados, a Administração Municipal isentou mais de R$ 550 mil.
   A entrega do documento foi realizada pelo Prefeito José Caramori, na tarde desta segunda-feira (05), no auditório da Prefeitura de Chapecó. A remissão concedida aos cidadãos está amparada pela lei municipal nº 247 de 2005 e foi efetuada após um processo criterioso que analisou a situação familiar e financeira dos cidadãos. “Um estudo sócio-econômico é realizado por uma assistente social. Além disso, também é feita uma triagem pela equipe do setor de tributos”, esclarece o Gerente de Tributos da Secretaria de Fazenda e Administração, Flávio Pawlak. Ao todo, mais de cinco mil famílias se cadastraram, mas depois da triagem realizada cerca de duas mil foram beneficiadas.
    As dívidas correspondem a parcelas e juros provenientes do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2010 e de anos anteriores, além das contribuições de melhorias realizadas nos bairros, como a pavimentação asfáltica.
     “Concedemos o benefício de remissão de dívida após uma análise e quando percebemos a real necessidade das famílias. Com esta ação estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, que não possuem condições de sanar estes débitos. Com isso estamos contribuindo para que as famílias vivam com melhores condições e dignidade”, destaca o Prefeito José Caramori.



Postado por Matheus,
Horário: 02:09,
Data: 06/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Municipal de Cinquilho foi decidido no último final de semana

      No último sábado (03) foi realizada a disputa final do Campeonato Municipal de Cinquilho Masculino, também conhecido como 48, na cancha do Bar do Juarez, bairro Santo Antônio. A competição, promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, foi iniciada em agosto e reuniu cerca de 150 atletas, de 12 equipes.
          Os campeões da edição 2011 foram os atletas da equipe do Bar e 48 do Neguinho, do Bairro Efapi. Em segundo lugar ficou a equipe anfitriã do encerramento, Bar e 48 do Juarez, seguida pelos atletas do Bar e 48 do Tomazi, do Bairro Santo Antônio. Em quarto lugar ficou a equipe do Bar do Gelomar, do Bairro Bela Vista.
          Nos troféus individuais, quem faturou o Braço de Ouro foi o atleta Fidelmar, da equipe do bar do Juarez. O Braço de Prata ficou com Irinei, do Bar do Gelomar e o Braço de Bronze para Paulinho, do Bar do Neguinho.
       De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, esta já é uma competição tradicional do município. “É mais um evento esportivo que faz parte do calendário anual da Administração Municipal e que promove a confraternização entre os chapecoenses de diversos bairros, através do esporte e do lazer”, destaca.


Postado por Matheus,
Horário: 01:47,
Data: 06/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Projeto Bravíssimo 2011 encerra ao som de tango

       Com um repertório selecionado, resgatando as tradicionais músicas de tango e milongas aliadas aos novos ritmos contemporâneos do gênero, a Orquestra típica de tango De Puro Guapos encantou o público do Projeto Bravíssimo 2011, na última apresentação do ano, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
        Formado por um octeto de músicos brasileiros e argentinos, o grupo apresentou sucessos como “Quiero Verte Uma Vez Más” (J. Canaro), “Milonga de Mis Amores" (Pedro Laurenz), Nocturna (J. Plaza), além de sucessos de Astor Piazzolla, Horacio Salgán e Aníbal Troilo, entre outros.
        Para chegar ao repertório atual, os músicos realizaram uma pesquisa intensa, incluindo várias visitas à Argentina para assistir concertos, fazer entrevistas e obter material como partituras, discos e livros.
Intergram o grupo os músicos Leandra Velazquez (cello), André Parisi Alvares (clarinete), Luiz Gustavo Menezes Ruivo Nascimento (violino), Renato Rossi de Camargo Lima (viola), Martín Leandro Mirol (bandoneón), Paulo Lombardi Brucoli (piano), Nikolay Iliev Iliev (violino), Amilcar Junqueira Roque (contrabaixo) e Sueli Pedroso Neves Mirol (produção).
          De puro guapo é uma expressão argentina que significa uma pessoa corajosa, de fibra, que enfrenta adversidades e não se esmorece perante os desafios. Com base nesse conceito, em 1999 em São Paulo, surgiu a ideia de montar a orquestra típica de tango De Puro Guapos.
         No ano de 2006, a orquestra lançou o primeiro disco, gravado ao vivo no Espaço Cachuera!, em São Paulo. O segundo CD foi lançado em 2009, intitulado “Com a Corda Toda”. Além das apresentações por todo o Brasil, o grupo participa de festivais. Na Argentina, representou o Brasil no festival internacional de tango de Justo Daract.
          “O Projeto se consolidou e a cada ano surpreende o público. Em 2012, não será diferente”, destaca a coordenadora do evento, Luciana Lang.
          O Projeto Bravíssimo é uma iniciativa da Oeste Capital Eventos e do Rotary Club Chapecó Oeste, tem o apoio da Ric Record e da MB Comunicação e o patrocínio da Avianca, Unochapecó, Zaro Persianas, Gráfica Rota, Renova Marcas e Patentes, Hotel Lang Palace, Codecal Materiais de Construções e Santa Maria Imóveis.


Postado por Matheus,
Horário: 01:15,
Data: 06/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Ícone da elegância pode causar danos à saúde

       Considerado ícone da elegância feminina, o salto alto aparece em diversas versões e tornou-se um objeto de desejo que ilustra páginas de revistas, internet, filmes e, até mesmo, capas de livros. O problema é que o charme e a sensualidade proporcionada por este tipo de calçado pode trazer consequências sérias com o passar do tempo. “O uso contínuo pode encurtar a musculatura das panturrilhas, causar joanetes, dores na coluna e, ainda, deformar o pé”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó.
       Reichmann complementa que as articulações e estruturas mais afetadas com o uso indevido de salto são a parte anterior do pé, o tornozelo, os joelhos e músculos posteriores das coxas e das pernas e da coluna vertebral.
         Os pés são responsáveis por sustentar uma sobrecarga diária do corpo humano e, por isso, merecem cuidados especiais. O médico aconselha alternar o padrão dos calçados, visando descansar o antepé e manter a flexibilidade da musculatura da perna. A mulher que costuma utilizar o salto com frequência e, quando estiver sem ele, sentir dores nas pernas, nos joelhos ou nas costas, deve ficar atenta. “O ideal é diminuir gradativamente o uso e praticar alongamentos para minimizar a dor e evitar problemas futuros”.
      O mercado da moda produz sapatos com até 15 centímetros de salto e calçados infantis também são fabricados com elevação, atraindo meninas em fase de crescimento. “Na infância, o salto alto pode comprometer o desenvolvimento da menina,”explica Reichmann.
      Segundo o médico, pessoas que tem encurtamento de musculatura posterior das pernas e dor nas costas ao mesmo tempo podem obter alívio temporário com o salto alto. Mas essa situação é uma faca de dois gumes: o uso habitual, embora alivie a dor, estará perpetuando o encurtamento muscular e comprometendo a postura (hiperlordose), além de prejudicar a saúde ortopédica dos pés com formação de joanetes.
        Para as mulheres que, em função do trabalho, necessitam usar salto alto, a orientação é retirar o sapato sempre que possível, mesmo que por breves instantes e colocar os pés de molho na água quente à noite por 30 a 40 minutos para relaxar a musculatura e aliviar as tensões das fáscias.
    O médico adverte que as mulheres que, mesmo depois de apresentarem as complicações, insistirem no uso de salto alto, poderão sofrer o agravamento das lesões e necessitar de intervenção cirúrgica. “O uso prolongado deixa as articulações doloridas, inflamadas e, com o tempo, provocam artroses que são desgastes nas cartilagens articulares”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:55,
Data: 06/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Jogos do Interior 2011: Distrito de Marechal Bormann/Goio-ên é campeão

       No último domingo (04) foi realizado o encerramento da segunda edição dos Jogos do Interior de Chapecó, promovidos pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, na comunidade de Rodeio Bonito. Após quatro meses de competição a equipe do Distrito de Marechal Bormann/Goio-ên foi a grande campeã, com 45 pontos.
     Em segundo lugar ficou a equipe anfitriã do encerramento, Rodeio Bonito, com 40 pontos, seguida pelos atletas de Sede Figueira e Linha Batistello, em terceiro lugar, com 38 pontos. Em quarto lugar, com 32 pontos, ficou a equipe de Alto da Serra/ Linha Pedro e Paulo; em quinto, a equipe de Faxinal dos Rosas, com 21 pontos.
       Nesta edição, cerca de 650 atletas, representando as comunidades de Rodeio Bonito, Alto da Serra, Linha Pedro e Paulo, São Vendelino, São Roque, Sede Trentin, Baronesa da Limeira, Marechal Bormann, Goio-ên, Faxinal dos Rosas, Sede Figueira, Linha Batistelo e Linha Sarapião, estiveram competindo nas modalidades de bocha, canastra, futebol de campo, futsal, três sete e truco.
    De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, o objetivo da competição é integrar os chapecoenses, moradores do interior do município, através de esporte e lazer. “Encerramos mais uma edição alcançando o objetivo, que é a confraternização entre os competidores. Os atletas das comunidades do Distrito de Marechal Bormann e Goio-ên foram os grandes campeões, mas todos estão de parabéns por contribuírem com o sucesso de mais um evento em Chapecó”, ressalta.
     O Prefeito José Caramori destaca a importância dos jogos. “Assim como os Jogos Abertos Interbairros, os Jogos do Interior já fazem parte do calendário esportivo do município, levando diversão, esporte e melhor qualidade de vida a todos os chapecoenses”, destaca.



Postado por Matheus,
Horário: 00:35,
Data: 06/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura continua mobilização contra a Dengue

        O último sábado (03) foi novamente de grande mobilização na luta contra a Dengue em Chapecó. A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, realizou mais um mutirão de visitas às residências que normalmente durante a semana (de segunda a sexta) estão fechadas. Desta vez, a força tarefa focou a visita aos domicílios do bairro Santa Maria e contou com a parceria de acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).
    Participaram do mutirão cerca de 60 pessoas, entre estudantes e funcionários municipais, agentes de combate a endemias, supervisores e coordenação da Vigilância. O trabalho foi realizado numa área de aproximadamente 400 casas. “A luta contra a dengue é constante em nosso município e temos recebido apoios importantes, a exemplo da UFFS, que no último sábado se dispôs a contribuir de forma importante no trabalho de visitas. Continuamos alertando a população, pois cada morador tem um papel fundamental nesse embate  contra a doença em nosso município”, afirma o Secretário da Saúde, Américo do Nascimento Junior.
        O Secretário afirma ainda que Chapecó está fazendo sua parte nesse embate contra a dengue, aonde diversas Secretarias Municipais, entidades e os Agentes Mirins, programa pioneiro em nível de país, também estão envolvidos nesta ação conjunta para evitar a doença.

Postado por Matheus,
Horário: 00:14,
Data: 06/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Deficiência óssea da face pode provocar apneia do sono

     Uma noite mal dormida pode interferir seriamente nos rendimentos do dia seguinte. São muitos os motivos que podem fazer uma pessoa perder o sono, como o estresse, cansaço, preocupações e problemas de saúde. A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença que atinge grande parcela da população. O que muitos não sabem é que ela pode estar relacionada com a deficiência óssea da maxila e da mandíbula. A informação é do especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e mestre em lasers e odontologia, Silvio Mauro Gallon, da Clínica Arte e Face de Chapecó.
    A apneia do sono ou noturna, como é chamada, é caracterizada pela suspensão da respiração enquanto a pessoa dorme, pois inibe a passagem de ar ao nível da garganta. Geralmente, não interrompe o sono, mas altera o padrão de sono, passando de profundo para superficial. Ou seja, interfere no bom repouso e descanso e provoca fadiga e sonolência durante o dia.
   O especialista explica que esse é um assunto extremamente interessante, atual e inovador. “Até há algum tempo, pouco se falava que a apneia pode ter influência de problemas com os ossos da face, mas agora os tratamentos estão evoluindo e começamos a ter resultados significativos”, comenta.
     Gallon enfatiza que os casos mais severos de AOS são tratados com o uso do aparelho Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), um compressor que administra o ar sob pressão na boca e nariz do paciente enquanto ele dorme para evitar as crises de apneia. No entanto, estudos recentes mostram que a cirurgia de avanço de maxila e mandíbula tem apresentado resultados tão bons quanto à utilização do CPAP, com a vantagem de deixar o paciente livre de máquinas para dormir.
     “Os pacientes que têm a maxila e a mandíbula muito curtas em relação ao crânio e ao pescoço sofrem um estreitamento da passagem do ar respirado na faringe, fazendo com que comumente essa região se obstrua a ponto de impedir a passagem do ar, levando a uma parada ou sofrimento respiratório temporário”, observa. “Já realizamos muitos procedimentos na Clínica, e os pacientes relataram grande melhora na qualidade respiratória, redução do ronco, sono mais descansado e um dia mais leve”, complementa.
     O tratamento cirúrgico usa os mesmos recursos da cirurgia ortognática para projetar à frente a arcada superior e inferior, além de corrigir a dimensão transversa da maxila. Muitas vezes, o paciente que necessita de avanço ósseo para correção da apneia do sono não apresenta diferença de engrenamento entre os dentes, mas sim um conjunto ósseo projetado para trás em relação ao crânio. Assim, o diagnóstico é realizado através da tomografia, que mede o volume de passagem da via aérea e determina a necessidade ou não de corrigir o problema. “Por isso, é importante que o paciente sempre procure descobrir a causa da doença, buscando o apoio de especialistas”, finaliza Gallon.


Postado por Matheus,
Horário: 23:45,
Data: 05/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Trajetória profissional de Gilberto João Badalotti

     A Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem) de Chapecó promove nesta quarta-feira, 7, às 19 horas, no auditório da CDL Chapecó, a primeira edição do programa “Trajetória p­rofissional”.
      A diretora da CDL Jovem, Branca Rubas, explica que a iniciativa visa trazer profissionais renomados para apresentar a experiência adquirida na trajetória profissional.
    O convidado da primeira edição do evento é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, Gilberto João Badalotti, sócio-proprietário das empresas Cerâmica Chapecó e Badalotti Materiais de Construção Ltda. O empresário relatará trajetória do pai, formação da família, início da carreira profissional, resumo da empresa com desafios superados e perspectivas futuras.

HISTÓRICO

    Gilberto João Badalotti nasceu no dia 26 de julho de 1960, em Erechim (RS). Tem formação em técnico de contabilidade. É casado com Claudete Basso Badalotti e tem duas filhas: Isadora e Eduarda.
    A Cerâmica Chapecó foi fundada em novembro de 1961 e a Badalotti Materiais de Construção Ltda. em maio de 1999. Os outros sócios são seus irmãos: Gilmar e Amália.


Postado por Matheus,
Horário: 23:12,
Data: 05/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

5ª Corrida Rústica Unimed

     A 5ª Corrida Rústica Unimed Chapecó superou as expectativas ao reunir cerca de 500 atletas amadores e profissionais, na tarde deste sábado (3), na Avenida Getúlio Vargas em Chapecó. A atividade é promovida anualmente pelo Programa de Medicina Preventiva (Univida) e fez parte da comemoração do aniversário do Hospital Unimed Chapecó que completou 13 anos, nesta segunda-feira (5).
    O evento contou com a presença de diretores, gerentes, coordenadores e diversos colaboradores da Unimed Chapecó, além de representantes da Ric TV Record e Unochapecó – patrocinadores da 5ª edição da corrida. A abertura foi conduzida pelo diretor hospitalar Rovani Rinaldi Camargo que enfatizou a importância da competição para o estímulo à saúde e qualidade de vida. Também destacou a evolução do primeiro hospital do sistema cooperativista médico em Santa Catarina. “Nosso hospital é reconhecido pela excelência na assistência à saúde e pelo emprego de tecnologias de alta complexidade. Comemorar 13 anos com todo esse público é uma honra”.
    Participaram da corrida estudantes, integrantes do projeto “Esporte Comunitário” da cooperativa médica, cooperados, colaboradores, jogadoras da Associação Female Futsal, atletas e população em geral.
      Um dos diferenciais deste ano foi o alongamento coletivo coordenado por uma equipe da Kinesis Academia. O público também teve a oportunidade de esclarecer dúvidas com nutricionista, fisioterapeuta e educadora física sobre saúde e alimentação equilibrada.
      Além de proporcionar a prática de atividades físicas entre a comunidade chapecoense e região, a Rústica incentiva a preservação do meio ambiente, o que motivou a plantação de mudas de árvores no Eco Parque. O plantio foi feito pelas crianças do projeto “Esporte Comunitário” sob a coordenação da equipe de Responsabilidade Social da cooperativa médica.
    A Rústica foi patrocinada pela RICTV Record e Unochapecó, Cantú Alimentos e Sancapel. Foram apoiadores a APROCICLI (Associação Pró-ciclismo), Secretaria Municipal de Esportes, Prefeitura Municipal de Chapecó, Tec Print, Gráfica Arcus, Gráfica ABC, BR Foods, Sesc, Vompar, Ervateira 2001, Frutas Real e Palaoro Distribuidora de Frutas.

CLASSIFICAÇÃO

     No percurso de 1 km na categoria até oito anos foram vencedores Guilherme da Silva e Beatriz Deffaneni. Na categoria de 9 a 12, também de 1 km, o primeiro lugar masculino foi para Francisco Dias Domis e feminino para Letícia de Oliveira. Na categoria de 13 a 15 anos, no percurso de 3 km, venceram os atletas Felipe Theisen e Ruliane Coelho. No percurso de 5 km os vencedores foram: Matheus Ricardo Barrab e Juliana dos Santos (categoria de 16 a 18 anos), Jucelino Soares (19 a 27 anos), Lediane Marcolan (19 a 35 anos), Paulo Lemes (28 a 35 anos), Janete Santin (36 a 49 anos), Adnilson Ebertez (36 a 45 anos), Clarice (acima de 50 anos), Mario de Oliveira (46 a 59 anos) e Valdir Antonio Agostin (acima de 60 anos).

Postado por Matheus,
Horário: 16:43,
Data: 05/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Concurso de decoração natalina está com inscrições abertas

     As inscrições do Concurso de Decoração Natalina estão abertas até o dia 10 de dezembro e podem ser feitas no site da CDL Chapecó ou junto à sede administrativa da entidade, localiza na avenida Getúlio Vargas, 1748-N, no Condomínio Cesec.
       A iniciativa é da CDL Chapecó com o objetivo de despertar o interesse do lojista em colaborar com a decoração do município, proporcionando aos consumidores um ambiente atraente para compras e incentivando o espírito natalino.
        O concurso contempla vitrine e interiores de lojas no centro e nos bairros e vitrinista. Na decoração natalina das vitrines das lojas foram determinadas três sub-categorias: (a) lojas de até 200 metros quadrados, (b) lojas com 201 até 600 metros quadrados e (c) lojas com mais de 600 metros quadrados. A categoria vitrinista enfatizará o idealizador da decoração natalina, estando vinculado obrigatoriamente a inscrição da empresa, correspondente ao primeiro lugar de cada categoria comercial. Poderão participar do concurso todas as empresas compreendidas nas categorias existentes que sejam associadas à CDL Chapecó.
       Os critérios de avaliação são motivo / tema, originalidade, harmonização entre os diversos elementos da composição, atração e estímulo à circulação e contemplação pelo transeunte, impacto visual da decoração, criatividade e mensagem.
       A comissão julgadora será formada por no mínimo três pessoas e no máximo cinco pessoas de elevada capacidade, confiabilidade e neutralidade selecionadas pelos promotores do concurso. O julgamento ocorrerá no período de 10 a 15 de dezembro. O resultado será divulgado até o dia 16 de dezembro, durante as festividades de Natal, na praça Coronel Bertaso. O presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, ressalta que o diferencial deste ano é a antecipação da divulgação dos ganhadores. “Isso foi definido para que as pessoas possam visitar as lojas vencedoras e mostrar para o público regional que o comércio do município é referência”.
        Na categoria vitrine e interiores de lojas os primeiros colocados receberão troféu e para segundos e terceiros lugares certificado de participação. Na categoria vitrinista os primeiros lugares ganharão troféu de participação.
         O 19o Concurso de Decoração Natalina é uma promoção da CDL Chapecó, com apoio da RBS TV e Prefeitura de Chapecó.

RESIDÊNCIAS

     Nesta edição a CDL Chapecó está motivando para que as famílias chapecoenses decorem suas residências. De acordo com Badalotti, “as pessoas são incentivadas para decorarem seus lares e estarão concorrendo a um Ipad 2 (16 GB e 3G). Para participar será necessário enviar uma foto da decoração na residência para a CDL e para a RBS TV”.


Postado por Matheus,
Horário: 15:41,
Data: 05/12/11,
Fonte: MB Comunicação.