Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Conselho comemora Dia Internacional da Mulher com ato público

Instituições vão à rua para pedir mais respeito e valorização.


Duas horas de mobilização. É o tempo previsto para o ato publico que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Chapecó promove nesta sexta-feira (08). A iniciativa marca a passagem do dia que presta homenagem a mulheres assassinadas por defenderem seus direitos. 
A manifestação será realizada na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Benjamin Constant (calçadão), entre 15h e 17h. O Conselho e as entidades que o integram distribuirão farto material informativo “para a conscientização da sociedade”, explica a presidente do CMDM Izelda Oro. Serão exibidas faixas e cartazes e distribuídos folders, panfletos e outras publicações que retratam as questões feministas e seus direitos. 
O ato vai pedir a notificação compulsória diante de casos de violência contra as mulheres atendidas pelos serviços de saúde, tanto públicos como privados. A educação infantil também está na pauta com o tema “Direito da Criança, Opção da Família e Dever do Estado”. Uma das reivindicações é a ampliação de vagas nos Centros de Educação Infantil Municipal - CEIM's de Chapecó. Uma medida já foi adotada neste sentido. O CMDM pediu espaço em reunião do Conselho Municipal de Educação para acompanhar e discutir a oferta e ampliação. 

História 

Em 1910 foi decidido que todo ano o mundo comemoraria o “Dia Internacional da Mulher”, data oficializada em 1975. A iniciativa homenageia as 129 mulheres que foram trancadas e queimadas vivas no interior de uma fábrica nos Estados Unidos, em 1857. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com absurda violência. As operárias pagaram como a própria vida pela “audácia”. 
Mesmo com avanços, hoje as lutas “não diferem muito”, diz Izelda. Mostra que continuam lutando por efetivo reconhecimento e valorização humana e salarial, desvantagens na carreira profissional, condições de trabalho, contra a violência masculina e o preconceito e a que são diariamente submetidas. Atualmente o País registra um ato de violência contra a mulher a cada quatro minutos. “Isso não pode mais continuar". 
O evento desta sexta é um protesto, um dia de luta do movimento feminino que serve para discutir o papel na sociedade e defender temas relacionados a toda família. É, acima de tudo, uma forma “de dizer não às atrocidades que vitimam e menosprezam a mulher”, sentencia a presidente.


Postado por Matheus,
Horário: 20:59,
Data: 07/03/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Engenheira responsável pelo gramado visita a Arena Condá

Enquanto isso, outros trabalhos estão sendo realizados. 


Nesta quinta-feira, dia 07, a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, acompanhada do vice-prefeito, Luciano Buligon, visitou o gramado da Arena Condá. Ela, que é a responsável pelo projeto e execução, avaliou como positivo o andamento. 
O novo gramado utiliza técnicas modernas, é o chamado colchão drenante. Cada ponto tem a mesma drenagem o que o deixa uniforme. Maristela lembra, ainda, que o uso de areia traz menos riscos de lesões para os jogadores. Já que antes no de argila, o impacto era maior. A grama adotada é a mesma que está sendo implantada nos estádios que vão sediar a Copa do Mundo, no Brasil.
“Até agora o campo está muito bem construído. São 60% a construção e 40% é a manutenção”, ressalta. Isso quer dizer que a irrigação, corte e outros cuidados deverão ser permanentes. Para tanto, o uso deve ser restrito aos dias de jogos e treino. Caso contrário, a qualidade e todo investimento feito serão comprometidos.
De acordo com a engenheira, em 10 dias o campo estará em condições. Enquanto isso, os trabalhos seguem. Os novos tapumes já foram instalados e foi feita também toda limpeza e remoção de entulhos. “Tudo deve estar pronto para recebermos o torcedor dia 20, será o reencontro da nossa torcida, jogadores, de todos nós com a Arena Condá”, finaliza o vice Luciano Buligon. O prefeito José Caramori participa da Assembleia Geral Extraordinária da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, em Buenos Aires, e mesmo de longe está em contato para acompanhar e dar toda assistência necessária à visita técnica. 



Postado por Matheus,
Horário: 19:36,
Data: 07/03/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Chapecó.