Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Sábado e Domingo, 25 e 26 de Fevereiro de 2012.


“De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar”
Platão (Filósofo e Professor Grego / Aluno de Sócrates – 428 AC – 348 AC – viveu 80 anos)

P3 na HISTÓRIA
25 de Fevereiro

1975 - No Reino Unido Margaret Thatcher, eleita presidente dos Conservadores, tornando-se a primeira mulher a dirigir o principal partido na Grã-Bretanha.
1981 - O parlamento espanhol empossa o novo governo, chefiado por Leopoldo Calvao Sotelo, depois de retomar a sessão interrompida pelo sequestro dos parlamentares, levado a cabo pelo tenente-coronel Tejero Molina.
1987 - A associação de escritores da União Soviética anula a decisão, tomada há 30 anos, de expulsão do seu seio o escritor Boris Pasternak, falecido em 1960 e ganhador do prêmio Nobel da literatura no ano seguinte.
1991 - Os países do Pacto de Varsóvia aprovam a dissolução da organização militar criada em 1955, em resposta à OTAN.
2003 - A União Europeia chega ao acordo sobre “o primeiro instrumento de “imigração legal”, projeto de diretiva comunitária sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes.
2004 - A Líbia começa a destruir cerca de 3.300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas.
2005 - Rússia e Irã assinam um acordo de fornecimento de combustível nuclear russo para a futura central nuclear iraniana.

Fonte Efemérides.
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

A linha divisória POLÍTICA na HISTÓRIA de CHAPECÓ

Olha, para quem vi­veu a política desta ci­dade, nos últimos 35 anos (início do grande desenvolvimento local – 1º mandato de Milton Sander), não há como negar ter sido a eleição de prefeito em 1996, há 16 anos, o ‘divisor de águas’ entre a an­tiga política e a atu­al forma de relacionamento dos partidos com seus filiados, simpatizan­tes e o eleitorado em geral de nossa cidade.
A falta de visão da cúpula dirigente do PMDB à época, so­mada à exaustão do modelo imposto pelos caciques políticos de todos os partidos tra­dicionais, nos 50 anos anteriores, com a ân­sia de mudança da população, desaguou na eleição da primeira administração do PT.
A isenção (ou impar­cialidade) eleitoral do prefeito que terminava o mandato naquele mo­mento (após a morte do titular em 1995), e as inegáveis divergências internas dos partidos dominados pela velha guarda, com erros de lado e outro das forças partidárias que se re­vezavam no poder (es­pecialmente dos can­didatos das mesmas), favoreceram a oposição genuína naquele mo­mento histórico, o ‘ter­cius’ PT, numa virada eleitoral de última hora, através do ‘voto útil’.
Muitos dirigentes e simpatizantes do PMDB e grande parte do PFL, às vésperas eleitorais, induzindo fortemen­te a população, foram os principais respon­sáveis pela eleição dos petistas, que possuíam magros 10% do elei­torado em Chapecó.
O ‘acidente de per­curso’ daquela ocasião impôs o necessário tér­mino do ‘caciquismo’, passando a vigorar de lá para cá a articulação partidária, descentrali­zando o poder central para dar mais atenção aos núcleos ou sub­diretórios de bairros e comunidades, valo­rizando a ‘malha elei­toral’ em detrimento da imposição fechada dos chefes políticos.
Partido que não for­mar sua ‘teia de rela­cionamento’, com seus filiados e simpatizan­tes por todo o muni­cípio, valorizando as lideranças nos qua­drantes de seu terri­tório, não apresenta­rá resultado eleitoral adequado à sua sobre­vivência competitiva.
Assim, com a mudan­ça de atitude do elei­tor, tem-se que aten­tar, a fim de que seja alcançado o objetivo eleitoral, para a forma­ção de um sólido arco de aliança para atin­gir os fins pretendidos.
Desde lá, quem esti­ver isolado, sem forte coligação, sem partidos musculosos e gente de casa em casa, fatalmen­te não terá sucesso.
Portanto, a partir de 1996, passando pelas eleições poste­riores (2000, 2004 e 2008), a imposição de mudança ficou muito clara, e isso não pode ser ignorado por ne­nhum partido político!

Prioridades do CONGRESSO NACIONAL para 2012 (1)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), por ser um ano político, disseram que as matérias com prioridades neste momento serão, entre poucas outras: concluir a votação dos ‘royalties’ do petróleo e a nova fórmula para a distribuição do Fundo de Partici­pação dos Estados, que só vale até o fim deste ano, por determinação do STF.

Prioridades do CONGRESSO NACIONAL para 2012 (2)

Além das duas acima, como mais importantes, somente a Lei Geral da Copa de 2014 e a criação do Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Convenhamos, é muito pouco para um ano de trabalho nas duas Casas Legislativas. Infelizmente é assim, esse pessoal já trabalha pouco normalmente, imagine em anos eleitorais, especialmente com as disputas municipais, aí tudo se arrasta. Agora, as despesas e os salários, pagos com nossos impostos, permanecem iguais ou ampliam-se!

Filhos de exilados da DITADURA MILITAR (1)

A Comissão de Anistia do Min. da Justiça, criada há 10 anos, está examinando inúmeros processos de filhos de exilados, crianças à época, pedindo indeni­zações diversas do Estado brasileiro pelo fato de seus pais terem sido presos e perseguidos politicamente. Tudo bem que os injustiçados individualmente peçam reparações, agora, também os seus filhos, às custas dos impostos, portanto, do nosso bolso, é razoável?

Filhos de exilados da DITADURA MILITAR (2)

Daqui a pouco virão os netos, os pais, os irmãos, os amigos, enfim, na mesma lógica, todos os que teoricamente ‘sofreram’ juntos. Pára aí, as indenizações, se existiram danos, devem ser pagas exclusivamente por quem diretamente os provocou e somente a quem os sofreu pessoalmente (que deverão ser comprovados, caso a caso, identificando os responsáveis pelos atos). Isso é o que dá essa mania de um Estado onipresente e onipotente. Esquerdismo burro. Com dinheiro dos outros é fácil mesmo!

E o juiz BALTAZAR GARZÓN perdeu o cargo

O juiz espanhol perdeu o cargo, encerrando precocemente a carreira jurídica, em razão de ter autorizado escutas ilegais, até mesmo de uma rede de corrupção, isto é, até por um bom motivo. A coisa lá fora é mesmo séria. Talvez a credibilidade da própria Justiça de alguns países esteja realmente vinculada à estrita aplicação da lei em todas as esferas de poder, ao contrário do Brasil onde alguns poderosos, em todos os níveis, conseguem se safar por influências políticas. Aqui, escuta ilegal chegaria à tamanha pena...? Tenho minhas dúvidas.

CRIMINALIDADE e RENDA

Como se viu de recentes estatísticas, a relação entre criminalidade e o aumento de renda da população não se evidenciou adequada para retroceder as ilicitudes. É que, ao contrário do que se diz como ‘verdadeiro’, onde aumentou a renda pela distribuição mais acentuada, no Norte e Nordeste, os crimes aumentaram. Por exemplo, em Alagoas, onde todos os seus 102 municípios estão pendurados no programa Bolsa Família, e que recebeu 574 milhões de reais em 2011, nada adiantou. A con­clusão do ministro da Justiça é de que somente políti­cas sociais não são suficientes. É óbvio, meu ministro, dar dinheiro sem nada em troca dá nisso, apenas mais tempo para ‘malandragem’ com a comida assegurada pelo governo através de nossos impostos. 

Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 02:32,
Data: 25/02/12.

Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior

Ela tratará de três setores essenciais da economia mundial. A Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – LOGISTIQUE, programada para o período de 23 a 26 de outubro deste ano em Chapecó, tornou-se referência nacional e apresentará as principais inovações e tendências deste século.
A Logistique é promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (SITRAN) e realizada pela Zoom Feiras & Eventos, com o apoio das principais instituições do setor: ABTI, ACIC, ANFIR, ASLOG, CNT, Fetrancesc, Prefeitura de Chapecó, Sebrae/SC, Sest/Senat, Sicom, Sindipostos e Convention & Visitors Bureau.
Em sua terceira edição, a feira ocupará o Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e reunirá 180 expositores. As expectativas de visitantes apontam para 15 mil compradores, com previsão de negócios estimada em 120 milhões de reais. Nesta entrevista, o coordenador geral Leonardo Rinaldi destaca os diferenciais da feira.

Qual é a importância da logística para uma organização?
Leonardo Rinaldi  Tudo está relacionado com a competitividade, desenvolvimento tecnológico, oferta de novos produtos e serviços e atendimento às necessidades e expectativas do cliente. A logística atua na redução de custos, na otimização de processos, na melhoria da qualidade, no aumento da velocidade e na eficiência, fazendo com que a empresa trabalhe de forma integrada e sistêmica, atuando desde a chegada da matéria-prima até a destinação final do produto ao cliente.

De que forma a Logistique pode contribuir para o fortalecimento dos negócios das empresas expositoras?
Rinaldi  O evento é setorizado e seu perfil é apresentar tecnologias e gerar contatos qualificados para que se traduzam em resultados imediatos ou futuros. Para isso, focamos grupos de expositores e segmentos que possuam ligação. Quando reunimos mais que um “motivo”, o visitante é instigado a participar, pois encontrará não apenas soluções isoladas, mas terá a oportunidade de contatar e conhecer novos fornecedores. Estes fornecedores atendem todo o processo e isso se traduz em excelentes oportunidades para os expositores, principalmente nossa região que ainda está “carente de informações e tecnologias” na área de logística.

O que será apresentado no segmento de comércio exterior?
Rinaldi  Neste grupo de expositores, buscamos contemplar todo o processo que envolve a importação e a exportação. Teremos a presença de câmaras de comércio, portos, agentes de carga, empresas de desembaraço aduaneiro e comércio internacional.

A logística está presente desde a comunicação até a entrega do produto ao cliente. De que forma uma logística estruturada e eficiente pode contribuir para o comércio exterior?
Rinaldi  O mercado internacional passou a ser visto como fornecedor e cliente da indústria e do comércio, porém, é muito volátil e sensível a oscilações, pois depende de fatores políticos, econômicos, sistemas cambiais, entre outros. A gestão eficiente do fluxo da informação, objetivando atingir a chamada “excelência logística” - isso vai desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final - aliada a uma boa logística internacional, poderá dar sustentabilidade à empresa para manter-se não apenas no mercado doméstico como também possibilitar que se tenha competitividade lá fora.

Qual é o perfil do expositor?
Rinaldi  Os quatro principais grupos que estarão expondo são de transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).

Haverá presença de estrangeiros na feira?
Rinaldi  Ainda são poucos os visitantes estrangeiros, mas registramos contatos da Argentina e Venezuela. Ficamos também surpresos ao receber, nas edições anteriores, empresários de Angola, que pesquisaram a feira pela internet e vieram especialmente para o evento em busca de soluções e parcerias na área do transporte. Não sabemos o desfecho, mas as negociações estavam avançadas com expositores da feira. Os demais visitantes são oriundos de todo o país, mas registramos o maior número de empresários e profissionais da região sul.

Como nasceu e consolidou-se a LOGISTIQUE?
Rinaldi  A LOGISTIQUE nasceu em 2008 e a primeira edição do evento ocorreu em junho de 2009. Foram registrados 90 expositores, nove mil visitantes e um volume superior a 35 milhões de reais em negócios. Devido a um ajuste de calendário e para não confrontar com o maior evento do setor no País (Fenatran), a feira foi reeditada em outubro de 2010, e contou com 110 expositores, 11 mil visitantes e um volume de negócios que ultrapassou os 75 milhões de reais. Para 2012, as estimativas são de 180 expositores, 15 mil visitantes e negócios da ordem de 120 milhões de reais.

Quais as inovações que a edição de 2012 traz?
Rinaldi  Destacamos alguns pontos que julgamos essenciais: o reposicionamento do evento, cujo foco será “Soluções logísticas para otimizar resultados”, o novo planejamento estratégico que ampliará os setores em exposição e visitação, aumentando a participação do segmento de Intralogística. Buscaremos também mídias de referência no país para prospecção e divulgação do evento e a formatação de grandes parcerias com entidades nacionais representativas do setor que possibilitarão o alcance desejado, bem como atrair novos e potenciais investidores para a feira.

A feira terá horário de funcionamento diferenciado?
Rinaldi  Pela característica de nossa região e a exemplo do que ocorre com outras feiras setoriais, a Logistique possui horário diferenciado para visitação. A abertura dos pavilhões será às 15 horas e o encerramento da visitação às 22 horas. A visitação é dirigida a profissionais e empresários do setor. É necessário efetuar credenciamento pelo site: www.logistique.com.br .


Postado por Matheus,
Horário: 02:01,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Horário de verão termina neste final de semana

No próximo domingo, quando os ponteiros dos relógios marcarem meia-noite, eles devem voltar para as 23h de sábado. A madrugada do final de semana marca o fim do horário de verão.
O horário de verão durou 133 dias nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia. A mudança sempre ocorre nos terceiros domingos de outubro - o horário vigente iniciou no dia 16 do mês - e de fevereiro, mas neste ano o Ministério de Minas e Energia atrasou o fim do ajuste devido ao feriadão de Carnaval.
O principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão é o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia. Além disso, com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.
De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, existem pesquisas que mostram a aprovação da população ao horário de verão, e a extinção da mudança não está nos planos do governo: 
— Pode até ser avaliado no futuro, mas em princípio sempre é um ganho. Se a sociedade inteira ganha com a aplicação do horário de verão, por que vou deixar de utilizar?
O governo federal ainda não tem um balanço da economia de energia proporcionada pelo horário de verão neste ano, mas a expectativa é que a mudança gere uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5%, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período.


Postado por Matheus,
Horário: 01:44,
Data: 25/02/12,
Fonte: Zero Hora.

Fundação Aury Luiz Bodanese atendeu 269 mil pessoas em quatro anos

“Qual o segredo para realizar mais de 1.600 ações em quatro anos? É o voluntariado, a maneira de liderar e o compromisso com a comunidade”. Desta forma, o presidente do Conselho Curador da Fundação Aury Luiz Bodanese, Neivor Canton, destacou a consolidação dos programas durante a solenidade festiva em comemoração aos quatro anos da instituição na última quinta-feira (23). O evento ocorreu na sede campestre da CDL Chapecó, contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas que prestigiaram a apresentação do balanço das ações desenvolvidas nos últimos quatro anos e a posse dos dirigentes e conselheiros para o quadriênio 2012/2016.
Integram o Conselho Curador o presidente Neivor Canton, a secretária Paula Daiane Bortoluzzi Klauck e os membros efetivos Marcos Antônio Bedin, Caciano Capello, Diane Regina Ditz Wanzuit, Viviane Cristina Pottker Padilha e Nelson Paulo Rossi. Os suplentes são Denise Fátima Brzozowski, Rodicler Cerezoli Bortoluzzi, Marinei A. Zuffo Antunes da Rocha e Antonio Wanzuit.
O Conselho Fiscal é composto por Jaqueline Schimit, Maria Elizabeth Mezzaroba e Luciana Simon; Celso Capellaro e Arley César Castagnera. Na Diretoria Executiva permanecem a presidente Isabel Cristina Trierveiler Machado, a diretora administrativa e financeiro Marli Kavalerski Merlo e a diretora operacional Sonara Bergamo Ramos.
No evento, a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado, apresentou os resultados dos programas sociais, culturais e ambientais desenvolvidos no período de 2008 a 2011. Também se pronunciou o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster.
Nos últimos quatro anos a Fundação atendeu 268.737 pessoas, em 1.613 ações dos programas ambientais, culturais e sociais. Os recursos da Fundação são provenientes da Coopercentral Aurora, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), cooperativas e outras instituições.
Na área ambiental foram atendidas 72.758 pessoas em 532 ações. Para 2012, o programa A Turminha da Reciclagem fará visitas em escolas e apresentará o desafio de responsabilidade social ou ambiental com premiações.
Os programas da área social mobilizaram 166.445 participantes através de 916 atividades. Neste ano, a inovação do programa Amigo Energia será o auxílio da kombi para contação de histórias. Além disso, os voluntários estarão ajudando nas ações comunitárias e nos casamentos comunitários. O programa Família é Tudo proporcionará capacitação de alunos de 7ª e 8ª séries de três escolas de Chapecó e 25 apresentações do teatro de bonecos, em parceria com o Sescoop (SC).
O programa Atitude Agora promoverá, em parceria com o Sescoop (SC), palestras de sensibilização sobre a inclusão da pessoa com deficiência, em Chapecó no dia 28 de agosto, no dia 29 em São Miguel do Oeste e no dia 30 em Cunha Porã. Além disso, está previsto o 2º Seminário da Pessoa com Deficiência, em agosto. Para 2012, a parceria Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos), Fundação e Instituto Guga Kuerten (IGK), será mantida para o 10º FAPS – Fundo de Apoio a Projetos Sociais que neste ano atenderá a região de Florianópolis e Tubarão. O FAPS é um programa do IGK que busca apoiar financeira e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina, que desenvolvam ações voltadas para integração da pessoa com deficiência. Neste ano o FAPS atenderá 25 instituições com investimento na ordem de R$ 434.632,44, recursos possíveis através da parceria do IGK, Aurora Alimentos, Banco do Brasil, Fundação Aury Luiz Bodanese, Galera Empreendimentos, Guga Kuerten Participações e Instituto Alcoa.
O programa Vivendo Saúde, em parceria com o Grupo de Apoio a Prevenção à AIDS (GAPA), promoverá o cinema da prevenção, em maio no período de 20 a 25, em junho de 11 a 15 e em julho capacitação para os professores. 
Os programas da área cultural envolveram 29.534 pessoas, através de 165 ações. Neste ano o programa Dança, em parceria com o Sesi, trabalhará o tema cooperação e promoverá a 5ª Mostra Cultural no dia 7 de dezembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O Centro de Memória Fundação Aury Luiz Bodanese inovará e oferecerá palestras em escolas, instituições e universidades com a temática “retratos de cooperação”.


Postado por Matheus,
Horário: 01:28,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

ACAV apoia novas normas de biosseguridade para avicultura

A integral implementação da instrução normativa 59, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece novas regras para a avicultura brasileira, tem apoio da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV). O prazo para entrar em vigor as novas exigências em relação a avicultura é dezembro de 2012, mas a Associação enfatiza que o setor avícola está passando por um período de muitas dificuldades e que o cumprimento dos prazos exigirá sacrifícios enormes por parte das empresas e dos produtores integrados.
“Há dificuldades pontuais para alguns produtores em algumas regiões e relacionados a determinados itens da norma. Como em qualquer processo de melhoria sempre haverá maior ou menor dificuldade para uma parcela dos envolvidos. Todavia, todos devem buscar cumprir com o prazo porque o benefício potencial gerado também chegará a todos”, relata o presidente da ACAV, Clever Pirola Ávila.
O dirigente lembra que o principal objetivo da IN 59 é que as granjas avícolas, especialmente as de aves de corte, sejam registradas no Ministério da Agricultura e estejam adequadas aos requisitos mínimos de biosseguridade.
A norma, basicamente engloba itens de estrutura e procedimentos que visam aumentar o nível de isolamento dos plantéis para mantê-los com o melhor status sanitário possível.
Ávila realça que a sanidade avícola é um patrimônio importantíssimo e inestimável e essa instrução normativa vem ao encontro aos objetivos de aumentar o grau de proteção dos plantéis avícolas. O cumprimento dessa normativa trará mais segurança à cadeia produtiva e contribuirá para a melhoria contínua do setor.
Apesar de criticada em algumas regiões do país, a ACAV aprova a IN como um todo, até porque participou das discussões com o Governo.
O presidente da ACAV realça que, através de programas de biossegurança, objetiva-se reduzir os riscos de infecções em uma população de aves, aumentar o controle sanitário dos plantéis, minimizar a contaminação do ecossistema e resguardar a saúde do consumidor. Para isso, torna-se necessário obedecer e implementar normas e procedimentos rígidos estatuídos pela IN 59.

BASE

Com a Instrução Normativa nº 59, o Ministério da Agricultura alterou, entre outros dispositivos, padrões métricos e prazos fixados na Instrução Normativa nº 56 (dezembro de 2007) e atendeu, com isso, a reivindicação da avicultura, que não encontrou tempo hábil e condições para atender algumas das exigências prescritas na IN de 2007.
A Instrução Normativa nº 56/07 estabeleceu procedimentos relativos ao registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas para reprodução e, pela primeira vez, estendeu as mesmas normas – com suas especificidades, conforme o segmento – aos estabelecimentos avícolas comerciais, ou seja, os produtores de frangos e de ovos.
Objetivando o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e, ainda, o Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, a Instrução Normativa nº 56 introduziu alguns procedimentos inéditos na avicultura, caso, principalmente, da obrigatoriedade de se telar (instalar telas) todo e qualquer tipo de galpão para aves com telas de medida específica. E uma das alterações introduzidas no novo documento diz respeito ao padrão dessas telas, a medida mínima da malha, estipulando novos prazos para sua instalação e/ou adequação. Restringe os estabelecimentos de recria de aves de postura ao alojamento próprio e ao trânsito no máximo estadual.


Postado por Matheus,
Horário: 01:00,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Entrega da Rais termina em março

O Sebrae/SC orienta às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que o prazo para a entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2011, termina no dia 09 de março. O portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está recebendo as declarações desde janeiro nos endereços http://portal.mte.gov.br/rais/ ou www.rais.gov.br.
A Rais é obrigatória para todos os estabelecimentos com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inclusive os empreendedores individuais (EIs).
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que mesmo os micro e pequenos empreendimentos que não contrataram empregados em 2011 precisam entregar o documento, nestes casos, a Rais Negativa.
No entanto, a Portaria nº 371 do Ministério do Trabalho, de fevereiro de 2011, isenta da entrega os Eis que não tem empregado. Essa medida atende reivindicação do Sebrae e de outros órgãos de apoio ao segmento.  
Os microempresários que não entregarem a declaração no prazo estabelecido pagarão multa a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso.
“Nossa orientação é que o microempreendedor procure o contador para sanar as dúvidas. O Sebrae também está à disposição”, enfatiza Parmeggiani.
Outras informações estão disponíveis no site www.sebrae-sc.com.br ou pelo telefone 49 3323 1902.


Postado por Matheus,
Horário: 00:42,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Os rumos da profissão contábil em discussão

Falar sobre os desafios, o mercado e as atividades que envolvem o dia a dia de um contador. Esse foi o objetivo da palestra que o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) Dalvair Anghében ministrou aos alunos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis, na última quinta-feira (23), na Unoesc Chapecó.
O dirigente também abordou o papel das entidades representativas da área contábil, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis de Santa Catarina (Sescons/SC), a Federação dos Contabilistas do Estado (Fecontesc) e os sindicatos regionais.
Anghében foi recebido pelo coordenador de administração da Unoesc Chapecó, professor Sergio Prates, também contador, que deu as boas-vindas aos novos estudantes e destacou o papel dos profissionais da contabilidade perante a sociedade. Segundo Prates, o curso é um dos que mais emprega profissionais no mercado. “Antes mesmo de concluírem a faculdade, muitos já atuam em escritórios e empresas”.
O palestrante é empresário, foi seis anos Conselheiro do CRCSC e eleito presidente do Sindicont Chapecó na última gestão. Com ampla experiência no setor, o dirigente apontou que para o profissional da contabilidade se destacar é preciso buscar atualização constantemente. “A cada 29 minutos, uma lei recebe alteração, seja nacional, estadual ou municipal. Se você sai de férias, tenha consciência que ao voltar deve passar por uma reciclagem”. Ou seja, o contador precisa se preparar e buscar novos conhecimentos a cada instante.
De acordo com Anghében, a profissão é uma das que oferece maior empregabilidade, pois todas as entidades econômicas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, dependem de um profissional da contabilidade. Às áreas de abrangência da profissão oferecem oportunidades como contador de empresas, analista financeiro, consultor, auditor, controller, perito contábil, planejador tributário, agente fiscal de renda, professor e pesquisador.
Ao profissional cabe o papel fundamental de orientar as organizações quanto às atividades contábeis, planejamento, supervisão e, também, é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis. Essas informações servirão para auxiliar na tomada de decisão das empresas.
“Para se destacar, o profissional deve ser pró-ativo, eficiente, criativo e desenvolver espírito de equipe e de liderança. As empresas buscam por pessoas que tenham potencial de mostrar soluções inovadoras e não que esperem alguém mostrar o que precisa ser feito”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:33,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Sinduscon conhece critérios da Caixa para avaliação dos empreendimentos

A diretoria do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) conheceu detalhadamente os critérios e as regras utilizadas pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para avaliação dos empreendimentos contratados na área da construção civil. A apresentação foi feita na sede da entidade sindical, na última semana, pelo gerente regional da construção civil, Dilso Maximino Deitos (superintendência), pelo engenheiro Felipe Santos Nunes e arquiteto André Renato Back (GIDUR Gerencia de Desenvolvimento Urbano e Rural), pelo gerente geral Carlos Antonio Tissiani e a gerente pessoa jurídica Rosa M. L. da Silva (gerência da agência Chapecó).
O presidente do Sinduscon/Oeste, Lenoir Antonio Broch, relata que a reunião foi fundamental para esclarecer dúvidas sobre as avaliações, além de conhecer melhor as regras da CAIXA e a legislação que norteia estes procedimentos no Brasil.
Maximino Deitos salienta que a reunião representou uma excelente oportunidade para que as entidades estreitassem sua parceria. “Afinal, as construtoras edificam e a CAIXA viabiliza as obras através de várias linhas de crédito que hoje detém mais de 70% do mercado de crédito imobiliário”.
Também foi destacada a parceria entre Sinduscon e CAIXA para a linha de crédito APORTE CAIXA. O convênio, firmado em março de 2011, proporciona taxa especial aos associados da entidade sindical. A iniciativa permite às empresas a captação de recursos através da alienação fiduciária de um bem imóvel residencial ou comercial em nome da pessoa física, com taxa diferenciada (1,48 % ao mês) e prazo de até 15 anos para pagar.


Postado por Matheus,
Horário: 00:21,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Comissão da Mercomóveis visita Alesc, Badesc e BRDE


A comissão organizadora da Mercomóveis 2012 visitou na última quinta-feira (23) a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o Badesc e o BRDE em Florianópolis. O objetivo foi divulgar o evento que acontecerá entre os dias 27 e 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).
Participaram da comitiva o presidente da Mercomóveis 2012, empresário Nivaldo Lazaron Junior, o vice José Derli Cerveira, o presidente da Associação e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc/Simovale), empresário Osni Verona, e o executivo Leonel Felipe Beckert.
Na Alesc, os dirigentes foram recebidos pelo presidente Gelson Merísio e entregaram o convite oficial à Casa Legislativa do Estado para que os deputados participem do lançamento da feira no dia 11 de maio, em Chapecó.
De acordo com Lazaron Junior, a visita ao Badesc e ao BRDE teve como propósito a busca de apoio para a realização do evento, que representa uma cadeia significativa para a economia do Estado. “A Mercomóveis expressa toda a força do setor madeireiro e moveleiro em Santa Catarina. Por isso, precisamos de apoio e incentivo para que esta feira continue crescendo e se superando a cada ano”.
A Mercomóveis é uma promoção da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). A 8ª edição, segundo o presidente da comissão organizadora, surpreenderá pelas inovações e será a NOVA melhor da série, considerando a superação de cada edição, quer seja em volume de negócios, número de expositores ou de visitantes.
O cuidado com o meio ambiente será um diferencial antes, durante e após o evento. Uma das inovações está voltada para a sustentabilidade com o lançamento da ação “ecoeficiência industrial”. A iniciativa consiste em disponibilizar espaço e motivar as empresas expositoras a apresentarem os cases voltados à preservação do meio ambiente. 
Também estão confirmados a 2ª Mostra de Máquinas Moveleiras e o 5° Salão Design. “A Mercomóveis criou um evento paralelo, o Salão Design, com a inscrição de projetos inovadores e com viabilidade produtiva, pois a maioria se tornou sucesso de vendas para as empresas que os desenvolveram”, ressalta Lazaron Junior.

MERCOMÓVEIS
        
Considerada a maior feira de móveis de Santa Catarina e uma das maiores do país, a Mercomóveis 2012 terá mais de 20 mil visitantes. Os negócios estão estimados em R$ 200 milhões. Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de nove mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), da FIESC e do Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó e do Sebrae/SC.



Postado por Matheus,
Horário: 00:11,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Audiência discute ampliação de vagas nas escolas da Região Sul da cidade

A vereadora Angela Vitória se reuniu com a Promotora de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó, Dr.Vânia Cella Piazza e representante da Secretaria Municipal de Educação para discutir a respeito da demanda de vagas nas escolas próximas ao Loteamento Expoente. A audiência é um encaminhamento da Reunião de Trabalho realizada na Região Sul da cidade, em agosto do ano passado, que apontou para uma necessidade de aumento no número de vagas para estudantes do loteamento.
A Secretaria de Educação realizou um levantamento para identificar o real número da demanda e afirma que a oferta de vagas é superior que a procura. De acordo com a secretaria são 313 crianças do Loteamento Expoente, matriculadas para o ano letivo de 2012. Para atender esse número foram criadas novas turmas nas Escolas Municipais Padre José Anchieta, Realeza e Centro de Educação Infantil Peteca.
Para a vereadora Angela, a falta de segurança no trajeto das crianças do Expoente até a escola onde as vagas são oferecidas é um fator que gera desistências e aumenta o número de crianças fora da escola. “O deslocamento dos estudantes até a escola é um problema devido à falta de segurança na rua e muitas famílias que não conseguem acompanhar os filhos até a escola. Uma saída de emergência seria o aluguel de uma sala no próprio loteamento, o que facilitaria o acesso, principalmente das crianças do berçário e maternal”, argumenta Angela.
Outro ponto que preocupa a vereadora é que em agosto desse ano o Loteamento Monte Castelo deve receber 472 famílias, o que resultaria na necessidade de mais infraestrutura de ensino. A medida anunciada pela Secretaria Municipal para atender os novos moradores é a reforma e ampliação da escola Tereza Baldissera. A promotora solicitou que a Secretaria de Educação realize um levantamento para avaliar o impacto dessa demanda no segundo semestre letivo do ano.


Postado por Matheus,
Horário: 23:52,
Data: 24/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Vereadora Angela.

Marcio propõe Moção de Repúdio a CASAN

O Vereador Marcio Sander mostrou-se indignado na Sessão de ontem (23) com a CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, em função da qualidade da água que está sendo oferecida aos chapecoenses. Propôs Moção de repúdio a empresa de quem quer providências. Ele tem recebido manifestações da população a respeito e também várias amostras da água que chega a algumas casas. Entende que a empresa deve tomar providências, melhorando os serviços que são oferecidos, pois o problema está indignando a população.
O vereador reclama que à água tem chegado a centenas de residências com qualidade duvidosa em função da sua coloração. Ele não aceita a informação da CASAN de que a água pode ser consumida, pois o cheiro que apresenta é ruim. “A CASAN tem que melhorar a qualidade da água e fazer com que ela chegue a todas as casas. Além disso, o desabastecimento também tem gerado muitas reclamações”, concluiu.


Postado por Matheus,
Horário: 23:40,
Data: 24/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Vereador “Gringo” reúne-se com representantes do DNIT

Na manhã desta sexta-feira, o vereador Ivaldo Pizzinatto “Gringo”, esteve em reunião com representantes do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Entre os assuntos tratados, o vereador manifestou preocupação com os riscos de acidentes na Sede Figueira (BR 282). Alem do intenso trânsito de veículos, há também o abuso da velocidade e ultrapassagens em locais proibidos. “Seguidamente visito aquela Comunidade, que clama por medidas de segurança. São pedestres e veículos da localidade que circulam e têm que atravessar a rodovia, enfrentando diariamente estes riscos”. O Diretor e sócio proprietário dos Postos Samuara - Trevo de Chapecó e Sede Figueira - Rosalvo Reolon, também presente na reunião, reafirmou a necessidade de medidas urgentes.
O Supervisor da Unidade Local de Chapecó - DNIT, José Eleutério de Araújo, juntamente com o representante da área técnica Gilmar Roque Nardi, sensíveis ao problema, comprometeram-se em colocar tachões para evitar as ultrapassagens e placas de advertência para a redução de velocidade.
O vereador “Gringo”, disse que também busca soluções para um tráfego mais seguro na região do Goio-En e saiu satisfeito com a receptividade do DNIT e as medidas que vão ser tomadas na Sede Figueira. “São ações paliativas, mas que logo darão mais segurança à população. A instalação de lombadas eletrônicas demanda estudo e um tempo maior. Neste sentido, vamos articular junto à comunidade e apresentaremos indicação na Câmara de Vereadores em busca de mais uma conquista para a segurança da nossa população”, concluiu o vereador.


Postado por Matheus,
Horário: 23:22,
Data: 24/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Vereador Ivaldo Pizzinatto.

Peliciolli anuncia melhorias na Attílio Fontana e presença da Justiça Eleitoral na EFAPI

O Vereador Dalmir Peliciolli anunciou a instalação descentralizada da Justiça Eleitoral por um dia no Bairro Efapi e a autorização do executivo para início das obras de melhorias na Avenida Attílio Fontana, serviços que vem sendo tratados com a Associação Comercial e Industrial (ACIC) e empresários locais há cerca de dois anos.
Ainda na condição de superintendente da EFAPI, Peliciolli havia solicitado à Justiça Eleitoral a descentralização dos serviços para o Bairro. Ontem, dia 23, recebeu a informação que a JE se deslocará para a superintendência no dia 24 de Março, atendendo das 08h às 17h, para realizar transferência de títulos, de domicílio eleitoral e regularizando a situação daqueles que deixaram de votar em eleições passadas. “Vai facilitar para pessoas que não podem se deslocar até o centro em dias de semana”, justificou o vereador.
Dalmir Peliciolli recebeu a informação do executivo de que as obras de melhorias na Avenida Attílio Fontana vão começar nos próximos dias. As melhorias compreendem mais uma via de acesso ao portão da Unochapecó, abertura de nova rua para acesso ao Bairro Colatto e construção de rotatórias. Também será construída a mureta central em toda a extensão.


Postado por Matheus,
Horário: 22:59,
Data: 24/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Valmor Scolari propõe Fisioterapia Domiciliar em Chapecó

Com a intenção de possibilitar atendimento em domicílio para pessoas com dificuldade de se locomover a um posto de saúde, o vereador Valmor Scolari (PSD) apresentou indicação durante sessão na Câmara de Vereadores de Chapecó para implantar um programa de Fisioterapia Domiciliar. Em Itajaí, por exemplo, este projeto já é realidade e tem apresentado bons resultados.
O vereador acredita que para o programa se tornar viável, é necessário que seja formada uma comissão com representantes do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, SAST – Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador e outros programas da secretaria municipal de Saúde.
O atendimento de fisioterapia domiciliar proporciona vários benefícios, tais como: maior comodidade, melhor afinidade e contato com o fisioterapeuta, que terá a oportunidade de observar as dificuldades e as necessidades do paciente em atividades da vida diária e sua rápida recuperação. “Diversas patologias poderiam ser tratadas em casa, como vítimas de AVC por exemplo. Isso vai proporcionar ao paciente melhor qualidade de vida de acordo com suas limitações funcionais”, finaliza Scolari.


Postado por Matheus,
Horário: 22:39,
Data: 24/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Vereador Valmor Scolari.

Estado libera R$ 6 milhões para atender os municípios atingidos pela estiagem

Terra seca, produção comprometida, animais morrendo com a falta de alimentos e famílias sem ter água potável para o consumo próprio são reflexos da estiagem que assola 96 municípios que decretaram Situação de Emergência em Santa Catarina. A seca afeta diretamente 595 mil pessoas e contabiliza aproximadamente R$ 600 milhões em perdas de produção agrícola. Para amenizar e combater os efeitos da estiagem no Oeste do Estado, o governador Raimundo Colombo anunciou, nesta sexta-feira (24), em Chapecó, o repasse de recursos financeiros, no valor total de R$ 6 milhões, para as prefeituras em forma de convênios e para a distribuição de sementes de milho aos agricultores. 
A finalidade é a contratação de serviços de transporte de água, apoio a produção de silagem e abertura de poços e bebedouros. E também, para que nenhum agricultor fique sem apoio do Governo do Estado, a distribuição de sementes de milho para 16 mil famílias atingidas pela estiagem, para o plantio da próxima safra, totaliza 35 mil sacos de 20 kg, para os que não foram atendidos pelo crédito rural ou seguro agrícola.
Raimundo Colombo ressaltou que a prioridade do Governo, neste momento, é resolver o problema das estiagens, que se tornaram frequentes nos últimos 10 anos, com sistemas de captação e armazenagem de água para viabilizar safras sem contratempos e com ainda mais qualidade. “Os prejuízos sociais e econômicos vistos nessas regiões afetadas exigem ações imediatas. Os produtores não vão ficar desamparados, por isso estamos unindo forças para atender a todos”, admitiu.
O governador destacou que é importante que os produtores acionem o programa Juro Zero Agricultura, investindo em cisternas para o armazenamento de água, para que o agricultor não sofra novamente com a estiagem.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salientou que o Governo e a Secretaria estão trabalhando para auxiliar os agricultores que foram atingidos. “Esses recursos liberados hoje representam um alívio para as prefeituras que estão tendo elevados custos para socorrer os agricultores com transporte emergencial de água”, disse, acrescentando que as sementes que serão disponibilizadas representam um estímulo para voltar à normalidade da produção agrícola.
Rodrigues também lembrou que, por meio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Santa Catarina - Fetaesc, serão distribuídas sementes de azevem e aveia beneficiando 20 mil famílias rurais da região Oeste. “A medida é de caráter emergencial e não descarta ações que deverão ser tomadas a longo prazo”, observou. O secretário explicou que cada agricultor receberá um saco de 25 kg de azevem e dois sacos de 40 kg de aveia. “Com esse kit, os agricultores poderão plantar o milho na próxima safra e usar o azevem e a aveia para as pastagens de inverno, atendendo os produtores de leite, como aos agricultores familiares atingidos pela estiagem”, disse. 
Na ocasião, o diretor de prevenção da Defesa Civil, Emerson Emerim, informou que, após apresentar o Plano de Trabalho ao Ministério da Integração Nacional, a Secretaria de Estado da Defesa Civil aguarda o repasse do recurso, no valor de R$ 3 milhões, para a compra de 400 tanques de cinco mil litros; 1.000 tanques de 10 mil litros; 20 mil peças de Clorín (purificador de água) e 200 mil vasilhames de cinco litros de água mineral. Os produtos serão destinados aos municípios em Situação de Emergência por estiagem, para atendimento das famílias atingidas.
Acompanharam o ato o secretário regional de Chapecó, Eldimar Jagnow; presidente da Epagri, Luiz Hessmann; deputado federal Celso Maldaner; deputados estaduais Mauro de Nadal, Marcos Vieira, Dirceu Dresch e Maurício Sckuderlarc; além dos prefeitos dos municípios em Situação de Emergência, dos secretários de Desenvolvimento Regional da região Oeste e lideranças locais.



Postado por Matheus,
Horário: 22:26,
Data: 24/02/12,
Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação.

Caso Marcelino Chiarello

Conforme informação divulgada no blog de Moacir Pereira na manhã desta sexta-feira (24), dois fatos novos relacionados com a morte do vereador Marcelino Chiarello, em Chapecó, foram divulgados. 
O primeiro, revelado pelo secretário César Grubba, informando que o delegado Moretto, que preside o inquérito policial, requereu a suspensão do segredo de justiça.
O segundo, do diretor do Instituto Geral de Perícias, Rodrigo Tasso, de que o delegado Moretto pediu uma comissão de médicos legistas para avaliar o laudo assinado pelo médico legista de Chapecó, Antônio De Marco.
                        

Postado por Matheus,
Horário: 22:12,
Data: 24/02/12,
Fonte: Alô Notícias.