Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os rumos da profissão contábil em discussão

Falar sobre os desafios, o mercado e as atividades que envolvem o dia a dia de um contador. Esse foi o objetivo da palestra que o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) Dalvair Anghében ministrou aos alunos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis, na última quinta-feira (23), na Unoesc Chapecó.
O dirigente também abordou o papel das entidades representativas da área contábil, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis de Santa Catarina (Sescons/SC), a Federação dos Contabilistas do Estado (Fecontesc) e os sindicatos regionais.
Anghében foi recebido pelo coordenador de administração da Unoesc Chapecó, professor Sergio Prates, também contador, que deu as boas-vindas aos novos estudantes e destacou o papel dos profissionais da contabilidade perante a sociedade. Segundo Prates, o curso é um dos que mais emprega profissionais no mercado. “Antes mesmo de concluírem a faculdade, muitos já atuam em escritórios e empresas”.
O palestrante é empresário, foi seis anos Conselheiro do CRCSC e eleito presidente do Sindicont Chapecó na última gestão. Com ampla experiência no setor, o dirigente apontou que para o profissional da contabilidade se destacar é preciso buscar atualização constantemente. “A cada 29 minutos, uma lei recebe alteração, seja nacional, estadual ou municipal. Se você sai de férias, tenha consciência que ao voltar deve passar por uma reciclagem”. Ou seja, o contador precisa se preparar e buscar novos conhecimentos a cada instante.
De acordo com Anghében, a profissão é uma das que oferece maior empregabilidade, pois todas as entidades econômicas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, dependem de um profissional da contabilidade. Às áreas de abrangência da profissão oferecem oportunidades como contador de empresas, analista financeiro, consultor, auditor, controller, perito contábil, planejador tributário, agente fiscal de renda, professor e pesquisador.
Ao profissional cabe o papel fundamental de orientar as organizações quanto às atividades contábeis, planejamento, supervisão e, também, é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis. Essas informações servirão para auxiliar na tomada de decisão das empresas.
“Para se destacar, o profissional deve ser pró-ativo, eficiente, criativo e desenvolver espírito de equipe e de liderança. As empresas buscam por pessoas que tenham potencial de mostrar soluções inovadoras e não que esperem alguém mostrar o que precisa ser feito”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:33,
Data: 25/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: