Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

domingo, 4 de março de 2012

Gol continua operando no Aeroporto de Chapecó

Três companhias aéreas continuam operando normalmente no Aeroporto de Chapecó. A Gol, que possui aviões com mais de 72 lugares, disponibilizou uma aeronave terceirizada para realizar a rota até Florianópolis. As linhas saem diariamente às 15h e às 18h, e de segunda a sábado, a partir das 5h30. O primeiro voo saiu no sábado à tarde, dia 03, às 15h. 


O modelo Embraer ERJ-145, que foi locado pela companhia, tem 50 lugares e pertence à empresa Passaredo. As aeronaves da Trip e da NHT podem operar sem nenhum tipo de restrição. A Avianca ainda estuda medidas. Segundo a Anac, o motivo da limitação é a degradação da pista. Uma nova visita de representantes da agência será realizada nesta semana.
O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, disse que o município encaminhou o Plano Operacional de Obras e Serviços, para recuperação da pista, que deve ser apreciado pela Anac. As obras devem iniciar após a aprovação, com prazo de conclusão de 45 a 60 dias. O custo é de R$ 11 milhões e a empresa vencedora é a Planaterra.


Postado por Matheus,
Horário: 17:00,
Data: 04/03/12.

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Sábado e Domingo, 3 e 4 de Março de 2012.


“Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso”
Confúcio (Filósofo e Teórico Político Chinês – 551 AC – 479 AC – viveu 72 anos)

P3 na HISTÓRIA
3 de Março

1956 - A França reconhece a independência de Marrocos.
1969 - A NASA lança a Apollo 9 para testar o módulo Lunar, durante o projeto Apollo.
1974 - Um avião comercial das linhas aéreas turcas despenha-se numa floresta perto de Paris (França), provocando a morte de 345 pessoas que seguiam a bordo.
1985 - Termina a greve dos mineiros britânicos, que se prolongava há 356 dias.
1988 - O Partido Liberal e o Partido Social Democrata fundem-se na terceira maior força política da Grã-Bretanha, o partido Social e Liberal Democrata (SLDP).
1996 - O partido popular, de José Maria Aznar, vence as eleições legislativas em Espanha.
2001 - Na cidade de Sirte, na Líbia, nasce a União Africana, que, entretanto, precisa da ratificação do tratado que a institui pelo menos 36 Estados.

Fonte Efemérides.
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

Novo INSTRUMENTO LEGAL protegerá o CIDADÃO

Interessante projeto em tramita­ção na Câmara institui a ação de le­galidade de conduta e de inexis­tência de desrespeito à lei – uma espécie de atestado de boa cidadania.
O Projeto de Lei 2306/11 prevê que esse novo tipo de ação judicial pode­rá ser proposto por qualquer pessoa, física ou jurídica, sobre a qual pese indício ou suspeita de violação da lei, ou sobre a qual autoridade pública ou qualquer outra pessoa tenha fei­to questionamento ou levantado dú­vida sobre a licitude da sua conduta.
De acordo com a proposta, serão réus na ação todas as pessoas jurídicas e ór­gãos de direito público que tenham por atribuição apurar, perseguir e reprimir a conduta ou o fato alegadamente ilí­cito, e aqueles que alegarem ter sido vítimas do ato praticado pelo autor.
É uma providência que qualquer ci­dadão poderá tomar perante o Judiciá­rio para comprovar que o seu compor­tamento é correto, em face, às vezes, de noticiário dos veículos de comuni­cação, ou de informações falsas que venham a se desenvolver dentro dos meios sociais de que ele participa.
A motivação originária do projeto é que cidadãos sérios e justos vêm sendo vítimas de acusações inteiramente infundadas.
Por meio da ação, qualquer um pode pedir à Justiça que as dúvidas contra a licitude de sua conduta venham a ser apuradas por meio de um procedimen­to judicial que conclua que o fato é ple­namente improcedente e que inexiste a ocorrência de determinadas situações.
A promoção da ação é prevista nos âmbitos civil, criminal e administrativo, para dar à pessoa interessada o direi­to de publicamente demonstrar a sua licitude e a correção de sua conduta.
Ocorrendo suspeitas ou procedi­mentos contra uma pessoa, ela po­derá antecipar-se e propor a ação.
Portanto, a vida moderna faz com que pessoas sérias e dignas sofram o ris­co de ação penal ou mesmo de punição administrativa ou procedimento para perda de direitos na área civil, daí a necessidade do novo instrumento legal.     
O projeto será examinado apenas pela Comissão de Constituição e Jus­tiça e de Cidadania, pois está su­jeito apenas à análise conclusiva.
É isso, nesse aspecto, a vida em sociedade, especialmente pelas in­formações em abundância a que estamos expostos, exige adequa­ções legislativas!

TIRIRICA (PR) candidato a prefeito de São Paulo

Falando em incautos, parece que o palhaço-deputado, o mais votado do Brasil em 2010, será candidato neste ano na Capital paulista. Já pensou se o homem tiver o mesmo desempenho de dois anos atrás? De qualquer forma, os seus votos (certamente de protesto outra vez, mas não para ganhar a eleição), serão decisivos no se­gundo turno da eleição para apoiar um dos dois finalis­tas. Mesmo assim, como São Paulo é São Paulo, tudo é possível. Daí o circo estará armado...!

DEMANDA e oferta de VOOS DOMÉSTICOS bate recorde no Brasil

Os índices da demanda e oferta do transporte aéreo doméstico atingiram em janeiro último o maior registro desde 2000. A participação das companhias aéreas de menor porte também aumentou nesse período. Olha, esse é o sintoma do estágio interno em que se encontra nosso país, indiscutivelmente, constituindo-se os aeroportos a porta de entrada de negócios, empreendimentos, da educação e cultura, enfim, de todo o desenvolvimento de uma cidade e região. Em Chapecó será essencial a participação público-privada através da concessão dos serviços para as melhorias exigidas constantemente no aeroporto municipal, como estamos observando neste momento no episódio da ANAC, que atenta para a segurança, exige condições adequadas sem rodeios ou perda de tempo.

AZUL Linhas Aéreas adiou a chegada

Pois é, além da ANAC ter interditado nosso aeroporto, colocando o ‘bode na sala’, a empresa aérea AZUL, que iniciaria no final de fevereiro seus voos, também deve­rá chegar aqui somente em maio, ou mais adiante (até 2013?), pois faltam alguns equipamentos para abrigar mais uma empresa aérea em nosso aeroporto. E a TAM (atual LATAM), que está em vias de implementar seus voos, também estaria impossibilitada pela mesma ra­zão. Por essas e outras, é necessário implementar ime­diatamente parceria público-privada para concessão do aeródromo, que é nossa principal porta de entrada. Do contrário, ficaremos nesse puxa e empurra interminá­vel, prejudicando inegavelmente nosso desenvolvimen­to. Ah, os infernais burocratas... Portanto, mais ação pessoal, ou ficaremos apenas ‘apagando incêndios’ quando o problema se instala?!

IMPRENSA LIVRE e os expurgos de MINISTROS (1)

Olha, não fora a imprensa livre, com seu jornalis­mo investigativo e vigilante, denunciando irregula­ridades, os tais oito ministros (sete por suspeitas de falcatruas e um deles por ter ‘língua solta’), que caíram no primeiro ano do governo federal, esta­riam lá firmes e fortes, implementando sua ‘política’, mais em favor de seus próprios interesses do que os do povo. Por isso, no governo Lula, havia aquela ob­sessão para ‘enquadrar a imprensa’, na tentativa de amordaçá-la através de legislação opressiva fomenta­da dentro dos porões esquerdistas tardios de Brasília. Parece que no governo Dilma os ânimos arrefeceram.

IMPRENSA LIVRE e os expurgos de MINISTROS (2)

Aliás, nas ditaduras de todos os matizes ideológicos era corriqueiro o amordaçamento e prisões de quem falasse a verdade do governo, como fizeram aos milhares o nazista Adolf Hitler na Alemanha e o fascista Benito Mussolini na Itália, ditadores da primeira metade do século passado, que perderam a 2ª guerra mundial, e que ainda faz Cuba. Sem falar do regime comunista da ex-União Soviética, desmantelado no final da década de 1980. Felizmente, aqui no Brasil não conseguiram impor cabresto. E assim, a imprensa livre e responsável segue divulgando os fatos à população, criticando e elogiando, contribuindo decisivamente para a consolidação das instituições dentro de um estado Democrático de Direito.

TERCEIRA VIA eleitoral em Chapecó: só ingênuos acreditam

A eleição à prefeitura de nossa cidade em 2012 será plebiscitária, isto é, o eleitor votará a favor ou contra a atual administração, nada mais... A piada de cafezinho foi boa, instigou alguns incautos. O pior é que outros, que se dizem entendidos de política, comentam com seriedade e acreditam que alguém (dos ‘PIBs’ da cidade) poderia ‘pagar a conta’. De fato, isso só repercute porque os ânimos em anos eleitorais facilitam. Quem conhece política por dentro, especialmente a de nossa cidade, sabe que a construção de candidaturas impõe muito sacrifício e estratégia. O arco de aliança do prefeito Caramori está consolidado há muito tempo e só o PT será o adversário. Nada cai do céu de uma hora para outra. Bobagem...!


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 15:47,
Data: 04/03/12.