Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Nova diretoria do Secovi/Oeste quer desenvolvimento planejado e sustentável

A solenidade festiva de posse da nova diretoria do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste) está marcada para quarta-feira (11) de abril, a partir das 19h30, no salão nobre do Lang Palace Hotel. Porém, as metas de trabalho estão definidas e servem como base de atuação para a gestão 2012/2013 desde o dia 1º de janeiro deste ano.
O novo presidente é o empresário Altir Paludo. Natural de Xavantina (SC) é casado com Márcia Regina Cella Paludo. Possui graduação em Gestão de Negócios Imobiliários pela Unochapecó e atua no mercado imobiliário há 15 anos. Integrou a gestão 2010/2011 do Secovi/Oeste como diretor de finanças. É sócio-proprietário da Mapa Imóveis, empresa de compra e venda de imóveis desde 2007.
A prioridade do Sindicato será promover a sétima edição do Salão do Imóvel, prevista para o período de 15 a 17 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. “Também pretendemos contribuir com o poder público municipal, sugerindo alternativas para o desenvolvimento do município de maneira planejada e sustentável”, observa Paludo.
O Secovi/Oeste promoverá cursos e palestras voltados ao aperfeiçoamento e capacitação profissional. Segundo Paludo, também haverá a continuidade dos projetos de inclusão do Sindicato no portal nacional que permitirá aos associados divulgar seus imóveis pela internet para todo o Brasil e a criação de um banco de dados em parceria entre os Secovi’s e a Fecomércio.
O dirigente antecipa que a intenção da nova diretoria é interagir com toda a região de abrangência, que compõe 91 municípios, buscando novos associados e o fortalecimento da classe.

NOVA DIRETORIA

Estão à frente da nova gestão o presidente Altir Paludo; vice-presidente Ademir Roque Sander; 1° tesoureiro Paulo Lindermann; 2° tesoureiro Carlos Eduardo Antonio Chemin; 1ª secretária Vanderléia Maestri Martinelli e 2° secretário Rivelino da Silva.
Integram o Conselho Fiscal Titular: Armelindo Carraro, Paulo Jorge Lise e Neli Gotardi. Os suplentes são Rivelino da Silva, Vanderléia Maestri Martinelli e Sadi Luiz Pasini. Os diretores são: de parcelamento do solo Valdir Baldin, de vendas Paulo Benites e de eventos Sadi Pasini.


Postado por Matheus,
Horário: 01:13,
Data: 06/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Curso gratuito forma profissionais para os canteiros de obras

Em 2011 o setor da construção civil no país registrou um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior, segundo a Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC). “A tendência continua sendo de desenvolvimento”, realça o presidente do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), Lenoir Antonio Broch, ao destacar que o oeste catarinense acompanha o desenvolvimento nacional e é “cenário” de um grande canteiro de obras. 
Com o objetivo de otimizar o processo construtivo conforme a evolução do mercado e, com isso, suprir a falta de mão de obra na construção civil em Chapecó e região, o Sinduscon e o Senai Chapecó oferecem de forma gratuita, através da nova Escola da Construção Civil, o curso Aprendizagem Industrial Oficial de Edificações.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Senai em Chapecó.
O presidente do Sinduscon, Lenoir Antonio Broch, explica que o curso atenderá profissionais de até 23 anos, tanto homens quanto mulheres, que tenham a 7ª série do ensino fundamental completa, estejam cursando ou tenham certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência, que também podem concorrer às vagas.
As aulas serão ministradas no período da manhã ou à tarde. São oferecidas 35 vagas, abertas também para mulheres. Os futuros oficiais de edificação receberão o piso da categoria, embora estejam em fase de aprendizado. Terão atividade profissional garantida com possibilidade de promoções e remuneração compatível com nível de qualificação proporcionado pelo curso. A carga horária é de 800 horas/aula (400 horas/aula no Senai e 400 na empresa).
O curso de aprendizagem industrial de oficial de edificações visa formar profissionais para executar, auxiliar e acompanhar as diversas fases da construção predial de acordo com padrões produtivos, buscando a qualidade e produtividade. “A atividade conta com a supervisão de um especialista, em conformidade com as normas legais, de saúde, segurança e preservação ambiental”, enfatiza o presidente.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 3321 7300 (Senai) ou (49) 3322 5958 (Sinduscon)


Postado por Matheus,
Horário: 00:44,
Data: 06/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Campeã mundial de oratória pela 2a vez na Unimed Chapecó

A facilitadora, palestrante, apresentadora de TV e campeã mundial de oratória pela JCI, Lena Souza, esteve pela segunda vez na Unimed Chapecó para ministrar o curso “Técnicas de apresentação e oratória” aos colaboradores. A capacitação, realizada na última semana, teve por objetivo transmitir técnicas para preparação de apresentações atrativas e eficazes, superar limites e adversidades, controle da ansiedade, divulgar trabalhos ou projetos, aumentar o poder de influência, conquistar o respeito de superiores e desenvolver autoconfiança.
As formas adequadas de abordagem, uso da emoção, uso correto da voz, do microfone, linguagem corporal e técnicas de improviso foram alguns dos pontos fortes destacados no curso. Também foi abordada a importância do autoconhecimento e de experimentar novas experiências, além da aplicação de dinâmicas de integração entre os participantes e técnicas de apresentação com filmagem, entre outras. “O poder de síntese é fundamental na comunicação. As ideias apresentadas de forma resumida rendem mais do que grandes discursos”, orientou a palestrante.
A instrutora entrou para a JCI em 2004 na cidade de Joinville e decidiu participar dos cursos e competições de oratória, visando perder a timidez. O talento da palestrante foi conhecido quando venceu o concurso mundial de Oratória da JCI, realizado na Áustria, onde concorreu com candidatos de diversos países.
Lena graduou-se no curso oficial de formação de facilitadores da JCI em 2004 e, desde então, ministra cursos em universidades, instituições parceiras como o Senac e unidades da JCI em todo o país. Além da capacitação, também faz cerimoniais em eventos e atua como apresentadora de televisão no programa tradicionalista Chão Farrapo.
A palestrante é proprietária da Empresa Lena Souza Treinamentos e Eventos Ltda, consultora e facilitadora trainer formada pela JCI Brasil, mestre de cerimônias e coach em comunicação. Possui formação Practitioner em programação neurolinguística, é professora da Sociesc – FGV / USP Pecege/Univille/PUC-SC, comunicadora/radialista profissional, co-autora do Livro Ser Mais e mestre de cerimônias em conferências e congressos. É instrutora do projeto Oratória nas Escolas da JCI com abrangência nacional e é diretora de protocolos da JCI Brasil.


Postado por Matheus,
Horário: 00:17,
Data: 06/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

HRO apresenta proposta de ampliação a lideranças políticas

Contemplar novas áreas em que o Hospital Regional do Oeste ainda não é referencia é a intenção do projeto. O objetivo da adequação do espaço é aumentar a qualidade e quantidade de atendimentos, com vários serviços de alta complexidade hoje inexistentes.
Na manhã da terça-feira, dia 03, a direção e o conselho do hospital se reuniram com a Vereadora Angela Vitória, Deputado Federal Pedro Uczai, a Deputada Estadual Luciane Carminatti, e o Ex-deputado Claudio Vignatti, para apresentar o pré-projeto da obra, para a Secretária Executiva do Ministério do Planejamento do Governo Dilma, Eva Maria Dalchiavon, que visita o oeste catarinense.
Conforme o Presidente da Diretoria Executiva do Hospital Regional do Oeste Severino Teixeira da Silva Filho, há três anos a direção da instituição discute o pré-projeto. Atualmente o HRO apresenta 92% de ocupação e é referencia no atendimento de um milhão e trezentas mil pessoas da região. 
De acordo com o pré-projeto de ampliação a estrutura contará com mais sete mil metros. A planta de extensão de projeto contempla áreas da oncologia, UTI pediátrica, sala de recuperação, espaço cirúrgico, hemodinâmica e de espaço para universidades.
Para a Secretária do Ministério do Planejamento, Eva Maria, é necessário ampliar espaços de saúde pública e uma forma de garantir o investimento é transformar o Hospital em Hospital Escola. Eva Maria colocou-se a disposição para auxiliar na articulação dos recursos após tomar conhecimento das demandas e elogiou o trabalho do Hospital e das lideranças que estão buscando qualidade de vida para a população.


Postado por Matheus,
Horário: 23:50,
Data: 05/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Vereadora Angela Vitória.

Definidos os valores dos ingressos para os jogos contra Ibirama e Cruzeiro

A Diretoria da Associação Chapecoense de Futebol definiu, na noite da última terça-feira, os valores dos ingressos para os jogos contra o Atlético de Ibirama, válido pelo Campeonato Catarinense, e Cruzeiro, válido pela Copa do Brasil.
Para o jogo do próximo domingo, no qual mulheres, aposentados, menores de 8 a 12 anos e estudantes pagam meio ingresso, os valores serão os seguintes:

- Geral: 30 reais;
- Cobertas: 40 reais;
- Cadeiras: 60 reais.

Para o jogo contra o Cruzeiro, na próxima quarta, dia 11, a Diretoria da ACF definiu os seguintes valores:

- Geral: 60 reais;
- Cobertas: 80 reais;
- Cadeiras: 120 reais;
- Aposentados, menores de 8 a 12 anos e estudantes pagam meio ingresso.

Considerando o número de jogos que a Chapecoense terá até o final do Campeonato Catarinense, a Diretoria também deliberou que novos sócios, assim considerados aqueles que passarem a fazer parte do quadro social a partir do dia 4 de abril, deverão, para garantir o acesso ao estádio, pagar, antecipadamente, três mensalidades.
Tal medida foi tomada a fim de evitar fato já ocorrido em outros anos, quando algumas pessoas associaram-se ao clube apenas como forma de evitar o pagamento dos ingressos, deixando de pagar a mensalidade logo após a final do campeonato. "Temos a compreensão de que se trata de uma medida extrema em relação a novos sócios, mas que, infelizmente, teve de ser tomada, como forma de evitar os espertalhões que, aproveitando outros bons momentos da equipe, fizeram suas carteiras apenas para um ou dois jogos", explicou o Presidente da ACF, Sandro Pallaoro. Segundo o dirigente, imediatamente após o final do Campeonato Catarinense, a forma de associar-se ao clube voltará à normalidade.
Os ingressos para o jogo contra o Atlético de Ibirama começaram a ser vendidos nesta quinta feira, e estão disponíveis nos seguintes locais: Palácio dos Esportes, Maidana Esportes, Posto de Marco e Sensação do Mate do Shopping Pátio Chapecó. Para o jogo contra o Cruzeiro, a venda começará na segunda feira, com os ingressos estando disponíveis nas lojas Schumann de toda a região, além dos pontos tradicionais de venda.


Postado por Matheus,
Horário: 23:36,
Data: 05/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Saúde capacita profissionais

Profissionais da área de saúde participam em Chapecó de uma capacitação, que está sendo ministrada no Centro de Saúde do Trabalhador, no bairro Seminário. A capacitação é realizada pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Saúde, com apoio institucional do Conselho dos Secretários Municipais e Estaduais de Saúde (COSEMS/SC).
Na primeira etapa, a capacitação envolveu os coordenadores das equipes de saúde da família do município, atingindo aproximadamente 40 profissionais. Na próxima semana os participantes serão dentistas e médicos que atuam em Chapecó.
De acordo com a Gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Leocádia Ramos Pezzini, a capacitação tem como objetivo capacitar as equipes para a implantação do PMAQ, que é o programa de melhoria e acesso na qualidade do atendimento básico de saúde.



Postado por Matheus,
Horário: 23:07,
Data: 05/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Temporal causa prejuízos em Chapecó

Um temporal passou por Chapecó nesta quinta-feira. O vento, que chegou a 86 km/h, destelhou cerca de 400 casas e derrubou árvores e outdoors. Os bombeiros atenderam cerca de 120 ligações. Além disso, a Defesa Civil forneceu oito mil metros de lona para os moradores. Outras cidades da região também foram atingidas.


Postado por Matheus,
Horário: 20:35,
Data: 05/04/12,
Foto: Sirli Freitas / Agência RBS.

Prefeitura entrega kit da Patrulha Agrícola Mecanizada

A Prefeitura de Chapecó entregou um kit da Patrulha Agrícola Mecanizada para os moradores do Assentamento Dom José Gomes, interior do município. Os equipamentos vão ser utilizados de forma conjunta pela comunidade, auxiliando nos trabalhos da agricultura.
O kit é composto por um trator agrícola, uma carreta agrícola, uma plataforma traseira de dois metros, uma grade niveladora, um distribuidor e semeador mono-disco, um distribuidor de calcário e adubo seco, um arado de cinco hastes e uma plantadeira adubadeira. O investimento total com a compra dos equipamentos foi de R$ 149.820,00, recursos do município e da União.
Esta foi a sexta Patrulha entregue em Chapecó. As outras comunidades já beneficiadas são Faxinal dos Rosas, Alto da Serra, Batistello, São Roque e Bom Retiro. Nas próximas semanas, segundo o Prefeito José Caramori, outros sete kits vão ser entregues a outras localidades do interior. “O Programa visa dinamizar e facilitar o trabalho no campo, principalmente dos pequenos produtores. Com este auxílio, pretendemos aumentar a produção e a rentabilidade destas famílias do Assentamento Dom José Gomes, uma experiência que deu certo e serve de exemplo para o país”, explica Caramori. 
Na ocasião, o Prefeito destacou ainda, que as famílias pertencentes ao Assentamento têm acesso garantido a todos os Programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais do município.





Postado por Matheus,
Horário: 20:04,
Data: 05/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.