Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Encontro de trabalhadores de Chapecó e Coronel Freitas em Florianópolis

A programação contou com palestras e debates.


A sensação de conhecer a capital do Estado e, principalmente, ver o mar pela primeira vez jamais será esquecida por profissionais que atuam na área da construção civil. No último fim de semana, 57 trabalhadores de Chapecó e Coronel Freitas foram a Florianópolis para participar do VI Encontro do grupo “O Multiplicador”. Para alguns, a viagem foi inédita. 
A iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó emocionou boa parte da “delegação”. “Muitos jamais teriam a chance de conhecer a praia e se banhar na salgada água do mar”, disse a presidente do Siticom (mantenedor do grupo) Izelda Oro. 
Foi uma oportunidade única que o sindicato proporcionou e é possível que, para certas pessoas, “infelizmente isso nunca mais poderá se repetir porque as condições financeiras não permitem”. A dirigente sindical demonstrou “imensa satisfação” com o contentamento, alegria e felicidade “daqueles que só sabem trabalhar”. O Siticom promoveu o encontro em Florianópolis justamente para possibilitar “uma inesquecível viagem”. 
Mesmo que tenha sido a grande atração, o lazer foi um complemento da programação. Os trabalhadores participaram de palestras e debates “para enriquecer o conhecimento” e aplicá-lo, junto às famílias e nas comunidades onde vivem. 
Durante todo um dia os encarregados de obras e líderes multiplicadores acompanharam três palestras. O tema “Assédio Moral” foi apresentado pelo técnico em segurança do trabalho, pedagogo João Carlos Figueira. A presidente do Siticom Izelda Oro falou sobre “Questões de Gênero” e o advogado André Fossá discorreu a respeito do “Poder do Sindicalismo”. 
O trabalho em grupo feito ao final repercutiu o conteúdo e revelou absoluto crescimento da consciência. O grande amadurecimento é resultado da politização que está sendo promovida há anos. Para Izelda o encontro mostrou que a categoria “já sabe o que quer” e tem posição definida sobre ações que venham a ser adotadas. “O sindicato está conseguindo fazer com que todos assumam suas responsabilidades e saibam agir adequadamente e em momento oportuno para defender seus direitos e avançar nas conquistas”, ilustrou a dirigente sindical.


Postado por Matheus,
Horário: 20:25,
Data: 06/03/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.