Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 29 de setembro de 2012

Sicom aponta nova queda na inadimplência em Chapecó

O número de famílias endividadas em Chapecó está em processo de redução, mas a renda comprometida aumenta. Isso é que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), realizada pela Federação do Comércio de Santa Catarina em parceira com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). Com base nos números levantados em relação a setembro e também ao terceiro trimestre, os consumidores estão conscientes de promover a recuperação do crédito com o intuito de realizar suas compras de final de ano.
A pesquisa mostra declínio considerável em alguns aspectos estatísticos no período que compreende os meses de julho, agosto e setembro. Em termos de famílias endividadas, os índices foram de 54,40%, 41,40% e 34,60%, respectivamente. Já quanto ao número das que apresentaram contas em atraso, os percentuais foram de 11,40%, 10,10% e 8,20%. Entre aqueles que indicaram não terem condições de pagar as dívidas, o índice de 5,10% registrado em julho passou para 3,10% em setembro, enquanto o tempo médio de atraso foi de 67 para 49 dias.
Um dado, entretanto, é assinalado como preocupante na análise da Fecomércio/Sicom. Trata-se da renda comprometida, que era de 22,80% em julho, foi para 27,60% no mês seguinte e chegou a 30,30% em setembro.
"É importante destacar que, apesar da melhora de alguns índices, entre as famílias que estão endividadas o percentual de renda comprometida com o endividamento chegou em setembro no ponto máximo aceitável, pois acima de 30% é risco", analisa a economista Andrezza Piekas, da Divisão de Pesquisa e Estatística do Sicom.
Quanto aos tipos de endividamento mais apontados, os principais foram nos financiamentos de veículo e casa própria, em 55,3% e 11,9%, e no cartão de crédito, que chega a 23,8%.


Postado por Matheus,
Horário: 18:54,
Data: 29/09/12,
Fonte: Extra Comunica.

Apreensão de arma

Às 03h27min deste sábado, dia 29, na Rua São João, no centro de Chapecó, a Central de Emergências da Polícia Militar recebeu uma denúncia informando que um homem estava portando uma arma de fogo em frente ao Clube da Amizade. As guarnições fizeram a abordagem de Anderson Babicz, 24 anos. Ao ser realizada a busca pessoal, nada foi encontrado. No entanto, quando procuraram no veículo Fiat Tipo, com placas CAN 2807 de Seara, acharam um revólver calibre 38, municiado com 06 cartuchos intactos. Diante do fato foi dada voz de prisão ao indivíduo. Os objetos e o jovem foram conduzidos e entregues na Delegacia Civil, para as providências legais.


Postado por Matheus,
Horário: 18:37,
Data: 29/09/12.

Apreensão de droga

Às 23h42min de sexta-feira, dia 28, na Avenida General Osório, no Bairro Palmital, policiais abordaram três homens em via pública. Com um deles, Rodrigo Gonçalves dos Santos, 19 anos, foram encontradas 11 buchas de cocaína e R$ 229,00 em dinheiro. O jovem foi conduzido com o entorpecente até o 2º Distrito Policial, para as providências legais.


Postado por Matheus,
Horário: 18:18,
Data: 29/09/12.

Criatividade a serviço do mal

Seis pessoas foram presas na sexta-feira, dia 28, em Chapecó, dentro da Operação Cruzeiro do Sul. Elas são suspeitas de integrarem uma quadrilha acusada de tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios. As investigações iniciaram em março deste ano. 
Foram encaminhados ao Presídio Regional Mauricio Martins dos Santos, Marcos de Souza Antunes, Luis Osmar Correia, João Augusto Fagundes, Magno Chiesa e Diogo Junior Barcarol. Outro integrante, Marcos Antonio Borges, foi encontrado morto no dia 21. 
Segundo o delegado da Polícia Civil, Ronaldo Moretto, a quadrilha seria responsável por diversos crimes, entre eles a explosão de um caixa eletrônico, em Nova Erechim. "Com esta prisão os crimes devem diminuir na região", acredita. 
Durante as buscas os policiais apreenderam 700 gramas de crack, 400 gramas de maconha, armas de diversos calibres, munições, celulares, notebook e balanças de precisão. 
No entanto, o que mais chamou a atenção foi a criatividade dos traficantes. Eles tiravam o ‘recheio’ dos limões, colocavam as buchas com drogas dentro e penduravam novamente na árvore. "Só conseguimos localizar com a ajuda dos cães farejadores", disse. 
Participaram da Operação, que foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (Dicfron), as Polícias Civis das Delegacias de Chapecó, Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, Blumenau, Canoinhas, Coronel Freitas e os respectivos Canis (K9) de duas delas.


Postado por Matheus,
Horário: 17:59,
Data: 29/09/12.

Acidente mata chapecoenses em Maravilha

Por volta das 06h deste sábado, dia 29, ocorreu uma colisão frontal na BR 282, no km 614, em Maravilha.
O acidente envolveu um caminhão de Cunha Porã e uma S10 de Chapecó. Do veículo de carga, Hélio Caoff de 42 anos saiu com ferimentos leves. Já da caminhonete, um dos ocupantes, Cristiano Pedroso, 22 anos, morreu no local. O caroneiro Rafael Marafon de 23 anos, que teve lesões graves, veio a óbito quando estava sendo encaminhado ao Hospital de São Miguel do Oeste.



Postado por Matheus,
Horário: 17:25,
Data: 29/09/12.